No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Luuma 07/02/2022

A história me deixou apreensiva do início ao fim, com momentos onde eu ficava extremamente tensa? envolvente e pesado, foi uma leitura difícil pelos temas abordados, porém muito boa.

Camila 02/02/2022

Na maioria das vezes, não existem marcas visíveis...mas isso não quer dizer que elas não existem!
As pessoas costumam julgar: "Nossa, mas por que não termina o relacionamento?"
Só quem vive um relacionamento abusivo sabe que não é assim tão fácil!!!

Jess 28/01/2022

???
Eu achei um bom livro, mostra o que relacionamentos abusivos podem fazer.
Mesmo eu acertando em algumas coisas dele só não ganha cinco estrelas pois esperava um pouco mais.

Ju Romero 28/01/2022

Cathy me irritou
O livro é super bem escrito e as intercaladas de períodos na história a tornam muito interessante. Porém ficou cansativo depois da metade. Demorou para evoluir. Não sei se era a intenção da escritora deixar o livro aflitivo, pois é justamente o que a personagem sente o tempo todo, mas acho que foi mais um efeito colateral adverso do que proposital. A Cathy teve várias gafes de atitudes. Me senti vendo um filme de terror no qual eu grito com os personagens para não se separarem ou não entrarem na casa mal assombrada. Caso você curta ler um livro sessão da tarde de suspense, vá fundo.

Giovanni 26/01/2022

?Verifiquei o contorno da porta para ver se estava bem ajustada com o batente, prestando atenção a qualquer protuberância que pudesse indicar um fechamento imperfeito. Conferi seis vezes contando a cada vez: um, dois, três, quarto, cinco, seis. Girei a maçaneta; seis vezes.?

?Novamente, ouvi meu mantra surgir indesejavelmente na minha cabeça:Isso não é normal. Não é assim que as pessoas normais pensam. Mas que se dane afinal, o que é ser normal??

?Tudo isso para apaziguar meu cérebro. O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo. Quando consigo fazer tudo direito, na ordem certa, fazer minhas verificações corretamente, seguir o ritmo certo, então as imagens somem por algum tempo.?

"O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo."

"Meu coração ainda estava acelerado.
Com um suspiro, levantei da cama e fui até a porta para começar tudo novamente.
Isso não pode continuar. Já faz mais de três anos. Isso tem que acabar, tem que acabar.
Nessa segunda ronda, repeti todo o processo verificando tudo doze vezes, para só então passar para a janela da frente."

"De que adiantaria correr, afinal de contas? Não tinha funcionado da última vez, e tampouco funcionaria agora. Eu teria que ficar. Teria que ficar e me preparar para lutar."

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. [...] Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como "Não é tão Simples assim", e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim ? apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

"Agora preciso pensar em um jeito de seguir em frente com isso. Encarar o resto da minha vida. Um dia de cada vez, um passo após o outro. Não posso continuar assim por muito tempo. Não posso."

"Você não está mais sozinha nisso. E você pode escolher se livrar desse homem ruim, e continuar melhorando e se fortalecendo a cada dia até não sentir mais medo, ou pode deixar que ele continue prejudicando-a. A escolha é sua."

"Por um instante, tive vontade de abraçá-lo. Queria saber como seria estar entre seus braços, se me sentiria mais segura ou não."

"Sabe o que foi o pior de tudo? ? prossegui finalmente, ainda com a cabeça em seu ombro. ? Não foi ficar sentada naquele quarto esperando que ele voltasse para me matar. Não foi ter sido agredida, não foi a dor, (...); o pior foi que depois, ninguém, nem sequer minha melhor amiga, acreditava em mim."

"Eu o vejo em todos os lugares, o tempo todo. Sei que ele não pode ser os homens que vejo, pois ele se encontra a milhares de quilômetros de distância, (...). Mas ainda assim ele me assombra, uma aparição frequente, lembrando-me de que nunca vou me livrar dele. Como eu poderia, se ele ainda está dentro da minha cabeça?"

