A Noite Maldita

Resenhas - A noite maldita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Willian 14/02/2014

Magnífico
Confesso que pensei em estar lendo um livro do George Martin, mas quando percebi que o enredo se passava no Brasil, vi que se tratava de um livro do André Vianco. EStá mais do que visível a influência do autor de Guerra dos Tronos em A Noite Maldita, mas isso está longe de ser algo ruim, até mesmo no subtítulo "As Crônicas do Fim do Mundo". Se as Crônicas de Gelo e Fogo nos entregou uma narrativa simples, dinâmica e fácil de entender, André Vianco usou e abusou disso, entregando um livro competente, dinâmico e, o melhor, nos contando com clareza os quatro primeiros dias do evento que começou a Noite Maldita, da saga Vampiro-Rei.
Por mais que o livro nos mostre as origens de alguns personagens, André Vianco deixou claro que não se trata somente de um livro "Contando as Origens de...", mas sim um best seller completo com uma história cativante. Os personagens não têm lá uma personalidade memorável, tais como Inverno, Sétimo e companhia, mas Vianco mostrou o que o ser humano faz para se organizar em meio a uma tragédia, demonstrando que na hora do aperto, todos somos uma única célula e conseguiu criar personagens cativantes. Quem não se apaixonou pelo jeito de Mallory, pelo instinto materno de Raquel ou pela dedicação de Cássio.
Ainda não li a saga Vampiro-rei, sendo esse o meu primeiro livro dessa saga e, pelos comentários, é uma das melhores sagas já escritas, mas eu, particularmente, não me senti em um fim do mundo, como em Deixados para Trás. Vianco mostrou uma cena urbana de caos, com transito, falta de energia, incendios e falta de comunicação, mas não foi algo que me fez sentir aquela agonia de estar em um fim do mundo, mas nada que tire o brilho dessa fantástica obra que já tem lugar certo na minha estante.
Sas 23/02/2016minha estante
Corrige sua nota... Tá 0 estrelas...

Youkai Sanseru 03/12/2013

Passado revelado
Conhecer o passado de diversos e importantes personagens do livro Bento, foi ótimo e deu vontade de reler Bento, só para matar saudades de alguns personagens.

Cia do Leitor 24/05/2013

A Noite Maldita - Crônicas do fim do mundo
Naquela noite maldita, um cheiro adocicado e um estrondo ouvido em todos os cantos marcaram o início de uma nova realidade. A vida com a qual era conhecida não existia mais, agora fazia parte criaturas sobrenaturais, transformados e misteriosamente metade de toda a população dormia profundamente, ficando desprotegidas, entregues á própria sorte. O perigo e morte rondava todos os estados, multidões tentavam se proteger como pudessem, mas nenhum deles estava preparado para o perigo iminente precedido por aquela noite, a noite maldita. Ninguém era poupado, em momentos de suspense a caça era mortalmente sugada de sua vida. Os monstros se viam em impasse entre as lembranças de quando seu coração ainda batia, quando eram pais, filhos, irmãos... e a nova vida, a que os instintos sobrepujavam qualquer outro sentimento.

Em meio ao caos, medo e destruição a esperança, a esperança que suas vidas voltassem ao normal, onde até mesmo o pagamento de suas faturas seriam bem vindas. Será que esta esperança um dia se concretizaria? As cidades grandes estavam repletas de feras sedentas por sangue, para todos os lados que se olhasse haviam pilhas de corpos sem vida, incêndios prédios comerciais em chamas, silêncio. As pessoas trancadas em suas casas, temendo por suas vidas e pelas vidas de sua família. Bancos fechados, sem energia elétrica e qualquer meio de comunicação, falta de comida e hospitais, logo faltaria água. O que seria destas pessoas que ainda lutavam por mais um dia, ou uma noite...? O fim do mundo finalmente havia chegado e com ele o desespero.

