Nas Montanhas da Loucura

H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Erwinnph 01/07/2023

Loucura
Pequinês humana é um fato, mas aqui fica implícito que não temos controle de nada, e não somos nada em relação ao vasto universo. E podemos desaparecer em um estalar de dedos, assim como muitas civilizações mais antigas e mais tecnológicas desapareceram, enfim ? Lovecraft sonhou com cada um destes contos e seres antes de escrever conta-se isso? então pra quem fica ligado em sonhos e diz que são premonições, da aquele medo intenso rsrsrs

Raphael143 28/04/2023

Histórias de arrepiar com tradução difícil
Lovecraft é Lovecraft, as histórias dele são sempre bem instigantes, assustadoras (não no sentido de você ficar com medo mesmo, mas com aquele receio e suspense, aquela atmosfera de pavor), e perturbadoras. Destaque especial para o conto título e Sonhos na Casa da Bruxa, ambos que possuem um atmosfera pesada, meio desoladora (de maneiras diferentes), e surreal.
Minha única crítica é como ficou a tradução desse livro, que me incomodou em alguns lugares, sendo complexa e cheia de palavras difíceis. Acaba enchendo o saco quando preciso parar a leitura para consultar um dicionário direto.

Clerzito 25/02/2023

O melhor trabalho de H.P Lovecraft
Se você gosta de horror, definitivamente gostará de Nas Montanhas da Loucura. Apesar de menos conhecido que o Magnus Opus de Lovecraft, O Chamado de Cthulhu, este é um conto que merecia igual aclamação, por ser original (à época, evidentemente), assustador e convincente.

Igor249 21/02/2023

Esse é o grandioso HP?
A premissa toda é interessantíssima, e eu não tenho ideia do quanto deve ter sido difícil pensar em todos os conceitos. Porém, o ponto é que fiquei interessado justamente pelo terror, pelo medo que a obra prometia me infligir e que não chegou até mim, nem de longe. No máximo um "eita, o _______ tá logo ali". Mais nada. Além disso, em comparação com "Um sussurro nas trevas" que sofre do mesmo problema, ainda há o fato de esse livro ser extremamente descritivo e se perder na tentativa de deixar o leitor boquiaberto. Se houver uma criação do Lovecraft que faça jus ao nome dele, me avisem! Grato.

Joe A. 19/02/2023

O pior conto do Lovecraft
Uma decepção, me arrastei nessa leitura, vou demorar para ler alguma coisa desse autor novamente. Muito detalhes desnecessários, não entendi a maior parte do que era descrito. A história começou bem mas se perdeu do meio para o final.

_Du_ 11/01/2023

Mitológico
Lovecraft aumenta, expande e dá contornos a mitologia dos seus monstros, mitos e horrores. Faz muitas referências, tudo isso enquanto escrever uma história que mistura ficção científica e horror. Uma obra prima!

ApenasRk 06/01/2023

Recomendável
Nas montanhas da loucura.

É um livro bastante monótono em seu começo, mas isso acaba servindo para ambientar e deixar o leitor imerso em tal situação. Porém em algumas partes acabei tendo um certo nível de dificuldade para interpretação, principalmente nas partes em que certos lugares são descritos (genuinamente não sei se é por excesso de imbecilidade minha ou se é o objetivo do autor), tirando isso, há diversas partes no livro onde um tom de misterio se aconchega nas páginas, revelando partes onde o leitor junto aos personagens acabam se perguntando se tal situação foi executada por fenômenos naturais ou por horrores cósmicos que geralmente são inseridos nos contos do lovecraft.
Em sua maioria achei um conto mediano por haver partes em que achei deveras entediante, apesar da comunidade falar muito bem do mesmo. Recomendaria para meu gato fumante ler.

Félix 03/01/2023

Suspense de verdade
Pelo amor de Deus eu nunca fiquei tão tenso lendo um livro, e 🤬 #$%!& amo o jeito que ele escreve, pena que é racista...

Dear_poirot 31/12/2022

Livro: At the mountain of madness (Nas Montanhas da Loucura)

Autor: H. P. Lovecraft

Nota: 4,0 de 5

Leitura: 25 de 51 em 2022

História:

Conta a história de uma expedição ao continente Antártico liderada pelo geólogo (e narrador) Dr. William, que deu tudo errado. O grupo encontra espécimes nas geleiras que podem datar da era pré-cambriana entre eles alguns cadáveres bem conservados de algo que não sabiam identificar como do reino animal ou vegetal. Todas essas descobertas Dr. William soube via rádio, pois ainda estava a caminho do acampamento mas ao chegar lá encontrou somente cadáveres tendo sumido somente as espécimes encontradas e um dos pesquisadores. Óbvio que ele tenta encontrar o assassino fugitivo, mas o que ele encontra é algo fora da compreensão humana.

