A Noite Maldita André Vianco

Resenhas - A noite maldita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 07/03/2015

Ok, eu admito, comprei esse livro porque a capa me lembrou uma cena de The Walking Dead. E quer saber, não me arrependo. Vianco conseguiu novamente escrever algo legal com sabor unicamente tupiniquim e chutou um monte de baboseiras atuais sobre vampiros e zumbis.

Você não precisa ter lido mais nada dele, pois A Noite Maldita é o prelúdio de uma nova saga não conectada a Os Sete. O que não quer dizer que o nosso autor ignora coisas que o tornaram conhecido por aqui.

Ainda temos cenas sangrentas, desespero, vampiros monstruosos que não pensariam duas vezes antes de abrir um ser humano de alto a baixo para fazer um banquete. Infelizmente, porém, não há terror. Isso mesmo, Vianco continua com sua fórmula fantasia, aventura e deixou a nós, viciados em terror, na mão.

Isso é problema? Redondíssimo não.

O protagonista, Cassio, um policial cheio de marra que com certeza você gostaria de ter ao seu lado naquelas noites malditas em que alguém tenta invadir a sua casa, percorre toda a São Paulo ao mesmo tempo em que se defende de vampiros, organiza uma resistência e ainda tenta proteger a família da qual ele se perdeu.

Talvez você se assuste um pouco com o tamanho do livro, e com o fato que ele abarca pouco mais de alguns dias de história. Ledo engano, você não vai nem notar o quanto leu ao chegar no final.

Se O Turno da Noite falhou em virar série de TV, bem que alguém poderia apostar nesse aqui. Público cativo para esse tipo de história já tem.
Robison 01/12/2021minha estante
Lembra mesmo The Walking Dead, hahahaha...

Laiza 06/12/2021minha estante
Um livro um pouco diferente do Vianco, mas sou suspeita de falar de outro osasquense...

Rafael1441 16/06/2023minha estante
Eu lamento mto ter conhecido Vianco apenas em 2022!!!! Porem, ja recuperando o tempo perdido! Simplesmente fantástico!? Sim sou um dos cativos! Aguardando sofregamente pela parte 2

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Me imaginei literalmente no centro de são paulo acontecendo tudo que acontece no livro, imaginei que poderia acontecer comigo, o melhor é a pessoa ler este livro e depois ir no centro ver os lugares os quais são descritos no livro é uma sensação única e maravilhosa

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Georgina 19/04/2013

A Noite Maldita
Eu adoro vampiros, são de longe meus monstros prediletos. Eles são “o” predador da humanidade por excelência, mimetizam tão bem o ser humano que é bem possível você passar por um deles e dar boa noite sem perceber de quem se trata (isso se ele não estiver com fome, claro). Além do que, o mito sempre existiu espalhado pelo mundo inteiro, “pois os mortos cavalgam céleres”.
Mas infelizmente existe uma enxurrada de livros ruins sobre estes desmortos por aí,então eu fico feliz quando em meio a tantos vampiros domesticados chega algo no mercado como A Noite Maldita, porque não basta ter vampiros num livro para ser literatura vampiresca, não basta dizer “ah, eu sou malvado”; prove-me que você é malvado, prove que você merece essas presas que tem. Mas isso é só um desabafo de uma fã da linha de terror, vamos ao que interessa:
O fato de o livro ter sido escrito depois da saga O Vampiro Rei não o desmerece em nada, só acrescenta um tempero especial, pois você sabe que a noite não vai ter fim enquanto os personagens aguardam a volta da normalidade, das forças armadas, dos celulares e sei lá mais o que. Acabou, não tem mais nada: é cada um por si e um Bento por todos.
E quando o pânico já está instalado por conta do caos nas comunicações, as coisas começam a piorar, para quem lê e para quem está preso nas páginas. Esse é o tom: o desespero, o pânico; não se sabe quem vai levantar e quem vai continuar morto, onde eles estão, quantos são, e isso rende passagens ótimas, de tirar o fôlego... e eu estou fazendo de tudo para não colocar spoilers aqui. A minha vontade é de comentar algumas passagens excelentes, mas não posso, não devo!
Outro fator interessante nos livros de André Vianco, que seus fãs já sabem, mas vale a pena comentar, é a ambientação em São Paulo que conhecemos tão bem. Quando a polícia montada se dirige a algum lugar, você cavalga junto; você conhece também aquele prédio ali que está em chamas, sua localização, arquitetura; então quando passa por lá se lembra da história, imagina a cena se concretizando. E para quem é de fora da cidade, o que posso dizer? Nossa querida São Paulo é assim mesmo: tem piratas no Rio Tietê e vampiros no Horto Florestal.
Agora, realmente o livro deixa um gostinho de quero mais. Eu acredito (e espero) que venha uma continuação por aí; enquanto isso preguem tábuas nas janelas e tranquem bem as portas... só não esqueçam de botar os vampiros pro lado de fora.
Sas 22/04/2013minha estante
Genial Georgina. Eu também curti demais ler esse livro. Ainda mais pq o Bento é meu livro de vampiros preferido, e ficar sabendo como tudo chegou até ali é fantástico!

