Um Certo Verão

Resenhas - Um Certo Verão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabiane Ribeiro 18/01/2014

Resenha - Um certo verão
“Às vezes viver era mais difícil do que morrer, pensou”.

Com um bonito cenário litorâneo, Um certo verão é um livro sobre recomeços.
David Baldacci é um autor bastante conhecido por seus livros de suspense, que são sucesso no mundo todo. Porém, ele também escreve dramas e romances, como é o caso de seu excelente título O Poço dos Desejos e de Um certo verão, que abordarei nesta resenha.
Acho ótima a atitude do autor de não se ater a um gênero específico, e apesar de ser um escritor conceituado por seus thrillers policiais, aventurar-se em livros doces e com grandes mensagens, o que prova a qualidade de sua escrita e seu dinamismo como autor.
Particularmente, gosto bastante do trabalho de Baldacci, mas confesso que Um certo verão não é sua melhor obra. É um livro bem escrito, que nos emociona em várias cenas e leva às lágrimas e à reflexão diversas vezes. Porém, há certo exagero em alguns momentos, e, mesmo com uma escrita leve e fluida, em alguns momentos percebe-se que o intuito do livro seja levar o leitor às lágrimas propositalmente, o que soa um pouco forçado pra mim.
A trama, por si só, já nos faz querer chorar. Vamos a ela.
Jack enfrenta uma doença terminal, tendo poucos meses de vida, e conta os dias que ainda tem ao lado da esposa e dos três filhos, na esperança de passar um último Natal ao lado deles.
Infelizmente, o destino guardava uma surpresa terrível para o Natal de Jack, sendo que ele não passa com a família reunida, como desejava, pois sua mulher morre em uma tragédia.
Assim, ainda muito doente, Jack vai para um asilo, agora viúvo, sendo afastado dos filhos, que vão cada um ficar com um parente.
A história não aborda muito a doença de Jack em si, mas sim os temores que ele enfrenta no dia a dia aguardando a morte. Porém, contrariando todas as expectativas, ele começa a reagir e consegue voltar a se reunir com os filhos, levando-os para passar um verão inesquecível no local onde a mãe havia crescido.
Repleto de nostalgia, fortes emoções e algumas reviravoltas, Um certo verão é uma boa trama, mas creio que a apreciação de seu conteúdo vai variar muito de acordo com o gosto do leitor e com o momento que ele está vivendo. Não é sempre que estamos abertos a receber lições de vida e superação, mesmo assim, muitas passagens belas fazem a leitura valer a pena e eu recomendo que vocês deem uma chance e abram seu coração junto de Jack, que enfrentou as maiores dores possíveis, mas não desistiu de recomeçar.

Silvia 30/06/2015

Adorei !
Alguns dizem não terem gostado tanto, mas eu dei 5 estrelas com orgulho.. A historia é linda e me surpreendeu em varias partes. Não digo que ja sabia mais ou menos como ia terminar pois no meio do livro já da para ter uma certa conclusão. Mesmo assim foi surpreendente pois o romance em si, foi mais do Pai para com os Filhos, e não muito homem e mulher. Por isso, ADOREI, simplesmente e sem mais. Diferente, Ousado e Triste.

marli.estevams 08/08/2015

Muito bom!
Muito bom! Do começo ao fim, mesmo com um começo muito triste. É um livro que te surpreende e é recheado de fé e esperança. O que move a vida do personagem principal sem dúvidas é o amor que ele sente pelos filhos. É uma leitura que prende e te instiga a saber o final dia após dia.

jessica 18/11/2015

Me emocionei com a história.
O livro um certo verão de David Baldacci e um livro que fala de amor superação e principalmente de milagre.
Jack casado pai de 3 filhos, ele vivem uma vida normal até que um dia ele e diagnosticado com uma doença terminal, os médicos fala que ele tem pouco tempo de vida, a partir daí Jack luta para sobreviver até o natal para que ele consiga se despedir de sua esposa, Lizzie, e de seus filhos.
Enquanto espera a morte chegar Jack risca os dias em um calendário e começa a escrever cartas para sua esposa, para que elas possam conforta la quando ele já estiver partido, ele se dedica a escrever as cartas todas as noites que no total são sete cartas.
Em uma noite Lizzie perceber que esqueceu de compra o remédio de Jack, desesperada ela sai em busca do remédio, na volta Lizzie sofre um terrível acidente de carro e não sobreviver.
Após a morte da esposa Jack é mandado para esperar a morte em um asilo e seus filhos são, literalmente, distribuídos entre familiares.
Sozinho e sem esperanças, Jack vê mais uma vez o destino revirando sua vida como um turbilhão e, de repente, sem nenhuma outra explicação, ele começa a melhorar
Alguns meses depois ele reúne a família e vai em busca da realização do último desejo de Lizzie: voltar à casa de sua infância. Jack na tentativa de retomar sua vida, tentando aprender a ser pai e mãe, trabalhador e presente, provedor e amigo carinhoso… Na tentativa, na verdade, de começar uma nova vida. E esse é, de fato, o ponto forte do livro.
Nesse livro vermos a luta de Jack para se recupera da doença e a dificuldade para tenta reerguer a sua família, Jack também tenta se encontrar, aprendendo a lidar com sua perda e tentando entender os filhos ao mesmo tempo.

