A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Zuzartisa 19/05/2024

Poderia ser bom mas não para mim.
O livro aborda algumas reflexões bem interessantes.

O que pegou para mim foi a romantização de um relacionamento que a troca não é recíproca.

Encontramos um cara que leva a traição com leveza enquanto a mulher que ele diz amar leva esse fardo .

Umas das cenas na qual me gerou enorme revolta a que ele manda ela para morrer e ela mesmo sem saber do que se tratava respondeu sim.
Para não decepcionar e nem envergonha o Tomás.

Enfim não é meu tipo de leitura , a escrita cansativa e a história pesada nos sentidos citados logo acima.

poeswild 19/05/2024

Insustentavelmente superestimado
O título e alguns trechos filosóficos contidos nas páginas iniciais foram o que me incitaram bastante curiosidade pela leitura. Porém, conforme vai se adentrando aos capítulos, a qualidade da narrativa decai muito. Várias sacadas geniais poderiam ter sido desenvolvidas a partir da proposta do autor, inegável que havia um certo potencial.
O cenário é repleto de propaganda anticomunista forçadamente imposta na narrativa, péssima estética, enfim, superestimado.

Amanda3913 18/05/2024

Aprendi com Tomás, Teresa, Sabina e Franz a entender a complexidade da existência humana.
Suas experiências pessoais me levaram a uma profunda reflexão filosófica sobre temas como o amor, liberdade, destino e política.
Kundera, por sua vez, me mostrou a utilidade da ?leveza? e ?peso? para examinar a dualidade da condição humana.
A ?leveza? representando a liberdade, a ausência de compromissos e responsabilidades, enquanto o ?peso? simbolizando a carga das escolhas, das responsabilidades e das consequências de nossos atos.
Tal dicotomia está presente no cotidiano de todos nós: buscamos a leveza em momentos de alegria e despreocupação, mas também enfrentamos o peso das nossas decisões e das expectativas que os outros têm sobre nós.
Talvez, a vida humana seja uma dança entre esses dois pólos.
Não podemos viver plenamente na leveza, pois ela nos torna superficiais e desconectados, nem devemos viver apenas no peso, que nos sufoca e nos aprisiona.
A profundidade da vida humana reside na capacidade de navegar entre esses estados, encontrando equilíbrio e significado nas nossas experiências cotidianas.
?O homem nunca pode saber o que deve querer, porque vive apenas uma vida e não tem como compará-la com as suas vidas anteriores nem corrigi-la nas suas vidas posteriores.?
Autor: Milan Kundera
?: A insustentável leveza do ser.

João Lucas 16/05/2024

A Insustentável leveza do ser
Leitura bem fluida e com uma narrativa as vezes bem direcionada ao leitor.
Muito bom, repleto de reflexões. Vale muito a pena

Cintia295 15/05/2024

Grata surpresa, apesar de ter que reler esse livro pois tem muitas camadas, porém li com pessoas incríveis e a leitura cresceu de um jeito maravilhoso, quero ler outros livros do autor.

Géss 13/05/2024

É um livro envolvente, apesar de ser bem arrastado em alguns momentos. Porém, isso não tira a beleza e a profundidade do que encontramos em suas páginas, onde por vezes me encontrei, me vi. Parece uma frase clichê, mas é difícil não dizer que é um misto de sentimentos, o autor nos conduz entre vidas e até fala diretamente com o leitor sobre como foi criar alguns personagens e suas inspirações para tal.

Joao.Pedro 10/05/2024

Esse livro para mim foi muito interessante por que embora eu não entendesse tudo o que está acontecendo ali eu queria muito acompanhar a jornada dos personagens.
Eles são muito bem escritos pois parecem pessoas de verdade, normalmente as pessoas não gostam quando um personagem é falho e comete erros mas eu adoro por que reflete muito a realidade.
A forma como o autor escreve é muito bonita e ele fala muito de uma forma filosófica que particularmente não é muito o meu estilo mas pra quem gosta tem aqui um prato cheio.