Loide 01/04/2014minha estante
Concordo com você em tudo. O livro acaba e fica aquela pergunta: ué, acabou? Tirando o fato que sou fã do livro Bento a questão do livro ter uma continuação é algo necessário, tantos personagens ficaram em aberto, tipo o Vicente, o Amintas, o Cássio, o Elias entre tantos. Que viagem, livro muito bom.

Ruivo 22/08/2014minha estante
Ainda estou lendo o livro, mas sua resenha é extraordinária.

Liliane.Goncalves 29/10/2021minha estante
Meu Deus que resenha maravilhosa! Obrigada!

Gustavo Rafhael 30/10/2020

O começo
Da noite para o dia uma parte da população adormece e não acorda mais, uma segunda parte começa apresentar sintomas que ao final leva-os a tornarem-se vampiros, e o restante não é afetado em nada, junto a isso os meios de comunicação deixam de funcionar, fornecimento de água e energia entrem em colapso e focos de incêndio aparecem em vários pontos. Essa é parte do cenário inicial desse livro fantástico do escritor brasileiro André Vianco.
A noite maldita é o quarto livro da Série O vampiro Rei e conta como se deu a fatídica noite que dividiu a humanidade entre adormecidos, vampiros e não-vampiros. Então na ordem cronológica ele é o primeiro livro da saga, recomendo a leitura dele antes de todos os outros.
André Vianco narra de uma forma frenética os fatos desde o momento em que o caos se instala de uma hora pra outra até quando os sobreviventes chegam ao que será um dos refúgios dos humanos nos outros livros.
A escrita é excelente, o livro é até grandinho (com 662 páginas). São diversas histórias que de início parecem avulsas mas que se entrelaçam no decorrer da trama e são costuradas de forma sutil. Apenas em alguns pontos me parece que ficaram algumas coisas desconexas, pode ser que sejam respondidas nos outros livros (eu não recordo, talvez tenha que ler eles novamente).
Henrique1058 14/01/2021minha estante
Pretendo ler. Li a trilogia Bento/Vampiro Rei (apesar de ter detestado o último livro) e espero que esse seja melhor.

Gustavo Rafhael 27/01/2021minha estante
Creio que vá gostar desse. É bem interessante ver como tudo começou.

Flavia1210 08/04/2021

André Vianco é mestre no que faz. Te deixa dentro da aura do enredo. Te faz passar por locais conhecidos em um caminho fantástico e apresenta, aos poucos, partes de um quebra cabeça macabro que leva os personagens se adaptarem ou morrerem.
Cada noite um desafio e cada dia um alento.

Marcelo.Oliveira 31/12/2020

Excelente ficção
André Vianco, excelente autor brasileiro, natural de Osasco/SP, uma das mais gratas surpresas que tive nessa reta final de ano. Comprei ao acaso a sua obra denominada "A noite maldita", a qual narra a trama em tom de suspense, acerca de uma noite em que tudo torna-se de cabeça para baixo, um verdadeiro caos apocalíptico, o qual é visto em alternância por diferentes perspectivas pelos personagens inseridos na trama por Vianco.
O único "pecado" cometido pelo autor, pelo menos ao meu ver, foi de haver muitas alternâncias de personagens em um curto período, o que faz a obra se tornar cansativa por sua densidade em determinados trechos, mas com excessão desse fator, acho uma excelente pedida para quem busca uma boa ficção nacional.
Débora Galter 31/12/2020minha estante
Gostaria de convidá-lo para visitarmos o "Sebo Estação Cultural" juntos, o que me diz?

Marcelo.Oliveira 01/01/2021minha estante
Aceito! Quando quiser :)

Bruna 02/10/2013

Não deu pra continuar
Abandonei o livro na página 94 quando vi que ali começava uma parágrafo que apenas terminava na página 97. Um parágrafo! O livro é cheio de parágrafos longos, que tornam cansativos, tornando o livro lento.

Honestamente até onde li tudo que sei sobre a história é pura adivinhação (até porque não li sinopse), o livro é dividido pelos momentos no sentido de: primeira noite, primeira manhã, segunda noite... E isso sei por ter passado as páginas para dar uma olhada, pois não saí da primeira noite. E nessa primeira noite nós conhecemos diversos personagens, em locais diferentes, conhecemos suas histórias e vemos os primeiros desenrolar do que está acontecendo, mas honestamente, com exceção do primeiro personagem apresentado (Francis) nenhum dos outros eu gostei, achei personagens chatos, sem graça.

Não é um livro que pretendo um dia voltar a ler, e posso dizer que é o primeiro que me arrependo de comprar, pois foi caro, e não adicionou nada, nem sequer aguentei terminar.

* Até onde li não achei nenhum erro de português gritante
* A capa é bonita, entretanto, eu olho para ela e vejo a cena da primeira temporada de The Walking Dead.

Munhoz 07/10/2013minha estante
Caso você não tenha lido os três livros anteriores:
1º: Bento
2º: Bruxa Tereza
3º: Cantarzo
... Não terá envolvimento algum com a história e cairá num mundo totalmente desconhecido onde o final já foi contado. "Noite Maldita" é na verdade o início de tudo.

Leo 14/10/2013minha estante
Bruna, este livro é um prequel para a Saga de Bento, então toda apresentação dos personagens está naquela trilogia e quando chegamos na noite maldita estamos na ânsia de sabermos como o mundo chegou naquilo.

Acredito que a semelhança da capa com Walking Dead seja intencional e até uma jogada de marketing, mas tem tudo a ver com o contexto do livro.

Leia Bento que alí sim é o começo da história e só depois volte na Noite Maldita que tenho certeza que vai gostar!

Fábio R. Candiá 23/03/2015minha estante
São quatro livros, vc começou pelo último, seria difícil gostar e entender.

Igor 30/12/2015minha estante
Muito obrigado pelas informações, pessoal! Eu estava pesquisando pelos livros dele aqui e notei que a sinopse de Bento era muito similar à de "Noite Maldita". Deveria haver mais sinalização nas capas e/ou informações oficiais em relação à série, viu? Isso fica claro nas capas dos primeiros livros? Vou ler "Bento" em 2017, quando me bater saudade da triologia "A Passagem", do Justin Cronin, que encerra ano que vem (caso não conheçam, pesquisem! O 1º volume é meu livro favorito!). Abraços!

Jossi 15/09/2017minha estante
Munhoz, 'Bento', 'Bruxa Tereza' e 'Cantarzo' não pertencem à saga 'VAMPIRO-REI'? Agora me perdi completamente no mundo do Vianco... já li "Os Sete", "Sétimo" e "Bentoo", e podia jurar que todos eram da mesma série... agora estou perdida nesse emaranhado. :(

Wendell 26/04/2013

O fim do mundo começou!
Fazer uma avaliação de um livro de André Vianco nem sempre é fácil. Dono de uma capacidade que poucos autores tem de prender o leitor desde o início, André nos presenteia com mais uma bela obra revestida de muita ação, suspense, terror e revelações. A história vivida pelo Sargento Cássio, Chiara, Pedro, Raquel, Mallory dentre outros personagens marcantes, explora o terror vivido numa noite em que tudo se transforma. É o fim do mundo! O texto trabalhado minuciosamente e de forma surpreendente peca apenas em deixar no ar o desfecho de alguns personagens centrais. Será que teremos alguma continuação? Leitura recomendada para todos que gostam dos livros de Vianco. Só não ganhou nota cinco porque como mencionei, alguns personagens simplesmente sumiram da história. Mesmo assim é um grande trabalho. Que venha uma possível continuação.

