O Caminho Para Woodbury

O Caminho Para Woodbury Robert Kirkman
Jay Bonansinga

Resenhas - O Caminho Para Woodbury

Carol 16/12/2013

Atenção: contém spoilers do volume anterior -A ascensão do governador
"Stevens completa o círculo e traz a conversa de volta para as infelizes realidades da praga zumbi e sugere que líderes sanguinários provavelmente são um mal necessário, um efeito colateral da sobrevivência.
[...]
- É só uma desculpa. As pessoas nascem más. Esta merda com a qual estamos lidando agora...É só um gatilho. Traz à tona a pessoa real.
-Então Deus nos ajude -- murmura o médico, mais para si mesmo do que para Lilly."

Em The Walking Dead - O caminho para Woodbury, sequência de "A ascensão do Governador", conhecemos um novo grupo de sobreviventes que, em meio ao caos da praga zumbi, fazem o possível para se manterem vivos. Lilly Caul,protagonista da história, começa sua jornada de sobrevivente em acampamentos improvisados com pouco sistema de defesa contra zumbis, água em escassez e, é claro, sobreviventes com os nervos à flor da pele. Todos estão transbordando de tensão, nervosismo e medo.

A estória então se desenrola até um ponto em que Lilly, Josh, Bob, Megan e Scott - todos sobreviventes do acampamento- acabam se separando do grupo e seguem para o sul, procurando por um lugar seguro e uma forma de sobreviverem ao inverno. Aliás, quando você pensa que não pode piorar, sempre aparece uma nova ameaça ou uma enrascada para colocar em risco a vida dos personagens: uma horda de zumbis aparece, acaba o combustível, começa um frio intenso, falta água potável, acabam as munições, outro grupo de sobreviventes aparece... E assim vai.

Sim, acontecem diversos ataques zumbis, incursões para a busca de armas, munição, água e comida; isso é um prato cheio para quem gosta de histórias de sobrevivência (eu? Magina)

O livro é bom, porém inferior ao primeiro. O primeiro volume é bem carregado de drama, suspense e até uma pitadinha de terror. Já este, apesar das mortes - sim, se prepare, em The Walking Dead é impossível não haver mortes - das enrascadas e do medo que paira sobre os sobreviventes, achei que faltou um pouco de ação e clímax.

Apesar disso, as cenas de ação são bem descritas e conseguem prender o leitor e deixá-lo ansioso pelo próximo passo do personagem ou para ver como o personagem sairá de determinada situação.

O que me decepcionou um pouco foi o final. Esse segundo livro seguiu, mais ou menos, a mesma ordem do primeiro, e esperei que uma reviravolta ou algo surpreendente acontecesse no final. O livro todo vai caminhando para um clímax que não acontece. Além disso, esperei um pouco mais do desenvolvimento da personalidade do Governador, principalmente depois que Brian começou a agir como o falecido irmão, Phillip Blake, a fim de manter a ordem e o controle em Woodbury. No momento em que Brian perde o irmão e os amigos sobreviventes, - primeiro livro - ele faz uma reflexão e passa a ver as coisas sobre outra perspectiva. É nesse ponto que nasce o Governador, é ali que Woodbury começa, e esse desenvolvimento de Brian poderia ter mais espaço na narrativa do segundo livro.

Em determinado ponto do livro, depois de ver algumas atitudes tiranas, extremas e até insanas do Governador, você se pergunta: Por que é que o povo de Woodbury não reage? Não põe as cartas na mesa? Não exige mudança? Então, em meio a um diálogo, surge a seguinte comparação: "...são como os alemães em 1930 quando o desgraçado do Adolf Hitler..."
Embora eu ache que o Governador está longe de ser um Hitler, ele não deixa de ser o governante autoritário que luta pela ordem em meio ao caos. As pessoas estão desesperadas, vivendo em péssimas condições, sob traumas, perdas e medos, e é nesse contexto que surgem os líderes sanguinários e radicais para governar com mãos de ferro e fornecer uma direção aos pobres perdidos.

A partir da dinâmica de Woodbury e do contexto em que as pessoas estão vivendo, algumas atitudes do Governador tornam-se compreensíveis - não justificáveis - mas é possível entender o que impulsiona suas ações.

Quando o grupo - Megan, Lilly, Scott, Bob e Josh - chega a Woodbury, o protagonista, para mim, passa a ser o Governador. Ele ganha espaço e rouba a cena, já que é um vilão de personalidade bem peculiar, marcante e forte.

Os outros personagens também têm seu espaço e evoluem na narrativa, mas para mim o que mais marca é, sem dúvida, a figura do Governador.

"O caminho para Woodbury" é um livro bom que mostra a tensão, insegurança e medo diante de um apocalipse zumbi, onde desde uma faca até uma garrafa de água pode tornar-se questão de vida ou morte.

Só Sobre Livros 05/01/2014

Os livros de The Walking Dead: Do ótimo ao mediano
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/12/os-livros-de-walking-dead-do-otimo-ao.html

Bruna 08/01/2014

- Logo... quando você não for necessário... este será você.

Lilly Caul.

Michele 08/01/2014

como tudo cmeçou....
O livro começa fugindo um pouco da história do governador. Conta um pouco do ocorrido com outros sobreviventes, que tentam viver em meio a toda essa loucura..... Você irá conhecer personagens incríveis, tem até uma pitada de romance (quem diria que em meio a um ataque Zumbi, você poderia se apaixonar)...

Bem, você irá acompanhar a história destes personagens que acabaram cruzando com os moradores de Woodbury.

