Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

stsluciano 02/04/2013

Em um primeiro momento, Alma? não me chamou tanto a atenção. Por mais que goste de personagens femininos fortes e que, com muito bom humor, lidam com as adversidades de seu tempo, fazendo troça das convenções sociais sem, no entanto, comprometê-las por completo, Alexia acabou me passando despercebida, o que se provou uma verdadeira injustiça.

Alexia Tarabotti é uma jovem de vinte e seis anos que ainda não arranjou um marido, o que faz dela, em pleno período vitoriano, uma solteirona sem esperança alguma. Para completar, possui sobrenome, nariz, tez e um corpo italiano, herdados do pai; que muito contrasta com suas meio-irmãs, frutos do segundo casamento da mãe, que estão perfeitamente dentro do que os costumes da época pedem, quase como se ela fosse Lady Edith Crawley, a feia filha do conde Grantham, em Downton Abbey, quando comparada com suas belas irmãs.

Isso faz com que Alexia viva em uma situação que muitas princesas de contos de fadas viveram, sendo preterida e cutucada em qualquer ocasião em que se desponte a oportunidade, mas com uma importante diferença: Alexia é dona de uma língua solta, irônica, mordaz e um comportamento completamente à frente de seu tempo, aliados a uma condição que faz dela um ser único: ela é uma preternatural.

O livro começa com a autora nos apresentando Alexia chamada de Srta. Tarabotti entediada em um baile onde nem mesmo se serviu uma comida decente, dando uma escapada para fazer um lanche rápido, mas um vampiro entra em cena e parte para atacar a moça. O que ele não sabe é que ela, sendo uma preternatural, ou sem alma, é capaz de anular os poderes sobrenaturais das criaturas: ao simples contato, vampiros e lobisomens perdem suas características fantásticas e se tornam humanos enquanto tal contato durar. Com a ajuda de sua sombrinha que possui, não por acaso, uma ponteira de prata o vampiro acaba sendo morto, com razão pois se mostrara bastante mal-educado.

Pouco depois entra em cena Lorde Maccon, um lobisomem que comanda o DAS uma espécie de gabinete do governo que regulamenta a atividade sobrenatural, de modo que nada saia dos trilhos para investigar a morte do vampiro e não fica surpreso ao encontrar Aléxia na cena do crime, uma vez que ela tem talento para entrar em confusões. Fica logo claro também, devido a animosidade entre os dois, que Alexia e Maccon formam o casal com tensão sexual do livro.

É preciso explicar a sociedade na qual Alexia vive. Sendo um livro do subgênero steampunk, isso quer dizer, à grosso modo, que a autora escreve uma história no tempo passado onde se tem a presença de elementos tecnológicos posteriores à esta época, porém desenvolvidos com a tecnologia presente nela. Como o livro é ambientado no século dezenove, vemos chaleiras automatizadas movidas à vapor, elevadores à manivela e etc.

Mas, o mais importante para compreender o livro, é saber que na sociedade onde ele é ambientado, a existência dos seres sobrenaturais é conhecida há um bom tempo, tanto que no período eles já estavam, inclusive, inseridos na sociedade observando estritas regras de convivência com os seres humanos mortais, como não transformar ou se alimentar de uma pessoa sem a mesma estar de acordo existindo inclusive prostitutas de sangue, que se deixam morder por vampiros em troca de dinheiro e informar ao DAS quando da transformação de um novo membro.

Por isso, o ataque súbito que Alexia sofre deixa Lorde Maccon alarmado, pois algo de muito errado deve ter acontecido para que aquele vampiro deixasse sua colmeia para se alimentar desta forma, contrariando todas as regras de convivência mútua. À margem disso, a intrigante sobrenaturalidade de Alexia, e seus poderes ganham certa notoriedade, e o leitor logo se perguntará se, sendo ela capaz de neutralizar os poderes de lobisomens e vampiros, não seria também a fonte de uma possível cura?

Talvez eu precise explicar também o comportamento de Alexia. Apesar de ter a língua solta e não conseguir ficar calada quando, muitas vezes, seria mais fácil o fazer, ela não é amoral ou alheia a críticas. Como todo mundo ela se sente envergonhada, ferida, subestimada, a diferença aqui é o que ela faz para dar à volta por cima.

Gostei muito do texto da autora, Gail Carriger. Guardadas as devidas proporções, e isso graças à ambientação de época do texto, ele fica parecendo algo como Jane Austen com um belo senso de humor a própria autora se diz fã de Austen que dá um tom leve ao livro, que ajuda e muito no andamento do mesmo.

Acho que a autora conseguiu construir uma excelente obra, com uma ambientação onde todos os personagens se encaixam e são memoráveis, como o Professor Lyall, que é o Beta na alcateia de Lorde Maccon; Floote, fiel mordomo, sempre pronto a ajudar Alexia; Ivy, a melhor amiga dela; e, claro Lorde Akeldama, um vampiro efeminado por quem ela nutre especial afeição e não parecem soltos ou supérfluos, nem mesmo com relação à trama.

É admirável quando, em um livro de estreia de uma série, o autor consegue fazer com que nada seja gratuito, com cada passagem tendo sua relativa importância, e terminá-lo sem deixar pontas soltas que não àquelas que darão oportunidade de prosseguir com a série. Pelas minhas contas, essas pontas soltas foram duas, e, em minha humilde opinião, renderão bastante no futuro.

Pra finalizar, destaco o trabalho gráfico da editora Valentina. O acabamento do livro é muito bom, desta vez gostei muito da capa, ela tem um ar misterioso que apenas Londres sob a neblina pode ter, e as páginas trazem elementos que se somam à identidade visual da série, agregando valor ao produto final.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/03/alma-o-protetorado-da-sombrinha-o.html
Dani 03/04/2013minha estante
Hey!
Eu acabei de ler a resenha no seu blog e vim dar (a mesma) opinião aqui.
Sou bem leiga quando se trata do gênero "steampunk", mas a história depois de umas boas lidas em resenhas e relidas em sinopse, começou a me chamar a atenção.

Eu adorei o estilo da personagem principal, mas preciso tirar uma dúvida: a história é uma série de 5 livros? o.O

No mais, adorei a resenha!
Ela ficou ótima!
Espero poder ler este livro em breve!

Michele 03/04/2013minha estante
Adoro suas resenhas: completas , sinceras , sem puxação de saco , e fiquei tãoooo feliz que vc gostou do livro , tb aprecio quando uma serie termina sem me deixar loucaaaa varridaa querendo a continuação , ta certo que ficar um pouco curiosa ´´e bom mas nada demais , acho que vou amar esse livro tanto quanto amei a capa .