Mauritania 26/05/2013

A Noite Maldita
Confesso que esperava mais.
Muitos personagens que somem, sem deixar uma explicação.
Percebi que outros leitores tocam neste mesmo ponto.
Na teoria não existirá um livro entre A Noite Maldita e Bento, então fica complicado entender algumas histórias.

TSBovaris 26/01/2014minha estante
Preta, como já foi comentado aqui anteriormente, esse livro faz parte de uma saga, e portanto os personagens que "somem" na realidade tem sua história reservada para uma futura aparição ou já estão presentes em outros livros da mesma série.

Fábio R. Candiá 23/03/2015minha estante
Vc leu os três livros anteriores? Esse é o quarto. Sem ler não fará muito sentido os personagens apresentados.

Jessie 17/07/2013

Não era o que eu esperava...
O livro é bom, envolvente assim como outras histórias do autor. O Bento é minha saga favorita, então fui ansiosa comprar este livro, intitulado a Noite Maldita, crendo assim, que várias duvidas pudessem ser esclarecidas.
Mas não. Apesar de, o livro ser muito envolvente e colocar vários personagens que se cruzam na saga do Bento, o mistério continua. Simplesmente fala que em uma noite qualquer apareceu Fogo e Fumaça, pessoas adormeceram, outras ficaram "doentes", etc. Focou totalmente nisso sem explicação, sendo que isso já foi meio que retratado na saga Bento. Sem falar que o livro tem muitas historias de vidas paralelas, uma hora a gente acaba se perdendo, mas tudo bem, as historias vão se cruzando, mas outras personagens simplesmente desaparecem.
É um livro muito bom. Mas não esclarece nada da saga, como realmente é e porque tudo isso começou, só mostra na verdade a jornada de alguns personagens principais de como chegaram/fundaram a fortaleza de São Vitor. Fiquei meio decepcionada. Acho que o autor pecou nisso. Deu muita esperança para nós leitores curiosos com o começo de tudo, o começo do fim, e esse livro não fala praticamente nada disso, é apenas tipo um "por entre os bastidores".
Yuri 31/01/2014minha estante
Jessie, acho que você pegou um pouco pesado na avaliação. O livro só conta OS QUATRO PRIMEIROS DIAS E NOITES da transformação! É praticamente impossível que em tão pouco tempo já se descubra a causa de tudo o que aconteceu, não acha? Além do mais, na trilogia Bento, o motivo já é esclarecido... Esqueceu da Bruxa Teresa? O André tem um "problema" de deixar muitas pontas abertas em seus livros, eu também fiquei esperando algumas explicações, por exemplo, quem teve ideia de chamar os caçadores de vampiros de "Bentos"? O termo "rios de sangue" apareceu e eu achei fenomenal, mas ficou faltando sobre os Bentos, e outras coisas. Enfim, se você começou a ler pra saber o motivo, decepcionou-se por isso. Releia a trilogia Bento, o motivo de tudo ter acontecido tá brilhantemente explicado lá. :)

Guido 20/02/2014minha estante
Sinto a galera meio afoita com relação a respostas. Esse livro só conta os 4 primeiros dias como o Yuri disse e faz parte de uma saga, então paciência, galera. Vem mais coisas por aí.
Além disso, me parece que essa saga é destinada a contar o início do novo mundo. Nada muito preso a saga Bento que tem quase tudo bem explicado, faltando fechar alguns pontos que acredito serem finalizados com um possível Vampiro-Rei volume 4.

Livro empolgante!

Jessie 24/02/2014minha estante
Yuri e Guido;

Quando eu procurei informações por esse livro, vi que seria apenas esse e não uma saga. Por isso a minha "crítica negativa" com relação a uma boa parte da historia. E bem, faz muito tempo que li a saga Vampiro-Rei, não lembro de todos os detalhes, explicações e etc.

Jorge 14/06/2014minha estante
Mesmo assim é justificada por que há erros de continuação, informação muito fragmentada, ainda mais para um prequel..eu gostei da historia e estou lendo ainda, mas alguns erros de edição e continuação além de paragrafos extremamente longos são irritantes.

