Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Rafaela Regis 08/11/2021

Alma? - Gail Carriger
E finalmente chegou a vez desse lindo!! Sim, eu estava esperando ansiosamente para vir aqui e comentar sobre esse livro maravilho! O Protetorado da Sombrinha da autora Gail Carriger é uma série “steampunk” (subgênero da ficção científica, com raízes no cyberpunk) que possui cinco volumes e todos já publicados pela Editora Valentina e muito adorada pelos leitores ao redor do mundo.

O primeiro livro, intitulado Alma?, que é a porta de entrada, vamos nos familiarizar com esse mundo que a autora criou, em que em plena época vitoriana, existem seres sobrenaturais convivendo entre os humanos, como lobisomens e vampiros, e também pessoas como a srta. Alexia Tarabotti, que é uma exceção a regra que pode assustar a uns e encantar a outros.

Alexia Tarabotti é uma dama que já está se sentindo uma solteirona, sim ela ainda não tem um pretendente e nem planos de casamento, ao que ela culpa a sua pele levemente bronzeada e seu nariz um pouco fora dos padrões que foram herdados pelo seu pai italiano, no entanto continua enfrentando uma série de atribulações sociais, e em alguns casos recheadas de confusões.

Uma de suas características que chama a atenção do mundo sobrenatural é que ela não tem alma, sim ela é uma exceção, sendo assim portanto uma aberração quando ela é atacada sem a menor educação por um vampiro numa biblioteca em pleno baile! O que complica mais a sua situação é que sem querer ela acaba matando o vampiro e fica na mira do assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

Conall Maccon, conhecido pelo seu titulo Lorde Maccon, é um lobisomem alfa e líder da sua matilha Woolsey e que por acaso também é o chefe da DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) e bem, ele tem um relacionamento conturbado com Alexia, relacionamento esse que não podemos dizer com certeza se é de amor ou ódio, mas que deixa uma pulga atrás da orelha querendo saber mais sobre o desenrolar dessa convivência.

Alma? é um livro envolvente e fascinante que mostra um lado diferente dos seres sobrenaturais que sinceramente eu nunca imaginei lobisomens e vampiros na era vitoriana e valsando pelas atribulações sociais, e sim isso acontece e muito! Tanto que o Lorde Conall é um partidão, pois é um Conde lindo, rico e solteiro, e sim muitas mulheres adorariam fisgá-lo, mas parece que os olhos dele estão voltados para confusão, ou seja, Alexia.

Com personagens fortes e bem desenvolvidos, um enredo bem estruturado e diálogos espertinhos, Gail Carriger conquistou essa leitora, sim eu amo diálogos espertinhos e divertidos e juntando isso a personagens fortes, o sarcasmo rola solto e com ele as risadas, kkkkk.

Um livro que mistura tudo que eu mais amo com romance histórico, claro que eu não ia deixar de fora esse detalhe, sim roupas esplendorosas, bailes, convites para o chá e chapéus pra que te quero aos montes e é claro dicas de beleza com o vampiro mais fashion de todos os tempos, sem falar nas aulas de namoro para seres sobrenaturais que dão o que falar. Recomendo!

site: https://dlivros.blogspot.com/2020/04/resenha-alma-gail-carriger.html#more

Fernanda Menon 04/11/2021

Divertidíssimo
Alma? não é um dos livros mais comentados na comunidade literária, porém, com certeza valeria maiores indicações!
Um livro divertidíssimo de se ler!! É uma fantasia repleta de lobisomens e vampiros com toques de um romance histórico um tanto quanto cômico. A ambientação é muito bem feita, permitindo que o leitor se sinta muito próximo dessa protagonista, que diga-se de passagem é inspiradora!
A cada capítulo, uma reviravolta, a cada página, um diálogo interessante, a cada instante, uma situação cômica que rende risadas e suspiros... esse livro vale cada segundo de leitura!
Se você gosta de romance e fantasia com uma pitada de comédia, esse livro é uma baita indicação de leitura!!

Linne 29/10/2021

Uma Junção de Orgulho e Preconceito com o sobrenatural ?
O Protetorado da Sombrinha é uma série bem divertida e gostosa de ler.  A introdução de uma sociedade que sabe da existência do sobrenatural aliado ao desenvolvimento científico foi bem interessante. Os personagens são sarcásticos, principalmente nossa querida Alexa. As discussões dela com o Lorde Maccon e as interações com os excêntricos Lorde Akeldama e a Ivy são as mais engraçadas possíveis.

