O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

vivs7 17/07/2022

narrativa muito bem construída, já me apeguei aos personagens!! preciso continuar a saga, um dia pretendo ver a série.
Leticia 25/07/2022minha estante
A série é um daqueles raros casos que é melhor que os livros, muuuito melhor.

Gabrielle 14/01/2023

O raro caso em que a adaptação é melhor que o livro
Primeiramente, eu já vi a série toda e já haviam me falado aqui no Skoob que os livros eram bem diferentes da adaptação. Mesmo assim, resolvi ler.

É ruim. Bem ruim.

A edição do ebook era mal traduzida e cheia de erros de digitação. Até mesmo erros ortográficos (socorro!). Some isso a uma trama e personagens mal desenvolvidos, e um casal bem sem noção. Principalmente a Elena. Não beijou o Stefan nem duas vezes e já fala que ama ele e que a vida dela é ele e coisas do tipo. Zero desenvolvimento.

Não é por ser um livro adolescente que precisa ser ruim, mas esse foi.

E pior: os personagens são bem diferentes da adaptação. Elena loira, patricinha e popular. Mudaram o sobrenome do Tyler e da Bonnie, o nome da tia da Elena. A Elena tem uma irmã mais nova e uma amiga chamada Meredith. Parece que a série só pegou a premissa e mudou o resto. O que foi ótimo, porque achei esse primeiro livro péssimo.

No mais, vou ler os outros, porque gosto do Damon, apesar de saber que o final dele é totalmente diferente da série também. Que eu tenha paciência então.
Bruna 15/01/2023minha estante
The wicked também é esse raro caso

DeniseSC 16/01/2023minha estante
Essa série é só ladeira a baixo

Gabrielle 17/01/2023minha estante
Eita, o primeiro já é ruim. Imagino os outros então ????

Queria Estar Lendo 26/08/2013

Só mais um - O Despertar
Só mais um: Diários do Vampiro - O Despertar
Link oficial da resenha: www.goo.gl/zPB1WQ

O Despertar é o primeiro volume de uma saga de nove livros com base na vida de Elena Gilbert, uma garota normal de uma cidade pequena que, após a morte dos pais, acaba caindo - sem querer - no mundo sobrenatural de sua cidadezinha.

O primeiro contato que eu tive com a história de Diários do Vampiro foi logo após eu terminar de ler Crepúsculo. Eu estava mais do que nunca apaixonada pelo tema de vampiros e queria muito mais histórias sobre. Os livros da L. J. Smith logo chamaram a minha atenção, assim como Academia de Vampiros, da Richelle Mead e Vampire Kisses da Ellen Schreiber.

A história ficou se remoendo dentro de mim até que encontrei notícias sobre a estréia - bem próxima - da série baseada nos livros. A gente sabe que a adaptação nunca é tão boa quanto o livro, mas eu esperava que os primeiros episódios me situassem melhor dentro da história e me dessem uma ideia se eu deveria ou não correr atrás dos livros. O resultado me surpreendeu muito, porque eu amei por demais o trio Elena, Damon e Stefan e fiquei louca pela história deles. O amor que os irmãos cultivavam pela mesma garota que, é a cópia fiel da mulher que eles tanto amaram anos atrás.

É claro que assim que pude, coloquei as mãos no livro. Ah, se arrependimento matasse.

A história que é contada na televisão é bastante diferente (já que dizer completamente diferente seria um pouco exagerado) daquela descrita por Smith em seus livros. Eu achava a série da WC sexy, atraente, perigosa e dark - como todo vampiro deve ser - e me decepcionei com os livros, que não passam de um romance bobo entre uma adolescente fútil (Elena Gilbert) e um vampiro italiano de 500 anos (Stefan Salvatore) que não tem nem metade da personalidade que tem na televisão. Não sou muito fã de comparações, odeio realmente quando comparam uma saga com a outra. Mas o romance a que fui apresentada nos primeiros livros de Diários do Vampiro se iguala completamente ao grau de "sem gracisse" do casal principal de Crepúsculo.

A escrita de Smith é pobre no primeiro volume. Você consegue ver isso claramente no próximo volume, como a autora evoluiu no quesito com um ritmo mais compatível com a história e um avanço na descrição das cenas e lugares - o que não é muito, se você tem um padrão elevado para escrita.

Elena me pareceu uma personagem tão boba e sem graça! Stefan não agradou nem um pouco, li o livro inteiro e não senti qualquer empatia por ele - na verdade, por nenhum personagem - e o Damon não chega nem ao mindinho do personagem desenvolvido na série. Senti saudades do uma aura sexy e misteriosa, perigosa. A proposta, quando ouvi falar pelos livros a primeira vez, me pareceu ser de um livro mais maduro, com vampiros que remetessem as criações de Anne Rice e que fizessem jus a sua lenda e história.

Uma decepção atrás da outra, foi o que o livro realmente foi.

Não me sinto em condições da dar mais do que uma estrela. De verdade. A estrela vai pelo fato de a Smith ter colocado sua ideia no papel e conseguido publicar.