Janaina 22/09/2022

A mais de 12 anos eu li o Bento e o volume 1 do Vampiro Rei, mas recetemente senti vontade de ler o volume 2, mas como ne, já havia passado anos e eu não lembrava dos personagens e de detalhes da história. Fui atrás de ebook do Bento pra fazer minhas releituras quando descobri as Crônicas da Noite Maldita, fiquei extasiada em saber da existe de algo que me mostrasse como tudo começou, então resolvi recomeçar minha leitura de André Vianco por esse livro e a cada página foram surgindo memórias dos livros anteriores e principalmente lembrei o por que eu amei tanto na época que eu li, a escrita do Vianco e impecável, ele te leva a emersão na história que você não consegue mais parar de ler, você sente os arrepios e medos dos personagens
Já terminei a Noite Maldita engatando na leitura de o Bento e tão ansiosa por desfechos que preciso.

Freak 05/09/2021

Post-It!
"Parecia que, a certa altura da vida, tinha ficado tão cético que novos amigos não lhe interessavam mais. Todo mundo lhe soava superficial demais, falso demais, cego à grande verdade que espreitava."

"A frase vai ficar bem feia antes de começar a melhorar."

"Não queria ninguém lhe apontando o dedo na rua. Não queria ser discriminado na corporação só porque sua alma não distinguia gêneros. Desde cedo ele sabia que amava meninos e meninas. Ele se encantava com um sorriso, uma gentileza, e não com rosa ou o azul. Cássio tinha medo porque amava as pessoas. Amava as pessoas."

Naiara 15/10/2021

gostei do livro mesmo odiando o final...
Posso começar dizendo que subestimei a escrita do autor, percebi que estava gostando do livro quando caiu a ficha que li metade dele em um dia (o livro tem 662 páginas). Gostei da escrita do autor e de como ele nos envolve no enredo e faz parecer que estamos dentro da história, de fato é muito motivador. Porém odiei o final.

*** A seguir pode conter spoiler ***

Odiei quando chegou ao final do livro e pareceu que tinha acabado de chegar na parte do fim do mundo, entendi a proposta do autor de nos mostrar que isso era só o começo do fim do mundo, mas não queria um final, queria simplesmente que no final do livro ficássemos sabendo "o que aconteceu na noite maldita onde todos ouviram um clarão, sentiram um cheiro adocicado e ouviram um barulho extremamente alto?" "Porque algumas pessoas depois dessa noite tem extintos de matar os vampiros dando sua própria vida como espécies de guardiões?" Perguntas como essas agora nunca terão respostas... Eu até entenderia o livro acabar assim se tivesse uma continuação, mas não tem. Uma outra questão que também não gostei foi o final com a promotora Raquel, sinceramente eu imaginei uns três finais diferentes relacionado a ela, mas acho que criei expectativa de mais e passou longe da história dela ser satisfatória...
Outro fato que me desmotivou um pouco no final do livro foi o autor nos envolver tanto em pequenos detalhes da vida de muitas pessoas que aparecem uma ou duas vezes no livro e depois nunca mais apareceram, meio que nos apegamos a personagens sem necessidade porque eles "estavam só de passagem".
Janaina 19/09/2022minha estante
Leia o Bento ele se passa 30 anos depois da Noite Maldita

Naiara 28/12/2022minha estante
Muito obrigada pela dica Janaina!! ^^

Carolina_97 27/06/2023minha estante
Vai lançar mês que vem a continuação direta de A noite maldita.

Ricwill 28/01/2014

Esperava mais...
Fiquei insatisfeito com "A noite maldita". O começo do livro é muito bom, mas a medida que aparecem novos personagens a estória perde o fio da meada. O livro volta a ficar bom quando Vianco concentra a narração em torno de apenas dois personagem. Tenho a profunda impressão que faltou a mão de um editor, alguém que conversasse com o autor sobre o que funcionaria e o que não funcionaria na trama. Nota 7,0
Jorge 14/06/2014minha estante
também senti a mesma coisa e estou lendo Ricwill, fora alguns erros de continuação onde alguns detalhes são trocados e personagens que parecem relevantes no inicio da trama que torna o livro interessante e cheio de suspense sumindo de cena. Estou na metade, por isso dou nota 6,5

1 | 2 | 3 | 4 | 5