Como todo conto do autor, se prepare para expandir seu vocabulário de adjetivos pois temos aqui um excesso de descrição de tudo. Das pessoas, dos lugares, dos alienígenas / demônios. Lendo esse livro fico me questionando se de fato Lovecraft conheceu todas essas criaturas. Ele descreve uma autópsia alienígena com uma quantidade absurda de detalhes. Se este tipo de escrita te incomoda, fuja deste conto. Caso nunca tenha lido nada dele, desaconselho começar por este. Aqui a imersão fica muito melhor com um conhecimento prévio do Lovecraftverso e sua mitologia. Se quiser entrar de cabeça nesse universo, sugiro começar com o romance O Caso de Charles Dexter Ward.

Julha 18/12/2022

Truncado
Confesso que essa coletânea de contos de H.P. Lovecraft não foi fácil de ler - talvez por conta do estilo da narrativa, ou mesmo pela época em que foi escrita. Demorei mais que o normal para concluir a leitura e por muitas vezes a considerei enfadonha. De qualquer forma, não tiro o mérito dos contos, que certamente foram um marco na literatura estranha e que contêm, sim, passagens muito intrigantes, bem escritas, e até mesmo bonitas em alguns pontos.
Lovecraft não me cativou de primeira, mas quem sabe numa próxima. Com toda certeza, darei uma nova chance para esses contos no futuro.

Acacio 16/12/2022

Horror cósmico
O horror cósmico pode repelir alguns leitores que não estão acostumados com Lovecraft mas, para quem gosta do gênero, é um bom livro.
A história expande bem o Mito de Cuthulhu ao detalhar a história da civilização dos Antigos porém aqui peca pelo caráter excessivamente descritivo e pouquíssima ação. Definitivamente não é seu melhor trabalho.

Marielly30 13/11/2022

Um dos melhores que já li!
O primeiro livro que já li do autor e já me apaixonei. Ele narra uma história de enredo relativamente simples de uma maneira espetacular que te prende em cada palavra. A forma lenta que as coisas ocorrem e os pequenos spoilers que o narrador-personagem dá ao narrar só melhora a experiência. Definitivamente leiam!

Adendo: o que afinal o Danforth viu?
John 14/11/2022minha estante
Neste momento (pouco antes da excursão dos DR's Dyer e Danforth), essa e outras dúvidas me corroem. Mas, diferente das outras, já vi que essa vai ficar na especulação mesmo :v

John 14/11/2022minha estante
Será mais um daqueles casos de abrir parênteses para conjecturas do mais nefasto inominável. Marca do mistério Poe e Lovecraft

Marielly30 14/11/2022minha estante
Isso me deixou muito pensativa porquê depois de tudo que eles já tinham descoberto, o que tanto deixou ele tão abalado? E por quê ele escondeu do Dyer até o fim?
No início fiquei com um pouco de raiva já que fiquei muito curiosa ksksk
Mas depois vi que isso só deixou o livro ainda mais interessante

John 15/11/2022minha estante
É angustiante né? Kkkkkkkkk mas é assim mesmo. Essas pontas soltas são o tempero do bolo.