Dgl 05/12/2015

Como começar de novo quando o amor da sua vida se foi?
Jack é um ex soldado, durantes anos no seu casamento com Lizzi ficou afastado da família por dever ao País.Seus filhos Mikki(Michelli)15 , Cory 12 e Jackie 2, cresceram sentindo falta do pai. Mikki é a que mais se revolta.
Jack então se descobre com um a doença terminal ,os médicos lhe dão 6 meses de vida.Nos últimos das j sem conseguir levantar da cama e somente respirando com oxigênio, Jack promete a Lizzi que vai passar o natal com eles,na sua ultima semana antes do natal ele escreve uma carta por dia pra deixar a Lizzi seu grande amor, para ajuda-la a enfrentar a sua ausência assim que ele morrer. Numa noite véspera de Natal Lizzi leh conta que esta pensando em levar as crianças para passar o verão na casa onde foi criada o (Palaço como chama). Jack concorda,então Lizzi lembra que esqueceu de comprar o remédio do marido e insiste em ir a farmácia mesmo ja sendo tarde da noite. Uma fatalidade acontece Lizzi sofre um acidente de carro e morre na hora.Jack então tem de se afastar de seu filhos para que não o vejam morrer. Mas um milagre acontece ele começa a se recuperar,então percebe que talvez tenha recebido um milagre para poder fazer as coisas diferentes desta vez. Ele trava uma batalha para poder recuperar o amor dos filhos e a confiança e mesmo assim realizar o ultimo desejo da sua amada esposa que era voltar ao Palaço no verão´.
Agora Jack tenta superar a falta da esposa,ao mesmo tempo que tenta mostrar aos folhos e sogros que os ama acima de tudo e que pode ser um bom pai.

Como começar de novo quando o amor da sua vida se foi?

Lendo este livro no começo já senti a emoção a flor da pele,uma mistura de amor e raiva ,amor pelo casal Lizzi e Jack que foram afastados tão cedo,raiva com o destino por separa los. As vezes me peguei querendo sacudir Jack por deixar os filhos sentirem tanta sua falta, mas também pensava nele sofrendo sem ter com quem desabafar.
Estou sofrendo agora que acabei a leitura,me senti dentro da história sofri junto com o Jack e sua família, pois o livro é lindo a leitura foi super rápida e quando acabei fiquei triste por já ter acabado(rsrsrs). Recomendo muitos lenços de papel ao ler este livro. Lindo e emocionante. História de amor comovente.

site: http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

Guilherme A. 04/11/2013

Um Certo Verão - David Baldacci
Conformado com os últimos dias de vida, Jack já sabe o destino que vai ter e espera ao menos chegar com vida no natal. Um marido que ficara a maior parte do tempo no exercito e uma esposa que daria a vida por seus filhos. Em um dia de muito neve quando Lizze saiu de carro para buscar os remédios de Jack, o seu destino estava cruzado com a morte (não é spoiler pois na sinopse conta isso).
Agora com todo o sofrimento de uma família com a inesperada morte de Lizze e com o final da vida de Jack, seus três filhos serão levados para morar com os parentes. Jack então fora morar em um asilo onde esperava a morte chegar. Enquanto estava no asilo sua vida virou do avesso e tomou um rumo totalmente inesperado para Jack e para os médicos. Agora que sua vida mudou Jack tem vários desafios para enfrentar nessa caminha e um verão inesquecível.

É o primeiro livro que leio do David Baldacci e gostei da escrita do autor. A leitura flui em um ritmo rápido, as cenas e as ações dos personagens são descritas muito bem por ele. E quero sim ler outra obra do autor. Um Certo Verão é um romance triste, assim como o começo o final é surpreendente.

