O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Alexandre 18/09/2010

Minha descrição em uma palavra pra esse livro: DECEPÇÃO!
Um dos PIORES livros que já li.
Me disseram que esse livro era "muito legal", e eu to até agora esperando esse "legal" aparecer. Cadê a emoção do livro???!
A estória passa tão rápido que você nem entra nela direito e já acabou. Personagens chatos, sem graça.
É bem parecido com Crepúsculo sim, mas, Crepúsculo pra mim é uma versão BEM MELHORADA dessa, mesmo com vampiros brilhando no sol.
O único motivo pra mim continuar lendo essa saga é pra ver se vai melhorar ou continuar chato do mesmo jeito.
Ju 16/04/2013minha estante
Bom , estou no começo do livro , se bem que , já estou na quarta temporada da série . De começo como eu vi a série primeiro , achei muuito diferente do livro .. a começar pelas características da Elena .. Elena não é loira, dos olhos azuis ... enfim .. Pelo que você escreveu , espero que eu goste do livro , tanto quanto gosto da série !

DeniseSC 10/06/2021

Típico livro adolescente
Estou lendo após assistir a série muitos anos atrás. E apesar das diferenças, que na série acho mais bem desenvolvido, gostei o livro.
Elena é muito superficial, fútil e rasa, e seus sentimentos pela perda dos pais são facilmente esquecidos ao se apaixonar pelo Stefan.
Stefan este que vive amargurado e ressentido pelo passado, coisas de 500 anos atrás.
Apesar destas pequenas coisas (personagens rasos, mal desenvolvidos, e coisas que acontecem muito rápido) eu gostei do livro, estava precisando de algo bem leve e adolescente nesses dias caóticos.

Thayna.Galvao 12/03/2021

Ruim
A escrita dessa autora não é boa. Elena é mimada, Stefan tenta ser o foda mas putz... não é. Damon é só um cara foda que quer tudo do jeito dele e se acha. As amigas da Elena são completamente descartaveis, superficiais... sem graça. Tyler é decepcionante! Matt é chato, mas é o unico que sei lá, salvaria a historia se focasse mais nele.

Não conheço outros livros da autora, esse é o primeiro, mas eu fui ler ele com muita expectativa, e a verdade é que me decepcionei.
Laura Abboud 12/03/2021minha estante
Amg, rlx q piora nos outros livros kkkkk. Tenho aqui em casa só pela memória afetiva da série msm ?

Thayna.Galvao 12/03/2021minha estante
Poxa... tanta expectativa pq a serie é MARAVILHOSA!

Mandark 28/09/2009

As origens de Crepúsculo?? rs
Bem interessante... E por ser de 1991, descobri de onde a Meyer tirou boa parte das idéias do seu primeiro livro... rs
No geral gostei da história... Estou ansioso para ler os outros e descobrir o que acontece agora na história de Stefan, Damon e Elena... rs.
ROBERTO468 24/06/2021minha estante
esses primeiros 4 livros de Diários de um vampiro é uma delicia de ler né, quero em breve fazer a releitura kkk

Victor Silva 22/07/2020

Elena Gilbert é uma moça muito cheia de sí,com um ego que só não é maior que sua vontade de chamar a atenção do Stefan. Não tive problemas durante a leitura como tédio ou vontade de parar,ao contrário,gostei da história desde o início,com destaque para as anotações do Stefan,que são ótimas. Damon é um personagem que tem tudo para evoluir bastante durante os próximos livros e espero que assim seja. L.J.Smith me agradou em seu primeiro livro nessa série.
Douglas.Barreto 25/07/2020minha estante
Li os 5 primeiros livros

Victor Silva 25/07/2020minha estante
Gostou? Vou ler o segundo livro em breve.

Douglas.Barreto 29/07/2020minha estante
Gostei, mas é bem diferente da série, sorte que comecei pelos livros.

Ingrid Laís 25/12/2022

Depois de já ter assistido a série de TV umas 3 vezes, e ser uma das minhas favoritas, resolvi ler os livros que deram origem a série.

Pelas resenhas já sabia que seria bem diferente, e acho que é a primeira vez que acho que a série de TV é mil vezes melhor que o livro. Normalmente sempre o livro é melhor.

Mas sem comparação, esse livro foi bem chatinho, sem muitos acontecimentos. E a diferença dos personagens é gritante. Odiei a personagem Elena aqui do livro, o jeito dela no começo, que isso insuportável kkkkkk nada a ver, bem mais infantil.

O Damon que é meu personagem favorito apareceu bem pouco no primeiro livro, mas pelo jeito nos próximos vai render mais.

Continuarei lendo os próximos? Sim, pois sou curiosa. Despertou minha curiosidade para ver o que mais teve como base pra Tv, mas acredito que não mudará a minha opinião da série de Tv ser bem melhor.
DeniseSC 26/12/2022minha estante
Realmente os livros foram uma decepção pra mim, o rumo da série de TV foi bem melhor... Mas continue lendo, só trate como obras diferentes

Ingrid Laís 26/12/2022minha estante
Exatamente, farei isso. Você leu todos? Incluindo ?o retorno??

DeniseSC 27/12/2022minha estante
Sim, li todos, até O Retorno - meia-noite. Teve momentos que eu li só para terminar, mas eu adoro os personagens secundários: Bonnie, Meredith e o Matt, então por eles valeu a pena!

Ingrid Laís 27/12/2022minha estante
Ahhh legal. Vamos ver se pego carinho por eles também, porque achava eles chatinho na série ? Sempre adorei o Damon ! Vai que aqui nos livros muda tudo os gostos hahaha

DeniseSC 28/12/2022minha estante
Eu gosto pq nesse mundo cheio de seres super poderosos, eles continuam se colocando na linha de frente para defender uns aos outros mesmo sem poderes

Regiane 27/08/2010

Mais do que eu esperava!

Elena a primeira vista não passa de uma garota mimada e egocêntrica, mas quando o leitor começa a conhecer melhor a personagem, descobre que tudo que ela mais precisa é encontrar alguém que ela possa amar de verdade. E ela encontra - Stefan Salvatore.

A partir daí sua vida muda totalmente. Com a chegada do cara mais misterioso a escola, também se inicia uma série de acontecimentos estranhos à pequena cidade Fell Church. Qual a relação de Stefan com tudo isso? E Elena, como reagir a isso tudo?

Ponto negativo: Acho que o romance foi muito pouco explorado. Helena se apaixonada de uma forma instantânea por Stefan, soa meio forçado. De resto não tenho o que reclamar.

Gostei mais do que eu esperava. Quero começar em breve a leitura da continuação da série com "O Confronto".

OBS: E recomendo que esqueçam o seriado de TV, pois é bem decepcionante. Inventam personagens que não existem no livro - como um irmão problemático para Elena. A personalidade e as características de outros são distorcidos, além da história ser bem modificada.
Manú 30/08/2012minha estante
O livro e o filme tomam rumos diferentes... Mas isso não quer dizer que a série é ruim. Ambos são bons... Tanto o livro, quanto a série.

Tainara 26/04/2010

Pensei que o livro seria melhor. Mas mesmo assim, ficou como um dos meus favoritos, simplesmente por eu adorar a história. Achei que o Damon apareceria 'de cara' logo no começo do livro, assim como é na série. Mas, lendo o livro, fui percebendo que não tinha nada a ver com a série...O que me deixou um pouco alarmada. Faltam muitas informações nesse primeiro livro, quase nada sobre a natureza dos vampiros da L.J. Smith é apresentado. Achei que faltou alguma coisa.
Mich 11/06/2010minha estante
Ah,acho que isso implica o fato de quase todos os primeiros livros de uma série ser fraco.Eu particulamente acho isso,a série foi ganhando um up com O Confronto.

Thiago Félix 02/06/2011minha estante
Eu discordo com a proposição da Mich de que quase todos os primeiros livros de uma série serem fracos. Na verdade, creio que é justamente o contrario, os primeiros livros sempre são os melhores. Como em Crepusculo, O Turno da Noite, Guia dos Mochileiros da Galaxia entre outros.

