The House On Mango Street

Sandra Cisneros

Resenhas - The House on Mango Street

ceci 13/04/2024

!!
One day I will pack my bags of books and paper. One day I will say goodbye to Mango. I am too strong for her to keep me here forever. One day I will go away.
Friends and neighbors will say, What happened to that Esperanza? Where did she go with all those books and paper? Why did she march so far away?
They will not know I have gone away to come back.
For the ones I left behind. For the ones who cannot out.

Luiza.Pettersen 12/04/2024

Experimento
Resolvi ler esse livro como meu primeiro livro em inglês, por isso escolhi um pequeno e de leitura simples, conta a história de Esperanza, que descendente de Mexicanos e com fortes características mexicanas cresce na Rua Mango. O livro traz pequenas histórias de Esperanza construindo sua identidade e observando os outros fazendo o mesmo, traz dificuldades e frustrações de uma vida simples e "apertada", achei muito sincero, me surpreendeu bastante.

anacarolina.spalla 26/12/2023

Resenha para o desafio
Comecei a ler o livro para uma matéria na faculdade e pesquisei mais sobre a autora também. Recomendo que leiam sabendo um pouco mais sobre ela. É sempre bom conhecer novos olhares, novas culturas e novas vidas através da literatura.

isa.keller 03/11/2023

Terrível
Livro chato, personagens chatos, história chata e o relevante. Falaram e prometeram muito mais do que cumpriram. Não leria de novo e nunca indicaria para ninguém a não ser que a pessoa só esteja interessada em treinar o inglês, aí é bom.

bia.raposo 29/09/2023

Interessante
? amei por conta dos capítulos serem descontinuados, sem importância da ordem;

? bastante representatividade latina e a dúvida entre ser mexicana e ser americana;

? o quanto a autora consegue colocar no livro e detalhar sobre a vizinhança de Ensperanza;

? o que as famílias chicanas passam.

? tão interessante que me deu vontade de fazer um trabalho sobre.

? 5 estrelas.

Thiago548 06/09/2023

A ideia era praticar a leitura em inglês, e embora fosse um pouco complicado, consegui entender bastante coisa.
É um livro simples e divertido, nada super interessante, mas bom para passar o tempo.

luiza. 04/04/2023

Achei que fosse um livro infantil e n é
o livro é meio meloso demais, mas fala umas coisas bem importantes
só li pq era obrigatório

hannibals raw meat 26/03/2023

O que eu mais gostei na escrita da Sandra Cisneros foi como ela tricotou cada fragmento e uniu os capítulos.

Mais do que um livro sobre identidade (cultural e a própria identidade da Esperanza) e os preconceitos e barreiras enfrentados pela comunidade latina nos EUA, The House on Mango Street é um livro sobre saudades e sobre o pertencimento.

E é um livro tão diverso e TÃO importante. E eu queria que fosse mais reconhecido aqui no Brasil.

?Apenas uma casa silenciosa como a neve, um espaço para eu mesma ir, limpa como o papel antes do poema.?

Samyra33 31/01/2023

Não sou imigrante, mas o livro, que fala sobre imigração na perspectiva de uma adolescente latina, faz você perceber o quanto nós latinos nos parecemos em cultura e dificuldades. Muitas vezes me vi na Esperanza. É um livro bom e curto, e o inglês é bem acessível

"When you leave you must remember to come back for the others. A circle, understand? You will always be Esperanza. You will always be Mango Street. You can't erase what you know. You can't forget who you are."

Thali 20/11/2022

Eu gostei muito deste livro! O livro é organizado como se fossem várias crônicas, conectadas pela Rua Mango e Esperanza. Vamos acompanhando as histórias dos vizinhos da rua. Acho que a autora aborda problemas da vida real das pessoas, pobreza, violência, abuso, morte... Totalmente oposto de famílias comercial de margarina, do "sonho americano" e da imagem que hoje em dia muitas pessoas tentam passar no Instagram por exemplo, de "vidas perfeitas". Aqui a autora aborda com delicadeza esses problemas tão reais.
Eu li pra praticar inglês e gostei muito, fluiu razoavelmente bem pra um nível intermediário.