Michele 03/04/2013minha estante

Pandora 03/04/2013minha estante
O que a pessoa não faz por mais uma chance de ganhar um livro, até comenta duas vezes o mesmo texto! To louca para ler esse livro e se ganhar vou economizar uns trocados néh?!?! ;)

SahRosa 06/04/2013minha estante
Até o momento, eu não tinha ideia do que esperar desse livro. Quando soube do lançamento, a capa e sinopse me conquistaram, e agora com a sua resenha minhas expectativas estão ainda maiores, espero poder gostar quando ler!

Lucas 07/04/2013minha estante
Steampunk é um gênero que me atraiu, e me disseram que esse livro é minha cara, ainda não sei por que hahaha
Sua resenha está muito bem feita, muito bem escrita. E a primeira que compara a autora à Jane Austen. Uau, ela deve ser boa então haha

Maristela 07/04/2013minha estante
Como disse no blog, eu quero muito ler esse livro. Achei muito interessante a sua resenha e gostei bastante.

Ivi 09/04/2013minha estante
adorei a descrição da protagonista: Fora dos padrões e forte!!! Quero ler!!!

cristiane190 09/04/2013minha estante
Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
A capa não me agradou muito.

Paty 16/04/2013minha estante
Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural.

Clara 17/04/2013minha estante
Bom, o livro chamou muito minha atenção. Adoro e sou viciada neste tipo de temática! Espero ler o livro em breve! Adorei a resenha, deixou um gostinho de quero mais!

Thici Rodrigues 20/04/2013minha estante
Adoro o gênero, adorei a história e pela sinopse vi que os personagens são apresentados em sua devida ordem e em um contexto fácil pro leitor levar a história sem ficar "voltando", odeio quando os personagens são jogados nos primeiros capitulos e você que quiser que se vire pra decorar nomes e história. Quero muito ler ^^

Saleitura 22/04/2013minha estante
Luciano você quando gosta da leitura já percebo pela resenha.realmente Alma? Ultrapassou as expectativas. Uma história que nos prendeu do início ao fim e a autora o fez muito bem. Alexia me cativou assim como o Lorde Maccon. Um casal super hilário e vai dar muito o que falar. ótima resenha e um A vale comemoração.

Laura 28/04/2013minha estante
Muito ansiosa pra ler esse livro, pena que sei que seu eu gostar vou comprar todos os outros livros da série, isso que dizer, falindo hahaha.

Joy 30/04/2013minha estante
Quero muito ler esse livro, e essa resenha só me deixa com mais vontade!

Beth 30/04/2013minha estante
Vou ler com certeza.Gostei do que li em sua resenha e aprendi mais um pouco sobre este livro.

Pamela Liu 30/04/2013minha estante
De início, também não tinha em interessado pelo livro, mas depois de ler tantas resenhas positivas, fiquei curiosa sobre ele.
Adorei a ideia de Alexia ser uma preternatural, sendo capaz de anular os poderes dos seres sobrenaturais com um toque, tornando-os humanos.
Achei bastante interessante esse gênero steampunk! Fiquei com muita vontade de ler esse livro! =)

Camis 30/05/2013

Brilhante!
Alma?, primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha, me encantou desde o momento em que vi esta capa. Embora não a tenha achado lindíssima, ela com certeza deixou um ar de mistério no ar que me fez ansiar pela leitura do livro. A série steampunk trouxe uma heroína incomum para o mundo literário: Alexia Tarabotti, ou srta. Tarabotti, uma preternatural.

Pra quem não sabe, os preternaturais são seres que não são nem naturais, nem sobrenaturais, eles simplesmente não tem alma. Para que um humano sobreviva às transformações para se tornar um vampiro ou um lobisomem, ou até mesmo um fantasma, é necessário que o mesmo tenha uma quantidade de alma específica. É por isso que artistas, músicos, pintores, entre outros artistas em geral, possuem a tendência de sobreviverem à "metamorfose", pois estes possuem um quantidade de alma maior. Já os preternaturais, que não possuem esse elemento, além de não poderem se tornar um ser sobrenatural, tem uma outra característica peculiar: eles anulam os poderes não-naturais dos outros seres, fazendo com que um ser sobrenatural se torne humano temporariamente com apenas um toque.

Na antiga Londres do século XIX, os seres sobrenaturais já vivem em harmonia com seus co-habitantes humanos. Existem bares especiais para vampiros, um governo paralelo que defende os interesses dos sobrenaturais perante a Rainha Elizabeth, prostitutas de sangue, festas de comemoração pela lua cheia, e o DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), que tem a função de controlar os lobisomens, fantasmas e vampiros da região.

Apesar de solteirona e fora dos padrões de beleza da sociedade, graças a sua descendência italiana, Alexia não se deixa abalar pelos comentário afetados, que sempre tinham como protagonista a solteira de nariz avantajado de 26 anos da cidade. Com sua inteligência, humor sagaz, paixão pela leitura, condição preternatural e atitude audaciosa, Alexia sempre se intrometia nos assuntos do DAS, que tinha como seu diretor o Lorde Maccon, o lobisomem Alfa da alteia da região, alguém por quem ela dizia nutrir somente sentimentos ruins.

Ainda assim, os assuntos do Lorde e da solteirona não estavam tão relacionados até o dia em que, em pleno baile de gala, Alexia assassinou um vampiro recém transformado que nada tinha de educado (afinal, ele a atacou sem nem ao menos perguntar seu nome!). Quando srta. Tarabotti começa a ser investigada pela colmeia de vampiros da região e sofre uma tentativa de sequestro, Lorde Maccon percebe que não pode mais ignorá-la, e o que quer que esteja acontecendo na sua cidade, em que vampiros errantes e lobos solitários estão desaparecendo, Alexia com toda certeza está envolvida. E ele precisa protegê-la.

Esse foi o primeiro livro steampunk que li, e adorei a experiência. Sem sombra de dúvidas, Gail conseguiu criar uma protagonista inusitada, audaciosa, inteligente, forte, atrevida e instigante. Em vários momentos desejei dar uns tapas na srta. Tarabotti por sua atitude abelhuda, mas ainda assim em nenhum momento deixei de torcer pela moça. E não somente a protagonista ganhou meu coração, mas também Lorde Maccon (com seu charme e brutalidade de um Alfa) e o Lorde Akeldama (com toda a sua extravagância à flor da pele), deixando claro que a autora mais do que soube desenvolver seus personagens.

