A Noite Maldita

Resenhas - A noite maldita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MÁRSON ALQUATI 04/12/2013

Prólogo de Bento...
Excelente prólogo para a série Bento/Vampiro-Rei, onde o autor André Vianco nos brinda com a história da Noite Maldita, em que após uma forte explosão metade da humanidade cai em sono profundo e a outra metade se divide entre vampiros e seres humanos aterrorizados que de uma hora para a outra se vem obrigados a lutar pelas próprias vidas num macabro jogo de xadrez das trevas. São várias crônicas interligadas nas quais somos levados a conhecer um pouco mais sobre alguns personagens queridos da série Bento e conhecemos outros que passam a ter enorme relevância no cenário apocalíptico criado pelo autor, vemos como surgiram as primeiras fortificações e como foram as primeiras quatro noites e os primeiros quatro dias após a Noite Maldita. Muita ação, aventura, suspense, terror e uma pitada de drama. Dentre todas as histórias narradas no livro adorei conhecer melhor a história da Promotora Raquel e a do Sargento Cássio. Enfim, um magnífico presente para os fãs da série Bento. Recomendado!

Sakurazuka 13/11/2022

Que livro bom, que história, que fantástico ter um livro desse se passando em São Paulo. Muita aventura, morte, sangue, e a história do policial, que policial foda. Quero mais...

Guilherme 24/02/2017

As Crônicas do Fim do Mundo: A Noite Maldita - André Vianco
Sensacional! Eu poderia simplesmente dizer isso e dar a "resenha" como terminada, mas não é assim que eu farei. rs O fato desse livro relatar os fatos anteriores aos descritos na série "Bento/O Vampíro-Rei" já seria motivo suficiente para eu gostar desse livro, já que essa é a minha saga favorita do Vianco, mas o livro é muito melhor do que eu poderia imaginar.

Esse livro começa exatamente na noite em que o mundo mudou completamente (enquanto "Bento" começa 50 anos após o início de tudo) e o autor nos dá a visão de diferentes personagens em diferentes locais do Brasil e em diferentes situações. Alguns são velhos conhecidos de quem já leu a trilogia, outros nos são apresentados agora.

É uma sensação de nostalgia constante porque esporadicamente são citados nomes que ainda não são muito importantes na trama, mas que desempenharão papéis fundamentais na trilogia original. Poder conhecer melhor os personagens que já tínhamos uma certa familiaridade é muito bom, até para podermos entender melhor suas atitudes e comportamentos.

Para quem mora em São Paulo é como se estivéssemos juntos com os personagens, andando por ruas que muitas vezes já passamos na vida real e esse é um dos melhores aspectos nas obras do André, essa proximidade com a nossa cultura e estar situado no nosso país.

A escrita é envolvente e dinâmica, os personagens são carismáticos (em sua maioria), as cenas são bem desenvolvidas e a narrativa é interessante. Até fiquei com vontade de reler toda a trilogia. Mais ansioso do que nunca pela continuação.

Deborah Caetano 30/07/2021

Vampiros! Nada de glitter é purpurina.... O livro tem muita adrenalina e o mais legal é vc ir imaginando os locais onde se passam as histórias.

Emanoel.Quadros 18/10/2018

Muito bom!
Os personagens bem construídos, vampiros e humanos, apocalipse se passa no estado de São Paulo e Paraná dando um ar carismático para o leitor.
O livro começa bem demais, com momentos que parece que você esta no cenário, achei uma das melhores escritas que li, super recomento.

Willian 14/02/2014

Magnífico
Confesso que pensei em estar lendo um livro do George Martin, mas quando percebi que o enredo se passava no Brasil, vi que se tratava de um livro do André Vianco. EStá mais do que visível a influência do autor de Guerra dos Tronos em A Noite Maldita, mas isso está longe de ser algo ruim, até mesmo no subtítulo "As Crônicas do Fim do Mundo". Se as Crônicas de Gelo e Fogo nos entregou uma narrativa simples, dinâmica e fácil de entender, André Vianco usou e abusou disso, entregando um livro competente, dinâmico e, o melhor, nos contando com clareza os quatro primeiros dias do evento que começou a Noite Maldita, da saga Vampiro-Rei.
Por mais que o livro nos mostre as origens de alguns personagens, André Vianco deixou claro que não se trata somente de um livro "Contando as Origens de...", mas sim um best seller completo com uma história cativante. Os personagens não têm lá uma personalidade memorável, tais como Inverno, Sétimo e companhia, mas Vianco mostrou o que o ser humano faz para se organizar em meio a uma tragédia, demonstrando que na hora do aperto, todos somos uma única célula e conseguiu criar personagens cativantes. Quem não se apaixonou pelo jeito de Mallory, pelo instinto materno de Raquel ou pela dedicação de Cássio.
Ainda não li a saga Vampiro-rei, sendo esse o meu primeiro livro dessa saga e, pelos comentários, é uma das melhores sagas já escritas, mas eu, particularmente, não me senti em um fim do mundo, como em Deixados para Trás. Vianco mostrou uma cena urbana de caos, com transito, falta de energia, incendios e falta de comunicação, mas não foi algo que me fez sentir aquela agonia de estar em um fim do mundo, mas nada que tire o brilho dessa fantástica obra que já tem lugar certo na minha estante.
Sas 23/02/2016minha estante
Corrige sua nota... Tá 0 estrelas...

