O Diário de Helga

O Diário de Helga Helga Weiss

Resenhas - O Diário de Helga

1 | 2 | 3 | 4

Nat 06/08/2015

Nascida em Praga em 1929 (o mesmo ano de nascimento da famosa Anne Frank), Helga era uma pré-adolescente quando a Segunda Guerra começou. Ela viu de perto quando começaram os ataques aéreos, a invasão da Alemanha, o início das ordens antijudaicas, o uso das estrelas até os transportes, levando famílias inteiras para destinos desconhecidos. Ela e sua família são levadas para Terezín, um dos campos de concentração. A propaganda era que eles estavam indo para escaparem da guerra, e se antes Helga era inocente no que dizia respeito a guerra, a partir desse momento ela começa a perceber as mentiras por trás das palavras bonitas de preocupação. Em Terezín, ela e sua mãe são separadas do seu pai, apesar de poder manter contato. Entre doenças, fome e maus tratos, elas vivem até que chega a convocação para Auschwitz. O pai havia ido antes, e a despedida foi a última vez que a família esteve reunida. O medo de ficar sem a mãe, já bastante debilitada, é tão grande que Helga não se importa mais, ela só deseja que morram juntas. O fim da guerra chega, mas Helga é um das poucas crianças que sobrevivem a ela.

Este livro é, sem sombra de dúvida, a melhor publicação da editora Intrínseca no qual eu já tive a chance de pôr as mãos. Mais do um livro de história sobre os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, o diário de Helga Weiss, escrito por ela e entregue ao seu tio para ser escondido, é um relato de uma menina que foi mandada aos campos de concentração nazistas e sobreviveu. O livro foi editado por Helga quando a guerra acabou, mas a mensagem continua lá, assim como os sentimentos de quem experimentou algumas das piores formas de se tratar o ser humano, Quando eu vi esse livro pela primeira vez, fiquei muito na dúvida. Primeiro porque eu já aprendi que histórias sobre a Segunda Guerra Mundial não tem final feliz. Segundo, eu não curto muito biografias, sejam elas do tipo que forem (apesar de ter gostado de ler O Diário de Anne Frank). Mas não agüentei, comecei a ler e não parei. Não tenho como descrever o que senti ao ler esse livro, só posso dizer que a história é tocante, ainda mais pelo fato de saber que a própria Helga editou o livro, que conta com ilustrações feitas por ela e uma pequena entrevista onde ela responde algumas perguntas sobre a vida nos campos e as pessoas que perdeu neles. Dividido em três partes – Praga, Terezín e Auschwitz -, este livro emocionante traz uma nova visão a uma das maiores manchas na história da humanidade.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/07/o-diario-de-helga-helga-weiss-rc-2015.html

Simone 29/10/2015

O livro de hoje é simplesmente comovente!
Alguns trechos são muito triste,mesmo assim adorei o livro...
A historia se passa entre 1939 e 1945 no período do holocausto
ele conta em um diário tudo o que passa em Prada enquanto foi
ocupada pelos alemães e expondo em um texto simples onde foi mandada primeiro no campo de Terezín, depois em Auschwitz.Ali desembarcou aos 14 anos.Sobreviveu por um lance de sorte: Helga conseguiu se passar por mais velha e entrou na fila dos que eram considerados aptos para o trabalho.Em nenhum momento se separou da mãe, mas perdeu o pai, que a incentivou, ainda em Terezín, a abandonar os desenhos de temática infantil para despejar no papel o que via no campo.O material que permaneceu intacto graças a um tio de Helga que trabalhava no departamento de registros no campo checo e escondeu o maço de papéis em um buraco cavado em uma parede de tijolos,
para recuperá-lo depois da guerra. Os capítulos pós-Terezín foram escritos quando ela já estava em casa, no mesmo apartamento onde até hoje vive, em Praga. Diz Helga, viúva de um músico, que tem dois filhos e três netos:
"Eu posso ter sobrevivido ao campo de extermínio, mas seus cheiros, sons e horrores nunca vão me deixar"

site: http://simonesps.blogspot.com.br/2014/03/eu-indico-o-diario-de-helga.html

Débora 28/05/2016

Um relato intenso de sobrevivência!
A fascinante história de sobrevivência de uma garota que precisou crescer antes do tempo e em meio à Segunda Guerra Mundial. Um relato emocionante sobre até onde o ser humano pode ir em prol de seus próprios interesses, massacrando seus semelhantes e sendo capaz de cometer as piores atrocidades imagináveis. Esse é O Diário de Helga, um livro que cativa ao mesmo tempo em que faz o coração se sentir pequeno demais para tanta dor; e que nos deixa frente a frente com inúmeros questionamentos interiores: somos da espécie suja e perdida na maldade que mata, mas também somos da espécie que morre todos os dias, e renasce das cinzas.

O cenário é o velho conhecido Holocausto, a tragédia que matou mais de seis milhões de judeus e que deixa suas cicatrizes expostas em nossa sociedade até hoje. O livro é um relato honesto e sentimental de Helga Weiss, uma garota judia que se vê obrigada a abandonar sua casa e partir para um campo de concentração com sua família. Enquanto vivia os piores momentos de sua existência, Helga manteve um diário do ano de 1938 até 1945, quando finalmente consegue voltar para casa com sua mãe após o fim da Segunda Guerra Mundial. Bem, "voltar para casa" é uma expressão gentil, uma vez que a própria autora explica que não havia mais "casa" para a qual retornar. Tudo estava perdido, devastado, a família estava incompleta e seria necessário começar uma nova vida do zero. Helga precisaria provar pela segunda vez o quanto estava disposta a viver. E assim, brilhantemente, ela o fez mais uma vez.

Além de ser um documento histórico interessantíssimo para compreender melhor a situação dos judeus na Segunda Guerra Mundial, o livro é um relato emocionante da vida vista pelos olhos de uma criança/adolescente que precisou crescer antes do tempo. Não há como não se emocionar com tamanho sentimento que nos é passado através das palavras de Helga, assim como também é impossível não se colocar em seu lugar e imaginar como teria sido se nós mesmos tivéssemos passado por aquilo. É uma leitura que realmente mexe com você e com o seu modo de pensar a respeito com o mundo.

[...]

Leia a resenha completa com fotos e opiniões no blog Amor Livrônico!

site: http://amorlivronico.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-diario-de-helga-helga-weiss.html
Lu 25/08/2018minha estante
undefined

Natali Kopiec 28/08/2016

O Diário de Helga foi um verdadeiro achado, comprei ao vê-lo em uma promoção, e hoje me vejo bem contente com esse impulso.
Este livro mostra a visão de uma criança/adolescente durante o período de Holocausto. Helga, sendo judia, sofreu na pele o preconceito, viu e sentiu oque jamais um ser humano deveria ter sentido.
É um verdadeiro relato, não se baseiem em Anne Frank ao lerem este livro.

Carina172 02/09/2016

Uma menina tcheca e judia durante a segunda guerra mundial
Com relatos bem profundos e pessoais, o livro vai mostrando como pode ser a vida quando se tem seus direitos tirados só por ser o que você é. Bem parecido com o Diário de Anne Frank, mas mostra ''uma condição melhor'. Leitura rica e surpreendente, que mostra que o holocausto atingiu não só a Alemnhã, mas outros locais também

1 | 2 | 3 | 4