Com um cenário repleto de bailes de gala, anquinhas, cortes, chás ingleses e protocolos, típicos do século XIX, Alma? carrega o leitor para um ambiente criativo e histórico. Além do enredo histórico e da narrativa leve, mas às vezes carregada de palavras ou expressões antigas, Gail soube deixar seu leitor angustiado por mais. Principalmente quando ela fez Lorde Maccon e Alexia trabalharem juntos, o que nos rende várias risadas e suspiros. Se você não leu, leia!

"(...) Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata. (Página 186)"

Caroline507 03/06/2013minha estante
Já marquei como um dos próximos na minha lista de vou ler assim que ver na livraria!
nunca li nda steampunk

Thay Ribeiro 20/06/2013minha estante
O q mais me atraiu no livro foi o sobrenatural!
Não sou fã de livros históricos, mas fiquei bem curiosa com a história!!!

Rodrigo Lessa 11/07/2013minha estante
Tem muuuuuuuuuuito tempo que quero ler este livro, estou até participando da promoção com Dedos cruzados e ansioso, querro mt mt mt mesmo. Adoro a Gail, ela é super foda. Gostei bastante da ideia de varios seres bem diferentes nessa historia, o departamento, o contexto, nossa, tudo é bem legal!

Lisa 12/07/2013minha estante
O livro parece ser muito bom, estou louca para lê-lo.

Moniiqueta 12/07/2013minha estante
Ah meu eu quer ler Alma ? tipo assim para ontem..já me inscrevi em tantas promoções esperando ganhar o livro HAHAHAHA .
Pela sua resenha e todas as outras o livro parece e deve ser ótimo.. COm uma protagonista totalmente diferente da sua época, sem alma e totalmente hilária...ela é meu tipo de mocinha..forte e que fala o que pensa..
Conhecer um mundo vitoriano não é bem o meu gosto..mais pelas resenhas Alma ? me conquistou tanto que isso é o de menos para mim.. Quero saber como é essa loucura..esse mundo cheio de seres sobrenaturais..seres sem alma..Acho que vale a leitura..ainda mais sendo os personagens tão bem elaborados.

Beth 15/07/2013minha estante
Muito bom a resenha. Que vontade me deu de ler este livro. Já estou namorando ele há um bom tempo. Amei.

Line :) 19/07/2013minha estante
Me apaixonei pelo livro devido à capa, só então me atentei à sinopse.e a partir dai fiquei louca querendo a série.

Amei sua resenha, pois você mostrou que terá os temas que adoro sobrenatural e romances de época....amei saber que Gail deu uma visão diferente sobre vampiros e lobisomens... nos faz querer mais ainda ler os livros.. Parabéns pela resenha.

bjs

Gel Borges 23/07/2013minha estante
Olá flor...
Esse livro está na minha lista desde o lançamento e com sua resenha minha curiosidade aumentou.
Louca para ver no que dá essa mistura de sobrenatural com romance de época!
Parabéns!

Gabrielle 24/07/2013minha estante
A capa me chamou muito a atenção e ler a resenha me deixou mais ansiosa a ler o livro, é mais um que vai para a minha lista de eu quero kkk

DomDom 02/08/2013minha estante
É impressionante a quantidade de resenhas positivas que li em relação a esse livro. Pelo jeito, ele merece todas elas mesmo. Só passei a ter conhecimento desse termo "Steampunk" através desse livro, mas já tinha assistido filmes do gênero. Acho que a autora acertou em cheio todos os elementos que ela inseriu nessa série, personagens complexas, trama interessante, etc.
Muito curioso pra ler.

Tâmara Moya 02/08/2013minha estante
Oi flor
Lendo a resenha parece que o livro é ?divertidíssimo?.
História de vampiros e lobisomens! Os personagens se apresentam marcantes, inteligentes, cheios de personalidade, sarcásticos, rabugentos excêntricos. As cenas e diálogos são recheados de humor e irreverência. Sendo assim, o texto flui. E melhor ainda, tudo se passa na Inglaterra vitoriana, vestidos, sombrinhas? tudo bem colocado pra vc sentir vontade de pular pra dentro da história.
Adorei a resenha.
Bjus

Rafa 13/04/2013

Resenha - Alma? - Gail Carriger
Um livro realmente sexy e maravilhoso.

Alexia Tarabotti é solteira, tem 26 anos, e também é uma preternatural (você não leu errado), ela não tem alma, por isso esse termo, ao contrário das criaturas sobrenaturais ela tem o poder da personagem Bella de Crepúsculo, quando um sobrenatural chega bem perto dela, os poderes desse ser na hora cessam. É o que acontece no começo do livro, um vampiro desconhecido e solitário, por motivos desconhecidos a ataca enquanto bebericava uma xícara de chá ao lado de sua sombrinha, acaba por acertar o desconhecido com sua arma, o vampiro estranha sua dentição freada quando chega perto dela, o ato de usar a sombrinha faz com que ele caia no chão, morto. Nessa parte da leitura é impossível parar de ler.

A história se passa na era vitoriana, família tradicional, onde também as moças eram delicadas, com seus vestidos mais pesados que o corpo, um detalhe interessante é que os sobrenaturais eram considerados pessoas normais na época, um humano da sociedade convivia naturalmente com um vampiro, até mesmo tinha o DAS para proteger as leis só dos sobrenaturais, o mesmo comandado pelo Conde Maccon, um lobisomen super sexy. Mas poucos sabem da condição de Alexia, somente a família e alguns sobrenaturais é que sabem. Isso parece ser um motivo para àquele vampiro a ter atacado. Ela é uma ameaça, pelo que parece.

Alguns lobisomens e vampiros começam a sumir, e ela juntamente com o Conde quer investigar, porque querendo ou não ela faz parte disso.

O que dizer da narrativa da autora? Sim, segue o estilo steampunk claro, a leitura é viciante, a narrativa discorre no começo de uma maneira estranha de se ler, mas com o tempo você se interessa e não para mais, ainda mais com essa diagramação linda do livro, não tem como se cansar na leitura, os detalhes das páginas também, achei o trabalho da editora impecável.

A premissa parecer ser chata, porque só o mistério de alguns sobrenaturais sumindo aqui e ali parece que já vi algo parecido, mas a autora conhece o leitor e vai a fundo, porque tem romance, tem mistério, faz da personagem Alexia a mais engraçada do livro, com seu linguajar irônico e com personalidade forte. O que o leitor pode estranhar é que a fala dos personagens é bem diferente, por se tratar de uma época diferente também.