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

Rodrigo1185 22/07/2023

Prefiro a serie KKKKKK
A escrita e boa, porém a história e totalmente cliche e as coisas acontecem tão rapida que fica forçado, principalmente a relação da Elena com o Stefam

Júlia 26/02/2020

Damon Salvatore é o que salva
Ganhei toda a coleção de Diários do Vampiro da minha avó em 2016. Li o primeiro livro naquele mesmo ano e achei simplesmente péssimo. Acabei nem lendo o resto da coleção e deixei ela parada na estante. Ano passado resolvi reler o primeiro livro e ainda tenho a mesma opinião. Horrível, meloso e a linha temporal é péssima também. Elena apaixona pelo Stefan uma semana depois de vê-lo e na primeira vez que eles se beijam ela já diz que o ama, de uma forma totalmente exagerada e desesperada. E sem contar na falta de personalidade dela e como ela é dramática com qualquer situação da sua vida. Ainda pretendo ler o resto da coleção porque acredito que com uma participação maior do Damon no segundo livro e novos personagens, possa ser melhor do que foi o primeiro, mas não me surpreenderia se os outros livros também fossem ruins
Andressa 26/02/2020minha estante
Li esses livros anos e anos atrás e lembro de ter gostado dos quatro primeiros, depois... foi só ladeira abaixo. Acho a série mil vezes melhor.

Júlia 26/02/2020minha estante
É a primeira vez que falo com plena certeza que a adaptação da série é bem melhor também, sem condição o tanto que esse livro é mal escrito

Eloisa166 12/08/2020minha estante
Tive a mesma impressão quando li, em 2010. Creio que não consegui chegar ao final. Era muito ruim. Parecia uma criança de 11 anos que não era lá essas coisas em redação escrevendo um livro. Ruim. Tentei ler, pq gostava da série. Sem contar que os Salvatore do livro pareciam galã de novela mexicana do final dos anos 80. Cabelos cacheados no ombro... Nada do vampiro sombrio e sedutor do Ian Somehalder. E a Elena era só uma lider de torcida loira a la Cher.

Júlia 12/08/2020minha estante
Foi exatamente isso que senti, Eloisa! Nenhum personagem me cativou e todos eles mostraram ser péssimos e sem personalidade alguma desde o começo do livro. É muito raro eu gostar mais de um filme/série do que do livro, mas a série em comparação aos livros é com certeza mil vezes melhor

Ohana 24/08/2022

Legalzinho, mas não funcionou
Depois de ter resolvido finalmente dar uma chance a série de TV e ter amado, fiquei muito interessada pelos livros. Porém tive a infeliz e rara surpresa de nesse caso a série ser MUITO superior aos livros, ambos sendo totalmente diferentes em questão de enredo, e até mesmo personagens. Acredito que sou uma das únicas pessoas que gostam da Elena na série, mas aqui ela é totalmente insuportável e com uma personalidade completamente diferente.
Tendo em vista estas grandes mudanças resolvi aproveitar a leitura levando em conta que seria uma história "nova", mas de qualquer forma as coisas ainda sim não funcionaram. A escrita se perde em diversos momentos com muitos detalhes desnecessários, e acontece que ao final da leitura temos aquela impressão de que lemos muito mas a trama não chegou a lugar nenhum, o famoso "no fim parecia que estava no começo".
Um ponto positivo que eu gostaria de destacar é o clima mais dark e até pequenos momentos de suspense no livro, criando uma atmosfera muito imersiva em alguns trechos da história.

Lia 14/12/2009

A história roda, roda e é sempre a mesma coisa.
Elena é uma metida e Stefan muito deprê.
Pra mim essa série acaba aqui, vou ficar com a da TV que é muito mais legal.

Márcia 27/12/2009minha estante
A série de livros é MUITo ruim mesmo.

Asuna.Mikaelson 08/07/2021

Eu esperava bem mais desse livro
Eu sou muito fã da série the vampire diaries, eu ja vi ela milhares de vezes, porém esse primeiro livro me decepcionou de verdade, não aconteceu nada de muito interessante ou mínimamente empolgante nesse primeiro livro, não vou abandonar a saga, porém o livro me decepcionou.

O livro conta a história de Stefan Salvatore, um vampiro italiano que vai para uma pequena cidade tentando lever uma vida diferente, porém assim que ela chega ao colégio ele conhece Elena uma bela garota de personalidade forte e muito parecida com seu antigo amor Katherine, Stefan tenta se manter longe de Elena por muito tempo, e quando ela finalmente se permiti aproximar coisas muito estranhas começam q acontecer a seu redor.

Boa leitura? espero que gostem.

Leti 01/07/2021

Não curti
?Li? através de audiobook e só tenho a dizer q a série é infinitamente melhor! A Elena do livro não é legal, a história é bem rasa.não pretendo ler os outros livros. Ainda bem que na série, mudaram tudo! Ainda bem que a série é totalmente diferente.

