O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida Matthew Quick

Resenhas - O Lado Bom da Vida

2018 encontrados | exibindo 76 a 91

Raffafust 29/01/2013

Tem livros que chegam até a gente e parecem mensagens subliminares. No caso desse " O lado bom da vida" o interesse a princípio veio pelo filme estar sendo bem falado e ter indicações ao Oscar. Preferi correr para comprar o livro que tendo Bradley Cooper e Jennifer Lawrance na capa já me agradou bastante.
O conteúdo não poderia ser melhor e como comecei esse texto dizendo, o assunto tratado caiu como uma luva a um problema que muitos temos em doses maiores ou menores e alguns sabem bem lidar com isso e outros nem tanto. No caso de Pat, o personagem principal, ele não soube lidar e só o que sabemos durante boa parte das 256 páginas desse livro é que ele tem 30 e poucos anos e acabou de sair de uma clínica psiquiatríca que chama de " lugar ruim" mesmo tendo feito amizade com Danny, o que lembra de lá prefere esquecer e foge de todas as formas de retornar.
Acolhido após a alta na casa de seus pais, onde a mãe é maravilhosa para ele mas o pai é um esquisito que parece odiar o filho e deixa bem claro isso só interagindo com ele em jogos dos Eagles e com gritos de guerra ridículos, Pat sofre porque acha que ainda já esperança no casamento com sua mulher Nikki, o que a todo instante o leitor percebe mas Pat demora para ver é que não há volta com a esposa, ele passou 4 anos no tal lugar ruim, mas nem se lembra porque ele foi parar lá.
O que de certa forma também nos deixa ansiosos é descobrir por onde mesmo anda Nikki e qual crime ele cometeu?
Rodeado de antigos amigos mas principalmente do casal Ronnie e Veronica e da irmã dela que é uma incógnita e parece precisar de medicamentos tanto quanto ele, Tifanny, a amizade entre os dois só vai crescer : momentos beirando o sadio, momentos a insanidade;
os dois vaõ descobrir que tem muito em comum e é esse relacionamento entre 2 pessoas que lutam contra seus passados, mesmo que uma delas mal se lembre do que fez que o livro começa a focar.
" O lado bom da vida" é sobre a insanidade de amar mais alguém do que a si mesmo, é sobre cometer atos impensáveis em nome desse amor e de esquecer se amar para só lembrar do outro lembrando que isso não é bonito mas sim doentio quando passamos de nossos limites.
É sobre reconhecer que precisamos de ajuda, que temos que aprender com o passado e nos apoiar em quam realmente nos entende, talvez como o autor deixa claro, em quem já passou o que passamos para se ter ideia de como e porque reagimos dessa forma.
Uma história linda, ainda que algumas horas triste mas com um final adequado para que todo mundo que já sofreu pela perda de um amor de alguma forma se reconheça.
Indie 05/10/2013minha estante
Achei o livro de uma sensibilidade absurda!!! Eu realmente amei. Tornou-se um dos meus favoritos!

Raissa 25/04/2015

Valeu, Sr. Quick!
Sinceramente não gostei do livro. Não gostei do protagonista, O Pat e também não gostei da Tiffany.
Ambos estavam mentalmente perturbados. OK! Mas em certo ponto fiquei sem paciência com algumas atitudes deles.

O livro é repetitivo e se torna chato falando tanto sobre futebol americano. E EAGLES pra cá, coreografia com dancinha pra lá, "AHHHHHH" pra cá. Achei chato. Mas OK também, pois pelo visto estadunidense estão para futebol americano como alguns de nós estamos pra futebol. O fato do pai do Pat ter flutuações de humor de acordo como o time jogava, e tratar as pessoas de acordo com o desempenho do time me irritou profundamente. Coitada da mãe, a melhor personagem do livro s2.

Li um spoiler do livro o q deixou tudo mas chato e previsível- não vi o filme enquanto não tivesse terminado o livro . Não tenho nada contra spoiler’s em filmes e séries mas em livros- NÃOOOO, por favor.