RaAssa108 10/05/2024

A insustentável leveza do ser foi indicação de um amigo e, pra mim, foi uma das leituras mais exaustivas que tive, acredito que principalmente pela ordem exposição dos fatos que a autora adotou. Fora isso, os personagens são reais dms, daqueles que a gente não tá acostumado a ler, o que torna tudo mais intenso.
Saturnotemanéis 10/05/2024minha estante
Sabia q vc tinha gostado??

RaAssa108 10/05/2024minha estante
Só foi chato ??

Angela594 06/05/2024

Ser não é simples
Vivi duas experiências diferentes com esse belíssimo livro. A primeira vez que li, com menos de 18 anos, tempo das certezas donas de toda a verdade, o impacto foi um. Hoje, passados mais de 30 anos, as certezas se foram e o livro tem um outro significado. As relações que conduzem a história são o menos importante. A complexidade das existências é o que realmente importa. Lindo livro antes, lindo livro agora.

Flávia 06/05/2024

A insustentável leveza do ser
Não à toa, esse deve ser um livro lido antes de morrer. Trabalha, maneira intensa e, até mesmo lírica, temas essenciais da vida humana, tendo um pano de fundo histórico e político. A leitura, em alguns momentos, pode se arrastar, não sendo, portanto, um livro para ser lido rapidamente, e sim para ser degustado aos poucos, como um bom vinho.

CinMeireles 04/05/2024

Quando eu tinha, sei lá, uns 14 anos, eu li a sinopse desse livro, achei um saco, e desde então vinha fugindo dele, mesmo com as trocentas recomendações que recebi. Aí em março eu não consegui bater minha meta de páginas lidas, e aí como "castigo" eu tinha que ler um livro que jamais leria normalmente. O escolhido foi esse.

MEU IRMÃO QUE LIVRO F0D4 PQP

Em minha defesa, tenho que dizer que se eu tivesse lido ele há uns 10 anos atrás, eu certamente teria odiado. A Insustentável Leveza do ser não é só uma história - é um poema, uma reflexão, uma filosofia. Milan Kundera usa da história romântico-sexual de seus personagens para refletir sobre o significado - ou a ausência de - da vida, de se existir nesse mundo; e é também por seus personagens que retrata a opressão do regime socialista na Tchecoslováquia, e a dificuldade de se adaptar a um mundo diferente daquele onde você viveu a vida inteira - mesmo quando esse novo mundo é, teoricamente, melhor.

A escrita de Kundera é fácil, delicada - mesmo quando trata de temas tão complexos e pesados. Seu foco não é a história, e sim as reflexões que ela traz; não à toa, sua narrativa não é linear, contando com idas e vindas temporais, algumas vezes comentando sobre um acontecimento antes que ele apareça na história. Sua análise da vida e das relações humanas não oferece respostas, nem mesmo se propõe a isso - apenas abre questionamentos. Cabe ao leitor refletir sobre eles, mas esteja ciente - as perguntas e reflexões seguirão com o leitor por muito tempo depois de findada a leitura, e quanto às respostas, provavelmente sequer existem.

Fico feliz por não ter lido esse livro no passado, e por ter lido agora - assim pude apreciá-lo em toda a sua beleza e profundidade. Recomendo infinitamente.

isado8ra 04/05/2024

Achei bem ruim, muita propaganda anti comunista e filosofia.
a parte do romance é interessante, mas esse pano de fundo histórico me deixou com muito sono? karenine eu fiquei muito triste com a sua morte
pode ser que em outro momento me caísse melhor, mas não sei
julia5908 10/05/2024minha estante
ufaaaa vc concordou cmg!!

Igor Sliwka 02/05/2024

Sensacional.

Apenas uma nota. Me parece que o título deveria ser "a insustentável leveza DE ser". Traz outro significado. Acredito que melhor.

null 02/05/2024

Leitura ótimo, livro fácil de ler e que traz muitas reflexões.
?a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar??