No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Giron 27/06/2022

Angústia e esperança entre cada capítulo.
Fazia tempo que eu não devorava um livro assim, e esse foi um dos principais motivos pelo qual ele entrou para os meus favoritos.

A autora, de forma exemplar, construiu uma narrativa envolvente e tensa, ao ponto de me deixar com frio na barriga enquanto lia.

Os capítulos são intercalados entre o passado e o presente da Cathy, personagem principal, fazendo com que o leitor descubra aos poucos tudo que ela viveu.

Além do clima de tensão, é impossível não se envolver com os personagens e se revoltar com as crueldades narradas. Os personagens são bem construídos ao ponto de amá-los e odiá-los.

Esse livro traz um história de superação, com todos os elementos que a torna digna de um filme de suspense.

Apesar disso tudo, pode conter gatilho para pessoas que sofreram um relacionamento abusivo.

Elaine.Matias 08/06/2022

Bem forte
Já li muitos livros de suspense, livros de terror, livros de mexer com sua cabeça. Esse livro tinha tudo para ser perfeito. Um livro com a história mt bem construída. Mas infelizmente achei muito muito arrastado até um pouco mais da metade do livro. Mas confesso que depois de 60% de páginas comecei a me sentir bem envolvida e presa. Só terminei pela manhã, depois de uma noite inteira presa na história. Bem perturbador. Gostei muito. Sentia falta de um bom suspense.
Que terrível o Lee e fiquei encantada com o Stuart. Ódio da Sylvia e de rodas as amigas, achei essa parte mta forçação. Como as amigas não acreditaram nela? Como assim?! Isso não me desceu bem...

Milena 04/06/2022

Intenso (esse é um livro 5 estrelas)
Demorei para fazer a resenha desse livro porque fiquei impactada com a história, esse foi o primeiro terror psicológico que li e me apresentou muito bem a esse gênero literário.

O livro alterna capítulos entre passado e futuro então você entende como ela está e o que aconteceu para a personagem chegar naquele jeito. Achei essa escolha ótimo porque tem momentos bem tensos na leitura mas aí vem o outro capítulo que dá uma "amenizada".

A forma como a autora descrever o TOC da personagem é impecável, você consegue sentir a tensão e agonia dela além de entender o que levou o desenvolvimento desse transtorno.

Esse é um livro 5 estrelas mas dei 4,5 principalmente por causa do epílogo, ainda não decidi o que sinto sobre essa parte nem sei se gostei ou não mas em partes acho que era necessário.
OBS: Recomendo muito esse livro mas tem muitos gatilhos pesados então procure quais são antes de decidir ler.

Valena.Monteiro 29/05/2022

Não sei nem que falar desse livro.
Ele foi do leve pro pertubador muito rápido, e isso foi que mais amei nele. Me envolvi completamente na história, que me impactou de um jeito, de quem só que ler esse livro sabe.
Amei esse livro, e ele sempre ficará guardado na minha memória.

"? Sabe o que foi o pior de tudo? ? prossegui finalmente, ainda com a cabeça em seu ombro. ? Não foi ficar sentada naquele quarto esperando que ele voltasse para me matar. Não foi ter sido agredida, não foi a dor, nem mesmo o estupro; o pior foi que depois, ninguém, nem sequer minha melhor amiga, acreditava em mim"

Dara Mendes 24/05/2022

No escuro - ??? 5
Que livro! Aquele suspense que planta várias sementinhas na sua mente sobre quem realmente é o culpado, cheio de reviravoltas. Aquele livro que você quer devorar e ler tudinho de uma vez.
Alternando entre o passado e o presente, a leitura flui tranquilamente, te deixando com a sede de descobrir o que realmente aconteceu.

Monica 29/04/2022

Que livro de tirar o fôlego! Muito intenso e com uma trama que se desenvolve bem alternando passado e presente sobre um assunto muito delicado. Cenas fortes de violência que faz revirar o estômago.

Sheila 03/04/2022

Temática importante!
A escrita é boa, a narrativa intercalada ajuda a prender a atenção.
A temática é de extrema importância: relacionamento abusivo, violência física, sexual, psicológica (entre outras), além da descrença de terceiros.
Só esperava um pouco mais do final...

Rafaella.Ferreira 29/07/2022minha estante
Esse livro é sensacional. Lembro de ter ficado extremamente agoniada durante a leitura, mas foi uma experiência incrível

Rafaella.Ferreira 29/07/2022minha estante
Amei a forma como vc conseguiu transmitir meus sentimentos em palavras.

ferds 29/07/2022minha estante
E eu e vc lá temos sentimentos diferentes?????

Fran Luchetti 30/03/2022

Agora eu acredito em você.
Catherine conhece Lee, um homem elegante, gentil e sedutor que, aos poucos, demonstra ter sentimento de posse sobre a relação dos dois.
O livro possui capítulos que alternam acontecimentos entre passado e presente, isso faz com que o leitor às vezes se questione qual período aconteceu tal fato, porém é escrito com maestria para não restar indagações em cada situação, cada informação.
No Escuro aborda a história de um relacionamento tóxico, asqueroso, repulsivo e amedrontador que deixa o leitor com vontade de terminar o livro para saber o que acontece.

Com um enredo absoluto de trilher psicológico, a autora descreve muito bem os personagens com detalhes expressivos durante a narrativa, além de trabalhar um assunto indigesto para muitas pessoas após um trauma vivenciado por Cathy.

Boa Leitura!

guilhermepossavats 16/03/2022

Uma bela aula sobre como identificar um agressor!
Que leitura fantástica! No escuro foi uma baita experiência. Nunca tinha lido um livro tão completo com a temática que a autora abordou! O livro se extende bastante, e em vários momentos, pensei que não iria acabar nunca, mas sempre com muitas reviravoltas, que me fazia ficar vidrado na história. A protagonista é extremamente bem construída, e aplaudo de pé como os problemas psicológicos foram apresentados. Me senti muito agoniado com as cenas e a muito tempo não conhecia um personagem tão odioso como o Lee!
Recomendadíssimo, mas sempre se atentem aos gatilhos, esse livro tem milhares!

laah_eugenio 11/02/2022

um dos livros mais aterrorizantes que já li
esse é um dos melhores thrillers psicológicos que já li (e olha que me considero experiente nessa área literária porque já li muita coisa do gênero). foi um livro que eu definitivamente devorei e não conseguia largar de forma alguma. o que é muito impressionante porque ele aborda um dos temas que me trazem mais gatilhos emocionais e que em muitas partes da leitura tive que deixar um pouco de lado, respirar e só depois retornar. chegando lá na metade eu lia um capítulo e entrava no twitter pra minha cabeça não entrar em curto circuito (não é exagero gente).

aqui a autora aborda sobre relacionamento abusivo em quase todas as facetas possíveis. ela escreve de uma forma que eu me sentia na pele da personagem e sofria junto com ela (claro que num grau muito menor porque nunca passei por essa experiência ? e espero nunca passar). ela vai construindo essa relação de uma forma que parece que caímos em um livro de romance (com uma pegada mais hot), mas aos poucos, e com várias sutilezas e pequenos indícios de que aquilo ali tá longe de ser um relacionamento ideal, ela vai ambientando a história e nos mostrando o porquê daquele ser um livro de suspense. arrisco a dizer que esse é um livro quase que de terror/horror com as coisas que eu senti lendo. sem dúvida alguma foi um dos livros que mais me deixou apavorada e com medo na vida.

