O Lado Bom da Vida

Resenhas - O Lado Bom da Vida

2024 encontrados | exibindo 91 a 106

Mariana 10/05/2015

O Lado Bom da Vida
Ex-professor de história, Pat Peoples vive alguns anos numa instituição psiquiátrica. Ele não sabe exatamente o que ocorreu antes de entrar no “lugar ruim”. Com isso, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. Porém, ele sabe que vive um “tempo separados” com a sua ex-esposa Nikki. Também não sabe o motivo que levou a separação e, toda vez que toca no assunto com a sua família e seus amigos, todos desconversam.

Ao voltar para casa, Pat sofre alguns problemas: o pai não fala com ele, seus amigos disfarçam ao mencionar sobre o que aconteceu antes da internação e a ex-mulher não quer revê-lo. Entretanto, esses dilemas são pequenos perto do grande amor. Para reconquistar Nikki, Pat muda alguns hábitos que ela reclamava quando eram casados. Seu vício é fazer exercícios físicos. Além disso torna-se um leitor assíduo da literatura americana. Tudo isso para pressionar Nikki, quando terminar o “tempos separados”.

O que Pat não espera é encontrar uma pessoa que pode mudar a sua vida. Tiffany, viúva e cunhada do melhor amigo de Peoples, também sofre um desequilíbrio mental. O ex-professor não gosta da sua companhia, mas quando quer falar com a nova amiga, ela desaparece. Tiffany será a peça fundamental para a mudança na vida de Pat Peoples.
Escrito por Matthew Quick, O Lado Bom da Vida foi parar nas telinhas do cinema em 2012. Dirigido por David O. Russel, o filme teve oito indicações no Oscar. Estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, a película ganhou o prêmio de melhor atriz. O filme é parecido com o livro. Recomendo ler o livro primeiro. Eu fiz ao contrário e não gostei, chegando ao ponto de pular algumas partes.
Apesar de ser uma história comum, Matthew tem uma escrita simples e envolvente. Cada momento que Pat tenta lutar pelo seu amor. Se percebe que, com as frustrações e sucessos, ele nunca desisti do seu objetivo. Recomendo o livro para aqueles que gostam de leituras leves e com ironias sutis.

O que me em comodou na obra não foi esclarecido o motivo da separação de Pat e Nikki. Ou talvez eu não percebi. Bom, eu fiquei curiosa, se alguém reparou nesse detalhe, por favor me fale. A história é bem rápido de se ler, já que os capítulos são curtos e não enumerados. Pat é um personagem fracassado, sem perder as esperanças de encontrar o lado bom da vida.
Sobre os aspectos físicos do livro, não gosto quando a capa é baseado no filme. Mas, gostei da combinação das cores e a montagem das fotos. A diagramação – margem, fonte e espaçamento – é excelente. Outro ponto positivo são as páginas amarelas.

site: https://marianaasaless.wordpress.com/2014/04/19/o-lado-bom-da-vida-de-matthew-quick/
Kethlin 26/05/2015minha estante
Na verdade, ficou bem claro o motivo da separação dos dois, mas não quero dar spoilers.

Juh_Oliveira 23/11/2014

Esperava mais
Apesar de o tema abordado ser interessante, em vários momentos achei a narrativa massante. A obsessão de Pat por Nikki me deixou irritada. Esperava mais inteiração entre Pat e Tiffany, principalmente depois da apresentação de dança, faltou um maior envolvimento dos personagens, faltou o clima de romance. Não gostei do final.
Juh_Oliveira 23/11/2014minha estante
*interação

Ana 10/03/2014

Uma experiência traumática
O livro é estupidamente machista e cheio de clichês tolos e me preocupa bastante que algumas pessoas possam considerar o Pat o tipo de cara ideal, ou então todo esse universo que ele vive. O livro é tolo, simplesmente assim, caindo o tempo todo nos mesmos clichês repetitivos só que por o livro tratar um pouco de doença mental todo mundo acha que é inovador e diferente. Não é. Me deixou enjoada ver como as mulheres eram retratadas nesse livro, como meras esposas que só sabem chorar e aguentar abusos dos maridos, fazendo apenas as típicas atividades atribuídas as mulheres (lavar louça, cozinhar, etc). Me preocupo com as pessoas que não perceberam o quanto esse livro é vazio.

Leticia.Ficheira 09/11/2015

Resenha:
Este livro é bem famosinho inclusive,por causa do filme.O livro vai contar a história de Pat,um cara que acabou de sair de um hospital psiquiátrico e ele não sabe a razão da ida dele para lá.Ele simples mente não se lembra de nada que aconteceu antes da ida dele pra lá.Na verdade ele se lembra dos familiares e momentos da vida dele de casado,porém os momentos que revelariam a razão da ida dele para lá foram esquecidos e sua família e amigos não querem que ele saiba,nem a razão da ida,nem quanto tempo ele realmente ficou lá.Mas, uma memória está completamente intacta que é a de sua esposa Nick,por quem ele é perdidamente apaixonado.Ele se sente culpado pela separação deles e faz de tudo agora,para se modificar,para melhorar como pessoa,para reconquistá-la.E uma das coisas que ele quer melhorar é a sua aparencia então ele se tonou viciado em exercícios físicos,quer um corpo bonito para agradar a esposa.

Outra coisa que ele modifica em sua vida é o hábito de leitura que ele criou,agora ele le clássicos da literatura porque sabe que a esposa adora e ele sempre detestou,e muitas vezes os amigos de sua esposa tiravam sarro dele por conta disso.Ah, e ele também vai tentar ser um homem mais gentil,porque ele tem um probleminha com o controle de sua raiva,então ele passa a contar até 10 e tentar controlar suas ações para não ser mais tão impulsivo e explosivo.Pat acredita no lado bom da vida,das coisas e das pessoas,acredita que se você for uma pessoa boa as coisas darão certo pra você.E que toda situação tem o seu lado bom e etc...E é aí que ele conhece Tifany que e uma mulher que é pensa completamente diferente,ela não acredita que as coisas darão certo n final(e isso tem muito a ver com coisas que aconteceram com ela que voce saberá ao longo da história)ela é mais realista e fala o que pensa.

A minha opinião sobre livro não é positiva, eu não gostei de muitos pontos.O primeiro é que o livro cita vários livros que são clássicos da literatura como dito acima,no livro o autor diz que usa essas obras para fazer com que os leitores sejam mais solidários com pessoas com doenças mentais e para mostrar que nem sempre tudo acaba bem.Mas na verdade nessas citações ele conta pedaços importantes desses livros,dá spoillers que sinceramente eu não gostaria de ter lido.Pois eram livros que eu tinha interesse em ler.Além disso ele constrói um personagem que nunca fica satisfeito com nada, eu acho que em alguns momentos o autor parece querer o oposto de solidariedade,ele cria uma imagem infantil,confusa e obcecada de Pat.O livro fala sobre perdas apesar do tema só ser desenvolvido nas 10 últimas páginas.O livro deixou alguns personagens como o pai e a mãe de Pat(que é a personagem principal pois ela sim ao contrário de Pat,toma decisões que alteram o curso da narrativa) são deixados de lado no final do livro.Outro ponto que pra mim foi o ponto que mais me incomodou foi o fato do futebol americano ser um assunto falado o tempo todo.Na verdade o time de Pat, é falado muitas e muitas vezes e eles dançando e cantando o grito do time e etc, é verdade que isso ocorre com muito mais frequência no início do livro mas foi muito repetitivo, detestei esse aspecto.De bom mesmo, o livro só tem algumas metáforas criativas e o suspense.Apesar de que esse suspense não leva a lugar nenhum na obra.
Não gostei realmente,já estou fazendo o sorteio ara vocês porque comprei 2 exemplares mas ,tudo é muito relativo, vi resenhas positivas sobre a obra então recomendo que leiam e tirem as próprias conclusões,afinal, o que para mim não foi uma leitura prazerosa para você pode ser...

site: http://resenhasdaleeh.blogspot.com.br/
niely 08/12/2015minha estante
amo tanto o livro qto o filme...

PS Amo Leitura 18/08/2016

Bom.
"Quando comecei a leitura deste livro, logo me veio todos os comentários ruins que eu tinha visto sobre ele, assim como o meu receio após ter começado o filme (sim, sei que não devemos julgar um livro pelo filme), mas tantos comentários ruins e um começo de experiência ruim, o que esperar?! Bom, confesso que gostei do livro.

Pat é um ex-professor e está em uma instituição psiquiátrica. Na verdade ele não sabe porque ficou naquele "lugar ruim" - como ele mesmo o denomina -, mas acredita que foram apenas alguns meses, mas na verdade, foram quatro anos!

Seu tempo na instituição fez com que ele pensasse nas coisas que pudesse ser melhor para a sua esposa Nikki. Ele não era um bom marido, não lhe dava totalmente atenção e era focado demais no futebol. Ele lembra bastante que Nikki pediu um "tempo separados" e quando sair do lugar ruim, ele vai tê-la de volta e vai ser o melhor para ela: vai praticar ser gentil ao invés de ter razão (isso me lembrou muito Extraordinário!).

Quando Pat sai da instituição, ele volta a morar com seus pais, continua treinando para ser musculoso para quando voltar com Nikki e volta assistir os jogos com seu irmão e alguns com seu pai. Ele tem alguns lapsos de memória, mas há muitas coisas que seus pais precisam dizer a ele porque é como se sua memória tivesse sido deletada e ele só se lembre de quatro anos atrás, mas nesses quatros anos lá dentro da instituição, foram como se não tivessem existido.

Pat faz amizade com sua vizinha Tiffany - irmã de Caitlin, mulher de seu melhor amigo Ronnie. Durante suas corridas, Tiffany começa a correr "junto" com Pat até que eles começam a interagir um pouco mais. Durante a história nós conhecemos Cliff - seu terapeuta - e que tem uma pequena ajuda para a melhoria de Pat. Mas acredito que o que ajudou Pat foram seus amigos, e principalmente, ele mesmo.

Eu gostei da forma que o Matthew descreveu os momentos de Pat. Gostei de ver o ponto de vista dele sobre as coisas e sobre o lado bom de tudo. Ele é sempre tão positivo que me deixou com vontade de ser da mesma forma, mesmo em momentos difíceis. Claro que em alguns momentos eu ficava irritada com Pat de tanta positividade, mas ele estava tentando ser uma pessoa do que era no passado, o que é bem legal.

Única coisa que não gostei do livro foram as narrativas sobre os jogos. Confesso que isso foi um pouco cansativo e chato. Na verdade eu não me interesso por isso, então para que tantos detalhes? Acho que se houvesse menos partes sobre isso, talvez o livro fosse mais avaliado por mim. Entendo que o futebol gira em torno da personalidade de Pat, mas houve muito futebol e pouco romance. Exceto isso, é um bom livro."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-lado-bom-da-vida.html
Fabi129 18/08/2016minha estante
no começo nao gostei mt do livro
mas depois a escrita conseguiu me envolver
ate acho que prefiro ele ao filme
e como vc disse as partes falando sobre o jogo eram puro tédio
mas tirando isso, valeu a pena ser lido

Desirre Palaia 02/12/2016

meu xodó
esse livro é meu xodózinho! recomendo muito!
Bruna 02/12/2016minha estante
amu

Vitor.Leal 18/06/2016

Não sei o que dizer, apenas sentir.
E quando você não tem palavras para descrever um livro ? O lado bom da vida nos mostra que independente de tudo o que você passe, a vida sempre terá algo melhor reservado para você. Pat Peoples não é somente um professor que acabara de sair de uma clinica psiquiatrica, ele é o retrato das pessoas carentes dos dias de hoje, é possível perceber à cada folhear a carência estampada em Pat e como ele se sente em relação ao casamento, à sua família e aos seus amigos.

De fato, existe o lado bom da vida.

site: http://www.catracaseletiva.com.br/2016/06/resenha-o-lado-bom-da-vida.html
Alysson - @alyssonhp 18/06/2016minha estante
Amo esse livro !!!

patriciamaffei 16/01/2017

Abra a mente
As pessoas que o julgam ruim não entenderam sua essência ou escolheram algo fora de seu gosto.
O livro demonstra claramente a vida de pessoas comuns com vidas normais perante a sociedade que tiveram acontecimentos na vida que despertam problemas de ordem psicológica e psiquiátricas quais ninguém pode julgar acima de estar livre de passar isso na vida
Os personagens são exemplos de de força, superação e esperança. Eles tem seus defeitos de forma não poder esconder. O contrário da maioria que acredita em uma normalidade imaginária hipócrita. E o romance nos leva ao lado doce da história onde pessoas não perfeitas podem superar suas dificuldades, mudar o que acredita e ser melhor na companhia de alguem que ame e possa amar. Está longe de ser um clássico da literatura, mas é um livro pra entender e curtir o ser humano não perfeito.
Marlane 05/02/2017minha estante
Concordo com você. Mas a maioria das pessoas -acredito eu- não gostam do livro porque a leitura é "enfadonha" pelo tanto de páginas que falam sobre futebol americano, sendo que esse livro é americano em que mostra pessoas comuns com vidas normais, então é necessário ter algo que possa mostrar a vida comum deles.

Jessie / @livrosmeusmimos 04/06/2017

Reflexiva, Interessante e Envolvente.
Este livro é sobre o Pat um ex-professor de história de 30 anos de idade que recebeu alta de uma clinica psiquiátrica após permanecer internado por 4 anos. Ele é casado com Nikki que pediu um tempo na relação.

No decorrer da narrativa é visível o amadurecimento do protagonista, ele saí de um estado de confusão para o de fúria até chegar á razão. Ele verá que a vida passou, e todas as pessoas ao seu redor viveram enquanto ele estava internado, agora é necessário reconstruir sua vida. Recuperar o tempo perdido.

No decorrer do livro ele conhecerá Tiffany a cunhada de um amigo dele, apesar de terem personalidade diferentes, essas diferenças os unirá. Construindo uma relação de amizade.