E essa questão de spoiler foi o que mais me irritou no livro, SIM, no livro tem spoiler. Quando eu vi quase não acreditei. Estragou todas as minhas futuras intenções de ler: O GRANDE GASTBY, A RETOMA DE VIDRO, AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY, O APANHADOR DO CAMPO DE CENTEIO.
O autor, simplesmente contou os finais desses livro. Como assim !?!!? Fiquei chocada. Mas agora tanto faz, vou procurar ver os filmes, que não me importo tanto de já saber spolier. Já que o final dos livros Matthew Quick já me fez o desfavor de contar. Valeu, Sr. Quick!
Jheinis 02/05/2015minha estante
adorei sua resenha hahaha

Renata 27/07/2017

Uma linda história de superação
O livro inicia-se com a saída de Pat do “lugar ruim”, que se trata de um hospital psiquiátrico. O motivo de ter ido parar lá lhe é desconhecido, assim como o tempo que passou lá dentro, apenas sabe-se que a partir de então, sua vida é um filme criado por ele mesmo, e que o tempo separado de sua esposa Nikki, está próximo de acabar, se esforçando muito para que isso aconteça.
Pat tem o temperamento muito forte, e uma das maneiras de suportar os acontecimentos ruins é treinando na academia que foi montada no porão da sua casa. Sua mãe tenta protegê-lo omitindo e escondendo tudo o que lhe diz a respeito de sua vida no passado. Já a relação com o pai é péssima, pois ele só conversa com Pat nos dias de jogos, quando cantam junto o hino do time e comentam os passes dos jogadores, porém seu humor dependerá do resultado do jogo.
Os únicos amigos são o casal, Ronnie, Verônica e a filha Emily, seu irmão mais novo e a irmã de Verônica, Tiffany, com quem mantém uma amizade estranha e passa a correr todas as tardes.
...

site: http://lovelyplacee.blogspot.com.br/2016/09/o-lado-bom-da-vida-matthew-quick.html
Jhon 02/08/2017minha estante
undefined

Jéssica 22/04/2014

Qual será o lado bom do livro?
Bom, li esse livro em um momento em que estava na auge, todos estavam lendo e muitos adorando. Então fui seguir essas pessoas, e me dei mal. A história é pouco envolvente, desinteressante, os personagens sem carisma algum, o desenrolar a narrativa não anima e um enredo muito fraquinho, não condiz com o nome do livro. Terminei o livro e fiquei pensando, o que será que esse livro me trouxe de bom? aff, uóo. kkkkk, só rindo!!! Parece aqueles filmes água com açúcar americano e que foi transformado em livro. Dizer pra você, que não leia, não digo. Leitura sempre é bem vinda, na maioria das vezes para você criticar. Quem sabe, vá que tenha um lado bom....
Simone 04/06/2014minha estante
Eu tbm tava pensando, como assim, só eu não gostei desse livro? kkkk livro chato, movido a futebol americano e que ainda dá spoilers de outros livros! kkk ah, pronto falei!

Blog Metamorfose 29/07/2015

Resenha Crítica: O Lado Bom da Vida / Livro x Filme
Então, esse é um dos primeiros livros que vocês me veêm avaliando com apenas 3 estrelas, o que classifica o livro como mediano, muitos podem ter lido o livro e achado ele fantástico, não discordo disso, o que vou explicar o motivo depois, o fato é que eu tenho uma visão diferente porque sou vidrada em livros que narram transtornos psiquicos, além desse fator chave eu também assisti o filme da adaptação do livro o que me deu ainda mais convicção para avaliar o livro como 3 estrelas.

Após o meu embromation, vamos a crítica e em seguida! O fato é que Pat, o protagonista, tem Transtorno bipolar, porém o livro não me passou o drama de quem sofre com esse mal, não conseguiu me passar toda aquela dúvida, mudança subita de emoções e reações, aquela realidade, acredito que o autor deixou a desejar essa parte, se eu não tivesse lido que Pat é bipolar eu jamais presumiria que ele sofria com tal transtorno, apenas pensaria que assim como muitos ele apenas é muito sentimental e por isso suas emoções oscilam as vezes. (Talvez a mensagem que o autor quis passar com essa aparente atitude comum, seja que no geral a bipolaridade não parece ser notada, no entanto para mim isso fez com que o livro não me parecesse tão envolvente - opinião minha).

