Nas Montanhas da Loucura

H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Arthur.Pumar 05/08/2022

Esperava mais
Parecia que eu tava lendo um livro de biologia avançada até a pagina 80, depois foi melhorando. Talvez não tenha sido o melhor livro para conhecer Lovecraft. Muitas referências a outros livros, inclusive.

Pepepsi 29/07/2022

Um clássico lovecraftiano
O livro contém quatro contos do Lovecraft, os quais vou mencionar separadamente.

Nas Montanhas da Loucura (4,5): por ser o título do livro e por ser uma história bem famosa eu criei muita expectativa pelo horror cósmico proposto. Apesar de muito interessante, eu não classificaria ela como horror cósmico e mais como Sci-Fi.

Sem dúvidas, ainda é uma interessantíssima leitura para os fãs do autor, com direito a uma investigação científica misteriosa.

A casa maldita (4): essa história, bem como a última, usa muitos dados para te fazer compreender o mundo e os personagens. Porém, achei a quantidade de detalhes mais confusa do que interessante. Apesar disso, o clímax da história é muito bom.

Os sonhso na casa da bruxa (5): sem dúvidas minha história favorita do lovecraft. Os temas clássicos de obras que se chamam "lovecraftianas" estão presentes aqui, principalmente o horror cósmico.

Uma leitura obrigatória pata qualquer um que tenha interesse nos temas do autor.

O depoimento de Randolph Carter (5): um curto conto de 10 páginas elaborando o medo do desconhecido e do que não é visto. O conto flui bem e é muito interessante.

Em geral o livro vale a pena e foi uma ótima leitura, apesar de que as vezes informações científicas e muitos nomes de personagens mais me confundissem do que ajudassem na leitura.

Lucas.Wijk 04/06/2022

"Nas Montanhas da Loucura" é um dos maiores contos que já li do Lovecraft e provavelmente o mais rico em conteúdo. Se eu soubesse que seria assim, teria lido esse conto antes de qualquer outro, pois ele é bastante completo em suas explicações e abre as portas para compreender melhor a mitologia criada pelo autor.

Gostei demais da leitura. O maior problema (comum em todos os contos de Lovecraft) é o excesso de adjetivos e a enrolação narrativa para criar suspense na descrição de algumas situações que, no final das contas, nem são tão aterrorizantes assim.

Bruna 01/06/2022

O terror de Lovecraft
Essa foi minha primeira experiência com Lovecraft.
Devo dizer que não foi bem o que esperava.
Gosto muito do tema então acredito já estar um pouco ... anestesiada?? Talvez
É claro que a escrita é bem antiga e talvez o conceito de terror tenha mudado em tantos anos, mas não achei assustador.
São histórias bem interessantes. Em especial o segundo conto.
Mas são tão extremamente cansativos!!!
Com excessão do último conto, o livro inteiro não tem um diálogo! E pouquíssimos novos parágrafos.
O que faz com que o livro tenha imensos blocos de texto.
Isso me cansou bastante e quase me fez desistir do livro mesmo com histórias bacanas que me chamaram a atenção.
A primeira história é bacana. A segunda é a melhor! A terceira e a quarta são boas.
Não sei se pegarei Lovecraft para ler novamente, mas valeu a experiência.

M4RQ35 06/05/2022

Se tem uma pessoa no mundo que ODEIA enrolação, essa pessoa sou eu.
Se tinha uma pessoa no mundo que AMAVA enrolação, essa pessoa era Lovecraft.
Me perdi muitas vezes na leitura e tive bastante dificuldade para imaginar os cenários descritos pelo autor, em especial no conto que da o título ao livro.
Dentre os 4 contos, o trofeuzinho de preferido vai para: Os sonhos da casa assombrada", ótima história, porém tão enrolada quanto as outras :')

Kit 01/04/2022

Comprei esse livro justamente para ler o conto ?Nas montanhas da loucura?, ouvi falar muito bem dessa história e de sua importância no universo de Lovecraft, talvez tenha criado muita expectativa, pois não curti tanto assim, achei muito bom, mas muito enrolado, poderia ter economizado metade das palavras e contado a mesma história de forma muito mais frenética.
Mas aqui, além deste, encontramos também outros 3 contos:
?A casa maldita? que já havia lido e curto bastante, inclusive me confundia sobre ser de autoria de Lovecraft ou Poe, devido à semelhança.
?Os sonhos na casa da bruxa? também já havia lido, gosto bastante, mas também acho um pouco enrolado.
E ?O depoimento de Randolph Carter? que ainda não conhecia e me surpreendeu bastante, conto curtíssimo, vai direto ao ponto e mantém a vibe misteriosa das histórias de Lovecraft.