No inicio da leitura achei o Pat um cara um pouco chato mas depois vi que ele é assim por conta de sua saúde psíquica, confesso que fui surpreendida por ele, tanto que na metade do livro já estava torcendo para ele. Já a Tiffany , eu adorei a personagem de cara. Fiquei muito sensível pela mãe dele, e o pai me revoltou em vários momentos do livro (impossível não ver o Robert De Niro em minha mente).

Apesar da leitura ser reflexiva , interessante e envolvente. Eu senti falta de um romance entre os protagonistas, acredito que teria sido mais fascinante. Além de momentos que achei cansativo e repetitivo no qual se tem como tema o futebol americano.
Mas mesmo assim, vale a pena a leitura.

site: http://livrosmeusmimos.blogspot.com.br/2017/06/o-lado-bom-da-vida-de-mattew-quick.html
Julia.Paschoali 20/06/2017minha estante
Discordo de você Jessie, creio que se houvesse um romance entre os protagonistas iria enfatizar que o "bom da vida" é o amor, quando na verdade a mensagem a ser dada é que em tudo tem algo de bom de aproveitador.

Thais.Borges 01/01/2018

O lado bom da vida
Esperava mais do livro. Por várias vezes pensei em abandonar a leitura.
Gostei muito mais do filme
Zu 02/06/2018minha estante
Eu tbm pela primeira vez devo admitir q achei o filme mais interessante... as frases repetidas de Pat no livro me desanimava, quase abandonei tbm.

Jhonatan A. @jounalmeida 29/05/2017

Sejamos positivos como Pat.
Espero que tenham lido este livro. Estive relendo pois este era o livro de debate deste mês no Clube do Livro da Livraria Boigy, aqui em Mogi das Cruzes. Confesso que gosto de reler livros que gostei da primeira vez, pois percebo detalhes que passaram despercebidos e a leitura ganha um novo ar para mim.

Pat Peoples está um tanto alienado buscando sua sanidade mental e suas lembranças após um longo período em recuperação. Suas ideias são visivelmente bobas, mas isso é uma forma de percebermos a situação em que ele está.

Ex-professor de história, com 30 e poucos anos, acaba de passar alguns anos em uma clinica de recuperação. Tendo a impressão de ter vivido apenas alguns meses lá não se recorda do motivo de ter merecido passar naquele 'lugar ruim'. Percebe sua vida bagunçada e deseja reajustá-la.

Pat deseja se reajuntar com Nikki, sua esposa, que em sua cabeça estão apenas em um 'tempo separados' e para isso ele precisaria se tornar um homem melhor, mais atraente, sábio e fazer parte do meio social em que Nikki está envolvida. Pat Peoples decide começar a ler os livros que tanto Nikki fala, inclusive os que ela leciona aos seus jovens alunos e com isso recebemos vários spoilers de clássicos norte-americanos.

Recém viciado em exercícios físicos e leituras de grandes títulos da literatura, Pat decide viver o filme que é sua vida, visando apenas o lado bom dela e seu final feliz. Para ele tudo melhoraria e logo o 'tempo separados' com Nikki acabaria e eles voltariam a viver juntos.

Em um jantar de boas-vindas conhece Tiffany, irmã da esposa de seu ex-melhor amigo, e os dois conversam. Ela recém viúva e carente de afeto, ele expressando gentileza para ser uma pessoa melhor para quando Nikki voltar.

Ele precisa tanto enfrentar a mudança de humor de seu pai toda vez que seu time perde, quanto o sentimentalismo de sua mãe tudo é sintetizado, detalhes são escondidos e o real motivo de seu internamento só é revelado nas últimas páginas.

Uma reviravolta na vida de Pat é posta, Tiffany contribui para isso. Nós como leitores acompanhamos isso e percebemos tudo isso. É um livro tão singelo que nos transforma em pessoas mais otimistas, nos ensina a manter as esperanças e conquistar tudo o que quisermos, assim como Patrick Peoples.

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-lado-bom-da-vida-matthew-quick.html
Lidi 04/08/2017minha estante
undefined

Thay.Lucas 27/12/2016

O lado bom da vida
O livro conta a história de Pat que teve um surto psicótico ao descobrir que sua mulher o traía. E, assim sendo, é levado para um hospital psiquiátrico para se tratar. Depois de quatro anos, sua mãe o retira do "lugar ruim" para levá-lo para casa. Nesse meio tempo, Pat fica viciado em musculação e acha que assim poderá reconquistar "Nikki", porém Tiffany aparece e muda tudo.
Josias.Lopes 05/01/2017minha estante
Resenha simples e direta

A_Rodrigues15 26/12/2016

Perfeito
Pena q o filme é muito diferente do livro
Marlane 05/02/2017minha estante
Pena mesmo, mas isso não quer dizer queo filme seja ruim. Costumo ver o filme não como uma adaptação, mas sim como uma nova história.

2024 encontrados | exibindo 91 a 106