Vitoria 23/11/2021

Gosto bastante
Traz uma visão diferente do que é mostrado na série .
Só acho que eles se apaixonaram meio rápido demais. Tudo meio que acontece rápido . Mas isso foi até que bom que a leitura fluiu bastante .

Elise 20/07/2021

Se está afim leia sem medo
Esse é o primeiro livro da saga mas não me sinto na vibe de continuar e não acho que vou no futuro. Não é um livro ruim mas romance teen não é mais minha vibe, é bem suave, nada desafiador. Não é para meu estilo de leitura mas outros podem gostar. Então se tu gosta de romance teen, lore fantasiosa, problema de teen e tals, tu vai curtir.

Myy 14/03/2021

Ah... tvd ?
Sempre amei a série mas ler é realmente uma experiência completamente única. Super conceitual a Elena no cemitério kkkkk Hello, brother. ?
Ps: preguiça de stelena.
Recomendo.

Maria.Luiza 02/08/2021

Pode melhorar
A única coisa que me motivou a continuar a leitura foi a história dos irmãos Salvatore. Sinto que a trama com a Elena foi bem rasa até perto do final, ela é uma personagem que não foi muito bem construída para ser a protagonista. Admito que a escrita da autora é bem poética, principalmente nos sentimentos do Stefan, mas tinha muitas situações em que faltava uma descrição melhor do que estava acontecendo na cena, isso me deixava muito confusa sobre o que estava realmente acontecendo naquele momento.

Pam 06/04/2022

Confesso que li o livro pois gostei da serie, eu já imaginava que a serie seria diferente... mas não imaginava que a serie apenas usaria o livro como inspiração porque foi tudo diferente.
Elena é muito mimada e nossa foi o livro inteiro assim. Será que nos próximos ela vai melhorar?
Em si eu gostei do livro mas me decepcionei com os personagens, esperava muito mais ...
Suzana203 06/04/2022minha estante
Li a muito tempo os livros mas lembro que era bem decepcionante mesmo, os personagens são ruins demais

Márcia 05/09/2009

No início achei um absurdo de parecido com Crepúsculo, mas devo admitir que no decorrer da história mudei de opinião, é diferente!
Stefan é um fof's e eu gostei mais de Elena que de Bella. [ não gosto da Bella mesmo ! ]
enfim, vale muito a pena!!
Lili 14/09/2009minha estante
Sabes que tb não gosto mto da Bella? Ah, realmente parece com Crepúsculo, no início (pelo que ouvi falar, pq, infelizmente, ainda não li.) mas, em primeiro lugar, foi escrito e publicado antes, e deve ter suas particularidades...

Luísa Zardo 28/11/2009minha estante
As comparações são inevitáveis mesmo, mas como Diários do Vampiro foi lançado em 1991 :) (e L. J. Smith acusando Stephenie Meyer de plágio ainda!) E, enquanto Bella é totalmente romântica e mais na sua, Elena já é comunicativa e um pouco arrogante. Mas o livro é muito bom, vale muito a pena :)

Gabi C. 05/12/2009minha estante
Poxa, sério que tu achou a Elena melhor que a Bella?

A Bella é meio dramática, mas a Elena tá mais pra cretina e fútil - coisa que eu acho bem pior! hahaha

Nathalya Porciuncula 26/01/2010minha estante
Bah, estou lendo agora e estou achando muito parecido com Crepúsculo. Colégio, o vampiro que ama a humana mas não quer se aproximar muito para não machucá-la. Parece que a Stephenie Meyer juntou coisas de vários livros e colocou uma pitada a mais de romantismo!!! ...

Bárbara 20/02/2010minha estante
eu queria q o Stefan fosse de outra história pq a Elena não merece ele! mas tbm não dá pra comparar Elena e Bella; a Bella se eu pudesse já tinha matado. Ela é o cúmulo da burrice e falta de noção!

Izabela 16/03/2011minha estante
Não dá para dizer que Diários do Vampiro parece com Crepúsculo, pois, Diários do Vampiro é de 1994 e Crepúsculo de 2005...
E eu prefiro a Elena também...

Márcia 16/03/2011minha estante
Essa resenha minha é tão antiga e tão ridícula. Fico com vergonha dos comentários. Mas, obrigada!

Flavinha 19/01/2013minha estante
Assim, eu acho que quando as pessoas falam de TVD ter plagiado Twilight, estão se referindo a algumas partes da SÉRIE. Não são mttas, mas tem algumas cenas q ér realmente parecido c o filme. Tipo, akela parte q Elena e Stefan se beijam, e ele se afasta, batendo na parede. Igual o primeiro beijo de Bella e Edward. Mas enfim... tenho q admitir q não gosto nem um pouco da Elena do LIVRO. Ela é fútil, mimada e muito superficial. Prefiro mtto mais a Bella, pq ela pode ser sim desastrada e dramática, mas pelo menos é sincera, afável, autêntica, madura e altruísta. Não tem vergonha de ser diferente! ;) Já a Elena da série eu amo, ela é forte, decidida, altruísta e admirável!