Todos lutariam por suas vidas, a guerra estava declarada, se um dia poderiam viver em paz humanos e mortos vivos? provavelmente não, mas poderemos descobrir. A Noite Maldita acontece trinta anos antes da saga Vampiro-Rei, para conhecer melhor toda a história, se emocionar e assustar, nada melhor que estas duas incríveis histórias.

Impressões: Ai meu Deus!! Não tenho palavras para descrever este livro, é maravilhoso do início ao fim, estou super curiosa para ler Vampiro-Rei e saber a continuação. É suspense, drama, terror e até descontração. Nossa! uma super história! O autor André Vianco já deve ter ouvido muito, mas não posso deixar de parabenizá-lo, é simplesmente maravilhoso, história de alta qualidade, daquelas que nos prendem e atiçam nossa curiosidade. A cada página virada curiosidade de descobrir mais e mais. Está mais que indicado!

Boa leitura!

Resenha de Simony Rabelo, no blog Cia d Leitor

Rosana 15/08/2013

Maravilhoso
Otimo livro, parece que voce esta vivendo dentro do livro, vivendo as cenas de lugares que nos conhecemos, a historia é meia lenta no começo mas depois voce não quer parar de ler, e agora aguardar a continuação.

Murilo 07/11/2013

emprestei da Sandra em 05-11-2013

phendragon 24/01/2015

UM VERDADEIRO FIM DO MUNDO BRASILEIRO
Este livro pode ser lido por qualquer público: Para quem nunca leu a série, Para quem já leu, para quem nunca leu escritor nacional, para quem já leu...

Começo dizendo que este livro faz parte da série O BENTO, sendo o quarto livro da série formada por: O Bento, Vampiro Rei 1, Vampiro Rei 2 e a Noite Maldita.

Então você pergunta: Como posso ler o livro quatro de uma série? Simples! Por que o livro conta como tudo começou. Não é preciso conhecer os personagens ou os três livros anteriores, esse livro introduz todos os personagens em suas primeiras aparições.

Imaginem o cenário:

Todos os meios de comunicação entram em colapso, após um incidente inexplicável. Não há mais tv, celulares, internet, telefones, radio... nada... Em questão de tempos, não haverá energia elétrica. Tudo o que conhecemos como humanidade, simplesmente se acaba.

Quando amanhece, você descobre que metade das pessoas não acordam de nenhuma forma e um de seus parentes reclama de fortes dores abdominais. Sua primeira idéia é correr para um hospital, com o parente que dorme e com o parente que passa mal.

Ao chegar no local, constata que todas as pessoas tiveram os mesmos problemas e que tiveram a mesma idéia, o que causa uma superlotação em hospitais e postos de saúde. Não há ordem pública, não há governo, pois não há comunicação.

Quando você acha que as coisas não podem ficar pior, seu parente, o que passa mal com dores, apresenta um quadro extremamente irritadiço e acaba sendo levado para uma área especial, para ser contido, devido a agressividade. Não há comida, não há comunicação, não há comercio, pois não há dinheiro.

e chega a segunda noite, quando tudo começa a acontecer. Caos, mortes, sangue e vampiros...

E você acha que não pode ficar pior.... e fica.

Imaginou tudo isso? Agora imagine que isso acontece na sua cidade, perto da sua casa... com seus amigos e familiares.

Esse é o mundo de André Vianco. A história acontece em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil e em Foz do Iguaçu... Dois grupos humanos distintos e ligados por uma história fantastica.

Será o fim da humanidade? O que aconteceu com os agressivos? O que acontecerá aos adormecidos? Tantas perguntas e tão poucas respostas, mas isso não diminue em nada o prazer de acompanhar a saga da Promotora Raquel, heroina nacional, que dedica a vida a colocar na cadeia os bandidos que mataram seu marido e que depois da noite maldita, dedica a vida a encontrar Breno e Pedro, que estão perdidos pelo mundo.