Enfim, um livro muito bom, dá até para tomar um pouco de chá agora e pegar o mesmo livro pra ler de novo. Por que não mais um pouco de diversão? Aposto os fãs de sobrenatural irão adorar.
Cris21 13/04/2013minha estante
Livro perfeito esse, adorei!

cristiane190 16/04/2013minha estante
Gostei quero muito ler.

Manuella_3 20/04/2013minha estante
Adorei sua resenha, Rafa. VOu ler, sim. Quero conhecer o estilo steampunk.

Liana 16/08/2013minha estante
Parabéns pela resenha!

julia 16/12/2013minha estante
pronto...agora fiquei mais instigada ainda..kkk..vou a caça desse livro..ótima resenha..

Tatiana 18/05/2014minha estante
Achei ele um pouco cansativo!
Começa a ficar melhor da metade pra o fim.
Achei os diálogos um pouco chatos.
No entanto, é um livro bom.

Hemy Gomes 17/01/2017minha estante
achei suuuper chato, não consegui passar do 3o cap de tão chata a narração, a história e todo o resto

Thayna 07/08/2020

Não esperava muito desse livro porque não gosto muito da temática de vampiro e lobisomem, mas acabou me surpreendendo e simplesmente me apaixonei.
Blacktikey 07/08/2020minha estante
Mas e então, você acha q ele explora muito o clichê do clichê, ou ele é mais original?

Thayna 07/08/2020minha estante
eu achei bem original, porque mistura romance de época com fantasia e o gênero steampunk.

Blacktikey 07/08/2020minha estante
Eu nunca li isso com steampunk. Pra mim , só isso já é novidade. Trata-se de uma franquia de livros?

Thayna 10/08/2020minha estante
sim, este é o primeiro livro da coleção.

Blacktikey 10/08/2020minha estante
Ahha legal

Ju 29/05/2013

Alma?
A Editora Valentina me deixou encantada com esse livro. Não só porque o trabalho gráfico e a revisão estão impecáveis, como sempre. Essa capa é linda demais, mas não foi o que mais me chamou a atenção quando foi divulgado o lançamento. Foi a sinopse que me encantou. Mas confesso que, quando iniciei a leitura, já tinha me esquecido dela. E tive a oportunidade de conhecer tudo sem nem uma pista do que me esperava.

Alma? conta uma das histórias mais interessantes que já li. O gênero steampunk é realmente fascinante. Gail Carriger criou uma época em que os humanos convivem de perto com as criaturas sobrenaturais na sociedade londrina. Algumas pessoas que têm cargos bem importantes, inclusive, são vampiros ou lobisomens. Há um departamento especializado nessas criaturas, o DAS - Departamento de Arquivos Sobrenaturais. Ele está ligado à rainha, e monitora tudo o que acontece com esses seres especiais.

"A população reduzida contribuía para salvaguardar os círculos de sobrenaturais do protesto do público. Quando eles finalmente se apresentaram ao mundo moderno, os simples mortais só conseguiram superar o pavor milenar ao se darem conta de que havia pouquíssimos povos sobrenaturais. Na alcateia de Lorde Maccon eram onze membros no total, e na colmeia de Westminster, menos ainda; ambas eram consideradas bastante grandes."

Só para esclarecer: as alcateias são formadas por lobisomens, é claro, e Lorde Maccon é o alfa de uma das mais famosas - além disso, exerce um importante papel no DAS. Já as colmeias, são formadas por vampiros. Têm a liderança de uma abelha-rainha e seus membros mantêm vários zangões - seres humanos que os assessoram e que, em sua maioria, desejam ser recompensados com a imortalidade. Mas transformar um humano em lobisomem ou vampiro não é uma tarefa simples. O candidato à metamorfose precisa ter uma quantidade suficiente de alma, e isso não pode ser verificado com antecedência. Muitas tentativas falham.

Mas não falamos só de humanos comuns e de criaturas sobrenaturais - temos também os preternaturais - humanos nascidos sem alma que, por isso, têm o poder de neutralizar as forças sobrenaturais. Portanto, esses seres também são monitorados, e os vampiros e lobisomens sabem que devem evitá-los. Quando tocados por eles, se tornam bastante vulneráveis, devido à perda temporária de seus poderes. Embora os humanos saibam que o sobrenatural existe, e convivam com ele a cada dia, não têm conhecimento de que algumas pessoas que parecem simples mortais caminham sem alma por aí.

Alexia Tarabotti é uma dessas pessoas. Uma solteirona super divertida e cheia de personalidade, nada dócil e bem diferente das outras mulheres de seu tempo. Como ela é conhecida pela comunidade sobrenatural, normalmente não a importunam. Por isso, ela realmente se surpreende ao ser atacada por um vampiro, quando se retira para a biblioteca de uma casa em que um baile está acontecendo (Alexia é louca por livros, mas na verdade, naquele momento, tinha escolhido o local para fazer um lanchinho). Ela acaba por matá-lo e esse é o ponto de partida para uma grande confusão. E também o início de uma história de investigação e romance.

"- Minha preocupação tem a ver com a possibilidade de outra pessoa ser atacada. É óbvio que pode cuidar muito bem de si mesma.
A srta. Tarabotti não sabia se ficava magoada por ele não se importar nem um pouco com sua segurança ou se exultava por ele confiar em sua competência."

As personagens desse livro são fantásticas. Eu não costumo me tornar fã de lobisomens (costumo não ir nem um pouco com a cara deles, aliás), mas o Lorde Maccon... Nem sei como me referir a ele. Se ele não tivesse dona, eu entrava na fila!! hahaha....

"- Sou um velho lobo idiota, que tem passado tempo demais com a alcateia e de menos com o resto do mundo em geral."

A narrativa é incrível, não dá pra desgrudar de Alma?. Eu queria tanto que os próximos volumes já estivessem disponíveis!! É uma série tão gostosa de ler, que eu com certeza não sossegaria enquanto não terminasse. Fora que a curiosidade de saber o porquê de tantos polvos (na lombada, contracapa e em todas as páginas do livro, contendo a numeração delas) está me matando aos poucos... rs... E, sim, eles aparecem na história, mas isso não ajuda nem um pouco na solução do mistério.

Enfim, leiam!!! É um livro mega divertido e completamente viciante!

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/05/resenha-alma.html
Adriane Rod 30/05/2013minha estante
Nunca li nada steampunk e nem tinha lido algo sobre esse livro e adorei a sua resenha.

Preternaturais??? Que nome diferente, né? Adoro criatividade.

Quero muito conhecer esse época em que se pode viver entre os animais sobrenaturais.

O livro é de uma criatividade incrível!
Adorei.

