A revolução dos bichos

A revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Charllie.001 17/05/2024

A revolução dos bichos
Confesso que não esperava nada desse
livro, e acabei me surpreendendo. Não costumo gostar desse tipo de livro, geralmente leio romances, clássicos e poemas, mas decidi dar uma chance a ele por causa de uma amiga. Mesmo que eu ainda não seja fã do estilo ou do George Orwell, pelo contrário, não gosto muito dele. Mas tenho que admitir que é um bom livro, que conseguiu mudar gravemente minha visão sobre o comunismo e socialismo. Não que agora não ache essas ideologias interessantes, mas agora tenho uma visão mais ampla sobre as mesmas.

Juliana 17/05/2024

Muito bom e atual
Muito bom e atual, mesmo sendo um retrato da revolução russa. Vale a pena ler os prefácios escritos por Orwell e o posfácio.

Carla.Parreira 17/05/2024

A Revolução dos Bichos (George Orwell). A história se passa em uma granja de animais, onde eles buscam construir uma sociedade ideal. Para isso, estabelecem regras e planejam uma revolução contra os humanos, especialmente o fazendeiro Sr. Jones, que os explora e deixa-os passar fome. O porco Major apresenta a ideia da revolução e os animais expulsam Jones da granja. Os porcos, sendo os mais inteligentes e instruídos, assumem a liderança. Porém, com a morte do porco Major, surgem divergências e impasses entre os animais. Enquanto Bola-de-neve, um dos líderes da revolução, propõe a construção de um moinho, Napoleão é contra a ideia. Bola-de-neve é considerado traidor e expulso, dando espaço para Napoleão assumir uma postura autoritária. Napoleão convence os animais a se rebelarem contra Bola-de-neve e assume o poder. Ele explora os animais, reduz a quantidade de comida e os obriga a trabalhar como escravos. Embora a intenção inicial fosse se libertar dos humanos, a nova liderança de Napoleão revela corrupção e totalitarismo. Os porcos, agora no comando, constroem o moinho utilizando materiais obtidos através de contratos comerciais com humanos. A situação piora para os animais explorados, que começam a questionar a qualidade de vida sob a nova liderança. No final, os animais que se opuseram a Napoleão são mortos sob a acusação de serem cúmplices de Bola-de-neve. Gradualmente, os animais desaparecem da granja e os porcos restantes começam a andar em duas patas. Este final do livro sugere a união dos porcos com os humanos, corroborando a ideia de que a revolução dos animais não resultou na liberdade desejada, mas sim em uma nova forma de exploração. Melhores trechos: "...Durante o dia, o velho Major, um porco premiado da raça Middle White, tivera um sonho estranho na noite anterior e desejava contá-lo para os outros bichos. Todos haviam combinado de se encontrar no grande celeiro logo depois que o senhor Jones se recolhesse. O velho Major (como era chamado, embora o nome com o qual concorrera na exposição fosse Willingdon Beauty) era tão respeitado na fazenda que todos estavam dispostos a perder uma hora de sono para ouvir o que ele tinha a dizer. Ao fundo do grande celeiro, sobre uma espécie de plataforma elevada, Major já estava acomodado em sua cama feita de palha, embaixo de uma lamparina que pendia de uma viga. Ele tinha doze anos de idade e ultimamente ficara bastante robusto, mas ainda era um porco majestoso, com ar sábio e benevolente, apesar de suas presas nunca terem sido aparadas... Então, camaradas, qual é a natureza desta nossa vida? Vamos enfrentar os fatos: nossa vida é miserável, laboriosa e curta. Nascemos, recebemos apenas a quantidade de comida necessária para sobreviver, e aqueles de nós que conseguem trabalhar são forçados a fazer isso até o fim de suas forças; então, no exato momento em que nossa utilidade chega ao fim, somos abatidos com terrível crueldade. Nenhum animal na Inglaterra sabe o que é felicidade ou diversão depois de completar um ano de vida. Nenhum animal na Inglaterra é livre. A vida de um animal se resume à miséria e à escravidão, essa é a verdade. Mas será isso simplesmente a ordem natural das coisas? Será que esta nossa terra é tão pobre que não pode fornecer uma vida decente àqueles que lutam por ela? Não, camaradas, mil vezes não!... O Homem é o nosso inimigo. Tire o Homem de cena e a causa principal do problema da fome e do trabalho em excesso desaparecerá para sempre. O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Ele não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não consegue correr rápido o suficiente para pegar uma lebre. Ainda assim, ele é o senhor de todos os bichos. Ele nos coloca para trabalhar, devolve o mínimo necessário para que não passemos fome, e fica com o restante. Nosso trabalho cultiva o solo, nosso estrume o fertiliza, e ainda assim nenhum de nós possui nada além da pele de seu corpo... OS SETE MANDAMENTOS: 1. Tudo o que anda sobre duas pernas é inimigo. 2. Tudo o que anda sobre quatro pernas, ou tem asas, é amigo. 3. Nenhum animal deve usar roupas. 4. Nenhum animal deve dormir em uma cama. 5. Nenhum animal deve ingerir bebida alcoólica. 6. Nenhum animal deve matar outro animal. 7. Todos os bichos são iguais... Pela primeira vez, Benjamim consentiu em quebrar sua norma, e leu para ela o que estava escrito na parede. Nada havia, agora, senão um único Mandamento dizendo: TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS..."