Para quem pensa que era impossível revitalizar histórias de lobisomens, vampiros e fantasmas, só afirmo que a Gail Carriger conseguiu esse feito. Não esperava nada de novo desse livro e me surpreendeu bastante.

Rosália Salvatore 21/10/2021

Muito melhor do que eu imaginei
Esse é exatamente o tipo de livro que eu sempre ignorei por causa da capa horrorosa e eu nunca tinha visto ninguém dizer que havia lido esse livro e gostado dele, isso mudou alguns meses atrás quando vi um youtuber recomendando ele em um video e eu finalmente descobri que ele tem vampiros na história, como minha obsessão por vampiros voltou achei que seria legal dar uma chance pra ele e foi a melhor coisa que eu já fiz.
Desde a primeira cena do livro eu já gostei da protagonista, ela é muito decidida e esperta, o que precisar ser feito ela vai lá e faz, além de ser muito divertida, a dinâmica de todos os personagens funciona muito bem , o par romântico da protagonista é incrível e na primeira cena deles juntos você já consegue sacar que vai rolar algo entre os dois .
Eu amei a forma como a autora desenvolveu o mistério que tem na história e como esse mundo funciona, a forma como os seres sobrenaturais lidam uns com os outros, e toda a questão da Aléxia não ter alma e no que isso implica para ela, eu com certeza quero dar continuidade na série e saber mais sobre coisas que ainda não estão muito bem resolvidas, e é claro poder me divertir mais com esses personagens

Bia 23/09/2021

Bonzinho
Achei o livro mais ou menos. Não sei se foi o momento que li, tentando sair de uma ressaca literária, ou se ele realmente é assim.
Mas não me inspirou a ler os outros livros da série!
Quem sabe futuramente não dou uma nova chance?

Maria 22/09/2021

No geral, é um bom livro. É engraçado e o casal é fofo, fiquei confusa em algumas partes mas acho que isso é até normal em livros de fantasia. Um ponto negativo é que os capítulos são exaustivamente longos, então a leitura fica um pouco cansativa. Não pretendo ler os próximos livros da série agora, mas talvez no futuro.

Mariana.Ortiz 08/09/2021

Não julgue pela capa
Sim, a capa, na minha opinião, é muito feia, mas vale muito a pena, ele é bem difetente do livro que achei que ia ser, e isso me afetou de forma positiva.
Livro fascinante, da pra terminar em 2 ou 3 dias, dependendo do seu ritmo de leitura, o romance é uma das partes favoritas do livro

Bia 07/09/2021

Começou meio blé, e terminou num frenesi louco
Alguém me explica, pelo amor de Deus, como esse livro ainda não ganhou uma adaptação no cinema ou na Netflix?

Alma? foi meu primeiro livro de steampunk (que eu precisei pesquisar o que era o termo), e posso dizer que já gostei do gênero.

Esse livro é uma mistura louca de romance de época, fantasia, passado, futuro, vestidos, máquinas futurísticas movidas a vapor, regras sociais, personagens femininas fortes, personagens femininas fúteis, personagens femininas que dá vontade de esbofetear, personagens masculinos excêntricos e personagens masculinos bonitos, musculosos e pelados 👀

Alexia Tarabotti é uma personagem diferente de tudo que já li. Ela tem baixa auto estima? Tem (mas quem não teria, vivendo com a família que ela tem). Mas isso não a impede de ser ousada, decidida, intrometida, dona do próprio nariz, e até mesmo um pouco "safadinha" (hehe).

Surge um amor (aparentemente) improvável, em meio ao caos, depois que a Srta. Tarabotti mata um vampiro acidentalmente. E falando em vampiros e demais seres sobrenaturais, a forma como a autora nos apresenta este mundo é bastante peculiar, eu diria. Já que ela não nos explica nada, a gente vai descobrindo ao longo da história. E por incrível que pareça, isso não é uma coisa ruim.

Ah, esqueci de mencionar um fato interessante. Nessa história, os seres sobrenaturais não precisam se esconder. Todos eles vivem em meio a sociedade, civilizadamente. Bem do tipo True Blood.

E pra finalizar, só quero dizer que preciso ler os demais livros da série.