"Eu me lembro da sensação de esperar que ele voltasse, sabendo que não podia fazer nada para escapar, que de nada adiantava correr ou resistir. Era mais fácil simplesmente me entregar."

No Escuro é de arrepiar, indico a leitura dele a todos.

Nanda.Marques 24/01/2022

Me deixou tensa, do jeitinho que eu amo
O livro trás a história de Catharine em dois momentos da sua vida, sempre que leio livro assim, no começo fico confusa .. até me situar e começar a entender. Nesse livro não foi diferente.

No passado de Cathy, vemos qnd ela conhece Lee, ela era uma mulher cheia de vida, de amigos. No presente, vemos Cathy bem diferente, com um TOC fortíssimo que interfere em sua vida.

A cada capítulo vamos entendendo mais tudo o q ocorreu na vida dela, tudo o q culminou a ela chegar onde está.

Em vários momentos eu fiquei tensa com o que poderia acontecer, me sentia apreensiva, sentia as mesmas coisas que a protagonista sentia. Amei o desenvolvimento da história, os plots que me pegaram de surpresa e o desfecho foi bastante satisfatório.

naya 20/01/2022

Envolvente
Faz anos que não leio e de repente um dia li um tweet comentando sobre um livro mas a pessoa não falou de qual se tratava e para deixar um suspense indicou 4 leituras, dentre elas, No escuro.
Esse livro não prometeu nada e entregou tudo. Nunca tinha lido algo do tipo que envolve transtornos mentais e obsessão. Adorei a história, tem muito sangue e dor, é doentio cada ação contra a protagonista.
A cada página lida eu ficava mais interessada em saber o que iria acontecer e querendo muito que a protagonista tivesse uma virada de página.
Gostei de como finalizou o livro, com aquela pitadinha de raiva e ansiedade.

Obs pessoal: imaginei o Stuart como o Josh Pack, deu uma suavidade no personagem e consegui amá-lo pela paciência e ânimo descritos.

Tatinha.Car 30/12/2021

Não quis parar de ler.
O livro conta o que aconteceu com Catherine quando ela conhece e se relaciona com Lee.
E o que está acontecendo após esse relacionamento, agora ela se chama Cathy.
No começo me senti confusa com a leitura, porque não me atentei as datas dos fatos.
A leitura é tensa e angustiante, mas fluída.
Esse livro mostra a realidade de muitas mulheres que sofrem a violência psicológica e física de seus companheiros e não conseguem sair da relação.
Gatilhos: Violência contra a mulher, TOC, Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Bruna Gomes 28/12/2021

Assombroso
Quando decidi ler esse livro sabia que ia desencadear gatilhos em mim, só quem passou por um relacionamento abusivo sabe que dificilmente consegue superar o trauma.
O livro descreve muito bem o terror que é viver a espreita de um ex abusivo. Os capítulos intercalam entre o passado (relacionamento abusivo) e o presente, ela cheia de traumas, com TOC, estresse pós traumático, uma mulher que não consegue relaxar, ter amigos, fazer as coisas mais simples como saí pra comprar chá.
O livro desde a pág 1 é tenso, talvez por isso dei 4 estrelas, não há um momento leve e as descrições do terror que é viver com medo acaba por ficar repetitivo, mas eu entendo a autora, porque essa é a realidade, uma sobrevivente de violência doméstica dificilmente consegue relaxar, tá sempre esperando pelo pior. Gostei do livro, consegui senti o que a prota tava passando. Mas quem ler tem que saber que pode haver mtos gatilhos

Marii 16/12/2021

No escuro ??
No começo eu não gostei do livro por ser chato, confuso e monótono, mas depois de umas 60/70 páginas vc não consegue parar de ler.
Q leitura incrível, eu adorei os personagens. O desenvolvimento da história é muito boa e o final não é nada convencional.
O final deste livro foi impactante
Ameiii ??
Bruna Gomes 28/12/2021minha estante
eu gostei tbm do final, pq é mto real, não há paz, sempre terá que se preocupar com o ex

Bell 30/11/2021

#Lido
Uau! sabe aquele livro que vc pega e não consegue largar? Então, esse é assim.
Um thriller psicológico tenso do início ao fim.

