Enders

Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Sadako 10/12/2015

Não recomendo. Não mesmo.
Diferentemente de Starters, que foi razoavelmente divertido, Enders é uma decadência sem fim. Enquanto o primeiro livro tinha falhas, o segundo é a própria falha em forma de história... Não sei o que houve com Price na transição de uma obra para a outra, mas ela sofreu um retrocesso palpável em suas habilidades como escritora.

Suas sentenças estão tão pobres de emoção que podem ser comparadas a livros que leio obrigada pelo meu curso. Tudo soa não natural, forçado, quebrado, bagunçado e os diálogos não são convincentes. Mesmo não sendo escritora, peguei-me pensando coisas como “isso ficaria escrito melhor de tal forma” incontáveis vezes.

Price também não sabe criar palavras que não pareçam ridículas no mundo retratado em seu livro. Zype? Zing? Z-mail? Chamar a internet apenas de páginas? É claro que isso não interfere na história em si, mas é bem chato ficar encontrando essas ofensas durante a leitura.

Callie, que foi uma protagonista quase decente em Starters, se torna burra, chata, inconstante e extremamente egoísta. Um exemplo de estupidez foi aparecer em área perigosa com roupas caríssimas e deixar a bolsa de lado enquanto conversa com um estranho. Gente? Mesmo quem nunca morou na rua não faz tais coisas! Sem contar as diversas vezes que se pôs em perigo desnecessariamente.

Outra coisa que me irritou bastante foi o fato de ela simplesmente não conseguir formar uma amizade “comum” com rapazes. Sempre, sempre, sempre tinha um fundo romântico em seu relacionamento com eles! O que é incrível, contando que, além do chip alterado, ela não tem absolutamente nada de especial.

O seu primeiro “namorado”, com quem ela teve ótimos momentos no primeiro livro, é tratado com uma frieza sem tamanho no início de Enders, pelo motivo explicado em Starters: ele também era um Metal (termo genial para se referir aos adolescentes que tem chip), ou seja, ela não teve um caso com ele, mas com o Velho. RIP †

As motivações e atitudes de Callie também são bem incoerentes. Ela se preocupa tanto com o irmão que o deixa aos cuidados de qualquer um que aparece e sai pelo mundo dando uma de super-heroína. E o que dizer de Michael, seu amigo de infância e primeiro interesse amoroso? Ela nunca deixa claro o que quer ou não com ele.

As reviravoltas na história aconteciam em um piscar de olhos e um arco parecia ser jogado em cima do outro sem dó. Como novos problemas despontando a cada instante, não existia fluidez nas transições. Além disso, os vilões eram quase onipresentes e os mocinhos tinham habilidades mais convenientes que o cinto do Batman.

Personagens surgiam, desapareciam e não lembro o nome de ninguém! Para ser bem sincera, tive que pesquisar nomes e termos escrevendo esta resenha – e eu tenho memória invejável. Com isso, entendo que foi tudo tão tedioso que sequer me causou sentimentos negativos. Não houve “má impressão” porque impressão alguma foi deixad-- Do que estávamos falando mesmo? Ah, sim... Enders!

O final é bem ruim. Há, outra vez, acontecimentos extremamente “apropriados para o momento”, é corrido, muitas perguntas não são respondidas e não há conclusão real. A sensação que tive foi de tudo estar acontecendo ao mesmo tempo e, no parágrafo seguinte, uma calmaria perturbadora ter atingido a obra.

A Guerra dos Esporos? O livro não explica porque aconteceu ou contra quem lutaram e, na verdade, não me importo, mas creio que muitos iriam querer uma explicação. Eu, por outro lado, gostaria de saber como tanta coisa ocorreu no momento certo, da forma certa e quando tudo parecia perdido SEM FELIX FELICIS.

site: http://www.nankindust.com.br/2015/11/resenha-starters-enders.html
Eve 25/02/2016minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha! Ainda nem terminei, mas estou odiando.

Alineprates 27/05/2014

Enders era um livro do qual que tinha muitas expectativas, era umas das sequências que eu mais aguardava, pois eu simplesmente caí de amores por Startes, foi uma distopia que me conquistou. E o final do primeiro livro é alucinante. Porém o que encontrei em Enders foi algo bem diferente do que eu estava imaginando.

Após os eventos de Starters, Callie está tentando reconstruir sua vida junto com seu irmão Tyler e seu amigo Michel, mas as coisas não são tão fáceis assim. Callie descobre que o Velho ainda pode acessar seu chip e ele tem outros planos para retomar o poder. Agora Callie precisa descobrir uma forma de deter o Velho, pois todos os que contém chips correm perigo. Em meio a essa caçada Callie irá descobrir que nem todos são o que parecem.

Enders me provocou sentimentos diversos, e foi muito difícil fazer uma resenha para esse livro.

Apesar da narrativa da Lissa continuar viciante e maravilhosa, acho que ela pecou em diversos aspectos no livro, mas o que me incomodou de verdade foi a descaracterização de alguns personagens e os simples desligamento de outros, que foram muito importantes no primeiro livro. A autora percebeu que não havia mais espaço para alguns personagens, principalmente levando em conta o rumo que ela deu para trama e simlpesmente tirou-os de cena, e outros ela quis enquadrar nesse novo rumo, mas para isso era acabou mudando a essência deles e tentou explicar isso de forma bem incoerente, acho que ela quis fazer uma grande revelação, que para mim acabou não sendo surpresa nenhuma, pois logo percebe-se onde ela queria chegar.

Acho que a Lissa, quis fazer uma super grande reviravolta na história a acabou metendo os pés pelas mãos, talvez eu tenha amado Starters demais e esperado que Enders fechasse com chave de ouro.

Outra coisa que senti falta foi uma explicação mais detalhada da Guerra dos Esporos, achei que a autora entraria com mais informações e falaria como tudo aconteceu, como as pessoas reagiram e etc, mas isso não aconteceu.

Uma coisa é fato, não posso negar, a autora tem o dom de envolver os leitores e criar ótimos mistérios, ela sabe prender o leitor em uma teia de acontecimentos e num ritmo frenético, que faz com que seja impossível largar o livro, mas acho que a conclusão foi bem insatisfatória. E Embora que recomende Starter e Enders, pois são distopias com conceitos bem interessantes, eu recomento que não se crie muitas expectativas.

É uma duologia agradável, mas vá com moderação.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2014/05/enders-lissa-price.html#.U4U7SfldWpc

Lucas.Bitencort 10/09/2020

Ninguém é realmente oque parece.
Gente, como era de se esperar Lissa Price, não me decepcionou em absolutamente nada!! Sério. Eu li o Starters e fiquei louca para ler o Enders, devido umas coisas que ela deixa no ar no final do primeiro Livro. Se você leu o primeiro Livro nem tem como você cogitada a hipótese de não ler Enders, sério.
Ok!! O final deixou a desejar uma pouquinho mas só um pouquinho.. kkk

Nhyx0 21/07/2023

Sinceramente tive a impressão que Callie não aprendeu nada com o decorrer da historia. Com o tempo que passou nas ruas. A maioria das atitudes não eram pensadas, apenas agia por impulsividade - tá, eu sei que ela é uma adolescente, mas eles também tem seus momentos, Callie não teve nenhum. Acho que no mínimo você se tornar uma pessoa bem desconfiada, já que esteve exposta a violência e crueldade de uma vida se Starter sem família. Fico me perguntando até que ponto posso culpar a personagem, e quando posso começar a culpar a autora.
Enfim. Fico muito feliz que essa historia é apenas uma duologia. Caso contrario, seria a primeira serie que abandonaria.
Fiquei bem decepcionado com a falta de evolução da Callie, e o final desse livro. Só faltou a autora escrever "E viveram felizes para sempre".

_dSZA 18/04/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!
Eu juro que, na minha opinião, 5 estrelas é pouco!!! Nossa, que experiência maravilhosa. Eu amei o quanto as coisas em Starters foram se encaixando direitinho em Enders, o quão bem a história foi desenvolvida e que, no final, não deixou nenhuma ponta solta. O FINAL FOI LINDO!!!!!

Eu amo livro que me faz criar mil e uma teorias, que me faz surtar, uma hora achar que tô entendendo tudo e depois não ser nada daquilo, trazendo algo que eu nunca nem imaginava que seria. E foi exatamente isso que Enders me trouxe, eu fui enganada desde o início e fiquei muito chocada no final. FOI GENIAL!!!

