Nas Montanhas da Loucura

H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Erudito Principiante 26/09/2019

Horror ou ficção?
Esse conto foi meu primeiro contato direto com a obra de Lovecraft. Confesso que esperava ler uma história de horror sobrenatural, mas no fundo considerei como uma ficção. Mesmo assim gostei da história. O nível de detalhamento nas descrições ajudam o leitor a construir as imagens, apesar de às vezes ser um pouco chato. Mas no geral gostei. :)

Alexandre Torres 03/02/2020

Marco do terror cósmico
Quando avaliamos um livro, precisamos de contexto. Quando Lovecraft escreveu esta novela, o cinema estava transitando do mudo para o falado. A ficção científica ainda não tinha se definido, era um verdadeiro matagal. O terror também era uma atividade secundária dos poetas e escritores sérios. E a Antártida era uma terra ainda desconhecida, em sua maior parte. Admito que sua prosa datou um pouco, mas se levarmos em consideração tantos autores e roteiristas que beberam nesta história... Stephen King... o filme "The thing" baseado no romance "Who Goes There?", escrito pouco depois deste, possivelmente bebe nesta fonte.
A história é relativamente simples: uma equipe de pesquisa na Antártida acaba se deparando com fósseis de seres que não se encaixam na biologia moderna. Posteriormente acabam encontrando ruínas de uma civilização anterior a espécie humana... e despertando horrores indizíveis. A narrativa é precisa, ainda que um pouco detalhista, transportando o leitor para o universo gelado e desconhecido. O autor toma liberdades quanto a geografia local (que era desconhecida na época) mas isto pode ser relevado. Os leitores assíduos do autor encontrarão vários easter eggs de seus outros contos.

Kev 18/03/2020

Interessante, mas a leitura é um tanto cansativa
O livro narra uma expedição à Antártida, onde são encontrados vestígios de vidas desconhecidas.
Mas o terror em si, começa quando um desastre acontece com uma parte da equipe, deixando pra trás um cenário no mínimo intrigante.
É uma leitura cheia de mistérios que consegue te deixar por vezes impaciente para descobrir logo o que ocorreu verdadeiramente.
De tanto detalhamento na narração, a história fica cansativa em vários pontos, mas em contra partida, te permite construir perfeitamente o ambiente e seus componentes no imaginário.
Pelo nível de suspense da história, esperava um pouco mais de ação, mas no geral foi uma ótima leitura.

Emily422 26/04/2020

To Antarctica and never back!
Pela débil tentativa de compreender algo inominável, os mistérios que estão além das montanhas da loucura levam a mente humana ao desvio de seus sentidos. Em meio a paredões imemoriais, cubos, cones, estruturas piramidais, esculturas e pontilhados grotescos nas rochas, o crepúsculo de uma civilização foi tão certo quanto o declínio da sanidade dos seres que lá se intrometem.
Bem, muitas pessoas reclamam do detalhismo que acaba deixando a história cansativa. Eu, mesmo amando as descrições que remetem à total perda da sanidade humana, concordo parcialmente. Adjetivo vai, adjetivo vem. Lovecraft acaba dando voltas e mais voltas ao tentar expressar o descomunal e impronunciável horror empregado no seu universo, e no final, para muitas pessoas, a "coisa" que foi dramaticamente encontrada pelo Danforth e o narrador, nada entregava de grandioso além das já conhecidas descrições, dadas ao longo da história, que remetiam a um absurdo inimaginável.
Mas sinceramente, talvez a intensão do Lovecraft não fosse vender plot twists, conclusões e contos perfeitos, e sim, desesperadamente, escrever a tetricidade que sondava a sua mente, as informações grotescamente lá entalhadas e os mundos que o mesmo visitava. O horror está na decadência, na demência obtida pela possibilidade da blasfema malícia encontrada no incomum, no desconhecido, capaz de obliterar a "alma" humana. O próprio Lovecraft diz: "As palavras que chegam ao leitor não logram sequer sugerir a bestialidade da visão. Ela paralisou nossa consciência tão completamente [...]". Com isso, acho eu, se o leitor quer realmente se aproximar do que seria sentir o horror cósmico, deve imaginar-se perdendo completamente o que chamamos de sanidade ou equilíbrio. Encare perplexamente a sua desmembrada razão e a associe aos mais infernais fenômenos psíquicos contidos dentro e fora do livro. Talvez funcione.....
As descrições exacerbadas tem seu emprego, os confins que a narrativa pode te levar são incríveis.
Ademais, o que será que aconteceu depois do geólogo relatar suas experiências e implorar para que novas missões rumo ao hediondo continente morto não fossem feitas? Após ouvirem o moribundo discurso, teriam os novos pesquisadores, assim como muitos que leram o livro, achado a bizarrice lá fincada decepcionante, falsa ou besta? Decidiram então por ignorar as recomendações? Se sim, tiveram eles o triste azar de encarar A COISA QUE NÃO DEVERIA EXISTIR?

Bob 28/04/2020

Loucura
H. P. em seu ápice. Toda a ambientação e tensão criadas a cada página nos faz não querer desgrudar das páginas.

elliecg 11/11/2020

Eu tenho um problema com livros que tem mais descrição que a contagem da história em si. Pelo tanto que eu já ouvi do autor eu realmente esperava MUITO mais. Não me deu vontade de ler outras obras, esse deve ser o primeiro e único livro do autor que lerei.