Por falar nesta cidade, que de acolhedora não tem nada, você irá ver como ela chegou a ser. As melhoras feitas, os perigos e mortes ocorridos.

Neste livro você irá conhecer a nova faceta do Governador, e ver a ambiguidade de sua personalidade. Sua briga interna entre o que é e o que não quer mais ser. Dá até pra ficar com pena dele. Ele tem seus motivos.

Estou ansiosa pela continuação do livro.

June 12/01/2014

Enfim a história do Governador
Eu acompanho os quadrinhos TWD há muito tempo e esperava ansiosa pela origem do governador pois ele é um dos piores vilões que já vi. E o quadrinho não decepciona pois Kirkman e Bonasinga são muito bons. Eles te fazer conhecer O Governador, quem ele era e até mesmo gostar dele. Mostram que o Governador não era assim, ele precisou se tornar o Governandor, se tornar esse vilão para garantir a própria sobrevivência. Não justifica o que ele se tornou nos quadrinhos, mas te faz entender. É ver o mundo por outros olhos, como outras pessoas lidaram com o apocalipse Zumbi. Vale muito a pena ler!

site: http://capitalrosa.com/

quel 16/01/2014

Pra quem gosta de livros de terror e suspense como eu,vai adorar o livro.Gostei Muito do primeiro e agora desse também.Tem pessoas que falam
que o livro é enrolação pura,mais não acho pois,a história mostra o colapso e o drama do mundo já todo enfestado com os errantes.Ele mostra
a forma de pensar,o drama e a aceitação do caos de cada personagens,adorei a lilly,como ela se torna forte. Você não consegui para de ler de tão empolgante que é, em alguns trechos. Ansiosa
pra comprar o terceiro.

viccnicchio 18/05/2024

Inesperado!
Fiquei mt envolvida na leitura, adorei o desenvolvimento da lilly e o josh, pena que mataram o josh?????

Karinny.Maria 19/02/2017

Freada brusca
Um livro onde 40 pessoas são consideradas uma multidão. Não precisa de mais para descrever a história, que deixou muito a desejar quando comparada ao primeiro volume.

Cris 11/12/2018

Insano...
“Mas não se sabe qual dos perigos é a maior ameaça: os mortos-vivos ou o inverno iminente.” Pág. 23

Segundo livro da Série The Walking Dead, este livro começa narrando a história a partir de personagens diferentes dos apresentados no primeiro livro.

Lilly Caul é uma das sobreviventes da “praga” que assolou os Estados Unidos nos últimos meses. No início do livro, ela vive em uma espécie de acampamento com várias famílias. Cada família habita uma tenda e as pessoas se revezam para fazer as tarefas.

Os companheiros de Lilly são: Josh - um homenzarrão que faz de todo o possível para ajudar Lilly; Megan - uma amiga de escola rebelde, que vive chapada e trocando de namorados; e Bob, um velho paramédico do Exército que enfrenta problemas com alcoolismo.

O acampamento de Lilly é invadido por zumbis e eles tem que sair em busca de outro lugar para viver. Depois de muitos problemas pelo caminho, eles acabam chegando em Woodbury, uma cidade fortificada, que tenta se reorganizar neste novo mundo invadido por mortos vivos.

Mas Woodbury não é tudo o que poderia ser... E logo no início, eles percebem que o homem por trás do poder, chamado de Governador, é uma ameaça tão perigosa (ou talvez pior) do que os próprios zumbis que estão fora da cidade...

Eu terminei o primeiro livro da série boquiaberta com o final, que foi super surpreendente. Neste segundo livro, a ação não para, os sobreviventes não têm um minuto de paz e vivem fugindo de uma ameaça e indo de encontro a outra.

A linguagem desta série é super pesada, tem muitos palavrões, sexo e violência. Mas o que mais me prende à história são os personagens. Assim como na série de TV, a maioria dos personagens são ilustrados em seus defeitos e qualidades, de modo que é difícil definir quem são os mocinhos e quem são os malvados.

Todos precisam fazer coisas horríveis para sobreviver, e todos passam pelo inferno na Terra.

O Governador é um desses personagens que eu mais acho interessante em toda a série. Ele é assustador, ele é cruel, mas é fascinante acompanhar a história dele, o que ele era e o que ele se torna.

Pra quem assiste à série de TV, que eu também amo, tem algumas passagens que foram retratadas na Terceira temporada, e eu achei sensacional.

Eu gostei mais do primeiro livro, mas também adorei a história deste segundo. É aquele tipo de livro que você termina querendo devorar o próximo na sequência.

“Em um lugar como este, você vê uma espécie de seleção natural acontecendo. Só os verdadeiros sociopatas sobrevivem. Não é bonito.” Pág. 168

site: http://instagram.com/li_numlivro

Juliana 10/05/2020

The Walking Dead - O Caminho para Woodbuy
Muito interessante ver a criação da comunidade de Woodbuy pelos olhos de seus habitantes.

Ricardo743 11/07/2020

Boa continuação, mas...
Boa continuação, mas... o livro demora a engrenar. Gostei do segundo livro mas prefiro o primeiro

Paulinha 28/09/2020

Amei!
Amei a evolução da personagem de destaque! O livro nº2 foi muito interessante e surpreendeu!

"Nunca me achei do tipo presidenciável... Sou um governador!
O 2° livro continua surpreendendo no quesito 'desenvolvimento de personagens'. É muito fácil se apegar a eles, o que pode ser definitivamente um erro para o leitor. A história continua fluída e de fácil leitura, com algumas reviravoltas e plot twists. Muitas cenas angustiantes, cruas e realistas. Em suma, um bom livro.