A Editora Arqueiro está de parabéns pela diagramação, e principalmente, pela capa do livro. É uma das capas mais bonitas da minha estante e com certeza foi amor à primeira vista com essa capa.

Eu recomendo muito esse livro e principalmente para os leitores do Nicholas Sparks que já estão acostumados com romances tristes, hahaha.

site: http://meninoironia.blogspot.com.br/2013/10/resenha-um-certo-verao-david-baldacci.html

Elis 03/03/2016

Quando esse livro foi lançado tinha ficado com muita vontade de ler, mas por causa de muitos livros bons lançados na mesma época, não o solicitei. Mas enfim consegui ler e posso dizer que ele é incrível, uma leitura que mesmo com seus momentos tristes é lindo. Jack está a beira da morte, mas como todos sabemos, jamais poderemos imaginar quem vai partir desse mundo primeiro. E a tragédia acontece. E muitas discussões e tristezas se somam a ela.

Não consigo imaginar algo tão terrível a qualquer pessoa, mas a coragem e a fé de que tudo pode acontecer, até mesmo um milagre, dá esperança de que tudo pode ser possível. Mikki, Cory e Jackie, são filhos confusos devido o grande tornado que passa em suas vidas. Os avós Bonnie e Fred, tentam ajudar da melhor forma possível, mas tomar providências num momento como este, pode arrasar a família inteira. A única pessoa ciente que parece ter certeza de que tudo ficará bem é a bisavó Cecilia, que mesmo não opinando, vai tramando por debaixo dos panos.

A maneira como aconteceu a última conversa entre Jack e Lizzie o faz lembrar de uma "promessa", que agora pode ser cumprida. Jack, seu amigo Sammy e seus filhos vão passar o verão em Palácio, a casa no litoral que Cecilia, acabou deixando para Jack. Onde Lizzie cresceu e sofreu, mas com um baú de memórias que pode reconstruir toda a dor que eles estão sofrendo.

Na pequena cidade litorânea eles conhecem boas e más pessoas, ganhando amigos e inimigos, terão de passar por grande provações para se entenderem e se perdoarem. Aqui temos uma leitura com capítulos curtos, onde vamos lendo e lendo, até chegar a última página. Em momento algum a leitura foi cansativa. E eu só desejava saber mais e mais, sobre cada personagem. David Baldacci me conquistou, se seus outros livros seguem a mesma linha, com certeza irei ler muitos livros dele ainda. Me tornei uma fã. Me emocionei e torci para tudo dar certo, mesmo com a tristeza, temos a certeza de um final feliz, mesmo que um pouco previsível.

O li em um ótimo momento, onde estou passando por problemas de saúde, claro não graves como foram os do Jack, mas que me fortaleceu, para ter a certeza de que tudo irá passar e terei muitas oportunidade e dias maravilhosos pela frente. Basta acreditar, querer e ter fé. Todo leitor devia ler um livro que inspire tanto e mexa com seus sentimentos. Para que saibamos nos colocar no lugar dos outros e analisar as situações da nossa vida de um ponto de vista diferente.

Quotes:

" - Quando você ama alguém, é para sempre." (pg. 47)

"Precisamos ter respeito pelo passado e nunca esquecê-lo, mas não podemos viver nele." (pg. 270)

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2016/03/um-certo-verao-david-baldacci.html

Milla. 16/03/2016

Um certo verão
leitura gostosa estou com uma expectativa muito Boa.

Lau 11/08/2016

Um Certo Verão
Deixa eu explicar pra vocês: eu tive uma relação de amor e ódio tão grande com esse livro que chegou a ser maior da relação de amor e ódio que eu tenho com o Boy. Mas enfim: esse livro me surpreendeu, e como me surpreendeu.
Aprendi muito com esse livro (como quase todos os outros, mas aprendi). E pude ver o quanto não é fácil essa vida, né?
Se teve uma coisa que eu aprendi foi que como as coisas sempre parecem dispostas a darem errado e no quanto nós devemos lutar pra manter as pessoas que amamos por perto, mesmo que com isso tenhamos que largar de mão coisas e lembranças muito valiosas.
Nada na vida é fácil, né non? E foi uma das coisas que eu aprendi com esse pai maravilhoso. E o quanto ter nossa família por perto, mesmo que a gente dê aquelas patadas de deixar a marca de ferradura, é importante pra nos fortalecer.
De certa forma, eu cresci com esse livro. Além de ter ido de ódio ao amor de um momento pra outro.
Recomendo sim, recomendo muito esse livro.

