Nas Montanhas da Loucura

H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Jacqueline 07/11/2021

Esperava mais
Achei que mirou numa história estilo Edgar Allan Poe, mas não obteve muito sucesso.
Deixa as questões das criaturas bem intrínsecas de um jeito bacana, mas aprofunda demais numa geologia desnecessária. Poe é excelente porque vai direto ao efeito do que ele quer passar ao leitor, mas Lovecraft pesou a mão em detalhes demais, tornando massante um conto que tinha tudo pra ser excelente.

gabzsch 02/11/2021

Esperava mais.
Sempre tive muita curiosidade por ler H. P. Lovecraft, e achei que esse seria um bom começo. Estava errado. Não consegui gostar de 50% dos contos, e principalmente do Nas Montanhas da Loucura, que é enorme e chato. Acho que o que não me fez gostar, principalmente, é a escrita do Lovecraft. Não existe praticamente diálogo algum (presente apenas no último conto, que equivale a 5% do livro), o que torna muito tedioso de ler.
Mas ainda tenho vontade de ler mais, principalmente o Chamado de Cthulhu.

Diane 31/10/2021

Tedioso!
O Dr. William Dryer lidera uma expedição científica pelo continente antártico, mas acaba descobrindo indícios de civilizações anteriores à humanidade que podem ameaçar nosso planeta. A expedição acaba se tornando um desastre, e os exploradores lutam para retornar ao continente

"Mais uma vez chego a um ponto em que é muito difícil prosseguir. Eu já deveria estar calejado a esta altura, mas há algumas experiências e insinuações que marcam fundo demais para permitir cicatrização e deixam só uma sensibilidade adicional que faz a memória despertar todo o horror original."

O livro é totalmente narrativo, o que já deixa a leitura cansativa, e no começo da trama já estava totalmente perdida, a ponto de não saber nem descrever o que realmente achei do livro. Detesto ter uma experiência negativa com livros clássicos, mas esse é ruim, é chato, é tedioso!

Mariguima 27/10/2021

Meu conto favorito do Lovecraft
Um conto de terror para o mês do Halloween. Pessoal, gostei bastante dessa leitura, foi o melhor conto que li do autor até o momento. Me surpreendeu e me deu muito medo, e eu não esperava por isso haha.
Lovecraft conta a história de William Dyer, um pesquisador que narra sua história de quando fez uma expedição de pesquisa para a Antártica. E ele adverte, irá tentar evitar qualquer outro estudo de cientistas indo para aquele lugar, por quê? O que aconteceu lá?
É um conto bem detalhado, Lovecraft entrou de cabeça na geologia e na biologia, e é até mesmo impressionante, pois parece que é a profissão do autor. O começo do conto cansa um pouco, devido à ambientação da história, como eles chegaram à Antártica, onde ficam suas bases, quais outros cientistas foram juntos... e por aí vai. Eu pessoalmente acho que esse primeiro capítulo podia ser um pouco menor, mais resumido.
Depois disso a história anda de um jeito que eu não imaginava. O grupo de Dyer se separa, e Lake vai investigar estranhas figuras marcadas no gelo perto de algumas montanhas. E ele encontra muita coisa lá, coisas inimagináveis e quando Dyer resolve ir se juntar a ele no dia seguinte, o cenário que ele vê o choca. Há mortes bizarras e desaparecimentos. Quem será que fez aquilo? As marcas parecem inumanas, ou será que foi um dos cientistas que enlouqueceu e matou todos? Sim, as montanhas são bizarras e o barulho do vento é enlouquecedor, as Montanhas da Loucura.
Dyer nos conta detalhadamente fatos que escondeu de todos, por trauma. Só quem sabe foi seu colega piloto de avião Danforth, ao qual participou dessa aventura, e desde então nunca mais foi o mesmo. Na investigação do que aconteceu a Lake e sua pequena equipe, Dyer encontra respostas ainda mais perturbadoras das quais imaginei. Será que tudo realmente aconteceu? Ou serão alucinações devido ao luto e ao frio?
Lá pelos 60% do conto, ele volta a ficar cansativo. Nesse momento me enrolei um pouco para ler, mas depois o conto segue o fluxo natural e a leitura fica mais fluida. O final foi surpreendente, perturbadoramente magnífico!!! Nesse conto há muitas referências a outras obras do autor, como ao Cthulu e ao Necronomicon, e ele dá um jeito maravilhoso de encaixar todos os monstros e bizarrices de toda a sua obra de um jeito lógico. Muito bom. Recomendo muito lerem Lovecraft, eu adoro. E esse conto é uma obra de arte, ele realmente é uma história de terror, de mistérios, de suspense, de segredos, de loucura e de bestas/monstros.
E uma curiosidade, os pesquisadores da narrativa desse conto têm uma base de pesquisa em Arkham, que foi usado como referência para o Asilo Arkham do Batman, que seria um tipo de manicômio. Ou seja, a relação existente é a loucura (?Nas Montanhas da Loucura? e manicômio).
?... e é claro que Danforth não se referiu a nenhum daqueles horrores específicos, exceto depois que sua mente começara a sugerir as leituras de outrora. Ele nunca poderia ter visto tanto em um relance instantâneo. Naquele momento seus gritos estavam confinados à repetição de uma única palavra insana, de origem muito evidente: ?Tekeli-li! Tekeli-li!?.

