Nas Montanhas da Loucura

Nas Montanhas da Loucura H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

dialeteista 15/02/2022

Sinceramente não sei como eu consegui ter forças pra ler esse livro até o fim? A hiperdescrição de cada mísero passo na história até faz você sentir uma sensação prolongada do momento (e sentir mais incerteza, mais medo...) mas nesse livro o Lovecraft exagerou. Ficou maçante demais e o exagero de informações não leva a lugar nenhum, nem mesmo te deixa confuse mais depois de certo tempo.

Jeka 01/08/2020

É um livro com mais detalhe do que história. Foi o meu primeiro livro do autor, gostei mais do segundo conto onde ele dá menos detalhe e foca mais na história.
Uma frase do livro:
"Na meia hora seguinte, Lake manteve um fogo cerrado de comentários e manifestou sua intenção de escalar alguns picos a pé."

Rita 01/11/2020

Bem escrito e desenvolvido
Quando comecei o conto, não pensei que ia gostar porque as descrições são enormes e eu senti que ia perder metade da história e não ia entender nada.

No entanto, mesmo eu dando umas viajadas e tendo que voltar algumas vezes, a história ficou bem clara para mim.

É engraçado porque logo no começo percebi que ia me lembrar de mais das minhas aulas de geografia física e de geometria e entrei em pânico. Amo geografia política e amo matemática, mas essas coisas de rochas, latitudes e diâmetros eram minhas piores notas na escola.

Mesmo assim, compreendi bastante do livro e lembrei que diâmetro é uma reta que toca dois pontos opostos de um circulo passando pelo centro, e é o dobro do raio. Quase me aplaudi na hora, rs.

No começo, em meio a chegada e as descobertas eu achei meio chato. Sinceramente, só achei a história interessante bem no final e foi ali, bem no final mesmo, que notei o quanto foi importante todo o começo e meio mais chato.

Considero até que consigo ver a história evoluir assim: o começo chato, porque são coisas cotidianas de trabalho, apesar de não ser o meu é o trabalho de alguém; no meio tem um pequeno despertar porque as coisas deram muito errado, mas são coisas que podem acontecer em acidentes de trabalho a gente gostando disso ou não, e vão investigar o que aconteceu; e então, no meio dessa investigação, toda a normalidade vai pro lixo e se torna uma coisa extraordinária demais e alucinada de muitas formas. Juro que senti meu coração acelerar na fuga deles.

Amei como ele fala no finalzinho uma frase mais ou menos assim "o que eles fizeram que nós não faríamos?". Porque, em muitas histórias, colocam seres de outros planetas, animais, ou seres sobrenaturais como seres malignos que querem destruir a humanidade, seja pra ocupar um espaço, pra se alimentar, ou para exercer poder; mas aí vem a questão: não é o que os humanos fazem com tudo que é diferente, até mesmo com outros humanos?

Ironicamente, o próprio autor tinha esse pensamento - porque não é segredo que ele era racista pra caramba. Isso já me deixa bem receosa de ler coisas que ele escreveu, mas sempre vou para minhas leituras com pensamentos críticos e consigo identificar muitos problemas nelas que não concordo - além disso o autor estar morto não me faz sentir tanta culpa assim por gastar com ele.

Enfim, é um conto arrastado, mas bem escrito e construído - vale a pena ser lido e refletido.

Lembrando sempre gente, é muito importante refletir sobre o que vemos e lemos, porque se não pensarmos por nós mesmo, vamos aceitar os pensamentos de outros para nós e não teremos escolha nenhuma que seja realmente nossa.

Félix 03/01/2023

Suspense de verdade
Pelo amor de Deus eu nunca fiquei tão tenso lendo um livro, e 🤬 #$%!& amo o jeito que ele escreve, pena que é racista...

Pedro.Melo 14/06/2021

A Antártica ainda não explorada
Na época em que foi escrito, o continente gelado ainda não tinha sido totalmente explorado, o que levava as pessoas a terem uma imersão maior devido ao medo do desconhecido.

O livro tem uma linguagem antiga, da época do autor, mas que demonstra o cuidado na escrita, na tentativa de detalhar cenários e situações.

Em alguns momentos a estória parece não ir a lugar nenhum e até morosa em certas partes, até que nas últimas páginas você vira uma página atrás da outra.

Acho que por ser um autor que criou um sub gênero, "Nas montanhas da loucura" é uma boa pedida pra quem quer conhecer o universo Lovecraftiano

Sté 09/09/2021

Nas montanhas de Lovecraft
É uma novela literária do gênero horror. É narrado em primeira pessoa, a expedição de um grupo de cientista ao continente antártico.
O narrador inicia contando sobre sua expedição (Miskatonic), uma das primeira no continente gelado, na intenção de impedir a próxima expedição (Starkweather-Moore).
A narrativa inicial é bastante maçante, mas imagino que para quem possui conhecimento sobre geologia e biologia seja algo realmente interessante. São várias páginas descritivas se utilizando de termos nessas duas áreas da ciência, o que deixa a leitura mais lenta e complicada (pelo menos para mim).
Apesar de ser um clássico do gênero, a leitura não me prendia em muitas partes. Em alguns momentos senti dificuldade de imaginar os lugares tão extraordinários, mesmo sendo extremamente detalhado pelo narrador/autor.
Em pesquisas descobri que o conceito de "antigos astronautas", se popularizou com esse li
vro de Lovecraft, a expressão "os Antigos" aparecem inumeras vezes no livro, quem se interessa por UFO já deve estar familiarizado com a expressão.
Apesar do adendo não ser 100% positivo, vale para quem se interessa pelo gênero, já vi muitos comentários bons a respeito e acredito que o núcleo que a leitura atinge seja mais expecífico.