;)

Lua 30/05/2013minha estante
Nossa, Ju. eu estou muito afim de ler esse livro e até li algumas resenhas mas a sua foi q me deixou com mais vontade, apesar de conter alguns detalhes, mas ão compromete a surpresa com decorrer da leitura. Amo literatura fantástica e apesar de nunca ter lido nada do gênero Steampunk já adorei. O livro deve ser muito bom. A capa é maravilhosa, espero ter a oportunidade de lê-lo.

Beijos!

Thaís 30/05/2013minha estante
Adorei o livro haha Devo admitir que no incio nao fui nem um pouco com a cara dele mas agora o achei super legal, adorei o book trailer é bem diferente haha enfim, entrou na minha listinha (quando vc diz que um livro é bom, é porque realmente é verdade)

Juh 01/06/2013minha estante
Aaaai Ju nunca li esse livro, mas sinceramente sua resenha me deixou com água na boca. Gente esse livro parece ser perfeito, amei a capa bem chamativa, nunca li nada do gênero Steampunk, mas quero lê muito em breve, como sempre eu sou viciada em filmes e séries: acho que daria uma boa serie?! HAHHAHHAHA

Cia do Leitor 06/07/2013minha estante
É um livro que venho cobiçando e namorando, toda resenha é positiva e me deixa mais ansiosa!!
Sua resenha não foi diferente, apresentou-me da forma que esperava, me encheu de vontade de ler.
Parabéns!
Nizete
Cia do Leitor

Miry 30/04/2022

Protagonista de centavos
Ai sinceramente que história chata do cacete, hein! Tinha tudo pra ser legal mas a protagonista é uma tapada.

A autora escolheu as palavras mais difíceis pra falar coisas simples, nem Pero Vaz de Caminha quando escreveu pra Portugal usou palavras tão complicadas.

Miry 16/06/2022minha estante
Tem sim amg!

LuaTeresa 16/06/2022minha estante

Miry 16/06/2022minha estante
Por nada ???

Michelle 14/05/2022

Alma?
Primeiro, ela não tem alma. Segundo, ela é uma solteirona cujo pai é italiano e está morto. Terceiro, ela foi rudemente atacada por um vampiro, quebrando todos os padrões de etiqueta social. Para onde ir a partir daí? De mal a pior, aparentemente, porque Alexia acidentalmente mata o vampiro - e então o terrível Lord Maccon (barulhento, bagunçado, lindo e lobisomem) é enviado pela Rainha Vitória para investigar. Com vampiros inesperados aparecendo e vampiros esperados desaparecendo, todos parecem acreditar que Alexia é a responsável. Ela pode descobrir o que realmente está acontecendo com a alta sociedade de Londres? Sua habilidade sem alma de negar poderes sobrenaturais será útil ou simplesmente embaraçosa? Finalmente, quem é o verdadeiro inimigo?

Michelle 15/06/2022minha estante
tem um pouco sim, mas é leve

Queria que não tivesse ?

Bianca | @estanteliiteraria 14/03/2022

Eles têm muita química e são cheios de personalidade
Quando Alexia é atacada por um vampiro ela precisa fazer de tudo para sobreviver e acaba tendo que matá-lo. Mas o fator mais estranho era que o vampiro não fazia ideia de sua condição, preternatural, ao tocar um sobrenatural ele se torna um humano comum durante o toque. Todos os sobrenaturais deveriam conhecer sua condição. Por isso, ela inicia uma investigação por conta própria, desafiando Lorde Maccon.

De cara já amei a interação da Alexia com Lorde Maccon, essas implicâncias que eles tem um com o outro sempre me conquista e obviamente já comecei a torcer para que eles fossem um casal. E para o meu espanto o primeiro momento de romance entre os dois me surpreendeu por ser tão cedo. Não senti que foi rápido, mas achei que a autora iria dar aquela enrolada, então amei ela não ter estendido. Eles têm muita química, cheios de personalidade e as cenas deles são sem dúvidas as melhores do livro.

Inicialmente achei a leitura bem lenta, mas acredito que foi algo mais pessoal do que o livro em si. A escrita da autora é mais robusta e não estava esperando, então é natural sentir a diferença da expectativa. Mas deslanchei na leitura e não conseguia largar. A sociedade que a autora criou é muito interessante e dá abertura para ela trabalhar de todas as formas, estou ansiosa para o que irá desenrolar nos próximos volumes.

Amei os personagens secundários e espero que tenha mais deles no decorrer da série. Mas sempre há uma exceção, a família da Alexia foi extremamente racista e ficou claro que não só eles, mas quando a família é racista com um parente tudo se torna pior. Tudo que falavam afetou tanto a Alexia que ela não se sentia boa o bastante para ser a fonte de desejo de Lorde Maccon. Foi a única coisa que realmente me incomodou na leitura, queria trucidar todos que falavam.

O plot central do livro foi bem interessante, ele deu um boa introdução do que possivelmente está por vir. Por um tempo não conseguia ver possibilidade para como iria se resolver, mas a autora encontrou uma forma de casar tudo. Enfim, o livro termina bem fechado, mas com possibilidade de continuação. Se você está querendo ler algo diferente e está sem tempo, esse é um livro rápido que você não precisa ler a continuação logo em seguida. É uma leitura gostosa e diferente.

site: https://www.instagram.com/estanteliiteraria/

Bianca | @estanteliiteraria 15/06/2022minha estante
Tem não

Gabi 12/07/2018

Alma?
Que livro gostoso de ler!Ele se passa no século 19 com algumas tecnologias futurísticas (por isso a capa).Confesso que no começo fiquei um pouco confusa,não consegui entrar muito história e demorei um pouco pra entender essa mistura de sobrenatural(lobos,vampiros etc) mais século passado e tecnologias.O casal principal tem uma super química,a Alex - personagem principal- tem muita personalidade,muita atitude e não é aquela mocinha bobinha.Único motivo de eu ter tirado meia estrela foi que nas partes de ação,eu fiquei um pouco confusa,não conseguia entender o que estava acontecendo em cena.Achei um ótimo passatempo,estou louca para ler os próximos.
@alice.in.bookland
Fabi129 12/07/2018minha estante
Me interessei por este livro, mas n li até hj pq faz parte d uma série e tenho preguiça d livros d continuação kkkkkkk

Gabi 12/07/2018minha estante
Então,o livro 1 acabou bem acabado.Sinceramente não sei o que vai ter no segundo livro,provavelmente um novo ?problema? mas o livro 1 que é esse acaba bem de boa.Se você quiser só ler o primeiro,não perde nada :)

Fabi129 12/07/2018minha estante
Qd começo uma série, leio td d uma vez kk é um tipo d toque q tenho. E isso me atrapalha e mt pois quase n leio série =/

Fernanda 12/06/2022

Aquela farofinha?
Antes de ler, não lembro de ninguém que tenha me recomendado a história e para minha surpresa ela entregou tudoooo ??
Amei essa mistura de romance de época, fantasia e mistério que gera uma grande farofa que não tem como não gostar. Entretenimento puro.

Fernanda 16/06/2022minha estante
Oi, tem sim cenas hot.

LuaTeresa 16/06/2022minha estante

Aninha Schimidt 14/12/2021

Esse livro sugou minha alma (no bom sentido), socorro
Ao abrir ?Alma??, eu já tinha lido a sinopse não só dele como a de outros livros da série, então cheguei com uma ideia pré-formada do que iria encontrar, e acabei levando uma sombrinhada na cabeça e um tombo num porco-espinho, porque foi tudo completamente diferente do que estava imaginando.

Amo steampunk (apesar de não ser um gênero tão comum), amo fantasia, amo romance - juntou os 3? Pensei: ?vai dar bom, mas não é possível que a autora consiga manter 3 pilares desses, alguma coisa vai ficar em falta, e pelo que aparenta o andar dessa carruagem, deve ser o romance?. Mas não é que ela conseguiu fazer com que coubesse tudo??? E quebrei ainda mais a cara porque o romance é exatamente o que mais aparece, muito obrigada. O senso de humor irônico e surreal imbuído na escrita e nos personagens, em especial na protagonista, também é uma grande fonte de fraqueza minha, então desde o princípio a minha alma já estava totalmente vendida à nossa preternatural favorita. E ouvi falar que os próximos livros tem uma pegada ainda mais profunda na parte steampunk (apesar de realmente ter tido uma boa quantidade de ambos neste primeiro livro, definitivamente a construção de mundo em relação ao sobrenatural ficou mais em evidência), então YAY!!!

Adorei o casal, porém ainda acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Além disso, mesmo que no final não tenha sido um problema para mim, os capítulos são muito longos, o que pode fazer com que se torne uma leitura cansativa para algumas pessoas. Quando vi capítulos de 50 minutos, me assustei muito, mas a história estava tão interessante e a narrativa tão boa que acabei me deixando levar e quando me dei conta já tinha terminado o livro e não fiz mais nada o dia inteiro. Diria que foi muito bem aproveitado 💜

A série inteira se encontra no Kindle Unlimited em português, então fica aí a dica!!!
Loki Sa 14/12/2021minha estante
Nooosssaa, que capa é essa hein? Vou me permitir ser sugado tb ( no sentido bom ).

Loki Sa 14/12/2021minha estante
Tem cinco books dessa série, hum, interessante!

Aninha Schimidt 14/12/2021minha estante
Esse primeiro pode ser lido como um livro único, então acho que os outros talvez sejam também aventuras separadas, mas ainda assim é muito bom ler na ordem e direto pra saber o contexto.

Laís Anulino 03/08/2018

Nunca saia de casa sem sua sombrinha
Uma mistura de romance de época com fantasia sobrenatural. Já imaginou se vampiros, lobisomens e humanos pudessem viver em harmonia? Agora imagina isso em plena sociedade vitoriana, com todos aqueles bailes e regras de etiqueta!

Alexia Tarabotti nasceu sem alma, o que significa que ela é uma preternatural e tem o dom de anular os poderes de seres sobrenaturais através do toque, mas são poucas as pessoas que sabem disso, para sua própria segurança.
Mesmo com seu poder, ela não deixa de frequentar os eventos da alta sociedade e nem de se meter em confusão, com sua sombrinha do lado, ela está pronta para enfrentar qualquer coisa. O que acaba com os nervos de Lorde Maccon, um lobisomem que trabalha em uma organização para manter os sobrenaturais em ordem, e que sempre que vai resolver algum problema, encontra Alexia envolvida nele. O Lorde sem dúvidas, não entende porque uma solteirona como ela não vai em busca de encontrar um marido e deixa de se meter em seu trabalho.
Então, de uma hora para outra, vampiros começam a desaparecer, e Alexia é a principal suspeita, o que é algo bem ruim, ainda mais para uma dama com a classe dela. Agora ela precisa descobrir os verdadeiros culpados e sair dessa saia justa, mas não vai ser fácil, ainda mais tendo que lidar com o temperamento e a falta de modos de Lorde Maccon.

Uma fantasia sensacional, com ação e diálogos hilários. Só me pergunto, por que não li esse livro antes?

Alexia me conquistou com seu senso de humor e com a mania de tirar todos do sério com suas respostas astutas que estão sempre na ponta da língua. E Lorde Maccon (como resistir a esse lobisomem?) que irá dar muito trabalho para a nossa protagonista (ou seria o contrário?). Sem falar que o final foi incrível! Amei demais essa leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BlnyIgJH7Cb/?taken-by=livrosdalais
Mariana @amarilendo 17/08/2018minha estante
Ahh amei que você leu também e eu te achei aqui du nadaa hahahaha Sou a Mari do IG @geek.women

Fanny 23/09/2018minha estante
undefined

Laís Anulino 08/10/2018minha estante
kkkkkkkkkk Obrigada, Mari!!
Eu só vi seu comentário agora, o skoob me trollando. ><
Que bom que vc me achou haha \o/

Gessica 23/05/2018

Divertidíssimo!!
Há algum tempo eu tenho tido vontade de ler Alma? - livro steampunk publicado pela Editora Valentina -, já tinha visto várias resenhas, mas nunca alguma que informava o que eu queria realmente saber. Seria apenas uma fantasia policial ou também haveria cenas de um romance? Quem me conhece sabe que adooro um romance bem quente! Eis que fico bem surpresa ao perceber que o livro foge totalmente do conveniente se tratando de seres sobrenaturais e ainda possui um romance para lá de quente! Venha conferir os detalhes desta resenha maravilhosa ;D

Alexia Tarabotti ou srta. Tarabotti - como é chamada no livro inteiro - é uma preternatural, ou seja, não natural e também não sobrenatural. Acontece que Alexia não tem alma, e neste mundo os seres regem pela quantidade de alma, aqueles que tem muita alma podem se transformar em seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, etc) e aqueles que tem pouca morrem passando pela metamorfose. Claro que não são todos que se submetem a transformação pois não há como medir a quantidade de alma e tem o risco de morte. Fato que faz a sociedade aceitar os seres sobrenaturais já que não são muitos. Acontece que não ter alma anula qualquer poder sobrenatural em qualquer ser que Alexia tocar, e sua condição é bem rara, tanto que são pouquíssimos os preternaturais. Mas ela os poderes somente são anulados enquanto ela mantiver o toque, depois que o contato é feito a criatura volta ao seu estado sobrenatural.