"No Escuro" é um livro que retrata todo horror de um relacionamento abusivo, o ciclo do abuso psicológico e físico, o desespero da vítima e as consequências de tanta crueldade.
Com certeza não é uma leitura pra qualquer um!

A narrativa é em primeira pessoa, e intercala passado e presente, nem sempre gosto desse tipo de divisão, mas neste livro funcionou muito bem, fez com que eu mergulhasse na história de forma impressionante.

Cathy é uma personagem muito bem construída, a escrita de Haynes é crua e direta, sem exageros, porém mantendo um clima de desconforto psicológico do início ao fim.

Acompanhar Cathy se apaixonando, sendo seduzida, depois sofrendo pouco a pouco com todo tipo de abuso, hoovering gaslighting, triangulação, jogos mentais, perseguição, e muita, muita violência, é, no mínimo, perturbador.

O que mais mexeu comigo,foi que eu sei que história de Cathy não se restringe a ficção, muitas mulheres estão passando, ou já passaram por algo parecido, ou até pior. Isso torna a leitura ainda mais pesada.

Não recomendo este livro pra todo mundo, mas aos que se interessam pelo tema, fica a dica. Gostei da escrita de Haynes, ela conseguiu manter o ritmo durante todo o livro e entregou um desfecho bastante satisfatório.

"Hoje vai ser o começo da minha resistência, eu decidi, como decido todos os dias, até ele aparecer na minha casa, entrar sem pedir licença e passar a controlar tudo."
Bruna Gomes 28/12/2021minha estante
descreveu muito bem o que senti "desconforto psicológico do início ao fim" do livro

Dora 27/11/2021

No escuro
Leitura viciante. Aborda um tema importante e que infelizmente acontece com muita frequência na vida real. Atenção, pois contém muitos gatilhos sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos.

Jessica Becker 20/11/2021

No Escuro
Originalmente publicado em 2011, "No Escuro" é um livro pesado que demonstra as etapas de um relacionamento abusivo e seu impacto na vida dos envolvidos.

Na obra, Cathy é uma mulher reservada que sofre de TOC e perde horas de seu dia fazendo verificações nas portas e janelas de casa. Mas nem sempre foi assim. Poucos anos antes, era uma jovem alegre que gostava de curtir a vida de solteira e sair com os amigos para dançar, beber e flertar. O que desencadeou a drástica mudança?

Intercalando entre passado e presente, "No Escuro" não tem por objetivo saber "o que" aconteceu e sim "como" aconteceu, uma vez que fica bem claro no início da trama qual assunto ela aborda. Com cenas bastante gráficas, a autora demonstra etapa por etapa do desenvolvimento de um relacionamento abusivo e como é difícil para a vítima romper com o ciclo de violência. Isso tudo sem tentar relativizar as atitudes do agressor, nem justificá-las (coisa que já vi em outro livro da mesma temática).

Quanto aos transtornos sofridos pela protagonista no tempo presente, foram muito bem trabalhados pela autora. Desde os sintomas até o modo como eles afetavam a rotina de Cathy são condizentes com a realidade dela.

Minha única ressalva em relação ao livro é que alguns trechos me pareceram repetitivos. Fora isso, é uma obra excelente que merecia ser mais conhecida.

Morgana65 13/11/2021

Um livro bem descritivo e cheio de gatilhos, mas extremamente essencial para nos ajudar a enxergar o quanto relacionamento abusivo vai muito além da violência física.

majusodre 11/11/2021

um pouco longo demais e não curti muito o final, sendo sincera.
no geral, é uma leitura boa. só não chega a ser ótima.