Sales 27/08/2016

Um livro surpreendente
Comprei este livro por causa da promoção (4,99) nas Lojas Americanas, já tinha lido outros títulos de Baldacci, mas em gênero policial, não sabia o que esperar de um romance, apostava minhas fichas em uma história clichê e mediana, e sim, tem clichês, mas definitivamente não é mediana, me surpreendi pela forma como foi contada, pela superação e como a relação de um pai com seus filhos pode ser mágica, também nos ensina um pouco sobre o relativismo da vida. É uma boa história no geral e de rápida leitura.

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Um Certo Verão, de David Baldacci
Olá Guardiões da Leitura ? Tudo bem? O resumo de hoje é do livro: Um Certo Verão, escrito pelo autor David Baldacci.??

? Jack é um homem forte e corajoso, lutou em várias guerras e tem uma família muito bonita. Está chegando a véspera de Natal, mas ele não vai viver mais, porque tem uma doença terminal, o que deixou o Natal da sua família bem desanimado. Ele escreve cartas se despedindo de Lizzie e dos filhos, para um dia serem lidas depois de sua morte.

? Lizzie, esposa de Jack, com tanta comemoração natalina (mesmo triste por saber que não teria o esposo ao seu lado, nunca mais), esqueceu de comprar os remédios pra ele, pegou o carro, ainda durante a noite, nevando muito. Acabou sendo atropelada.

? Mais tarde, a família recebeu a notícia da morte da mãe, deixando Mikki, Cory e Jackie, os filhos de Lizzie e Jack, ainda mais tristes. Foram morar com a avó Boonie, enquanto Jack teve seu destino em um asilo.

? Um milagre aconteceu, Jack conseguiu se recuperar da doença. Sammy, seu amigo, o ajudou, treinando-o, foram morar juntos, com as crianças, na casa conhecida por "O Palácio", onde Lizzie cresceu, ao lado do Farol.

?A família aprendeu a viver novamente, sem a mãe. Mikki conheceu Liam, um garoto tão rockeiro quanto ela, Cory se interessou ainda mais pelo teatro, Jackie estava aprontando sempre, Jack conheceu Jenna, mãe de Liam, Sammy até arranjou uma namorada. Mas é óbvio que passaram por dificuldades: Jack não sabia como cuidar de uma família, ele não era apenas um provedor do lar, e sim pai, amigo e companheiro ao mesmo tempo, porque o que ele mais queria era não desperdiçar essa segunda chance de viver.

? Boonie, avó das crianças, depois de mandar um espião cuidar da vida da família de Jack, junta algumas provas dele tendo ataques de raiva na praia, por não conseguir fazer o Farol funcionar, o que foi suficiente para as guardas das crianças ficarem com a avó. No dia de ir embora com a avó, Mikki correu desesperada, na praia, durante a formação de uma tempestade, foi levada pro mar. Jack manteve a calma e o farol funcionou, Jack nadou e salvou a filha, Boonie leu as cartas e devolveu as guardas das crianças pro Jack.

Linny 09/10/2013

Encantador
Primeiramente devo dizer que fazia tempo que eu queria ler alguma obra do David Baldacci, os livros dele sempre me pareceram serem bons, assim quando fiquei sabendo do lançamento deste, não pensei duas vezes e resolvi lê-lo. Vejam, foi uma ótima decisão, pois este livro é incrivelmente encantador.
A história gira em torno da vida de Jack Armstrong, um ex militar que foi diagnosticado com uma doença rara terminal e desde então ele vem se preparando para o momento de dizer adeus à esposa Lizzie, e a seus filhos. Porém algo inesperado acontece; sua esposa sofre um acidente de carro e falece. Sem ela Jack é mandado para um asilo e as crianças são separadas e vão morar com familiares em cidades diferentes. Entretanto Jack começa a melhorar. Numa recuperação milagrosa ele consegue vencer a doença e a caminhar rumo a uma segunda chance de viver junto com seus filhos.
Esse livro possui uma narrativa delicada que envolve como também possui uma história que emociona e faz o leitor sentir um turbilhão de emoções no decorrer da leitura. É inevitável não se comover com o drama do personagem principal e torcer pela sua superação e felicidade.
Um dos pontos que mais me agradaram foi o fato dos personagens possuírem sentimentos reais; o modo como eles são descritos e os fatos que acontecem em suas vidas são bastante verdadeiros, de tal forma que é possível pensar se uma história semelhante já não aconteceu com alguém, como também ter quase certeza de que poderia acontecer.
Outro ponto que me agradou foi a trama; ela é tão bem desenvolvida; há surpresas e reviravoltas que chegam a causar espanto, como também há determinados momentos tão imprevistos que tocam o coração do leitor.
Houve determinadas partes que me tocaram profundamente, este trecho é de uma carta que Jack escreveu para a esposa quando ainda estava doente e achava que iria morrer; é tão bonito que tive que colocar aqui:

“ Se eu tivesse escolha, teria ficado mais tempo. Lutei o quanto pude. Nunca vou entender por que fui obrigado a abandoná-la tão cedo, mas aceitei isso. Mesmo assim, quero que você saiba que para mim não existe nada mais importante que você. Eu a amei desde a primeira vez que a vi. E o dia mais feliz da minha vida foi quando você aceitou compartilhar a sua comigo. Eu prometi estar sempre ao seu lado e meu amor por você é tão grande que, mesmo eu não estando aí fisicamente, estarei com você em todas as outras formas possíveis. Vou cuidar de você. Estarei ao seu lado quando quiser conversar. Nunca vou deixar de amá-la. Nem mesmo a morte pode sufocar o que sinto por você. Lizzie, meu amor por você é mais forte que tudo.Com amor, Jack.”

Sem dúvida alguma se trata de uma história profunda de quatro pessoas devastadas pela dor da perda que são salvas pela força do amor. Além disso, mostra que é possível encontrar forças para se superar as dificuldades mesmo quando tudo parece estar perdido.
Em sumo, esse livro me agradou totalmente e entrou para os meus favoritos. Recomendo a leitura de Um Certo Verão para todos aqueles que apreciam uma obra apaixonante.

Rotina Agridoce 14/02/2017

recomendo!
Um Certo Verão conta a história de Jack, de 34 anos, um veterano de guerra, que está definhando em cima de uma cama por conta de uma doença terminal. Completamente desolado, ele começa a escrever cartas para a esposa que deverão ser lidas após sua partida. Ele espera pelo menos permanecer vivo até o Natal para poder passar essa data junto com sua mulher e seus três filhos Mikki, Cory e Jackie.

Mas em uma reviravolta trágica do destino, é Lizzie, a esposa de Jack que morre em consequência de um acidente de carro. Jack se vê então afastado da família e é mandado para um asilo, enquanto sua sogra leva seus filhos com ela. Sem promessa nenhuma que continuará vivo, um milagre verdadeiramente acontece e Jack se recupera de sua doença.

[...] De vez em quando beliscava a si mesmo para ter certeza de não estar sonhando. Por fim convenceu-se de que aquilo era real. Não, não apenas real. Era um milagre [...].

Mesmo com vários contratempos, ele reúne novamente os filhos para recomeçar a vida. Pelo amor aos filhos, Jack terá que descobrir como ser o pai que as crianças necessitam. Eles terão que desenvolverem a capacidade de lidar com a perda e superarem as tribulações. Juntos eles irão vencer a dor e a ausência de Lizzie, prosseguindo da melhor maneira possível com seus propósitos de vida.
[...] Não dá para simplesmente dizer coisas idiotas, se abraçar, chorar até dizer chega e depois ficar tudo bem enquanto uma música cafoninha toca ao fundo. Tem que ser um dia de cada vez. A vida é assim. Alguns dias vão ser bons, outros vão ser horríveis. Vai ter dias em que eu vou olhar para você e sentir raiva; em outros, vou ficar péssima por sentir raiva de você. Vai ter dias em que eu não vou sentir nada. Mas você continua sendo meu pai. [...]

A premissa do livro é lindíssima e realmente não me decepcionei com a história. Acho particularmente atraente, narrativas que envolvem tragédia e superação. O autor conseguiu desenvolver com muita espontaneidade os infortúnios e vitórias que fazem parte dessa obra – um jovem sucumbindo a uma doença fatal, a morte inesperada e trágica, o abandono de crianças, a batalha pela guarda dos filhos, força pessoal, retomada de sentimentos, superação e recomeço.

Leia o restante no Blog:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/06/resenha-929-um-certo-verao-david.html

Zé Pedro 21/02/2017

Baldacci que chora
Romance lacrimejante, me dividi entre o fastio de ‘virar’ mais uma página do meu kindle ou imaginar qual o próximo sofrimento do personagem... Entediante é o mínimo que posso dizer deste livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5