"no escuro" é dividido em capítulos narrando acontecimentos passados e os do presente. no passado temos a descrição de todo o relacionamento que a nossa protagonista, catherine (ou cathy), passa com o sujeito em questão (não vou nem mencionar nome porque tenho nojo só de lembrar). são nesses capítulos que moraram grande parte do meu pânico. precisava sempre parar um pouquinho de ler pra retomar a história. a autora escreve de uma forma tão crua (e por vezes real) que você se sente sem saída assim como a catherine. intercalando com eles temos capítulos ambientados 3 anos após os acontecimentos do passado mostrando nossa mocinha tentando levar a vida depois dos eventos traumáticos. é muito agoniante ver as duas catherines desse livro. a do presente sofre de TOC derivado do estresse pós traumático e vive praticamente uma vida de reclusão e obsessão saindo apenas para o trabalho e vivendo cada dia uma luta interna consigo mesma e com os monstros que a pertubam ainda na sua cabeça (e fora dela).

já deixo avisado que o livro contém muitas cenas gráficas de violência contra a mulher e estupro. cenas essas que se você não se sente bem em ler recomendo que passe longe desse livro. é brutal, mas infelizmente real e acontece. uma coisa que muito me impressiona é que catherine tinha noção que ela estava em um relacionamento abusivo e violento (ela até mesmo chega a comentar sobre casos de mulheres na mesma situação que ela), mas não consegue se livrar como, por exemplo, num estalar de dedos. o que mais me impressionou (no pior sentido da palavra) e me fez passar nervoso demais foi o fato das próprias amigas não acreditarem no que ela dizia porque o "namorado" manipulava de uma forma tão opressora que todos caíam na lábia dele. eu quase jogava o kindle na parede com esses supostos "amigos" da personagem. entrava em desespero junto porque ela percebia que não tinha escapatória e era só ela e ele. como fugir?

os acontecimentos do presente no começo do livro são um pouquinho chatos eu admito, mas servem pra estruturar a catherine depois de tudo isso e criar uma personagem que a gente não sabe se pode inteiramente confiar (assumo que em muitas partes do livro fiquei me perguntando se a autora não tava querendo dar uma de inteligente pra cima do leitor). mas chega em uma parte do livro que é leitura desenfreada até acabar a história. não tem como largar. os últimos capítulos, quando meio que o presente e passado se encontram (ou ao menos se relacionam) é o grande clímax da história e eu como uma pessoa cardíaca estava prestes a ter um ataque se aquilo não acabasse bem. não irei dar spoilers do final, mas tem uma cena meio pertubadora nas últimas páginas (elizabeth haynes o que é isso)

esqueci de mencionar que o livro todo é narrado em primeira pessoa contado pela perspectiva da catherine (e por isso pode vir a questão do desconfiar que mencionei antes ? ratos de thrillers pertubados irão me entender)

no geral, achei uma ótima construção de personagem e narrativa e nem vou falar sobre a construção aos poucos do clima de suspense na história porque foi chef kiss. não é um livro pra todo mundo deixo mais uma vez aqui o alerta (saúde mental em primeiro lugar galera)!

quem estiver atrás de um bom thriller psicológico recomendo muito esse (o universo sabe como eu nunca mais tinha encontrado um bom)
menroduda 11/02/2022minha estante
Onde você comprou?

Maria.Nathalia 10/02/2022

Relacionamentos
Esse livro realmente não deve ser indicado para todo mundo, especialmente para mulheres que viveram em relacionamentos conturbados, é uma leitura que acompanha uma mulher que precisa conviver com as marcas de um namoro que só deixou cicatrizes que demoram para curar,
Mostrando o quanto afeta na vida dela?
Pode te parecer um livro maçante mas pelo contrário, somos envolvidos pela trama que nos faz questionar a própria sanidade- tipo pode despertar gatilhos na gente msm- mas isso que faz com que este livro se torne uma obra de arte nos induzindo a devorar o livro.

Manoela 07/02/2022

Um livro eletrizante, pesado, tenso, que aborda temas difíceis e prende sua atenção. Uma ótima leitura!