Srta. Tarabotti é meio italiana e teve essa condição - preternatural - repassada de seu pai, também italiano, mas que falecera há um bom tempo. Ela sofre certo preconceito por já ser considerada uma solteirona, ter um nariz um pouco grande, e por sua pele ser um pouco mais escura que as dos demais da sociedade londrina. Ela mora em uma família que vive a pondo para baixo com essas característica, sendo assim, não tem um boa auto-estima, mas tem uma língua extremamente afiada e incontrolável.

Alexia tem o dom de falar as coisas mas inconvenientes possíveis nos momentos mais inapropriados, geralmente choque na sociedade que pensa que as moças devem ser recatadas e não dominar tanto assuntos científicos como ela domina. Acontece que Alexia é um exemplo de emponderamento feminino tentando expor sempre a uma sociedade machista o que ela pensa por mais chocante que isto seja.

— Lorde Maccon — disse a srta. Tarabotti —, por que sempre que estou perto do senhor acabo ficando numa posição comprometedora?

Acontece que em um desses bailes, srta. Tarabotti vai até uma biblioteca onde é atacada por um vampiro, mas ao tocar na moça as suas presas somem e ele fica sem saber o que está acontecendo. O que é muito bizarro, pois os vampiros vivem no que chamam de colmeias, onde a rainha - a única que pode transformar um humano em um vampiro - toma conta de seus "filhos" lhes dando uma boa vida e falando sobre todas as leis que os vampiros devem seguir.

Em Alma? os seres sobrenaturais vivem em harmonia com os seres humanos seguindo as leis aplicadas a eles, nada de beber sangue sem a vítima autorizar entre várias outras coisas. Alexia acaba matando o vampiro sem querer e o DAS (Departamento de Assuntos Sobrenaturais) aparece lá, o problema é que o Lorde Maccon é um pouco implicado com Alexia por ela sempre se meter em apuros, o mesmo é um lobisomem e muito mal humorado.

Lorde Maccon soltou o braço da moça, parou, virou-se e, para total surpresa dela, beijou-a na boca com intensidade.

Há uma série de acontecimentos, lobos solitários e vampiros errantes estão desaparecendo, além do fato de que vampiros não registrados e sem conhecimento sobre a parte sobrenatural deles e leis, estavam aparecendo do nada. No meio disso tudo Alexia se vê envolvida ao quase ser sequestrada por um homem com rosto de cera, mas é salva por Lorde Maccon.

O livro é divertidíssimo! Eu amei os diálogos entre Alexia e os outros personagens, ela é extremamente inteligente e sarcástica. Mesmo na época vitoriana ela não se deixa abalar pelo fato de ser mulher e também que esperam dela uma mulher submissa, ela não é assim e jamais vai ser. Srta. Tarabotti impõe sua opinião de forma a deixar todos estarrecidos e chocados com a sua ousadia.

Acontece que Lorde Maccon tem uma quedinha por Alexia e durante o evento acima onde ele a salva, o nosso querido lobisomem acaba lhe roubando um beijo. Acontece que Alexia apesar da sua pouca experiência de recatada não tem nada e quer aproveitar cada momento. Assim temos algumas - poucas, infelizmente - cenas hot no livro.

— O professor Lyall é chegado a fofocas? — A preternatural parou de olhar para o corpo e fitou o rosto dele.
— Como uma velha futriqueira.

Os personagens secundários vão te cativar tanto quanto os personagens principais. Temos o professor Lyall, lobisomem e fiel escudeiro do Lorde Maccon, o mesmo é bastante educado, mas não perde a oportunidade para dar umas alfinetadas no amigo. Outro personagem do qual gostei muito foi o Lorde Akeldama, um vampiro errante e com um gosto muito peculiar para a moda. Ele gosta de se vestir com cores vibrantes, saltos, laços e tudo o que brilha.

Lorde Akeldama olhou-o de alto a baixo.
— Meu doce jovem pelado, olhe quem fala, não é? Não que eu me importe, claro.
O conde enrubesceu tanto que até o pescoço e os ombros ficaram vermelhos.
Alma? tem 308 páginas das quais eu devorei em apenas dois dias. Não consegui largar desde o instante que me inseri neste mundo que a autora Gail Carriger criou. Ela mistura o sobrenatural com uma sociedade em pleno século XIX que aceita o fato de viverem com lobisomens e outros seres, com a tecnologia steampunk, emponderamento feminino e um romance de lhe ascender um fogo pelo corpo inteiro!

Se eu gostei? Eu amei! Com toda certeza irei acompanhar os outros volumes d'O protetorado da Sombrinha - noma da série. Não se trata de um volume único e sim uma sequência, pois pelo pouco que andei pesquisando, a Alexia Tarabotti continuará sendo a nossa queridíssima personagem principal nos próximos quatro volumes, mas com problemas diferentes e problemas é o que não falta!

Para o meu gostinho de surpresa, esses dias fui em um evento e comprei algumas revistinhas da Neo Tokyo e não é que encontrei uma parte da mesma exclusiva sobre o livro Alma? Acontece que nos estados unidos eles fizeram uma adaptação dos livros para três volumes em mangá! Eu dei vários gritinhos no carro e quando tive a oportunidade corri até o computador e pesquisei mais sobre. Infelizmente, os volumes dos quadrinhos não foram lançados no Brasil e como a Editora Valentina lançou o último volume desta série este ano, acredito que seria interessante trazer agora a versão em mangá.

Ana - @Corações_de_Quimera 21/09/2018minha estante
Eu não sabia que tinha a versão mangá ??? Temos que fazer umá campanha para a editora valentia lança los ??

Ana - @Corações_de_Quimera 21/09/2018minha estante
*valentina

Gessica 28/09/2018minha estante
Seria muito bom, mas acho que eles não vão lançar. Já falei sobre isso com eles ?