Eu me surpreendi muito quando vi o filme, jamais imaginei que um dia diria que o filme é melhor que o livro que o originou, pois é como dizem tem sempre a primeira vez... O filme O Lado Bom da Vida de certa forma superou ao mesmo tempo que complementou o que faltava no livro, no filme a bipolaridade de Pat é notada e bem repassada ao espectador, você sente e vive as emoções transmitidas por Pat (Broadley Cooper), bem como a vida problemática de Tiffany (Jennifer Lawrence)... Comentemos né, só com estes dois atores se torna notável a qualidade e maravilhosa atuação do elenco do filme né?! Mas enfim, seja como for o filme me dá uma visão mais admirável e envolvente da vida do Pat! O diretor merece os Parabéns, porém é claro que o Matthew também merece por criar a obra, mas o que me surpreendeu mesmo foi a adaptação cinematográfica fantástica.

Após os apontamentos do livro e sua adaptação cinematográfica, vamos a descrição do livro...
A leitura flui naturalmente e bem breve, é muito bem narrado sim, a história é muito boa, a união de duas pessoas que sofrem com transtornos psíquicos envolve e comove sim, no entanto como disse acho que algo faltou em meio as narrativa, porém isso não deixa o livro chato ou monótono, continua muito bom apesar de tudo.

A história é narrada por Pat, o que pode lhe deixar um pouco confuso, pois o personagem une os fatos, a sentimentos e pensamentos. Pat ainda acredita ser casado com Nikki e que eles ainda voltarão a ficar juntos, movido por esta convicção Pat passa a se exercitar e fazer o possível para se recuperar e sair da clínica psiquiatra, ou como ele chama, do lugar ruim. Ele tentará de todas as formas rever sua amada e reconquistá-la, dar a ela o valor que ela merece, no entanto Nikki não quer vê-lo, seus amigos, pai e irmão tentam manter certa distância de Pat e ninguém parece se interessar em contar a Pat o que aconteceu para que ele fosse internado.

Quando sua mãe o retira da clínica, ela luta contra a opinião de seu marido e contras as opiniões dos demais, mas está certa de que ter seu filho a seu lado será a melhor solução, porém a convicção de Pat em reconquistar Nikki o leva a conhecer Tiffany, uma jovem problemática que se tornará uma grande amiga e alguém que compreende Pat e que pode vir a ser sua confidente.

Qual será o desfecho dessa história? Pat conseguirá reconquistar Nikki? Ele terá sua vida de volta? O que o levou a internação? Porque seu pai se mantém afastado? Porque seu irmão não o visita? O que poderia levar pai e irmãos a se unirem novamente? Pat conseguirá controlar suas emoções? Conseguirá voltar a sua vida normal? Você descobrirá as respostas para estas e mais perguntas lendo o livro, na sequência não deixe de assistir o filme! ;)

Boa leitura e bom filme a você!!!

Não quero ficar no lugar ruim,
em que ninguém acredita no lado bom das coisas,
no amor ou em finais felizes…
~ Pat Peoples

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/07/resenha-critica-o-lado-bom-da-vida.html
Luciana Fls 08/01/2016minha estante
Estou lendo agora, por enquanto estou gostando e achando interessante

PS Amo Leitura 18/08/2016

Bom.
"Quando comecei a leitura deste livro, logo me veio todos os comentários ruins que eu tinha visto sobre ele, assim como o meu receio após ter começado o filme (sim, sei que não devemos julgar um livro pelo filme), mas tantos comentários ruins e um começo de experiência ruim, o que esperar?! Bom, confesso que gostei do livro.

Pat é um ex-professor e está em uma instituição psiquiátrica. Na verdade ele não sabe porque ficou naquele "lugar ruim" - como ele mesmo o denomina -, mas acredita que foram apenas alguns meses, mas na verdade, foram quatro anos!

Seu tempo na instituição fez com que ele pensasse nas coisas que pudesse ser melhor para a sua esposa Nikki. Ele não era um bom marido, não lhe dava totalmente atenção e era focado demais no futebol. Ele lembra bastante que Nikki pediu um "tempo separados" e quando sair do lugar ruim, ele vai tê-la de volta e vai ser o melhor para ela: vai praticar ser gentil ao invés de ter razão (isso me lembrou muito Extraordinário!).