Diarios do vampiro é diferente, mas só porque na verdade a existencia da serie em si é desnecessaria. Afinal, os livros mais parecem capitulos de um mesmo livro. O que não acontece na maioria das series em que o primeiro livro, geralmente se fecha em si mesmo, mas deixa margem para a existencia de outros.

Ruan Machado 06/07/2011minha estante
Concordo com Thi! Mais vou juntar umas partes. No caso o primeiro livro foi fraco, mais Mich você devia ter colocado apenas o Despertar como fraco, pois conheço milhares de livros como o Guia dos Mochilheiros das Galaxias que aparti do primeiro foi piorando. Mais o primeiro foi o maximo!
E concordo com Thi, cada livro da serie parece um capitulo!

Ell_Marcelle 28/09/2023

Muito Diferente da Série de TV
Eu, sinceramente, estou gostando mais dos livros. A série de TV me decepcionou.
No livro, nós encontramos várias diferenças. A melhor delas, para mim, é que Elena não me causa ranço.
E senti uma vibe meio Patricinhas de Beverly Hills, Meninas Malvadas e Jovens Bruxas. Então estou gostando da interação dela com Bonnie, Meredith e Caroline.
E o STEFAN é tão adorável! Damon continua tão insuportável e inconveniente quanto na série.
Deixo um bônus aqui para Matt. Ele é um doce.
Portanto, recomendo a leitura.

Thainara 11/11/2009

fiz uma lista dos livros que eu poderia ter lido, enquanto perdia tempo lendo isso.

Jami São Thiago 07/12/2009minha estante
Concordo com vc. Realmente não achei NADA que me surprendesse nesse livro; sem contar que o "amor" de Elena por Stefan, para mim, não passa de um desejo fútil de uma garota fútil, mimada, que quer que tudo e todos rodem ao redor dela, como diz o Matt. Enfim, eu só não larguei o livro para saber o final. A série COM CERTEZA deve ser melhor que isso.

Dih 15/01/2010minha estante
Somos duas, até que gostei do livro, mas deixou muito a desejar.

Sabrina 21/07/2010

Uma ficção apenas para se divertir - e comparar com Crepúsculo
Me senti na obrigação de escrever uma resenha para este livro. Não tanto pela obra em si, mas sim pelo seu, digamos, "sucessor". Mas vamos por partes. Primeiro, vou tentar resumir os pontos fortes e fracos da história. Depois eu explico a minha indignação.

O enredo é bom. Tem um ritmo que é muito rápido de ser lido. A leitura flui facilmente, mesmo tendo tantas partes que deixam dúvidas. Estranhei um pouco a estrutura de ir falando primeiro como os personagens se sentem, fazendo poucas alusões ao que aconteceu de fato, para só depois, lá pela metade do livro, explicar o que ocorreu. Por exemplo, nos primeiros parágrafos, dá pra deduzir precariamente que os pais de Elena morreram, mas só bem depois tudo é explicado. Eu também demorei a entender que Margareth era irmã da protagonista.

A mesma estrutura é utilizada para ir introduzindo o leitor na história de vida de Stefan, o vampiro por quem Elena se apaixona. Não achei a estratégia muito boa. O objetivo da escritora provavelmente era prender o leitor pela curiosidade, mas não funciona bem. O que eu tive foi mais uma sensação irritante de que o que era realmente importante nunca era elucidado. Na verdade, o que acaba fazendo o leitor ir até o final é o ritmo, e a brevidade da história, que permite terminar o livro em poucos dias. Se fosse mais longo, provavelmente teria acabado com a minha paciência tanto mistério sendo resolvido só nas últimas páginas.

Mas isso ainda não é o pior do enredo. O pior mesmo é a personalidade dos personagens. Eles não parecem ter 17, 18 anos. Parecem ter 12 ou 13. As preocupações são geralmente fúteis, as conversas e as ações são tolas. Alguns parágrafos, onde só narram como Elena se acha bonita, podiam realmente ser cortados. E há algumas partes inverossímeis. Como Elena pode ter certeza de que ama Stefan logo após beijá-lo pela primeira vez, se antes nunca nem tinha falado com ele? E como ela aceita tão rapidamente quando fica sabendo que ele é vampiro? É tudo muito breve, tudo muito certo para ela, e isso acaba transformando a protagonista em uma personagem rasa, e não de uma personalidade forte e inabalável como a autora tenta descrevê-la.