Não diminui a força do Sargento Cassio Porto e de seu companheiro, o Cabo Graziano, no empenho de salvar as mais de 1500 vidas que estão no Hospital das Clinicas, que podem ser tomadas a qualquer momento pelos vampiros.

Não diminui o amor, o primeiro amor de Chiara por Foguete, que luta com unhas e dentes para proteger, contra tudo e contra todos, cuidando do pequeno foguetinho, irmão de foguete. Uma heroina de 15 anos, uma leõa!

Engrandece a luta de Everaldo, um "quase" covarde e de Dolores, a mulher reclamona e chorona, em busca de proteger seus familiares e evitar que suas vidas sejam tomadas, no meio de toda essa loucura..

Sem dúvida, um dos melhores livros que já li de André Vianco e que realmente me faz lamentar se não houverem mais "Crônicas do Fim do Mundo".

Leitura altamente recomendável.

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: www.facebook.com/phendragonloja

JuRodrigues 13/04/2014

Belas crônicas
A narrativa do livro é realizada através de crônicas, agrupadas em intervalos entre NOITE e DIA, contando o que aconteceu e como reagiram vários personagens a singularidade ocorrida na noite posteriormente conhecida como "a noite maldita", onde o mundo mudou. Com parte da população adormecendo a um nível semelhante ao do coma, outra parcela adoecendo e ficando extremamente agressiva, coube ao grupo "são" recuperar-se rapidamente do estado de estupor e aprender a adaptar-se as mudanças e consequências que agora precisam enfrentar.

"(...) Os gritos. Os gritos vieram à sua mente, aqueles que já pouco ouvira aqui e ali tinham um significado. Aquele demônio insano parado ali na sua frente não era o único. Então era isso! Era isso o que estava acontecendo! O mundo estava mudando, fugindo dos trilhos, deixando pessoas caírem num sono para despertarem mudadas, como que saindo de um casulo e se tornando aquilo: demônios, monstros, assassinos, vampiros." - pág. 188

O texto tem uma narrativa gostosa, onde por vezes a história desenvolve-se sem pressa, nos deixando absorver as mudanças sutis no início, enquanto que em outros momentos assume um ritmo intenso com cenas de ação bem escritas, brindado-nos também com passagens espirituosas.

"- Ainda bem que você não foi atacado por um saci.
- Por quê?
- Porque de saci eu não sei como a gente se livra.
- É só mandar ele te dar uma rasteira. Quando ele te der o rodo ele cai, aí é só algemar." - pág. 293

O que mais me encantou foi que o autor conseguiu me fazer gostar de uma história mais sangrenta do que estou acostumada. Não que A Noite Maldita seja sanguinolenta, o livro tem sangue, ataques, sustos, suspense e clima apavorante na medida certa, conseguindo utilizar bem essas partes como elementos naturais do texto, e não simplesmente os usando para manter o nível de adrenalina dos leitores em alta.

As crônicas seguem um bom número de personagens, e aos poucos o foco principal vai mudando de um para outro, um recurso que achei bem interessante, pois o papel central foi dividido entre parcelas diferentes da sociedade, nos mostrando uma visão mais ampla do que estava acontecendo em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Como esse evento atingiu diversos níveis da sociedade.
Talvez alguns leitores não gostem de ter que acompanhar tantos personagens secundários, que acabam não tendo um "desfecho" propriamente dito, mas acho que funcionou bem para percebemos a abrangência e diversidade de efeitos e reações.

O autor conseguiu criar bons personagens, tanto do lado dos sobreviventes quanto do lado dos atingidos pela doença misteriosa. Gostei em especial do Cássio e da Raquel. Um de cada lado desse novo mundo, ambos lutando por sua sobrevivência e por aqueles que eles amam, infelizmente a vitória de um é a derrota de outro.

Fiquei super curiosa para saber de onde surgiu essa "doença" e como ela se alastrou tão rapidamente, não sei se isso é respondido nos outros livros da saga, e apesar da curiosidade não encarei a falta dessa informação como um ponto negativo do livro, deixou-o na verdade cercado ainda mais de mistério.