Raquel Pepineli 17/05/2024

Hora da releitura
Quando eu tinha uns 8 ou 9 anos li A Revolução dos Bichos na escola. na época eu não tinha gostado (e acredito que isso se deve à falta de maturidade que eu tinha, óbvio). é uma história muito boa - e triste - onde vemos que aqueles que querem ser cruéis sempre manipulação o que estiver ao seu alcance para tirar vantagem dos que confiam neles.

cawilasantos 17/05/2024

"Revolução dos Bichos", de George Orwell, é uma fábula moderna que mistura elementos de política e sátira para contar a história de um grupo de animais que se rebela contra seus opressores humanos. Na fazenda do Sr. Jones, os animais se organizam para conquistar liberdade e criar uma sociedade onde todos sejam iguais e possam prosperar sem a exploração humana. Através de personagens carismáticos e eventos marcantes, Orwell explora temas como o poder, a corrupção e a luta pela justiça. É uma leitura envolvente e reflexiva, perfeita para quem gosta de histórias que vão além da superfície e provocam uma análise profunda sobre a natureza humana e os desafios da sociedade.

Deysiane 17/05/2024

"era impossível distinguir quem era homem, quem era porco"
Eu poderia dizer que o pequeno número de páginas é um defeito (é tão bom que eu queria mais!), mas na verdade o livro é completo; ele mostra de forma breve como até mesmo a educação está comprometida se, desde a infância, as crianças forem instigadas a agir de determinada maneira, já que a falta de instrução pode gerar situações nas quais evitem dar uma opinião, "a despeito do terror [...] e do hábito arraigado após tantos anos, de nunca se queixarem, nunca criticarem, pouco importava o que se sucedesse".
E apesar de tudo ter começado com as melhores intenções, os animais logo se esqueceram do conselho que o velho Major deu na pág. 15: "Lembrai-vos também de que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios [...]. E principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais."
Ainda que o livro seja repleto de referências, as críticas podem ser observadas em qualquer relação humana, e é essa generalidade que faz com que esse clássico seja o que é. Mais que recomendo sua leitura, imploro!

URSOjp 17/05/2024

Fazenda dos Animais
"Já se tornava impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Fácil de ler. Realmente um clássico.

_ '-'

Ronald.Samuel 17/05/2024minha estante
Bela exposição. E o final... Simplesmente sensacional!

Olhava para os porcos e para os homens até não conseguir mais distinguir quem é quem.

Esse desfecho resume a obra prima que é esse livro.

Laislopex 17/05/2024minha estante
Sim, o final doeu ?... porque eles se tornaram todos iguais, tipo???? Como assim??? Tinha esperança de ser diferente, mas Napoleão mudou completamente, virou um opressor ?.

Ronald.Samuel 17/05/2024minha estante
A ambição do poder. Esse livro traz muitas reflexões. E é impressionante como retrata a sociedade até os dias de hoje.