Lucas.Rocha 06/03/2022

Tekeli-li! Tekeli-li!
Nas Montanhas da Loucura

O Primeiro conto, que também é o título da edição foi o principal motivo que fez com que
eu lesse o livro. E valeu a pena cada página do conto, é um conto aterrador, obscuro e empolgante. É pura ficção cientifica, mas com um verniz horripilante, épico e aterrador que só o Mestre do horror cósmico empregava em suas histórias. A Forma que o autor emprega a narrativa aterrorizante e misteriosa através do relato de um dos seus protagonistas, faz com que a leitura que até metade do conto parecia maçante, se torne empolgante e fluida para o leitor.

À medida que o desenrolar da trama avança, você se surpreende com a narrativa do personagem, o que se passa em sua mente e o terror em que seus olhos se depararam. Através de frases de efeito, como, por exemplo: ''Everest fora da briga'' que ao meu entendimento descarta o Evereste como autoridade em altitude comparado com as terríveis montanhas gélidas que se apresentaram diante dos olhos dos personagens. Também constante uso de adjetivos e menções dos mitos, o autor consegue expressar o real significado da condição humana no universo deixando claro sua insignificância.

Os seres terríveis e horripilantes mencionados nos contos, os ''The elder things'' os antigos, os primeiros espécimes que viajaram em tempos primordiais para o pequeno planeta azul e o colonizaram. As guerras entre eles e o grande sacerdote Cthulhu, que travaram terríveis batalhas em eras passadas. Deixam o conto ainda mais surpreendente e épico.

Por fim é um conto, voltado a ficção cientifica/ horror, por abordar biologia, o estudo da geologia, o grupo dos pesquisadores e exploradores, as espécies encontradas, as mutações genéticas dos pinguins gigantes entre outras coisas, tudo isso leva o conto para uma pegada mais cientifica, porem o conto é aterrorizante.

As outras histórias de terror.

A edição ainda possui mais três histórias de terror, que são os contos, ''A casa maldita'', ''Os sonhos na casa da bruxa'' e '' O depoimento de Randolph carter'. Todos são excelentes contos de horror, um deles em particular um pouco mais fantasmagórico com uma pitada de gótico clássico é o conto a casa maldita, que retrata os horrores em que famílias passaram em decorrência por viverem em uma casa insalubre, um ambiente fétido e perigoso que sugava suas vidas, os definhando lentamente, o final é ótimo.

Em os sonhos na casa da bruxa, temos uma história mais pesada, das histórias do autor essa para mim até o momento foi a que senti mais o clima sanguinolento e obscuro. Na real sempre odiei bruxas. Mas é uma ótima história, a figura de ''brown jenkin'' a princípio pode parecer um pouco lúdica, mas soma para tornar o conto mais obscuro.

Por fim mais sem perder sua devida importância temos um breve conto que é o depoimento de Randolph carter, que apesar de ser uma história muito curta, deixa um ar de mistério ao leitor, apesar do recorrente suspense que se tem nas histórias de H. P. Lovecraft e como esperado nada se revela totalmente ao final dos contos, é um bom conto do autor. O que teria acontecido naquelas profundezas, o que o personagem encontrou e qual seres se deparou?

dialeteista 15/02/2022

Sinceramente não sei como eu consegui ter forças pra ler esse livro até o fim? A hiperdescrição de cada mísero passo na história até faz você sentir uma sensação prolongada do momento (e sentir mais incerteza, mais medo...) mas nesse livro o Lovecraft exagerou. Ficou maçante demais e o exagero de informações não leva a lugar nenhum, nem mesmo te deixa confuse mais depois de certo tempo.