"(...) O tempo, com a chegada do crepúsculo, tornava-se um adversário poderoso, visto que era ele o corcel que puxava, furiosa e insensivelmente, o assustador cabriolé da noite, cujo passeio cobria a terra com um manto de escuridão e, quando as portas da tão funérea carruagem se abriam, a promessa se cumpria e os novos passageiros sem vida desciam, pálidos e cheios de fome de vida a nos visitar." - pág.526

Literatura brasileira de alta qualidade.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/

Silvana 20/10/2014

Essa é a história de como tudo começou...
O Dr. Francis estava com muita pressa em voltar para casa, por isso resolver dirigir a noite, mesmo estando exausto e sem dormir a muito tempo. Mas depois de quase bater em um caminhão parado na estrada, ele decide procurar um posto e descansar um pouco. Enquanto dirige a procura de um, ele percebe vários caminhões e até alguns carros parados na pista. Quando chega ao posto de gasolina, ele ve que o tanque está quase vazio e pede ao frentista que encha, mas o frentista pergunta como ele vai pagar e diz que as maquinas dos cartões não estão funcionando. É ai que Francis vê que nenhum sistema de comunicação funciona. Nem o radio, nem o celular, nem internet, nada.

É quando chega ao posto uma mulher pedindo ajuda, pois, enquanto ela dirigia, seu marido e filho morreram dormindo. Francis examina-os e percebe que ainda estão vivos e corre com a mulher para o hospital mais próximo. Mas quando chegam lá, eles veem o hospital beirando o caos. A mesma coisa que aconteceu com o homem e os filhos, aconteceu com muitas outras pessoas, que estão sendo chamadas de "os adormecidos". Aparentemente eles estão em uma especie de coma e os médicos que estão atendendo, ainda não conseguiram detectar o que aconteceu. Como nenhum sistema de comunicação está funcionando eles cogitam tratar-se de algum tipo de ataque terrorista. E conforme eles conversam alguns deles se lembram de terem ouvido um barulho como se fosse uma explosão e sentiram um cheiro adocicado no ar.

Nisso, eles ouvem um gemido, e quando vão verificar o que aconteceu, eles veem uma enfermeira com o pescoço dilacerado, jorrando sangue. Enquanto o médico responsável atende a enfermeira, Francis vê o que causou aquilo. Um dos pacientes que estava dormindo, está lambendo o sangue que caiu no chão. Francis enfurecido enfrenta o homem, que acaba mordendo outro enfermeiro. Enquanto isso uma garota também ataca o homem que Francis ajudou a trazer para o hospital. Histórias como essa, acaba por repetir-se no mundo todo. E o perigo não é só por parte dos adormecidos, mas muitos que estavam acordados começam a sentir uma terrível dor no estômago e um sede incontrolável, e acabam atacando seus próprios familiares ou quem estiver na frente. Sem falar nos mortos que também estão acordando e atacando as pessoas.

Acompanhe a história de Francis, da promotora Raquel e seus filhos Pedro e Breno, da enfermeira Mallory e do sargento Cássio e do cabo Graziano, este ultimo, por algum motivo sente o cheiro das criaturas de longe. Criaturas essas que estão sendo chamadas de "vampiros", pois, além de beberem o sangue das pessoas, eles tem uma certa aversão ao Sol. Quando Graziano chega perto de um desses vampiros, parece que se transforma e não para até matar todos os que estiverem por perto. Mesmo sendo ferido, ele não para, parece que ignora até a dor. Esses e muito outros personagens estão presentes naquela noite que acabaria sendo conhecida como A noite maldita. A noite em que o mal despertou.