Dilson Vargas Peixoto 25/10/2021

Um terror dentro do esperado
Absolutamente fantástico. No conto "Nas montanhas da loucura", a descrição que muitos leitores reclamam é essencial para a construção do cenário. Quem é paleontólogo como eu, reconhece que as ""maçantes"" descrições das rochas e fósseis são importantes para a contextualização do ambiente e antiguidade. Quem tem uma base dos conhecimentos geológicos, biológicos e paleontológicos nota com mais sensibilidade o quão bizarros são encontrados no polo Sul.
Os demais contos são igualmente envolventes. As entidades são assustadoras e as explicações para seus "poderes" se aproximam do científico.

Sté 09/09/2021

Nas montanhas de Lovecraft
É uma novela literária do gênero horror. É narrado em primeira pessoa, a expedição de um grupo de cientista ao continente antártico.
O narrador inicia contando sobre sua expedição (Miskatonic), uma das primeira no continente gelado, na intenção de impedir a próxima expedição (Starkweather-Moore).
A narrativa inicial é bastante maçante, mas imagino que para quem possui conhecimento sobre geologia e biologia seja algo realmente interessante. São várias páginas descritivas se utilizando de termos nessas duas áreas da ciência, o que deixa a leitura mais lenta e complicada (pelo menos para mim).
Apesar de ser um clássico do gênero, a leitura não me prendia em muitas partes. Em alguns momentos senti dificuldade de imaginar os lugares tão extraordinários, mesmo sendo extremamente detalhado pelo narrador/autor.
Em pesquisas descobri que o conceito de "antigos astronautas", se popularizou com esse li
vro de Lovecraft, a expressão "os Antigos" aparecem inumeras vezes no livro, quem se interessa por UFO já deve estar familiarizado com a expressão.
Apesar do adendo não ser 100% positivo, vale para quem se interessa pelo gênero, já vi muitos comentários bons a respeito e acredito que o núcleo que a leitura atinge seja mais expecífico.

"[...] havia símbolos das amplas cidades de pedra dos Antigos, mas nos mapas mais recentes a recessão gradual na direção da Antártida ficou bem clara [...]", p. 98.

Helena 18/08/2021

Achei uma boa história, mas dessa vez Lovecraft foi cansativo nas descrições. Muito longas, embora, através delas, a gente consiga praticamente ver o cenário que ele imaginou, construções épicas feitas por alienígenas em meio às montanhas geladas da Antártida.

maria 09/08/2021

Um pouco chato
Foi o primeiro livro que eu li do Lovecraft e sinceramente esperava mais, alguns momentos do livro me empolgaram bastante, mas boa parte do livro não passou de pura enrolação. Provavelmente não vou ler outro livro dele tão cedo e caso eu leia, espero que seja uma experiência mais agradável.
astheryin 09/08/2021minha estante
puts, esse realmente não é o melhor dele. a cor que caiu do espaço e o chamado de cthulhu são bem bons.
tem um bem curtinho que é os ratos nas paredes q tbm valhe a pena

Maria 09/08/2021

Gostei muito do livro o mistério do livro também me prendeu bastante gosto muito desse estilo de leitura
ju 09/08/2021minha estante
Vale a pena ler o autor? Tô interessada!

Aline 15/07/2021

Essa é minha primeira leitura dele... O conto é muito bom e envolvente... É criado um clima tenso do início ao fim...

Lavinia 14/07/2021

É bom, mas pesado
O livro tem simples 152 páginas... só isso. Qualquer pessoa lê isso em pouco tempo. Mas é um livro tão denso, TÃO pesado, que não dá pra terminar rápido. É todo em discurso indireto, muito difícil de ser lido. Sorte que tem audiobook no YouTube ou ele teria virado encalhado na estante

Tai 09/07/2021

Eventos sobrenaturais e seres monstruosos
Não me prendeu e nem fascinou. Acredito que por ser classificado como uma novela muito discricionária e com zero diálogo. Entretanto, vale a experiência.

A obra trata de cientistas que estão em uma expedição na Antártida, e descobrem vestígios estranhos e desconhecidos de uma cidade antiga atrás de montanhas.

Universo ficcional que junta elementos de fantasia e ficção científica, cujos personagens são levados ao encontro do desconhecido e colocados diante de paisagens inóspitas, sonhos nefastos, eventos sobrenaturais e seres monstruosos.

Carlinha 08/07/2021

Não é pra mim
Horror, fantasia, ficção científica?
Sei não... o que li foram devaneios e viagens de alguém bem doidão.
Descritivo demais em paisagens e posições de latitude e longitude, narra uma experiência onde "coisas imaginaveis, horríveis, aterrorizantes, grotescas" mas que o narrador "não ousa relatar".
Lento, arrastado, repetitivo não curti!
Só terminei por questão de honra mesmo!