Lenas 12/01/2021

Literatura brasileira de alta qualidade
Eu amo ler sobre apocalipse e amo mais ainda quando posso ler sobre um apocalipse acontecendo no meu país.

O autor consegue mostrar de maneira bem detalhada um apocalipse no Brasil, com personagens bem reais e cenários que conhecemos, o que facilita a imersão no livro.

Só não dei 5 estrelas pelo fato de ter terminado do absoluto ?nada?.

Lívia Gomes 11/06/2018

O começo de tudo
Não sei se vocês conhecem o André Vianco, se não conhecem precisam conhecer!
Tenho uma relação de muito carinho e respeito por esse autor porque foi através de um de seus livros (Os Sete) que descobri que eu pertenceria para sempre ao mundo da leitura.
"A Noite Maldita" é mais uma de suas obras fantásticas. O livro é um prequel da trilogia "Vampiro-Rei" porém você pode lê-lo independente da trilogia porque não vai impossibilitar em nada a compreensão da história.
A narrativa conta sobre um acontecimento que viria a mudar todo o mundo que conhecemos hoje. Um fenômeno que foge ao alcance da explicação humana desativa toda a tecnologia e telecomunicações do planeta. TV, rádio, internet, celulares, satélites, nada mais funciona. Se fosse só isso até que seria razoável, a questão é que a humanidade foi diretamente afetada por fenômenos sobrenaturais. Num cenário caótico, ambientado em diversas cidades brasileiras, acompanhamos a luta dos humanos por suas vidas.
Bom... Acho que essa sinopse já diz muito por si só. Mas se for para eu acrescentar algo a mais diria que esse livro é um dos melhores do autor. Muito bem escrito, envolvente desde a primeira página. É um dos poucos livros que li e que não fica parado nem enjoativo hora nenhuma. São 664 páginas de muita emoção. Esse é daquele tipo de livro que joga por terra todo aquele mi-mi-mi de que a literatura nacional não tem qualidade. Aos fãs de fantasia, um prato cheio!

Leo 14/10/2013

Show !
Realmente não poderia esperar mais desse livro.
Soubemos passo-a-passo tudo que aconteceu na transição do nosso mundo para o mundo de "Bento"; os detalhes, os medos, a falta de informação e principalmente o caos que envolveu toda essa mudança.

Muito inteligentemente a história é vivida por apenas 3 ou 4 personagens da saga já consolidada, isso nos permite participarmos da construção da profundidade de cada um deles, conhecendo sua vida pregressa e as consequências da aceitação da "loteria de Deus".

Temos algumas "participações especiais" de alguns Bentos que servem apenas para aguçar nossa vontade de saber como foi o pós-noite-maldita para eles e finalmente temos uma amarração bem redondinha da história contada.

Para os fãs do Vianco um livro imperdível, para quem não conhece, uma bela apresentação de personagens carismáticos e cheios de personalidades. Enfim um prequel muito fiel e bem feito !

Quando você menos esperar estará prendendo a respiração se imaginando numa Marginal Pinheiros marchando enquanto Vampiros correm em seu encalço! Vale muito a pena ler!

Yuka 13/08/2022

André Vianco também gosta de detalhar as situações e histórias pessoais de seus personagens. Por vezes pensei estar lendo Stephen King hahaha o início parece ao mesmo tempo instigante e monótono por conta desses detalhes. São muitos personagens aleatórios também. Faz você se questionar se em algum momento vão se interligar como King faz com suas histórias. Tanto que até me confundi com a primeira mulher e seus dois filhos adormecidos no hospital com os dois filhos da promotora, tive que voltar ao início para confirmar as identidades hahaha
Esse tipo de história seria meu pior pesadelo. Imagina só, não ter como se comunicar com ninguém e se você não estiver com sua família, deve ser desesperador tentar encontrá-los ou saber o que está acontecendo sem rádio ou TV. De repente alguns adormecem e parecem mortos e então acordam querendo seu sangue? Qual seria pior? Vampiros ou zumbis? Hahaha
Mas tudo demora para se desenrolar. Lentamente André Vianco vai nos apresentando seus personagens e suas histórias com tragédias além do que já está acontecendo. Você até simpatiza com alguns. Mas eu queria mesmo era chegar na história principal. Queria entender logo o que era isso que fazia as pessoas dormirem e por que algumas passavam tanto mal. Queria ver logo quando os vampiros começariam a aparecer.
Demorei a entender ou não tinha prestado a devida atenção, mas os personagens não viviam todos no mesmo lugar. Eram vários estados brasileiros diferentes. Por isso achei que em algum momento eles se encontrariam hahaha não fiquei decepcionada, muito pelo contrário, foi até interessante.
A promotora Raquel infelizmente não me cativou em nenhum momento de sua jornada, tanto antes como humana quanto depois... A Chiara foi o contrário, não havia gostado dela, mas ao final me conquistou com sua coragem e determinação ao enfrentar Raquel.
O sargento Cássio foi o melhor personagem de todos. Na minha opinião, um verdadeiro herói. Eu li todos os outros dessa saga, se eu me recordo da história? Definitivamente não hahaha mas eu lembro que havia gostado de todos, inclusive André Vianco se tornou meu autor preferido por conta de seus livros sobre os vampiros. Mas, infelizmente, A noite maldita, sendo ela o início de tudo ou não, não me conquistou. Pode até ser que esses personagens sejam mais trabalhados nos outros volumes, já intitulados heróis e monstros, pois aqui vemos o início do caos, o despertar dos vampiros, assim como a humanidade sobrevivente tenta aprender mais sobre essas criaturas, os mesmos aprendem mais sobre si mesmos. Ainda assim, para mim, deixou muito a desejar.
Foram muitas páginas de pura enrolação, muitos detalhes desnecessários, eu adoro a escrita do Vianco, mas esse infelizmente é uma livro que não me cativou. Se a continuação desses personagens estão em outros livros, ótimo, como já li mas não recordo, não vou ler de novo hahaha quem sabe um dia...