ervsmore 30/10/2022

É pra enlouquecer mesmo!
Esse livro é pra gente louca. H.P. Lovecraft estava louco quando escreveu esse livro e eu estava mais louca ainda quando resolvi ler.
Nas montanhas da loucura é aquele livro que é bom mas não é bom, o ambiente que o autor criou é ótimo, o plot é muito bom, foi uma leitura que realmente me prendeu. O livro todo eu ficava ansiosa esperando alguma coisa, qualquer coisa, acontecer, a sensação de ler esse livro é a mesma de andar numa rua deserta e ser seguido por algo que você não sabe o que é, mas sabe que essa coisa em algum momento vai sair das sombras e atacar você, só que não tem como prever quando essa coisa vai atacar, é essa a sensação que eu tive de ler esse livro. Eu passei o livro inteiro esperando algo acontecer, eu fiquei paranóica, eu fiquei perturbada e diversas vezes pensei em simplesmente abandonar o livro, porém eu já estava tão presa na história que eu não consegui de jeito nenhum largar ele sem saber o que acontecia no final, sem saber qual era o terror que estava escondido naquelas montanhas (e que terror!). A única coisa ruim desse livro é que ele é um pouco confuso, no início eu não entendia muita coisa, no final parecia que eu estava no início, mas acho que era esse o objetivo, era não explicar com clareza o que estava acontecendo ali até o final do livro. Enfim, foi um pouco confuso pra mim também por causa dos termos que eram usados no livro (já que eu não sabia o que a maioria significava) e talvez se eu tivesse usado entorpecentes antes de ler eu tivesse entrado mais na onda do livro (novamente, esse livro é coisa de malucos paranóicos). No final foi uma leitura boa que me prendeu, mas é um livro que eu JAMAIS em hipótese alguma leria novamente, acho que vou largar ele num canto e fingir que nunca li ele, afinal ele é ótimo enquanto você tá lendo, depois que você termina você começa a pensar "o que diabos eu acabei de ler?" e aí se arrepender amargamente de ter decidido ler esse livro.
Evelyn 30/10/2022minha estante
Eu tô com esse livro encalhado aqui e sua resenha me deu uma vontade doida de ler ele kkakka acho que vai ser o próximo

Endregao 01/10/2022

Eu senti medo de pinguins
Nas Montanhas da Loucura é, possivelmente, a história mais famosa do aclamado (ainda que polêmico) escritor H.P. Lovecraft, e consigo entender o porquê.

Sendo super sincero, não li TANTO Lovecraft quanto eu gostaria, fora Nas Montanhas da Loucura li alguns contos curtos, então essa foi a minha primeira experiência "longa" com o escritor e entendo de onde vem o sucesso. Lovecraft tem uma escrita muito... pesada, totalmente descritiva, tanto que o livro não tem diálogo, ele é todo contado por exposição de um personagem que reconta os acontecimentos, inteiro, ponta a ponta, o que torna uma leitura bem lenta. O fato de ser escrito em 1936 também não facilita. Mas isso não são negativos como são mais questões de estilo, tem gente que prefere essa leitura mais clássica, apesar de não ser muito a minha preferência.

Dito isso, a história em si contada é primorosa... desde o início, nós sabemos que William Dyer, o protagonista, vai sobreviver, já que é ele quem conta a história em tempo passado, porém isso não tira o medo e o mistério, já que Dyer está numa situação psicológica tão aterrorizada que nos fica o questionamento constante de o que raios aconteceu nessa expedição, e o livro se aproveita disso por inteiro. Conforme acompanhamos a expedição, vemos certas tragédias que acumulam os mistérios, mas, mais importante, vemos tantos descobrimentos enormes para a ciência e geologia, o tipo de descobrimento que traria fama instantânea a todos envolvidos... mas ainda assim, William Dyer, com a riqueza e fama nas mãos, escolhe não compartilhar o que viu e só o faz para impedir que outros passem pelo mesmo horror.

Outra coisa legal é como Lovecraft escreve Terror, usando a ideia de "menos é mais". Muita coisa não é detalhadamente descrita, é dado só alguns pontos importantes e deixa a sua mente, já curiosa, imaginando o pior possível, preencher as lacunas, resultando num Terror parte feito pelo escritor, parte pelo leitor.

Nas Montanhas da Loucura, apesar da leitura pesada para quem estiver desacostumado, é uma experiência de Terror ótima que mostra muito de onde vem esse grande renome do pai do Terror Cósmico, H.P. Lovecraft.
John 14/11/2022minha estante
Ele, Lovecraft, abusa do elemento importantíssimo do terror, que é o desconhecido. Essa janela aberta na mente do leitor para as mais bizarras e profanas suposições, é o elemento mistério mais f©?a! Sem contar que vem naturalmente, junto de muita verossimilhança, uma vez que sabemos apenas oq o personagem narrador sabe.

John 14/11/2022minha estante
Muito boa tua resenha, irmão!
Se couber aqui recomendações, outros dois contos grandes e de altíssima qualidade, são O Curioso Caso de Dexter Ward e A Sombra sobre Insmounth. O primeiro é de uma leitura mais indigesta; com mais termos arcaicos e lento desenvolvimento que, mesmo assimque vale cada página.

Endregao 28/12/2022minha estante
Valeu, man, muito obrigado, na moral.
E darei uma procurada nesses dois contos sim, quero ler mais Lovecraft e é bom receber essas recomendações já que ele tem TANTOS contos.