Outro aspecto bem interessante é quando você vai percebendo a decadência dos animais dominados, não é? Parece que você vai sentindo um pouco do que eles sentem: desgosto, preocupação, traição...

Laislopex 17/05/2024minha estante
Simm e também o que me incomodou foi porque eles demoraram demais para reagir, foram acreditando em tudo o que era falado sempre pensando que os errados eram eles e que Napoleão estava certo, poxa ?.

Ronald.Samuel 17/05/2024minha estante
Isso mostra o controle do sistema sobre os mais vulneráveis. O fato de os animais acreditarem em tudo que os porcos falavam os levaram à ruína.

Um exemplo interessante são as leis criadas para manter a ordem. Leis essas que eram alteradas de acordo com o gosto do sistema.

Enfim... Esse livro é uma obra de arte.

Parabéns pela leitura. ??

Rayssa.lala 16/05/2024

Revolução dos bichos
Eu to em completo choque porque na teoria o socialismo é maravilhoso todos com direitos iguais e com a msm importância só que na prática é exatamente como esse livro, sempre alguém vai querer ser superior e mais importante. No final das contas eles podem tentar sair do capitalismo mas o capitalismo nunca vai sair deles

Matheus656 16/05/2024

A Revolução dos Bichos
Gostei da leitura, confesso que como não sou um grande conhecedor a cerca da história acredito que esse livro não tenha sido 100% proveitoso, mas vou pesquisar a cerca do livro e de como suas interpretações podem ser feitas!!! De qualquer modo, uma boa leitura!

nay_pollheim 16/05/2024

Inquietante
Gente, que crítica foi essa???
Esse é um livro rápido e gostoso de se ler. Ele foi o meu primeiro livro do Orwell, mas com certeza não será o único.
Nem sei exatamente o que dizer. De uma forma espetacular, o autor mostra as consequências de uma rebelião, da troca da liberdade por promessas de segurança e igualdade e do resultado deste tipo de regime. É irônico ver que o final se assemelha ao início, porém com consequências muito piores e com muito mais violência.
Nesse livro nós vemos a importância da leitura, no sentido de termos um aprendizado contínuo e que não depende de terceiros, mas vemos principalmente a influência de um "poder" na disseminação de informações. A todo momento os "mandamentos" são alterados para assim justificar comportamentos que antes era condenados.
O próprio fato de o livro ter sido censurado exemplifica os problemas que nele foram apresentados.

É triste ver, mas parece que a todo momento nós estamos vivenciando situações como essa de novo. Não buscamos mais o conhecimento como deveríamos e como consequência ficamos a mercê do que a imprensa "quer" nos mostrar, perdendo assim a capacidade de se opor ao que é apresentado.
Enfim, é um livro pequeno mas que mexe muito com a gente. Provavelmente lerei novamente.

Janaina 15/05/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim!"
A história do livro, nos permite entender a forma entre a sociedade e o governo. Mesmo o livro sendo publicado em 1945, é incrível como pode ser comparado com situações que acontecem nos dias atuais. Eu achei que a leitura seria um pouco complexa, mas não foi, a leitura é bem simplificada. Recomendo!

Urzêdo 15/05/2024

Uma aula de geopolítica e de entendimento sobre a realidade
É difícil colocar em palavras o peso que esse livro tem na história da humanidade. É um sintaxe fabulosa de tudo aquilo que a humanidade representa: o escárnio e a destruição.
É irônico refletir sobre as diversas lutas políticas, sociais e econômicas postas para provar que um determinado estilo de governo é melhor. Sendo que no final da opera, se resume a sede dos seres humanos (no caso dos porcos) em terem poder.
A sede por poder reverbera na sociedade e supera a qualquer tipo de ideologia politica.
Dessa maneira, concluo que, para todos os tolos que em seu fanatismo se escondem, assim como as ovelhas repetindo ?Quatro pernas bom, duas perna ruim, leiam este livro e aprendam a enxergar a podridão do mundo para além de uma mera disputa boba de quem vai governar?

?As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco, e de novo de um porco para um homem, mas já era impossível dizer quem era quem.?
Bruno.Spini 15/05/2024minha estante
Sabe muito ??