Ju 21/08/2022

A dura realidade de não ser norte-americano
Viver em um país que prega o sonho, sem ser branco ou rico, se iguala a viver na miséria.

Nessa junção de contos, que também pode ser lida como uma narrativa completa, Cisneros nos apresenta a rua Mango pelo ponto de vista de Esperanza. Tratando de abuso sexual, pobreza, preconceito e violência doméstica pelo ponto de vista de uma adolescente, espiamos cada vizinho e conhecemos mais a fundo os conflitos internos de Zeze the X: ela só queria ser e estar em qualquer outro lugar.

É um livro doloroso, mas necessário.

Rolando.S.Medeiros 16/08/2022

Geraldo Sem Sobrenome - Tradução e Trecho

Se você pesquisar por "Geraldo No Last Name" no Google, você encontrará diversas aulas sobre esta pequena história. É retirado deste livro aqui, e utilizado frequentante nas aulas de inglês do Ensino Médio dos Estados Unidos, dado toda a sua temática. É curtinho, resolvi traduzi-lo só por exercício, mas que pode também ter alguma utilidade, portanto, segue:

Geraldo Sem Sobrenome — Sandra Cisneros

Ela o conheceu em um clube de dança. Jovem, e bonito. Disse que trabalhava em um restaurante, mas ela não se lembrava qual. Geraldo.

Era tudo. Bermudas verdes e camiseta de fim-de-semana. Era tudo que ela sabia.

Não havia como saber que ela seria a última pessoa a vê-lo vivo. Um acidente, sabe.

Atropelamento seguido de fuga. Marin, ela frequenta todos os clubes. Uptown. Logan. Embassy. Palmer. Aragon. Fontana. Ela adora dançar. Sabe como fazer cumbias, salsas e até mesmo rancheras. E ele era só alguém com quem ela dançou. Mais uma pessoa com quem cruzou aquela noite.

É isso.

Essa é a história. Foi o que ela repetiu de novo e de novo. Uma vez para os médicos e duas para os policiais. Não tinha endereço. Não tinha nome. Nada nos bolsos. Era uma pena.

Marin não sabia dizer por que razão aquilo importava, as horas e horas, por alguém que ela não conhecia. A sala de emergência do hospital. Ninguém a não ser um estagiário trabalhando completamente sozinho. E talvez se o cirurgião tivesse aparecido, se ele não tivesse perdido tanto sangue, se o cirurgião tivesse vindo mais cedo, saberiam quem notificar e onde.

Mas que diferença fazia? Ele não significava para ela. Não era seu namorado ou nada parecido. Só outro bracero que não falava inglês. Só outro indigente. Você conhece o tipo. Aqueles que sempre aparentam estarem envergonhados. E Marin, que foi mandada para casa com seu casaco e algumas aspirinas. O que ela achava disso tudo?

Ela o encontrou no clube de dança. Geraldo de camisa colorida e bermudas verdes. Geraldo que ia ao clube dançar.

Por quê importava?

Eles nunca viram as quitinetes. Não sabiam sobre os quartos de cômodo único que ele alugava para dormir, do dinheiro semanal que mandava para casa, do câmbio em moeda estrangeira. Como poderiam saber?

Seu nome era Geraldo. E sua casa ficava em outro país. Aqueles que ele deixou para trás estão longe, vão questionar, encolher os ombros, lembrar. Geraldo — ele foi para lá… E dele nunca mais ouvimos falar.

site: https://linktr.ee/rolandosmedeiros

Rebeca.Barros 12/01/2022

Sensível
Texto envolvente que não dá vontade de parar de ler. Com bastante delicadeza a autora descreve a visão de uma jovem latina vivendo em um bairro humilde de Chicago. Sensível e encantador.

Camila 09/06/2021

Tocante
A experiência de leitura é incrível. Páginas que fluem e lágrimas que caem ?
Não é à toa que é o livro escolhido para o meu tcc. Gostei mais da leitura em inglês do que em português.