Quando Pat sai da instituição, ele volta a morar com seus pais, continua treinando para ser musculoso para quando voltar com Nikki e volta assistir os jogos com seu irmão e alguns com seu pai. Ele tem alguns lapsos de memória, mas há muitas coisas que seus pais precisam dizer a ele porque é como se sua memória tivesse sido deletada e ele só se lembre de quatro anos atrás, mas nesses quatros anos lá dentro da instituição, foram como se não tivessem existido.

Pat faz amizade com sua vizinha Tiffany - irmã de Caitlin, mulher de seu melhor amigo Ronnie. Durante suas corridas, Tiffany começa a correr "junto" com Pat até que eles começam a interagir um pouco mais. Durante a história nós conhecemos Cliff - seu terapeuta - e que tem uma pequena ajuda para a melhoria de Pat. Mas acredito que o que ajudou Pat foram seus amigos, e principalmente, ele mesmo.

Eu gostei da forma que o Matthew descreveu os momentos de Pat. Gostei de ver o ponto de vista dele sobre as coisas e sobre o lado bom de tudo. Ele é sempre tão positivo que me deixou com vontade de ser da mesma forma, mesmo em momentos difíceis. Claro que em alguns momentos eu ficava irritada com Pat de tanta positividade, mas ele estava tentando ser uma pessoa do que era no passado, o que é bem legal.

Única coisa que não gostei do livro foram as narrativas sobre os jogos. Confesso que isso foi um pouco cansativo e chato. Na verdade eu não me interesso por isso, então para que tantos detalhes? Acho que se houvesse menos partes sobre isso, talvez o livro fosse mais avaliado por mim. Entendo que o futebol gira em torno da personalidade de Pat, mas houve muito futebol e pouco romance. Exceto isso, é um bom livro."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-lado-bom-da-vida.html
Fabi129 18/08/2016minha estante
no começo nao gostei mt do livro
mas depois a escrita conseguiu me envolver
ate acho que prefiro ele ao filme
e como vc disse as partes falando sobre o jogo eram puro tédio
mas tirando isso, valeu a pena ser lido

Victória 20/07/2015minha estante
"Escolha ser gentil, ao invés de ter razão" - um dos meus lemas de vida, sem dúvidas!

Thay.Lucas 27/12/2016

O lado bom da vida
O livro conta a história de Pat que teve um surto psicótico ao descobrir que sua mulher o traía. E, assim sendo, é levado para um hospital psiquiátrico para se tratar. Depois de quatro anos, sua mãe o retira do "lugar ruim" para levá-lo para casa. Nesse meio tempo, Pat fica viciado em musculação e acha que assim poderá reconquistar "Nikki", porém Tiffany aparece e muda tudo.
Josias.Lopes 05/01/2017minha estante
Resenha simples e direta

Jackson119 31/08/2016

lol
O lado bom da vida, livro de Matthew Quick publicado aqui no Brasil pela editora intrínseca é aquele tipo de livro que eu não sei porque fez sucesso, desculpa.

Ele vai narrar a história do Pat Peoples que acabou de sair de uma instituição de saúde mental, que ele costuma chamar de “lugar ruim”, onde ele acredita ter passado apenas alguns meses, o que mais tarde vamos descobrir que foram 4 anos. Ele está separado da sua esposa Nikki, mas tem esperança que um dia esse “tempo separados” acabe e eles voltem a viver juntos felizes pra sempre. Para que isso aconteça, ele acha que se ficar forte, vai ficar mais bonito e consequentemente Nikki vai quere-lo de volta, o que faz com que ele acabe adquirindo um vício enorme em exercícios. Ele também começou a ler mais, porque Nikki é professora de literatura e que ela vai achar ele mais gentil, sensível e culto.

