As Mil e Uma Noites

As Mil e Uma Noites Mansour Challita

Resenhas - As mil e Uma Noites

Karoline141 29/07/2023

Fantástico
Uma das melhores leituras que eu já fiz!
Esses contos, mais de 50 nesta edição, nos apresentam todo o imaginário fantástico, criativo e inteligente dos povos do oriente médio de séculos passados.
Vale a pena a leitura!

ana rafaella 15/02/2023

Horrível e péssimo.
Muitas histórias clássicas foram retiradas dessa coleção e adaptadas para filmes, li ele para achar a versão original de Aladdin e pode acreditar que se você acha que um ser humano mereça isso aqui ? de direito ou respeito, tu não vai conseguir ler metade dos contos dessa desgraça.

Canteli Marcio 27/04/2022

Contos fantásticos
Gostei muito de ler essa seleção com os melhores contos de mil e uma noites
Conheci um pouco da cultura islâmico - árabe
Alguns contos tem um teor picante, outros são muito preconceituosos principalmente com as mulheres
Valeu a leitura

Gisa Brum 07/06/2021

Leitura deliciosa! É uma imersão no mundo árabe. Os contos árabes são recheados de fantasia com príncipes, princesas, criaturas mágicas e histórias envolventes.
Um livro bem à frente do seu tempo. Um clássico que não se pode ficar sem conhecer!

Biru Biru 06/04/2021

Coisa linda!
Amei!

Para quem nunca leu, são vários contos árabes.
Inclusive, um dos clássicos da Disney, Aladim, é um dos contos desse livro.

Eu gostei bastante. O livro trás algumas coisas sobre a cultura do Islamismo que eu não conhecia e achei bem interessantes.

Recomendo para todos!

Stella F.. 11/10/2020

Interessante!
Comecei essa versão mais simplificada como apoio ao livro Arabian Nights em inglês. Algums contos de um e outro são iguais, mas outros não. Essa versão em português separa algumas partes dos contos que estão embutidas dentro de um mesmo conto no outro livro e quando comecei o livro em inglês me deparei com um inglês antigo e fui aos pouquinhos me acostumando e ao recorrer à versão em português vi que partes foram simplificadas e não continham nele. Mas no geral o livro se propõe a contar vários contos, algus mais famosos como Aladim, Ali Babá e os quarenta ladrões. Se li alguma vez, não lembrava de nada. E a versão em inglês vai ficar para ler aos pouquinhos, porque é enorme e sempre posso consultar esse, que não resisti e li logo.

Henrique Fendrich 11/07/2020

Saldei um pouco da minha dívida com essa obra que, afinal, merece ser lida, nem que seja em partes, por quem quer que goste um pouco de literatura.

A seleção de Mansour Chalita tem o mérito de ser apenas um recorte de todos os enormes quatro volumes da obra, então você é apresentado ao que foi considerado “o melhor das Mil e Uma Noites”, escapando do que estaria em um nível inferior (o que é inevitável ao se tratar de mais de mil histórias).

Na apresentação da obra, chega-se praticamente a dispensar o leitor de ler os volumes completos, se tão somente ler essa seleção, mas receio que não seja exatamente assim. Principalmente em função das sete aventuras de Simbad, O Marinheiro.

A seleção de Chalita apresenta apenas duas dessas histórias, mas elas são tão incríveis que despertam o desejo de ler todas as outras, o que não é possível só com essa seleção.

Algumas das histórias que me agradaram mais nessa leitura são também bastante conhecidas, pois, além do Simbad, há ainda a história de Aladim e a de Ali Babá.

Essas fizeram valer a leitura, assim como outras bem menos conhecidas, entre as quais destaco a divertida “O corcunda, o alfaiate, o corretor cristão, o intendente e o médico judeu”, a curiosa “A douta escrava simpatia” (em que também se aprende mais sobre a cultura do Islã), a encantada “Judar, o pescador, e o saco encantado”, a não menos prodigiosa “Abdala Terra e Abdala Mar”, a instigante “Destino ou merecimento” e a engraçada “Um cádi astuto”.

Nem todas, no entanto, caíram no meu gosto. Há muitas histórias que se assemelham às novelas do “Decameron”, ou seja, são burlas amorosas em geral, só que de uma forma muito mais crua e mesmo grosseira.

Os homens continuamente “montam” em suas mulheres e então as “furam” repetidas vezes, sem falar nas intermináveis alusões ao “zib”, que nada mais é do que o órgão masculino, as quais chegam ao paroxismo da vulgaridade na história “Uma mulher virtuosa” (acho que isso está além do que o Boccaccio escreveu).

As mulheres são vistas da pior maneira possível, como em toda a literatura da época. É fato que não se pode julgar os textos de uma época pela mentalidade de hoje, mas é certo que isso também tira um bocado do prazer que uma história poderia nos proporcionar atualmente.

No mais, não deixa de ser bem interessante o culto à narrativa que essa obra encerra, brincando e explorando os desejos e as aspirações da humanidade daquela época e lugar.
Henrique Fendrich 13/07/2020minha estante
Está lá sim, com muitas diferenças em relação ao roteiro da Disney. Começa que o Aladim é basicamente um "vagabundo", sujeito que não quer saber de trabalhar.

Vanessa Amaral 20/08/2018

Livro encantador e descobridor. Aprende sobre uma cultura totalmente diferente.

Flora 26/02/2012

Capítulo sobre Sindibad
Ainda estou lendo o livro, mas posso afirmar o quanto esclarecedora é esta obra sobre a cultura popular (mitologia?) árabe. Na estória de "Sindibad, o marinheiro", notei semelhanças com a Odisseia, de Homero. Seres de outro mundo, peixes gigantes, mulheres feiticeiras, são alguns dos personagens que dividem o enredo, construindo uma verdadeira epopeia. E como nos clássicos árabes, restam os ensinamentos, "tão profundos, tão profundos, que se fossem escritos com uma agulha no canto interno dos olhos, seriam objeto de reflexão para muita gente". O modo de narrar encanta, fazendo ironicamente reconhecer o machismo, a ignorância humana, mas também a beleza dos seres imperfeitos e sua sabedoria.