Nagisa 29/08/2021

Muito prazer em conhecê-lo, steampunk
Esta foi minha primeira obra do gênero, e eu confesso que não interferiu em nada para mim, não posso dizer que peguei gosto pelo gênero em especial, mas lobisomens, vampiros e preternaturais me atiçam quando postos ao lado de roupas cheias de camadas, dirigíveis e escândalos. Alexia Tarabotti é uma mulher maravilhosa e poderosa, ela é inteligente, educada e junto de Lorde Maccon é um poço de tensão sexual, aiai esses dois... Fiquei surpresa que eles se casaram logo no primeiro livro, pois como a série tem 5 volumes, imaginei que teria ao menos dois livros com MUITA tensão sexual, e inclusive estou louca para saber qual é a dessa história do porco espinho. Agora vamos falar sério? Eu sou 100% cadelinha da amizade do Lorde Akeldama e da Srta.Tarabotti, Lorde Akeldama é um personagem que eu sinto que me tornaria amiga no primeiros 5 minutos de conversa(seja por ele também ter tendências a chamar todos de apelidinhos ou por nossa clara extroversão) e eu amooo a forma como eles dois juntos são aquele meme: fofoca kkkkkk

Luci 24/08/2021

Amo romances sobrenaturais, principalmente aqueles que envolvem não apenas lobisomens e vampiros como também outras espécies.

Nesse, vemos logo de cara a antipatia de Alexia e Conall que esconde a grande atração que ambos sentem pelo outro. Ao longo do livro o romance deles se desdobra e o final já é esperado. O que diferencia esse livro dos outros do mesmo gênero é fato de o foco não ser totalmente no romance, mas não história no geral, isto é, na sociedade em que ela se passa.

Então, caro leitor, se você quer ler esse livro apenas pelo romance, leia, mas não se engane, o livro aborda muito mais e deveras interessante.

Ps: dei 3,5 porque, por mais que o enredo seja diferente, não me fez mergulhar na história, isto é, gostei dos personagens e de tudo no geral, entretanto, não me apaixonei, mesmo que ela tenha me cativado e eu n tenha conseguido parar de ler. (Pretendo ler as continuações)

Cinthia 26/06/2021

NOSSA! QUE LIVRO!!!!!

Tem tudo que eu mais gosto em uma história.
Pra começar é um romance histórico, com uma protagonista inteligente, ousada, engraçada e impertinente e um mocinho muito sexy, protetor e apaixonado que vivem um relacionamento entre tapas e beijos.
Se isso não bastasse ela não tem alma e ele é um conde lobisomem, mas não tem nada de estranho nisso já que a sociedade inglesa é integrada por diversos seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fantasmas, etc).
Juntos os protagonistas enfrentam diversos perigos (aí entra a parte Steampunk da narrativa) para desvendar um mistério que tem causado o desaparecimento de alguns destes seres sobrenaturais.
É uma história romântica, engraçada e emocionante que eu recomendo a todos que me perguntam sobre um bom livro.

Nathi 19/06/2021

Alexia é totalmente fora da casinha!
A frente de seu tempo, seria pouco para definir Alexia Tarabotti.

Uma solteirona bem resolvida com a vida e sem alma, a Srta Tarabotti se mete em confusões da primeira até a última página e por vezes me deixou em extrema angústia e apreensão.

Entre jantares e a amizade verdadeira e fiel com o vampiro lorde Alkadema e as brigas e afrontas com o lobisomem lorde Maccon, Alexia me fez rir e me divertir imensamente com as suas loucuras e
a sua lógica objetiva sobre o natural e o sobrenatural.
Nagisa 06/09/2021minha estante
Sim! A amizade deles dois é tudinho

julia 11/06/2021

Um livro arrebatador
Eu não gosto de fantasias, vampiros, lobisomens e nem nada do tipo, bom, eu não gostava. Esse livro me agarrou de uma forma inexplicável, a princípio, tive um pouco de preconceito por ter temas irreais. Entretanto, logo nas primeiras páginas, percebi meu ledo engano, fui simplesmente abrasada com o enredo original e personagens cativantes. A cada página lida, eu queria mais. Não consegui largá-lo enquanto não terminasse e descobrisse todas as tramoias. A mistura do romance histórico com o sobrenatural fez-me, e digo isso orgulhosamente, morder a língua.