A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

luana 11/06/2024

Mera opinião
Li este livro duas vezes na minha vida.
A última delas há alguns meses, mas gostaria de explicitar minha opinião, pois essa obra foi assunto de uma recente conversa minha com alguns amigos.

Sinceramente, acho esse livro um tanto quanto tosco. Não há dúvidas de que Orwell é um escritor fascinante do século passado, tanto que escreveu 1984, uma obra muito intrigante, a qual, por mais que o autor tenha a escrito com o intuito de criticar uma ideologia que flerto com, acredito que tenha demonstrado com afinco a questão da estruturação de dominação de um partido totalitário. Enfim, ja me prolonguei muito escrevendo sobre 1984.

Voltando à Revolução dos Bichos, como disse, acho a obra xucra. O livro não é feito para crianças, mas talvez seja um insulto dizer que esta obra deveria ser destinada às crianças, pois a ?crítica? contida é tão rasa que nem sei se posso chamá-la assim.

Obviamente a obra é uma afronta ao regime soviético e a proposta socialista. Mas não é pelo conteúdo ser contrário à tal ideologia que caracterizo a obra como algo deveras parvo, mas sim pela ?crítica? se pautar apenas no senso comum.

Sinceramente, é de uma imbecilidade extrema querer atacar toda uma arquitetura ideológica em 100 páginas e dizer que uma obra fascinante fora escrita. ?Alguns são mais iguais que outros?? sério, Orwell? Você quer escrever isso como uma afronta à tentativa de libertação social do capitalismo? Uma frase que é literalmente muito mais aplicável ao capitalismo?

Além disso, os animais, que não os porcos, são vistos o livro todo como reféns de todo o trabalho, sem demonstrar nenhum tipo de revolta contra a opressão. Acho essa questão ridícula, visto que o proletariado é colocado como ?servo? por natureza, como se não quisesse se revoltar com nada, sendo que a classe trabalhadora nunca se mostrou, na História, um grupo pacífico e disposto a ser ?saco de pancadas?.

Claro que não posso escrever tudo, até acho que essa resenha tenha ficado um tanto quanto expositiva, mas, de forma generalizada e superficial, é essa minha visão sobre a obra :)

Luís Henrique 10/06/2024

Trágico
Livro muito interessante. Nos leva a várias reflexões. É curioso como o ser humano é facilmente manipulável, enganado. E o quanto é difícil combater um Estado Totalitário. Trágico.

brunambg 10/06/2024

Leitura rapida, escrita facil de ler e compreender, relação com a vida real.

o final do livro que contem o prefácio para a edição ucraniana, muito legal, e tambem o prefácio pra a primeira edição inglesa, dando uma contextualização histórica da época que foi escrito o livro e a sua relação com o enredo.

Rafaela101109 10/06/2024

PEGUEI RAIVA DE PORCOS
UM BANDO DE 🤬 #$%!& BURROS. ODIEI ESSES PORCOS E ESPERO QUE ELE TENHAM VIRADO BACON NO CAFÉ DA MANHÃ DE UM DESSES FAZENDEIROS VIZINHOS AÍ.

É melhor que A metamorfose, mas ainda não é bom

Ligia 10/06/2024

Leitura obrigatória
Não é um clássico à toa, mas confesso que iniciei o livro com receio porque abandonei a leitura do 1984. O livro basicamente desenha a corrupção de quem tem acesso ao poder. É uma crítica firme e forte ao totalitarismo e das estratégias de controle das opiniões das pessoas. É um pouco triste também perceber similaridades adotadas ainda hoje. É um livro absolutamente político, mas que uma criança pode ler como um conto e entender o efeito do totalitarismo muito melhor que em qualquer aula de história. Simplesmente fantástico!

Mary784 10/06/2024

A Revolução dos Bichos
Leitura bem gostosa, rápida e não é muito cansativa, o plot twist que acontece no final te deixa chocado, indignado e com raiva, tudo junto e misturado.

Manoela64 10/06/2024

Bichos da Inglaterra
Um livro que fala por si mesmo, não tem muita coisa o que dizer ao mesmo tempo que tem MUITA coisa pra se falar sobre ele. Genial, polêmico, uma sátira, uma metáfora, perfeita tanto pro tempo que foi escrito quanto para o momento de agora. Ler essa edição foi muito legal e adicionou mais um ponto na experiência por termos a oportunidade de ler dois préfacios do Orwell e entender melhor o que acontecia naquele momento no mundo e na cabeça dele.
Dou 5 estrelas não só por ser um clássico, ter uma escrita perfeita, uma idealização maravilhosa, mas também por ser um clássico atemporal. Grande literatura.

lenattog 10/06/2024

Porco
Eu quando estou na folha de pagamento da cia eu quando estou na folha de pagamento da cia eu quando estou na folha de pagamento da cia

anaclara.bl 10/06/2024

"As criaturas do lado de fora olharam de porco para homem, de homem para porco e de porco para homem de novo, mas já ra impossíveel saber qual era qual."

Quase 80 anos da publicação deste livro e ele continua sendo verdadeiramente mais atual do que nunca!
Deveria ser, de leitura e estudo obrigatório nas escolas para que pudesse, ao menos 1% da mente ser aberta a questionamentos sobre a sociedade em que vivemos.

Lorran 09/06/2024

Regras podem ser mudadas?
A Revolução dos Bichos é um título interessante para quem gosta de clássicos. Assim como os outros títulos de Orwell, instiga a leitura, a imaginação de um desfecho e um plot interessantíssimo, que mistura indignação (com a atitude de certos personagens) com satisfação (em relação a qualidade e riqueza da obra).

Ótimo para quem quer apenas uma fábula misturada com um retrato social, é um bom livro, e para quem deseja entender história através de analogias muito bem feitas, esse é um ótimo livro.

Cristina117 09/06/2024

?Vou trabalhar mais ainda?
Sempre quis ler esse livro e ficava enrolando, mas agora foi.
Gostei da leitura. É um livro atemporal. Durante a leitura é possível colocar cada item da narrativa na realidade atual.
Impossível fazer parte da classe trabalhadora e não se indignar com o final dado ao cavalo mais trabalhador dessa história. Foi um misto de tristeza e raiva que jamais tive ao ler um livro.
Com certeza vale a pena a leitura.

Claudia.Magnavita 09/06/2024

Como eu nunca tinha lido esse clássico?
Assustadora analogia da política moderna escrita de forma brilhante e envolvente. Ao mesmo tempo simples e complexa. Todo mundo deveria ler esse livro

Ianara.Nascimento 08/06/2024

A revolução dos bichos
Pelos comentários que vi sobre esse livro, percebi que o autor critica o Socialismo de Stalin e Hitler. Confesso, que se fosse pela minha interpretação, eu acreditaria que estava criticando o sistema econômico que vivemos atualmente, o capitalismo.

Pelo que eu percebi também, muitas pessoas não entenderam a crítica que o livro fazia. Muitos diziam que ele estava falando sobre o capitalismo. Se você odeia o sistema econômico atual, tudo bem, respeito a sua opinião. Mas, antes de fazer um comentário ou uma resenha sobre um livro, pesquise! Não passe informações falsas, é muito chato para a pessoa que for ler.

A estória foi boa, entretanto, eu acho que se tivesse lido o livro eu teria abandonado, por isso optei por ler a versão em quadrinhos. Fiquei triste com a morte de um personagem,mas fazer o quê?

" As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível dizer qual era qual. "