Acompanhe mais resenhas no meu blog Divagando Sempre
Divagandohojeesempre.blogspot.com

Isa 24/08/2018

Maravilhoso
Gente, eu não acredito que demorei tanto tempo para ler esse livro! É de tirar o fôlego, a escrita é leve, rápida e você não quer parar de ler! Recomendo muito! Bom demais.
Silvia 19/11/2018minha estante
Comprei em 2013 logo que saiu, e hoje que peguei pra ler, e logo nas primeiras páginas já gostei :)

Nah Lameu 21/06/2020

Sou apaixonada por vampiros, são meus vilões e mocinhos prediletos. Ainda me pergunto porquê demorei tanto tempo para ler André Vianco.
O livro é ótimo, a abordagem de como tudo acontece é completamente fora do comum. Realmente é um livro maravilhoso!

Jeni 30/07/2013

Presente do Skoob e da Editora Novo Século
Olá pessoas!
Antes de fazer a resenha tenho que contar de onde surgiu esse livro, sei que muitos vão “pirar” ao saberem. Pois bem, eu o ganhei do Skoob (vai um momento de gritos), acredito que muitos de vocês também participam das promoções do Skoob e sei também o quanto é difícil ganhá-las, no entanto, sou a prova viva de que não é impossível. Bom, se alguém mais conseguiu esse feito tão sortudo, comente qual o livro que foi ganhado e a sua emoção ao tê-lo e, principalmente ao lê-lo, afinal seria legal essa troca de experiências =D.
Vamos lá, “A Noite Maldita” de André Vianco conta a historia da origem do livro “O Vampiro-Rei “ das Crônicas do Fim do mundo pela editora Novo Século. É contado o momento exato em que metade da população brasileira adormece, e a outra parte sente alguns sintomas suspeitos. As cidades do Brasil vivem, então, um cenário apocalíptico onde os pacientes (a parte da população não adormecida) passam a sentir muitas náuseas e transtornos agressivos. Como se não bastasse isso tudo, a falta de eletricidade faz com que se aumente ainda mais o medo da população consciente. Ao folhear o livro vimos que os agressivos são, na verdade, vampiros/zumbis.
Dessa forma nota-se que toda a população, ainda ciente, se vê entregue a própria sorte e que seu único desejo é o de permanecer viva. Para isso, iniciou-se a guerra entre os humanos e vampiros, valendo ressaltar que o autor faz com que seus personagens, muito bem construídos, se entrelacem no encaminhar da leitura. Assim, a estrutura da narrativa me surpreende tanto quanto, o quão convincente são suas emoções.Sem ter lido os outros livros de André Vianco, não poderei destacar os pontos em que a historia mudou se comparado a esses outros livros.
Bem, eu já estou à procura dos próximos exemplares por ter, simplesmente, me apaixonado por este. E espero poder encontrar o sargento Cássio nos próximos livros, por ele ser um homem destemido que me chocou com suas revelações :S. Gostei também de um outro personagem marcante, a promotora Raque,l que é um tipo de mulher que deviria ter mais no Brasil, pois ela luta para colocar na cadeia os homens que acabaram com a vida de seu marido. Ainda por cima, além de enfrentar essa luta, cuida dos dois filhos Breno e Pedro. Como nada é perfeito, sua vida muda em “Noite Maldita”, passando a se tornar uma ameaça à população, quando se encontra do outro lado da guerra.
A historia é muito bem construída e me fez ir atrás de mais, muito muito mais, a respeito de André Vianco. Não vou mentir, já ouvi sussurros desse livro, só que nem dei uma atenção devida. Por fim, só tenho a agradecer ao Skoob pela promoção, e é claro, a editora Novo Século por acreditar nas obras brasileiras. Bem como por existir um André Vianco que, com sua irreverência, cria um conto onde é mais do que possível existir uma evasão vampiristica, logo é bom nos prepararmos rsrs.
Beijos e Fuii!

1 | 2 | 3 | 4 | 5