No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

InfinitaTBR- Jana 07/01/2023

Uma triste história que ainda hoje se repete
Esse livro estava no limbo do meu Kindle, enfim chegou a hora.

Eu não esperava por um livro tão difícil de ler.
Não, não é uma escrita difícil daquelas cheias de firulas e termos difíceis. São os temas: ansiedade, TOC, pânico, relacionamentos abusivos, violência doméstica e muita desilusão.

Começou como qualquer outra história de amor: uma paixão irresistível, sexo incomparável e aí começaram as ceninhas bobas de ciúme, que levaram a um tapa que doeu sim.
E quando Cathy menos esperava, o cara gostoso se tornou um monte de fel.

Eu nunca tinha lido um livro que tratasse de TOC. Na verdade a gente ouve falar o tempo todo de ansiedade e tal... mas, neste livro a autora vai mais fundo na vida de quem vive com esse transtorno. E não é moleza. Em certas horas durante a leitura me batia uma agonia enorme com o comportamento de Cathy. Uma angústia genuína, sabe? Às vezes, impaciência mesmo. Daí, tentei caber nos sapatos da personagem e perceber como era difícil para ela viver de tal forma.

Depois, me vi torcendo pela recuperação
dela e sua libertação.

Foi uma leitura muito boa e eu gostei da maneira como a autora foi cuidadosa com os problemas da personagem. Porém, não acredito que seja uma leitura que vai fazer bem para todo mundo. É preciso muito cuidado antes de ler, exatamente pelos gatilhos que o livro contém.

EuAngel004 28/12/2022

Que livro!!!???
Cheguei ao final dessa leitura sem palavras, senti medo , angústia , raiva e indignação pela protagonista, tive sérios gatilhos durante esse leitura ? só quem já passou por um relacionamento assim pode entender a dor descrita da personagem, o sentimento de solidão , a certeza de que ninguém acredita nela a sensação de impotência diante do abusador são sentimentos familiares para todas as.mulheres que ja passaram ou passam por esse tipo de relacionamento ? esse livro me lembrou a importância do acolhimento em mulheres . Em fim um excelente livro .

DaianySa 25/12/2022

Esse livro é um ABSURDO de bom, tanto que eu não consegui largar ele e terminei em 2 dias.

Eu acho que nunca um thriller me deixou tão aflita e ansiosa quanto esse. A escrita faz você sentir o desespero junto com a Cathy e começar a duvidar das intenções de tudo e todos, sem saber o que é real ou fruto da imaginação dela.

Apesar de abordar assuntos muito importantes, pode ser um gatilho forte para algumas pessoas, então é importante pesquisar bem antes de ler.

É um livro impactante e perturbador, principalmente o final. Eu recomendo demais, mas se prepare pra sentir MUITA raiva, angústia e impotência durante toda a leitura.

Rafaella.Ferreira 09/12/2022

indescritível
Elizabeth Haynes nos envolve nessa trama de maneira que torna impossível para de ler. É um livro que mexe bastante com o psicológico, que alternando entre o passado e o presente da vida de Catherine, fica nítido para o leitor que Cathy é constantemente assombrada por seu passado tenebroso.
Fiquei muito agoniada durante a leitura, nos momentos que a protagonista percebeu que estava em um relacionamento abusivo, até o momento que ela percebe que aquele inferno ainda não acabou. A experiência de leitura vai muito além das páginas, é possível sentir tudo o que a Cathy sentiu, todo medo, toda a esperança, e toda a frustração vivida pela personagem. A leitura vale super a pena, recomendo muito.

abacagii 01/11/2022

Insuperável
O início dessa leitura foi extremamente desconfortável, e acredito que a partir daí a autora conseguiu criar o ambiente perfeito pra narrativa que estava prestes a acontecer.
Eu fui capaz de senti toda a angústia da protagonista, simplesmente gritando sem conseguir ser ouvida por absolutamente ninguém, sendo chamada de louca em qualquer oportunidade possível. E não posso dizer que isso se afasta minimamente da realidade.
A maneira como os capítulos foram sendo construídos, alternando entre presente e passado, só aumentava minha ansiedade pra saber o que aconteceria em seguida. Consegui verdadeiramente me aterrorizar com o personagem do Lee, ao mesmo tempo em que só queria matá-lo de mil formas diferentes conforme a história avançava.
E o que dizer da Cathy? Ela é uma das protagonistas mais conrajosas que tive a oportunidade de conhecer, que, mesmo No Escuro, foi capaz de buscar uma ajuda profissional e avançar no processo de cura.
Antes desse livro, apenas havia lido um livro sobre violência doméstica, o Assim Que Acaba. Posso dizer que esse livro consegue ter um tom extremamente mais pesado, onde mesmo em cenas mais fofas, ainda foi possível perceber o realismo de uma situação onde uma mulher não tem uma rede de apoio e o abusador é inserido num contexto muito mais doentio que na obra de Hoover.
Com certeza valeu muito a pena essa experiência. Possuia esse livro a vário anos na minha biblioteca Kindle (sério, quase uns 8 anos) e somente agora consegui apreciar. Acredito que esse final ficou como um gancho para uma continuação? Mas de toda forma, o jeito sombrio com que foi finalizado certamente me deixou satisfeita.
Por fim, a mensagem que fica é: fuja na primeira red flag. Ataque o mal na primeira oportunidade, antes que tudo evolua para o pior.