Quando ele volta pra casa ele descobre que esses livros que a Nikki recomenda aos seus alunos sempre acabam e tragédia ele fica extremamente bravo com isso, porque ele acha que a vida é como um filme que tem sempre o final feliz e *onomatopeia de desaprovação*. Ok, o pai dele é um bosta que só liga pra futebol americano e que só consegue sorrir se o time dele ganha. Um ex-amigo chama ele pra jantar na casa dele, mas é tudo meio que planejado pra ele conhecer Tiffany. Ela começa a seguir o Pat durante sua sessão de corrida mas como ele está praticando o ato de ser gentil ao invés de ter razão ele aceita a companhia dela. Enquanto ele só fala de Nikki, Tiffany vira uma ótima amiga e tenta ajuda-lo. Tiffanny também tem problemas psicológicos e ambos precisam de ajuda profissional, mas eles se entendem já que passam pelas mesmas coisas e entendem as dificuldades que enfrentam (e essa foi uma das poucas coisas que eu gostei no livro).

O livro é super chato no começo porque tudo o que o Pat quer é voltar pra sua esposa, e você tem que aguentar o pai dele, etc. Mas quando chega mais pro meio dá até pra engatar uma leitura (nem que seja porque você precisa devolver o livro que pegou emprestado). Não vou mentir e falar que odiei o final porque eu achei bem bonitinho, adorei essa mensagem sobre você conseguir superar e renascer após grandes perdas, ou qualquer fracasso que sua vida seja, além de ter umas citações bacaninhas.

Agora, coisas que eu achei de extremamente detestáveis no livro: A narrativa é extremamente cansativa e repetitiva, e isso faz com que o livro fique chato; A questão do futebol americano. Se você entende de futebol americano, beleza, dá até pra passar por cima disso, mas TODA parte do livro é repleta de falação de futebol americano, capítulos inteiros que só falam disso O TEMPO TODO; O fato de ser totalmente diferente do filme! “Ah mas ok, sempre é diferente né?” Mas nesse caso a história é completamente outra! No filme você vê o pai do Pat e pensa “Ah que fofinho, tá tentando ajudar o filho a se recuperar e blablabla” mas ele não é nem um pouco assim! O filme teria sido bem mais interessante se tivesse a mesma história que o livro.

Eu já havia assistido ao filme uma vez e odiei. Fui ler o livro com muito preconceito por causa disso. Quando terminei o livro fiz questão de assistir ao filme de novo porque eu fiquei extremamente confusa e não sabia se tinha mesmo visto o filme do livro, e odiei o filme ainda mais.

Eu não amei o livro e acho que nunca irei indica-lo para pessoas que gostam de histórias que vão marcar, sabe? Mas se você é o tipo de pessoa que adora adotar personagens complicados, gosta de se envolver no mundo dele pra tentar ajudar, talvez você goste do livro, mas não faça questão de lê-lo antes de mais nada porque não é um livro que mereça tal atenção.
Fatima 10/10/2016minha estante
Gostei da resenha!

Mr.Rafa 07/02/2017

Simplesmente O Melhor Livro Que Eu Ja Li !!!
Incrível,sensacional
Pedro Henrique 08/04/2017minha estante
Concordo!!

Jessie / @livrosmeusmimos 04/06/2017

Reflexiva, Interessante e Envolvente.
Este livro é sobre o Pat um ex-professor de história de 30 anos de idade que recebeu alta de uma clinica psiquiátrica após permanecer internado por 4 anos. Ele é casado com Nikki que pediu um tempo na relação.

No decorrer da narrativa é visível o amadurecimento do protagonista, ele saí de um estado de confusão para o de fúria até chegar á razão. Ele verá que a vida passou, e todas as pessoas ao seu redor viveram enquanto ele estava internado, agora é necessário reconstruir sua vida. Recuperar o tempo perdido.

No decorrer do livro ele conhecerá Tiffany a cunhada de um amigo dele, apesar de terem personalidade diferentes, essas diferenças os unirá. Construindo uma relação de amizade.

No inicio da leitura achei o Pat um cara um pouco chato mas depois vi que ele é assim por conta de sua saúde psíquica, confesso que fui surpreendida por ele, tanto que na metade do livro já estava torcendo para ele. Já a Tiffany , eu adorei a personagem de cara. Fiquei muito sensível pela mãe dele, e o pai me revoltou em vários momentos do livro (impossível não ver o Robert De Niro em minha mente).