Eu gostei muito de como os temas foram bem trabalhados, a leitura é bem envolvente e em nenhum momento se torna aquela coisa cansativa. Tem toda aquela aflição, aquela angústia, você consegue sentir exatamente o que aquele personagem tá sentindo... MEU DEUS, SÓ LEIAM!!!
Pedro Kluyvert 18/04/2023minha estante
MUITO BOM!!!

Jung Angel 06/05/2024

“É tudo por causa do dinheiro, então? Você não está fazendo isso porque acredita em alguma coisa? As pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. Ele examinou suas unhas. Ainda não percebeu?”

Depois de conseguir acabar com a empresa e então ver a Prime Destinations demolida, Callie pensou que poderia ter uma vida nova, que poderia agora cuidar e viver ao lado de ser irmão, Tyler e do amigo Michael, mas nada é como Callie pensou, pois ela ainda não esta livre, ela e Michael ainda têm o chip implantado no cérebro e poder ser controlados.

Pra mim Enders encerrou muito bem a duologia, não deixando a desejar e sim pleo contrario terminando uma história muito boa em poucos livros o que me agradou muito, pois quando li estava cheia d elivros da faculdade e estava dificil ler por "prazer" e livros curtos e séries curtas foram o que mais me agradaram na época.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com

Bea - Be 31/12/2023

MARAVILHOSO
Nas primeiras páginas do livro, confesso que, pensei que não fosse tão bom quanto o primeiro da coleção. Estava começando a ficar decepcionada quando me surpreendi com os acontecimentos da narrativa e não consegui parar de ler. Li ele praticamente inteiro hoje! Extremamente viciante e perfeito. Melhor distopia que eu já li (até o momento). Vale MUITO a pena!

Ynnay@! 16/09/2022

Muito raso
Apenas dei duas estrelas porque gostei do universo da história e de algumas partes que me fizeram não abandonar o livro mas no geral ele não é nada demais.

Como o primeiro livro esse comete o mesmo erro de ter a história rasa e não ter um bom desenvolvimento.
Os personagens também são rasos e não consegui me apegar a nenhum.
O foco n era o romance mas até mesmo as migalhas de romance foram ruins.
E o livro possui muitas contradição no enredo o que também esteaga muito a experiência.
Também tem muitas coisas mau explicadas que me deixaram cheia de interrogações.
Eu esperava que esse segundo livro fosse melhor mas infelizmente não foi, li apenas para poder julgar e julgo mal. Não indico pois é uma perda de tempo.

Laísa 03/12/2014

Fraco
O Livro em si possui reviravoltas interessantes, porém no fim se tornou algo previsível, vago e superficial.

@talisferrarii 26/09/2021

Muito bom só que o final poderia ser melhor. Tem umas reviravoltas bem legais mas senti falta de algumas explicações. Ainda assim acho que a leitura valeu a pena.

TraumadaAyA 26/02/2022

Potencial desperdiçado
Uma história tão legal, com personagens que poderiam ser tão interessantes e com um final tão decepcionante.

Me diverti no início. Gostei demais do acréscimo do hyden na história.

Mas assim: acontecimentos confusos e infantis, do nada ela lá rebolando (que cena ridícula), desapareceram com o irmão dela e nunca mais se fala nada.. gente do mal que era do bem, gente do bem que era do mal.. uns plots mal resolvidos idiotas, furo de história..

Se você tá lendo pra saber o que aconteceu com a Emma.. esquece! É uma bosta!

2 estrelas pela criação do universo foda, tirando isso... Credo! Que bela merda!

Luan 06/04/2014

Com ritmo frenético, fim da duologia não corresponde ao primeiro volume!
Essa resenha conterá spoilers do primeiro livro, caso contrário não terá resenha – rs. Depois que Callie conseguiu por um fim na Prime Destination, tudo aparentemente parecia se encaminhar para um final feliz. No entanto, o bombástico fim de Starters deixou muitas dúvidas e uma certeza: preciso muito ler o próximo livro. Em Enders, Callie continua lutando contra o Velho, que vez ou outra está em sua cabeça, fazendo uma verdadeira luta psicológica com a protagonista.

Não bastasse isso, Callie passa a viver com uma dúvida: era seu pai falando com ela no fim do último livro ou era mais uma armação do Velho? Em meio a toda essa tormenta, Callie conhece um novo personagem: Hyden. Ele será quase que o protagonista do encerramento da duologia de Lissa Price.

Michael, o amigo, e Tyler, o irmão, seguem presentes, mas sem grande destaque. Em especial Tyler, que é radicalmente jogado para escanteio. Assim, Callie e o misterioso Hyden embarcam na aventura que dará um fim na história. E, esperemos, um final feliz. Enfim que agora Callie enfrentará um jogo de muitas mentiras e verdades e reviravoltas. E, o esperado confronto com o velho. Assim como foi o primeiro livro, este também será de muita correria para conseguir dar um fim aos chips.

Eu esperava ansioso pela continuação da série. Não escondo que fiquei bastante apegado à história criada por Lissa. A trama da venda de corpos, a luta de alguns Enders em acabar com a Prime... realmente me convenceu. Mesmo que, como disse na resenha de Starters, a história tenha sido bastante superficial. Em Enders, vemos um Lissa Price buscando um pouco mais de profundidade em seus personagens, mas de forma geral, a superficialidade ainda existe. Muitas das coisas acontecem fácil e rapidamente. Às vezes, parece que ela está brincando com o leitor.

Mas a escrita dela, que já era boa, conseguiu ficar ainda melhor – claro, só tendo que melhorar o aprofundamento e detalhamentos. E de Enders, como diz o título, o livro não tem nada. Bem, os Enders existem, de fato, mas o destaque não é neles. Segue sendo na Callie e nos demais Starters. Ficou confuso, mas também não afetou a leitura, que isso!

Bem, ao fim da história, eu não sei ainda o que eu achei do segundo e último volume. A leitura foi frenética, uma vez que tem acontecimentos e viradas a todo o momento. Tem ação e a leitura não fica monótona. Eis um grande ponto positivo da autora, ela sabe prender com uma história que não fica parada. Porém, em alguns momentos me sentia frustrado pelo caminho que a história tomava.

Eu esperava outro desenrolar. Não sei se ela foi pelo caminho mais fácil e obvio, mas não foi o melhor, eu creio. O desenvolvimento da história teve alguns clichês e casos que não fechavam. Ficou corrido. Ficou bastante comercial. Isso é preciso reconhecer. Mas eu, como um quase fã da história, realmente esperava que Enders me surpreendesse.

Veja, não estou dizendo que o livro é ruim. Não é, e sim, gostei da construção dele. Só achei que ela optou por um caminho mais fácil, tanto pra ela, como pra vender a obra.

O fim não surpreendeu, mas foi aceitável e ainda deixou abertura para acreditarmos que a história possa voltar a ser explorada.

Pela história em geral e algumas viradas que realmente me agradaram, dou quatro para Enders. E fico curioso para ler uma nova história de Lissa... tomara que venha mesmo. E que venha também uma adaptação para o cinema, cujo fato dizem estar prestes a acontecer.

Thayane Andrade 13/02/2021

Deu pra ler rápido esse livro, até que prendeu a minha atenção, mas achei o primeiro livro melhor do que esse. O final deixou um pouco a desejar, achei meio corrido o desenrolar das coisas mais para o final do livro.

Ana Clara 26/11/2020

Olha, tem uma historia interessante, nao vou dizer que nao fiquei animada ou coisas assim durante, mas é um pouco infantil algumas coisas, as decisões que eles tomam sao totalmente sem pensar e mesmo quando pensam é algo precipitado e com muitos riscos.

Eu achei muito forçado as relações românticas, era tipo, tem uma menina... tem um menino... logo NAMORAR!

Me apeguei muito poucos aos personagens, o personagem que mais me apeguei foi o Hyden e só!

É isso, é legalzinho!

frances 29/11/2021

enders
confesso que lembro pouco do livro por ter lido há bastante tempo.

mas as reviravoltas que o livro traz passa uma leve (bem leve) impressão de que a cronologia dos fatos foi um tão quanto apressada. fiquei surpresa sobre o mascarado e mais ainda com as ligações que ele tinha. só que foi algo esperado.

diante dessas coisas, eu gostei. esperei um pouco mais de romance no finalzinho, mesmo sabendo que isso seria uma coisa impossível.