Juliana2238 31/10/2022

A primeira ressaca literária a gente nunca esquece.

No escuro é um livro que te deixa ligada da primeira a última página. A autora soube descrever de forma muito realista o início de um relacionamento abusivo e como as agressões físicas/psicológicas começam de forma sútil a ponto da vítima se questionar se não é culpada pelas agressões sofridas.
Jezzy 31/10/2022minha estante
Não conhecia, adicionei a lista de leituras futuras!

Juliana2238 31/10/2022minha estante
Jezzy, o livro é bem realista. Esteja preparada para descrições bem detalhadas das agressões.

Jezzy 01/11/2022minha estante
Obrigada pelo aviso!!

Lua Fengárie 24/10/2022

Esse livro... ainda me faltan palavras para descrever o que esse livro me fez sentir, como foi sentir o medo de ter alguém mexendo em minhas janelas e portas, entrando na minha casa, mudando minhas coisas de lugar... foi assustador o quanto esse livro entrou na minha cabeça e me deixou com o peito pesado, que eu fiquei preocupada e encucada com cada parágrafo, cada cena e cada capítulo.
Eu precisava terminar ele, eu precisava saber que as coisas ficavam bem, ou que ela morria no fim, eu precisava de um final! E que final, valeu a pena os sonhos, o medo, a angústia e tudo que esse livro nos faz sentir.

SSandes 02/10/2022

Um livro sobre relacionamento abusivo, que eu cheguei a achar chato, pois acompanhar todos os problemas que a personagem apresenta como o toc, a ansiedade e ataques de pânico, eram tão frequentes que se tornavam repetitivos na leitura, porém com o decorrer da história você compreende que não tem nada de chato nisso tudo, que a situação dela é delicada, que ela passou por coisas terríveis e que as consequências disso levaram elas se tornar o que ela é agora.

Amante de livros 04/09/2022

Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.
Caraca, só de pensar que alguém vive assim... Fazendo todas essas verificações ... É triste

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.

Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

marcy.castro 31/08/2022

"foi você quem fez a escolha de controlar o pânico.
... ninguém mais poderia fazer isso, só você mesma."

obrigada, elizabeth haynes. apenas obrigada. é um livro difícil de digerir, de acompanhar as situações abusivas, e ainda assim é impossível parar de ler.

Bruna 28/08/2022

INDESCRITÍVEL.
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Nele mostra que a beleza é apenas algo superficial perto do caráter de uma pessoa. E também mostra o quão ruim é para uma mulher vítima de agressão provar que a culpa não é dela perante a justiça.
É indescritível o ódio que esse livro me transmitiu de alguns personagens. As tais "amizades".

Esse livro intercala entre o passado e o presente. Onde no passado mostra o relacionamento dela progredindo de algo "normal" para uma relação extremamente abusiva. E no presente, ela tentando lidar com crises pós-traumáticas com a ajuda de terapia.

Já digo que esse livro tem vários gatilhos, e é tão detalhado que dá para sentir o que a protagonista passou.

Porém, mesmo sendo um livro extremamente difícil, eu acredito ser muito necessário para todos e principalmente para mulheres notarem indícios de relacionamento abusivo.

Recomendo muito e valeu cada segundo e cada surto que tive durante a leitura...

Pequeno Corvo 20/08/2022

Bêbada e com TOC
Entre taças e taças de vinho(que é só isso que a Cathy sabia beber), está uma mulher fragilizada, quase a beira da loucura que se atrai pelo psicólogo dela, que é outro ser, não muito normal das ideias, e um trauma que ferrou Cathy por completo.
A história é sobre ela sobrevivendo com o transtorno obsessivo-compulsivo, tentando ter uma vida normal depois do ex.
Mas a história se aprofunda num âmbito tão escuro quanto o nome do livro. Eu sabia que era uma história de suspense, e mesmo assim, fui levada a sofrer junto com Cathy em algumas cenas.
É um ótimo livro com essa temática.
Cathy por mais estranha que fosse( me identifiquei um pouco com ela), provou ser uma mulher forte e corajosa, no final das contas.

Jorge 08/08/2022

No escuro...
... simplesmente incrível esse livro... muuuuito real a história... bem atualizada... vc deve ler com toda certeza!!!