Falo mais dos pontos negativos, mas devo deixar registrado que o livro é interessante sim, se for lido despreocupadamente, apenas a título de diversão, sem se preocupar com detalhes. É uma história legal, mas só se o leitor não tiver lido antes o livro Crepúsculo, de Stephenie Meyer, que vem fazendo tanto sucesso.

Pois é aí que reside toda a minha indignação, e que não me deixou aproveitar a história. Explico: Diários do Vampiro, (alias, por que esse título foi escolhido? Não vi nenhum trecho de diário que fosse de algum vampiro. Mas eu divago...), foi publicado na década de 90, portanto, é bem anterior aos best-sellers da saga Crepúsculo. Como então eu posso deixar de pensar que Stephenie Meyer plagiou L.J. Smith?

A semelhança é gritante, e patética. São exatamente as mesmas situações, em várias partes! Edward ignora Bella na secretaria da escola? Stefan faz exatamente o mesmo com Elena! Edward salva Bella de uma tentativa de estupro, e então eles começam a se falar mais seriamente? Acredite, Stefan também! E daí Elena descobre que o ama! E o que me deixou mais indignada, pois achava que nesse ponto Meyer tinha sido original: em Diários do Vampiro, eles também podem se alimentar só de sangue de animais!

Esses são só dois exemplos, mas há muitos outros. Até mesmo onde as protagonistas são diferentes, agora me parece que são forçadamente opostas, exatamente para tentar despistar, para tentar criar algo de novo no que está sendo repetido.

Crepúsculo pode ter sido mais feliz que Diários do Vampiro ao conseguir captar exatamente as emoções dos adolescentes, mas isso não me deixa perdoar a história. OK, nos próximos livros, provavelmente a saga Crepúsculo se distanciou muito de seu predecessor. Mesmo assim, fiquei com um gosto amargo de que algo que eu achei que era original é simplesmente uma cópia descarada. Se eu tivesse adquirido os volumes de Meyer, eu os queimaria em praça pública.
Kennedy 24/07/2010minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler o livro.

Gleyca 03/05/2011minha estante
Realmente você me deixou com vontade de ler o livro, ao contrário dos outros comentários.

Je 16/02/2015minha estante
Parem de comparar com crepúsculo, Stefanie Mayer bunca nem leu livros de vampiro pra começo de conversa, e Vampire Diaries é dos anos 90.

Isis C. 15/12/2009

Razoável.
Comprei o livro por causa do seriado que passa na Warner (muita gente deve ter feito isso, certo?). Pra me certificar de que seria bom, li o 1° capítulo q havia sido liberado na Internet, e gostei. Mas ao comprar o livro e depois de ler os primeiros capítulos, me decepcionei.

Achei a história um pouco superficial, talvez por dois motivos externos:
1- Compará-lo a Crepúsculo (não faça isso, eu comparei e percebi que Crepúsculo é mil vezes melhor!)
2- Compará-lo com o seriado que passa na Warner, que é UM BILHÃO DE VEZES SUPERIOR AO LIVRO!

Além disso, não gostei muito da Elena ser mimada, só querer a atenção pra ela; do Stefan ficar evitando ela, pq eles praticamente só conversam meeeesmo da metade em diante ¬¬; e do rolo entre o Stefan e a Katherine na parte que ela bebe sangue dele, e ele bebe sangue dela (só de ler fiquei com enjoô --').

Recomendo: se está em dúvida se compra ou não, melhor ler na internet primeiro para ter certeza. Vou fazer isso com os outros livros da série, melhor investir meu dinheiro em outros livros mais interessantes. Minha opinião. ;)
F. R. Far 15/03/2010minha estante
Concordo totalmente.