Esse livro foi escrito como um presente aos fãs da Saga Vampiro-Rei. A história presente em A noite maldita, acontece trinta anos antes da história de Bento. Eu tive o prazer de ler a saga e posso dizer, foi realmente um presente. Apesar de que, quando terminei o livro, ainda continuei querendo ler mais. Eu bati meu recorde ontem a noite. Li 400 paginas de uma vez. A história estava tão emocionante, que eu não consegui parar de ler até ter terminado. Os capítulos do livro são divididos em noite e dia e acompanhamos a história pelo ponto de vista de vários personagens, alguns desses já conhecidos, por estar na saga que se sucede. Eu recomendo com certeza para você que gosta dos livros do autor, para você que ainda não leu nada dele, mas gosta de livros com "vampiros de verdade" e para você que está procurando um autor nacional para ler e não sabe qual escolher. Leia André Vianco, você não irá se arrepender.

Islene 23/12/2014

Aterrador
Viver na cidade de São Paulo após um fenômeno no qual toda a comunicação finda, as pessoas caem em sono profundo, se transformam em vampiros ou não.
Este livro me levou a vários lugares, me decepcionou também, os autores fazem com que nos apaixonemos por uma personagem e detonam a vida dela.
Vale a pena andar com este livro grosso embaixo do braço, conhecer mais um pouco do universo fantástico de André Vianco.

Gilton 17/10/2015

O começo.
Ambientação: O livro se passa no Brasil, em um universo onde as telecomunicações sofrerão um apagão repentino sem: Telefone; internet; rádio; televisão entre outros meios, até a energia elétrica foi comprometida. Pessoas começam a adormecer e não acordam como se estivessem em estado de coma, nisso misteriosamente algumas despertam extremamente agressivas, e com uma sede incontrolável por sangue. Não há muita resposta ou ação efetiva por parte do governo para controlar a situação, os hospitais não conseguem atender mais a demanda de tantos casos de “adormecidos” e “agressivos” as pessoas que não sofreram os efeitos do sono se veem com parentes e amigos adormecidos e com medo do que do que podem encontrar nas escuras ruas à noite envoltas em um cenário caótico. Buscam apenas a sobreviver.

Personagens: A história apresenta vários personagens, uns têm um grande apelo emocional como Raquel, Cássio, que possuem um desenrolar bem aprofundado no decorrer da trama, há vários outros que apenas aparecem em um capítulo ou outro, não possuindo conclusão o que é compreensivo por existirem outros livros que podem explicar melhor (ainda não os li). Um personagem que me chamou a atenção Foi o Graziano, porque ao perceber a presença dos “agressivos” apresenta um comportamento extremamente incomum. Será impossível gostar ou odiar todos, acredito que cada leitor vai se identificar com algum personagem.

Autor: Sobre Andre Vianco, é o primeiro contato que tenho com alguma obra dele, mas já posso dizer que apresenta uma linguagem envolvente, e como autor brasileiro foi realmente uma surpresa.

Obra: O livro em si apresentação uma leitura bem pesada, com parágrafos ENORMES, e os capítulos não apresentam um padrão, sendo uns bem curtos e outros bem cumpridos, o que acarreta em um cansaço ao ler, A diagramação apresenta algumas falhas pequenas assim como alguns erros de ortografia, nada que impeça a leitura. A capa foi ilustrada Christian Pinkovai. E é linda apresentando uma arte inspirado obviamente em The Walking Dead. Em suma é uma bela obra da editora Novo Seculo.

Conclusão: Por fim com uma primeira introdução da saga VAMPIRO REI é bem interessante, mas instiga o leitor a ler os outros livros, porque somente com a leitura da NOITE MALDITA, ficará bem vago e com muitas pontas soltas.
Vale muito a pena a leitura para quem gosta do gênero, eu recomendo.

Geeh 07/10/2015

Ficou um vagão. ..
Do início até bem próximo o final é rico em detalhes e a cada personagem aumenta muito o suspense, mas faltaram informações no final, e deixou muito a desejar. Infelizmente.

Se for ter uma continuação aí são outros quinhentos. ..

1 | 2 | 3 | 4 | 5