Joao.Pedro 20/12/2020minha estante
Não faça isso, não leia alguns contos do autor. Tenho certeza que gostará do seu nível estilístico.

rach 23/12/2020

Até mesmo quem gosta do estilo e dos contos de Lovecraft se cansa com tamanha riqueza de descrição nesse enredo em particular. Em vários momentos é tão profundo que nem mesmo os termos ali são plausíveis para entendimento de leigos no assunto de aviação por exemplo, e talvez mais sobre isso do que sobre o terror e as criaturas em si.

Elineuza.Crescencio 03/02/2021

Terror e ficção
Tema: Leituras de Fevereiro 2021 (1)
Título: Nas Montanhas da Loucura e outras histórias de Terror
Autor: Howard Phillips Lovecraft – HP Lovecraft
País: EUA – Providence - Rhod Island
Páginas: 272
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 03/02/2021
L&PM POCKET RS 2014

O Autor
Howard Phillips Lovecraft, na forma reduzida, HP Lovecraft. Nascido em Providence, Rhod Island, EUA no ano 1890. Admirador de Edgar Allan Poe, guiou suas histórias sob essa influência tão original e futurística.

A Obra
Nesta obra são 4 contos bem interessantes. Dois deles sobre casas assombradas e com personagens bem sinistros. O que dá nome ao livro é o mais longo e descritivo e mostra a odisseia de um grupo de estudiosos convivendo numa região inóspita das regiões mais rias da terra e ao mesmo tempo registrando o resultado de suas pesquisas. O último e mais curto dos contos é o depoimento de uma testemunha para a polícia.
Riquíssimo em detalhes todos os contos transportam o leitor para um cenário fantasmagórico e futurístico.

Considerações
1. Os contos são de diversos tamanhos e em todos a riqueza de detalhes é tamanha que não dá para parar de ler.
2. É de longe o meu gênero favorito.
3. Para quem gosta de horror, terror, suspense, mistério, ficção... recomendo.

Anna.Luiza 18/02/2021

Interessante mas...
fica faltando o terror. Incita, é bem detalhista - o que te faz ficar na expectativa e imaginar bastante - mas nunca se chega de verdade ao ponto. Bom passatempo...

Lavinia 14/07/2021

É bom, mas pesado
O livro tem simples 152 páginas... só isso. Qualquer pessoa lê isso em pouco tempo. Mas é um livro tão denso, TÃO pesado, que não dá pra terminar rápido. É todo em discurso indireto, muito difícil de ser lido. Sorte que tem audiobook no YouTube ou ele teria virado encalhado na estante

Patcha 29/11/2021

E se Darwin fosse atacado por aliens?
O livro já de cara te entrega um grupo de cientistas em uma expedição no Ártico. Como fã de terror, comecei a leitura esperando algo como Enigma de Outro Mundo ou Arquivo X. O que encontrei foi muito melhor do que isso!
É impressionante como o autor entrega uma narrativa extremamente técnica - no melhor sentido da palavra - para uma ficção que, analisada friamente, parece muito fantasiosa.
Desde o começo você se sente lendo um livro de um naturalista, o que dá muito mais credibilidade ao texto. É impossível se deparar com a descrição do primeiro cadáver e não se perguntar "isso é real?"
Recomendo a todos que queiram uma experiência de terror e que gostem de literatura científica, dois gêneros tão diferentes mas que souberam se casar muito bem nessa obra.
Ah, e não posso deixar de fora os outros contos. Embora não sejam tão bons quanto o primeiro, podem te dar alguns arrepios na madrugada.

Pepepsi 29/07/2022

Um clássico lovecraftiano
O livro contém quatro contos do Lovecraft, os quais vou mencionar separadamente.

Nas Montanhas da Loucura (4,5): por ser o título do livro e por ser uma história bem famosa eu criei muita expectativa pelo horror cósmico proposto. Apesar de muito interessante, eu não classificaria ela como horror cósmico e mais como Sci-Fi.

Sem dúvidas, ainda é uma interessantíssima leitura para os fãs do autor, com direito a uma investigação científica misteriosa.

A casa maldita (4): essa história, bem como a última, usa muitos dados para te fazer compreender o mundo e os personagens. Porém, achei a quantidade de detalhes mais confusa do que interessante. Apesar disso, o clímax da história é muito bom.

Os sonhso na casa da bruxa (5): sem dúvidas minha história favorita do lovecraft. Os temas clássicos de obras que se chamam "lovecraftianas" estão presentes aqui, principalmente o horror cósmico.

Uma leitura obrigatória pata qualquer um que tenha interesse nos temas do autor.

O depoimento de Randolph Carter (5): um curto conto de 10 páginas elaborando o medo do desconhecido e do que não é visto. O conto flui bem e é muito interessante.

Em geral o livro vale a pena e foi uma ótima leitura, apesar de que as vezes informações científicas e muitos nomes de personagens mais me confundissem do que ajudassem na leitura.

Acacio 16/12/2022

Horror cósmico
O horror cósmico pode repelir alguns leitores que não estão acostumados com Lovecraft mas, para quem gosta do gênero, é um bom livro.
A história expande bem o Mito de Cuthulhu ao detalhar a história da civilização dos Antigos porém aqui peca pelo caráter excessivamente descritivo e pouquíssima ação. Definitivamente não é seu melhor trabalho.