A Fazenda dos Animais

A Fazenda dos Animais George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

laucz 28/05/2024

LOUCO
Esse livro me deixou muito pensativa sobre TUDO.

Li ele em algumas horas uma leitura muito clara por mais que as palavras sejam complicadas. Aborda coisas muito necessárias em certos casos, vi uma leitura um pouco "macabra".

Não me arrependo de jeito nenhum, todas as pessoas deveriam ler esse livro. E, o mais surreal é que ele faz referência a Stalin e Trótski. Todos os animais achavam que eram livres porém, estavam sendo escravizados de uma forma mais romantizada.

Maria1691 28/05/2024

Bem curto
Acho que eu nunca li um livro tão rapidamente como esse aqui kkkkkkkkkkk linguagem simples, bem curtinho mesmo? fácil de entender

victorialane 28/05/2024

O poder nunca é inocente
Talvez esse seja o único livro do Orwell que não foi muito custoso de ler e que eu não tenha achado mesquinho. Esse livro só comprova o que a gente já sabe, né? o poder não é inocente e não há como a gente sair do limbo de sujeito do sistema que vivemos. É triste mas nada surpreendente, foi uma leitura fácil e só demorei porque to em final de período do semestre.

Evelynnobre 28/05/2024

ODEIO NAPOLEÃO
Amei a leitura e foi um dos livros que eu mais li rápido, a história me trouxe muita raiva kakakaka um sentimento de injustiça sabe? Fiquei com vontade entrar na história e tentar mudar tudo aquilo. Assim como 1984 creio que ler "a revolução dos bichos" vai muito além da leitura apenas de um clássico, leituras como essa abrem nossa visão de mundo.

Victoria.Kelly 28/05/2024

Livro muito bom, com críticas geniais e atemporais. Apesar de ser um clássico, a leitura desse livro é muito fluída, gostosa e divertida.

Juliana3385 28/05/2024

Mais atual, impossível?
? e vou até fugir do óbvio em relação à crítica que a fábula esconde (?) acerca do regime socialista soviético. Resenhas, explicações e contextualizações têm aos montes por aí (e todas muito pertinentes, claro!).
Porém resolvi finalmente ler este clássico sem me apegar ao que motivou G.O. a escrever. Isso porque, quanto mais eu lia, mais eu percebia como a crítica e os fatos se encaixam em vários outros regimes. Em vários outros governos. É possível dizer que Napoleão não representa somente Lênin. Que a Revolução dos Bichos não fala somente sobre a revolução soviética. É possível traçar paralelos muito atuais: governantes (de VÁRIAS correntes ideológicas, diga-se de passagem) que foram eleitos sob a ilusão do Salvador da Pátria mas que, ao chegar e sentir o gostinho do poder, se corromperam (ou deixaram suas máscaras de porco caírem, como queiram) e todas as promessas de uma sociedade mais justa, menos corrupta e próspera foram por água abaixo, com todas as justificativas possíveis, auxiliadas pela propaganda governamental ou pela velha e boa fake news. Sim, velha. Pois o termo é recente, mas a tática já é bem antiga.
A única coisa que nos sobra é saber se queremos ser ovelhas, cavalos, corvos, porcos, humanos, cachorros, galinhas, burros?
No fim, não importa. Não precisamos ser apenas 1 só. Podemos buscar ser o melhor de todos e evitar o pior de cada.
O que importa realmente é desenvolver, ter e não ter medo de mudar o pensamento crítico. É ler, estudar, debater, sair da granja (bolha), ser humilde, não ser teimoso para que cada vez menos evitemos ser manipulados. Essas são as únicas armas que temos (as quais são abominadas pelos porcos): a educação, a leitura, o bom senso e a honestidade.
E não basta ser um burro que percebe, mas se cala. É necessário ajudar os outros irmãos, camaradas, bichos, o que quer que sejam, a perceber que não importa quem está no poder: se porcos ou humanos. A força real está longe deles e por isso eles temem tanto que o povo se perceba.

Zé Roberto 27/05/2024

Leitura prazerosa e reflexiva.
Sabe aqueles momentos de reflexão que se tem ao dialogar momentos da história com a sua vida? Geralmente, eles acontecem comigo umas 2 ou 3 vezes numa obra tão curta. Mas com a revolução dos bichos foi em TODO O TEMPO.

Logo no começo, você pensa que vai lidar com uma história superficial sobre a vida em uma fazenda e não espera que um livro de bichinhos tenha tantas camadas. Pois é, meus amigos, ele tem. A cada 2 linhas, uma reflexão nova e uma alegoria diferente que, sinceramente, contribuíram bastante com minha forma de enxergar o mundo.

O vocabulário é simples e a escrita muito fluida (o que mudou minha percepção do autor em relação ao 1984). E esse material que tem no final é uma preciosidade: tanto o prefácio do autor como o posfácio do C. Hitchens ajudam a entender o contexto e desdobramentos da obra.

Livro sensacional.

marytagram 27/05/2024

Nesse caso não se pode nem usar aquela famosa frase " o que importa é a intenção" pois nem a intenção ao construir esse universo foi boa.
AliJu 27/05/2024minha estante
Uma estrela ainda é muito kkkkkkk

marytagram 27/05/2024minha estante
tentei ser generosa pq gosto um pouquinho do bola de neve

mavis 27/05/2024

Eu demorei uma eternidade para terminar de ler, tava acostumada a ler só romance então pra mim foi um saco terminar de ler esse livro

francelps 27/05/2024

Adorei toda a crítica política que foi feita no livro, super fluído e que faz refletir bastante
achei incrível a forma que os porcos usaram a inteligência para manter os outros animais ignorantes e assumir o poder
dá vontade de avisar os animais que tá tudo errado e o napoleão é maluco ? coitadinhos

BuffoniGui 27/05/2024

Fábula vívida, atemporal e realidade moderna
Após sua morte, o discurso do porco Major leva todos os animais da Fazenda Solar a se rebelarem contra e expulsarem o fazendeiro e seus criados na primeira oportunidade que os bichos têm, assumindo o controle total da fazenda. Ao estabelecer um sistema democrático com os porcos Bola de Neve e Napoleão, a vida dos animais parece melhor muito para todos, mas o tempo vai revelando a corrupção do poder e a tirania do coração dos líderes que passa a ser pior do que o antigo fazendeiro?

Eu não esperava uma história e escrita tão simples e direta, mas crítica e profunda ao mesmo tempo acerca do uso do poder nos governos. Com um humor sagaz do início ao fim ? que vai escalando, ficando ácido e absurdo até última página da obra ?, é uma bela de uma monstruosa reflexão sobre nós mesmos, do nosso coração corrupto, e como podemos ser animalescos uns para com os outros.

Uma obra atemporal de uma sociedade paralela à nossa, recomendado demais para todo ser humano ler!

Yasmine.jasserand 27/05/2024

?Os bichos la fora olhavam de porco para homem, de homem para porco e de porco para homem novamente. Mas já era impossível dizer quem era porco e quem era homem?
A revolução dos bichos se encaixa na tríade de livros - bons, rápidos e impactantes-
Adorei e recomendo para viagens ?? essa foi pra vc di

Clarinha 27/05/2024

?Quatro pernas bom, duas pernas ruim..?
Acho que nunca me surpreendi tanto e tive tanta raiva com um livro. Quem acha que é uma leitura besta, sinto muito em dizer que não é. Mas ainda assim é uma leitura incrível! Não sei fazer resenhas :), mas se gostam de história, apenas leiam.