Comprei o primeiro livro e não achei tudo isso que dizem por ai, a narrativa é muito fraca apesar de que eu gostei da idéia do triângulo e tive esperanças que melhorasse nos próximos livros, então pensei... "vou ler o ebook e ver no que dá, se eu gostar concerteza vou comprar", mais o segundo e terceiro são mais fracos ainda que o primeiro e concerteza não vou gastar mais dinheiro nessa série, não sei nem se vou ler o 4° livro.

Je 16/02/2015minha estante
O livro nao é o livro mais foda mas falar que crepusculo é melhor ja é ofender de mais.

Queria Estar Lendo 26/08/2013

Só mais um - O Despertar
Só mais um: Diários do Vampiro - O Despertar
Link oficial da resenha: www.goo.gl/zPB1WQ

O Despertar é o primeiro volume de uma saga de nove livros com base na vida de Elena Gilbert, uma garota normal de uma cidade pequena que, após a morte dos pais, acaba caindo - sem querer - no mundo sobrenatural de sua cidadezinha.

O primeiro contato que eu tive com a história de Diários do Vampiro foi logo após eu terminar de ler Crepúsculo. Eu estava mais do que nunca apaixonada pelo tema de vampiros e queria muito mais histórias sobre. Os livros da L. J. Smith logo chamaram a minha atenção, assim como Academia de Vampiros, da Richelle Mead e Vampire Kisses da Ellen Schreiber.

A história ficou se remoendo dentro de mim até que encontrei notícias sobre a estréia - bem próxima - da série baseada nos livros. A gente sabe que a adaptação nunca é tão boa quanto o livro, mas eu esperava que os primeiros episódios me situassem melhor dentro da história e me dessem uma ideia se eu deveria ou não correr atrás dos livros. O resultado me surpreendeu muito, porque eu amei por demais o trio Elena, Damon e Stefan e fiquei louca pela história deles. O amor que os irmãos cultivavam pela mesma garota que, é a cópia fiel da mulher que eles tanto amaram anos atrás.

É claro que assim que pude, coloquei as mãos no livro. Ah, se arrependimento matasse.

A história que é contada na televisão é bastante diferente (já que dizer completamente diferente seria um pouco exagerado) daquela descrita por Smith em seus livros. Eu achava a série da WC sexy, atraente, perigosa e dark - como todo vampiro deve ser - e me decepcionei com os livros, que não passam de um romance bobo entre uma adolescente fútil (Elena Gilbert) e um vampiro italiano de 500 anos (Stefan Salvatore) que não tem nem metade da personalidade que tem na televisão. Não sou muito fã de comparações, odeio realmente quando comparam uma saga com a outra. Mas o romance a que fui apresentada nos primeiros livros de Diários do Vampiro se iguala completamente ao grau de "sem gracisse" do casal principal de Crepúsculo.

A escrita de Smith é pobre no primeiro volume. Você consegue ver isso claramente no próximo volume, como a autora evoluiu no quesito com um ritmo mais compatível com a história e um avanço na descrição das cenas e lugares - o que não é muito, se você tem um padrão elevado para escrita.

Elena me pareceu uma personagem tão boba e sem graça! Stefan não agradou nem um pouco, li o livro inteiro e não senti qualquer empatia por ele - na verdade, por nenhum personagem - e o Damon não chega nem ao mindinho do personagem desenvolvido na série. Senti saudades do uma aura sexy e misteriosa, perigosa. A proposta, quando ouvi falar pelos livros a primeira vez, me pareceu ser de um livro mais maduro, com vampiros que remetessem as criações de Anne Rice e que fizessem jus a sua lenda e história.

Uma decepção atrás da outra, foi o que o livro realmente foi.

Não me sinto em condições da dar mais do que uma estrela. De verdade. A estrela vai pelo fato de a Smith ter colocado sua ideia no papel e conseguido publicar.

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

De Scancetti 27/01/2023

A primeira vez que eu li esse livro eu tinha 11 anos, e francamente não lembrava de uma vírgula dele, hoje sei porque, não é um livro excepcional, ele não te marca, pelo menos não quando não se tem uma referência.

Vou terminar toda a saga, mas acredito que eu vá continuar preferindo a série aos livros nesse caso, o que é muito raro de acontecer, mas as vezes acontece.