Apesar da leitura ser reflexiva , interessante e envolvente. Eu senti falta de um romance entre os protagonistas, acredito que teria sido mais fascinante. Além de momentos que achei cansativo e repetitivo no qual se tem como tema o futebol americano.
Mas mesmo assim, vale a pena a leitura.

site: http://livrosmeusmimos.blogspot.com.br/2017/06/o-lado-bom-da-vida-de-mattew-quick.html
Julia.Paschoali 20/06/2017minha estante
Discordo de você Jessie, creio que se houvesse um romance entre os protagonistas iria enfatizar que o "bom da vida" é o amor, quando na verdade a mensagem a ser dada é que em tudo tem algo de bom de aproveitador.

Karol Cremonini 11/05/2017

O lado bom da vida
Pat Peoples sabe que foi um péssimo marido para sua esposa Nikki e, por isso, ele entende o porquê dela ter pedido "o tempo separados". Ele só não entende muito bem porque durante essa pausa no casamento teve que ir para "o lugar ruim".

Este lugar nada mais é do que uma clínica psiquiátrica, onde na visão de Pat, ele não se encaixa, pois não tem nenhum problema do tipo. E assim, ele fica extremamente grato quando, logo no começo da história, sua mãe vai resgatá-lo e levá-lo? para casa.

Em casa Pat percebe que algumas coisas mudaram. As fotos de casamento dele e de Nikki sumiram e seus pais e irmão nunca falam dela. Sem contar que a família parece sempre ter muito cuidado quando surge a questão de quanto tempo ele passou na clínica.

Tudo bem que a memória está lhe pregando peças e algumas coisas fogem a sua percepção, mas Pat tem certeza que foram apenas alguns meses, alguns poucos meses, certo?! Afinal, seu casamento não poderia resistir a um "tempo separados" tão grande.

A volta de Pat ao bairro de infância, já que por enquanto ele novamente mora com os pais, trás também os antigos amigos. Ronnie e sua esposa Verônica apresentam a filha de 4 anos, que imediatamente ganha todo o carinho de Pat e desperta nele a vontade de ser pai também, o que leva a mais um motivo de que ele precisa logo conversar com Nikki.

Mas o casal de amigos, trás ainda mais uma pessoa para a vida de Pat. Tiffany, irmã mais velha de Verônica, que também passou por alguns problemas de instabilidade emocional e está se adaptando a como as coisas são agora. Surge então uma nova relação entre os dois, muito esquisita na opinião de Pat, já que a moça tem uns comportamentos bem estranhos e fala coisas inesperadas e até mesmo duras, sem se importar muito com o resultado de suas ações.

Outra mudança na vida de Pat é que agora ele precisa se encontrar semanalmente com o Dr. Cliff, um psiquiatra. Inicialmente apreensivo com as coisas que poderiam ser ditas pelo médico, logo se estabelece uma relação amigável entre os dois, que além da situação médico x paciente, descobrem ser ambos torcedores enlouquecidos dos Eagles e apreciadores do lado bom da vida.

Aliás, essa é uma parte importante de como Pat vive atualmente. Ele agora se preocupa com "o filme de sua própria vida" e tudo que faz é para se tornar um marido melhor. Exercícios físicos, leitura de clássicos? da literatura (e aqui se prepare, porque Pat solta spoilers mesmo rs), ser gentil com as pessoas, escutar mais e falar menos e claro, sempre olhar o lado bom das coisas.

Aos poucos Pat vai se adaptando a tudo e também percebendo alguns detalhes que a princípio assustam bastante. Surgem algumas dúvidas e talvez as respostas não sejam as que ele tanto quer escutar. Ele precisará aprender a abrir mão de certas coisas mesmo não querendo e também a não deixar que todas essas mudanças o levem de volta ao mundo que ele tanta luta pra escapar.
Rusherizando 24/05/2017minha estante
A melhor sinopse do livo que encontrei
Muito obrigada, estou fazendo um trabalho escolar sobre o livro, e já o tinha lido antes, sua sinopse me ajudou muito
Novamente, obrigada

Laís 27/10/2018

Se o livro é bom então eu não entendi nada.
O livro foi muito bem recomendado e talvez por isso me causou tanta decepção, não sei como amaram tanto o livro e eu sequer gostei.
Akane 28/10/2019minha estante
Menina, te entendo. O meu nível de não gostar desse livro é nível de tentar doar pros colegas kk

2018 encontrados | exibindo 76 a 91