"[...] havia símbolos das amplas cidades de pedra dos Antigos, mas nos mapas mais recentes a recessão gradual na direção da Antártida ficou bem clara [...]", p. 98.

Neto 31/10/2010

Clássico do terror
Um livro batante interessante. Devo confessar que nunca tinha lido nada do Lovecraft, e esse livro me surpreendeu.

Matheus 23/02/2015

Uma obra prima
Um ótimo conto do mestre do terror universal

Marcus 20/12/2015

Se você é impressionável, não leia sozinho
Nem todo texto de Howard Phillips Lovecraft seduz o leitor que se dispõe a conhecer sua obra, que passou por fases bem oníricas. A fim de apreciar melhor as “viagens” do autor, vale começar por um título como Nas montanhas da loucura, publicado em fascículos em revistas populares em 1931.

O livro traz o relato, feito em primeira pessoa, de uma expedição científica à Antártica. Bem ao estilo do autor, é um sobrevivente que relata os resultados da incursão a territórios antes inexplorados, e que, defende o narrador, devem se manter assim para o bem da humanidade.

O tom de alerta se justifica porque os pesquisadores que voaram em direção ao pólo sul se defrontam com montanhas gigantescas, guardiãs de segredos de civilizações que antecederam a humanidade em milhões de anos. Depois que os contatos por rádio silenciam, o narrador vai em busca do local do acampamento, onde encontra morte e destruição em meio a montanhas e construções arquitetônicas titânicas.

A exploração de túneis colossais vai revelando vestígios de civilizações ancestrais. Enquanto a interpretação das obras arquitetônicas e esculturas vai revelando a terrível guerra entre alienígenas que chegaram ao planeta e se dividiram entre o fundo dos oceanos e a terra firme, odores e galerias misteriosas permitem descobrir o trágico destino dos exploradores desaparecidos.

O clima criado pela narrativa de Lovecraft mais do que justifica o fato de tantos autores de livros e filmes se inspirarem livremente em sua obra. No ambiente gelado e desértico das regiões mais remotas do continente antártico, surge boa parte da mitologia criada pelo autor. Criaturas de formas, tamanhos e organismos desconcertantes como Mi-gos, Cthulhu, Celephais e Innsmouth são apresentados ao leitor.

Se você gosta de ficção científica e admira a obra de Lovecraft, não perca mais tempo. Essa história é um deleite. Se você é muito impressionável não deixe para ler Nas montanhas da loucura quando a família inteira viajou e está sozinho em casa.

site: blogbeatnik.blogspot.com

Alexandre Torres 03/02/2020

Marco do terror cósmico
Quando avaliamos um livro, precisamos de contexto. Quando Lovecraft escreveu esta novela, o cinema estava transitando do mudo para o falado. A ficção científica ainda não tinha se definido, era um verdadeiro matagal. O terror também era uma atividade secundária dos poetas e escritores sérios. E a Antártida era uma terra ainda desconhecida, em sua maior parte. Admito que sua prosa datou um pouco, mas se levarmos em consideração tantos autores e roteiristas que beberam nesta história... Stephen King... o filme "The thing" baseado no romance "Who Goes There?", escrito pouco depois deste, possivelmente bebe nesta fonte.
A história é relativamente simples: uma equipe de pesquisa na Antártida acaba se deparando com fósseis de seres que não se encaixam na biologia moderna. Posteriormente acabam encontrando ruínas de uma civilização anterior a espécie humana... e despertando horrores indizíveis. A narrativa é precisa, ainda que um pouco detalhista, transportando o leitor para o universo gelado e desconhecido. O autor toma liberdades quanto a geografia local (que era desconhecida na época) mas isto pode ser relevado. Os leitores assíduos do autor encontrarão vários easter eggs de seus outros contos.

Kev 18/03/2020

Interessante, mas a leitura é um tanto cansativa
O livro narra uma expedição à Antártida, onde são encontrados vestígios de vidas desconhecidas.
Mas o terror em si, começa quando um desastre acontece com uma parte da equipe, deixando pra trás um cenário no mínimo intrigante.
É uma leitura cheia de mistérios que consegue te deixar por vezes impaciente para descobrir logo o que ocorreu verdadeiramente.
De tanto detalhamento na narração, a história fica cansativa em vários pontos, mas em contra partida, te permite construir perfeitamente o ambiente e seus componentes no imaginário.
Pelo nível de suspense da história, esperava um pouco mais de ação, mas no geral foi uma ótima leitura.

Anna.Luiza 18/02/2021

Interessante mas...
fica faltando o terror. Incita, é bem detalhista - o que te faz ficar na expectativa e imaginar bastante - mas nunca se chega de verdade ao ponto. Bom passatempo...