Vivi 30/01/2022

Socorro
Ou eu sou muito burra, ou esse livro que tem a escrita hiper confusa.

Não consegui entender quase nada, sofri lendo, como pode um livro ter tantos detalhes e mesmo assim você achar tão razo as descrições? Tinha uma premissa legal, mas eu não consegui captar a história.
LucianaSKHP 30/01/2022minha estante
adoro HP e já dormi várias vezes tentando ler essa novela, escrita embolada mesmo

Vivi 30/01/2022minha estante
acho q vou ver um vídeo para me explicar o livro ?

LucianaSKHP 30/01/2022minha estante
kkkk é uma boa, vc começou a ler as coisas do Lovecraft agora? se sim, é normal que você estranhe, eu tbm estranhei. É meio difícil de entender mesmo pq tem toda uma mitologia por trás das criaturas do livro, que o hp expoe em outros contos

Vivi 31/01/2022minha estante
eu nunca tinha lido nada dele, mas eu tenho essa coleção de livros de suspense e terror, e esse tava na lista. não sei se eu animei para ler outro livro dele por causa da escrita

LucianaSKHP 03/02/2022minha estante
tenta ler A música de Erich Zann ou o Modelo de Pickman, são bem curtos e quase sem linguagem técnica, e os dois tem plots muito bons

Jao 28/01/2022

O livro começou muito bom, mas acaba perdendo seus caprichos pelas paginas avançadas.
O final foi sem ânimo, mas compreensível

Thiago 19/01/2022

Horror Cósmico
Estória fantástica, mas o estilo de escrita do Lovecraft definitivamente não é pra mim. Passagens gigantescas de descrições de cenário, deixavam a leitura maçante, e me arrastei terrivelmente até o final do livro. Os elementos de horror são excelentes, mas poderia haver mais trama, e algum drama humano que trouxesse identificação ao leitor.

Thiciane1 03/01/2022

É bom, só não foi interessante pra mim...
O livro em si é ótimo, tem uma história e tanto. Eu gosto de mistério e terror sim, mas esse não deu certo. Eu amo livros com diálogo e só percebi isso dps que li esse sem kkk

Dani 14/12/2021

Sinistro
H. P. Lovecraft definitivamente sabe escrever terror.
Nas Montanhas da Loucura tem uma leitura arrastada e não fluída, por isso muitos abandonou o livro no primeiro conto.
A Casa Maldita que é o segundo conto é sensacional, um terror bem balanceado que transmite medo e agonia.
Os Sonhos na Casa da Bruxa é estonteante, brinca com a nossa lucidez, faz viagem entre dimensões e nos exibe criaturas alienígenas monstruosas.
O Depoimento de Randolph Carter é diferente de todos, pois o narrador é expectador, ele não vê o terror, mas ele está presente o que o coloca praticamente na posição de leitor.
Vale a pena insistir na leitura de Nas Montanhas da Loucura para encontrar os outros, ou ler direto os outros.

Patcha 29/11/2021

E se Darwin fosse atacado por aliens?
O livro já de cara te entrega um grupo de cientistas em uma expedição no Ártico. Como fã de terror, comecei a leitura esperando algo como Enigma de Outro Mundo ou Arquivo X. O que encontrei foi muito melhor do que isso!
É impressionante como o autor entrega uma narrativa extremamente técnica - no melhor sentido da palavra - para uma ficção que, analisada friamente, parece muito fantasiosa.
Desde o começo você se sente lendo um livro de um naturalista, o que dá muito mais credibilidade ao texto. É impossível se deparar com a descrição do primeiro cadáver e não se perguntar "isso é real?"
Recomendo a todos que queiram uma experiência de terror e que gostem de literatura científica, dois gêneros tão diferentes mas que souberam se casar muito bem nessa obra.
Ah, e não posso deixar de fora os outros contos. Embora não sejam tão bons quanto o primeiro, podem te dar alguns arrepios na madrugada.