Thais 25/01/2022

Tinha uma premissa boa mas foi reduzida a nada.
O livro começa com todo um mistério sobre os vampiros que parece ser o centro de tudo, mas ao decorrer do livro você percebe que a autora simplesmente esquece desse mistério e só vem lembrar quase no final do livro.
Odiei tanto os comentários racistas sobre a pele escura e o nariz da Alexia, cada página a autora fazia questão de falar sobre isso, nojento. Fiquei em dúvida quem era os racistas a autora ou os personagens pela época que viviam.
O romance é gostosinho de se vê sendo construído, a única causa q dei estrelas, é um enemies to lover. Me incomodou certas cenas como a parte que eles são sequestrados e estão em um momento de vida ou morte e começam a se pegar tipo?????? pensar em sair dali seria o mais sensato né.
Os personagens secundários são insuportáveis, o único que salva é o professor, mas de resto não tive apego a ninguém.
O livro é tão confuso e cansativo em certas partes, é tanta descrição desnecessáriaa uns termos científicos que parece que nem a autora entende e só simplesmente jogou lá.
Enfim não sei se vou aguentar chegar ao fim dessa série.
LuaTeresa 15/07/2022minha estante
Tem muito hot?

LuaTeresa 15/07/2022minha estante
Tem hot? Não gosto

Thais 20/07/2022minha estante
que eu lembre n tem nesse

Paulo 11/06/2017

A expressão "show, don't tell" se tornou famosa nos últimos tempos graças a autores como George R.R. Martin e Brandon Sanderson. Ela denota um estilo de escrita que se preocupa menos com o excesso de descrições e procura dinamizar a história. Isso entendendo que nem tudo precisamos descrever, mas devemos deixar para a imaginação do leitor fantasiar aquilo que se passa no cenário. Entretanto, não é possível deixar o leitor sem informações. O autor precisa apresentar o seu universo literário e como ele funciona. Essa discussão se tornou um terrível dilema de escrita criativa. Mas, nossa autora aqui, a srta Carriger, consegue nos dar uma aula de como apresentar o seu universo literário de maneira muito dinâmica.

Em uma ida a uma festa de gala, Alexia Tarabotti é atacada por um vampiro estranho e sem conhecer os modos sobrenaturais da sociedade inglesa. Quando o conde Maccon, responsável por lidar com casos sobrenaturais em nome da rainha Vitória, chega até o lugar, ele não se espanta em ver a srta. Tarabotti envolvida em mais uma das suas. Já se tornou piada do departamento a estranha relação entre Connall e Alexia. Entretanto, esse estranho acontecimento revelará uma terrível conspiração que afeta todos os vampiros e lobisomens de Londres. E Alexia, sendo uma preternatural (alguém que não pode ser afetada pela maldição dos vampiros e dos lobisomens) estará no meio dos casos. O que não agradará nem um pouco o conde Maccon... mas nos divertirá bastante. Neste primeiro volume vamos conhecer muito do mundo de Alexia Tarabotti e torcermos para esta linda e irônica italiana solteirona arrumar um bom partido ao mesmo tempo em que espeta quem não a agrada com sua inseparável sombrinha.

Que livro gostoso de ser lido! Novamente é um daqueles livros que devoramos em poucos dias. Levei quatro com esse porque não queria parar mais de ler. Em um dia só li mais da metade dele (geralmente os meus hábitos de leitura compõem entre 40 - 80 páginas por dia). Esse eu li mais de 150 no primeiro dia. Tive que pisar no freio para saborear mais a escrita da autora. O que mais me surpreende é como a autora foi capaz de passar um absurdo de informações sobre o mundo sobrenatural e a sociedade londrina sem parecer cansativo. Às vezes através de um diálogo, da descrição de uma festa ou das observações de Alexia somos completamente tragados para este interessante mundo de corte e hábitos.

Também destaco a habilidade da autora em construir personagens interessantes. Alexia é o protótipo da mulher independente e de vanguarda em uma sociedade com costumes que tendiam a prender muito mais do que soltar suas mulheres. Entretanto, a protagonista se vale de seu baixo status para transitar entre vários destes ambientes. Ao mesmo tempo, Alexia tem seus momentos de fragilidade que ela busca esconder a todo custo. Sua paixão pelo conde Maccon só pôde ser liberada quando ela percebeu a possibilidade de poder de fato estar junto com ele. A química entre os dois personagens é fascinante. E ambos são personagens muito complementares. Enquanto Alexia é uma pensadora e acaba agindo de forma descuidada, o conde Maccon acaba sendo a sua contraparte precisando passar por toda a burocracia do governo. Além disso, a sua falta de tato social combina com a habilidade diplomática de Alexia.

Os demais personagens também são muito bem trabalhados possuindo características marcantes que os tornam indivíduos e não parte de uma massa. A Sra. Loontwill e seus xiliques junto com as irmãs que querem arrumar um casamento; o professor Lyall e seu jeito lacônico de ser; a amiga Hisselpenny que sempre está disposta a ouvir alguma novidade; lorde Akeldama e seu estilo excêntrico. Nesse primeiro volume, a autora constrói personagens que podem render muitas histórias. São as bases para a construção de um enorme edifício.

A ambientação é rica no estilo vitoriano. Podemos ver os maneirismos e as necessidades das damas e cavalheiros em impressionar e se destacar dentro daquele estranho mundo da corte. A autora caprichou em nos apresentar todos os detalhes deste mundo e frisar com precisão como o bom comportamento pode afetar ou não o que os outros pensam a seu respeito. Esse estilo de vida é presente em todos os âmbitos da vida de um indivíduo: na casa, na rua, nas festas, no modo de se vestir, no como falar. Em alguns momentos, podemos notar como Alexia precisa construir todo um personagem, utilizar uma máscara social completamente diferente de sua verdadeira persona.

Vemos o mundo pelos olhos e Alexia. Entretanto, a escrita é em terceira pessoa. A protagonista serve como nossa guia por esse estranho mundo. Seus comentários mordazes são usados como crítica ou destaque para um determinado comportamento ou forma de se vestir. Os capítulos são bem dinâmicos e podem ser facilmente transpostos para uma série de televisão. Não sei se a autora pretende isso em algum momento ou se já está em vias de trazer algo da personagem, mas o livro dá boas pistas para isso. Não tive nenhuma dificuldade com o vocabulário usado pela autora e ela demonstra quando ela alterna para uma fala mais reverencial ou quando ela está descontraída. Aliás, o estilo da personagem ajuda nessa transição.

Gostei muito de Alma. Me apresentou uma história consistente e personagens dos quais nos apegamos rapidamente. Gail dá uma aula sobre como apresentar de maneira harmoniosa o seu universo literário. Ela deixa alguns ganchos bem interessantes para o próximo livro. Vale a pena conferir!

site: www.ficcoeshumanas.com
May Immortal 21/01/2018minha estante
Uau, isso que eu chamo de resenha! Se eu já não estivesse lendo o livro, isso me faria ir atrás dele o mais rápido possível

Paulo 25/01/2018minha estante
Corre para ler sim. E o legal: esse mês sai o quinto volume da série. Ou seja, já vai ter muita história para ler.