Uma Garrafa No Mar de Gaza

Uma Garrafa No Mar de Gaza Valérie Zenatti

Resenhas - Uma Garrafa no Mar de Gaza

Prof. Angélica Zanin 19/06/2014

Dois jovens, dois mundos
Valérie conta a história de dois jovens afastados pela guerra que separa seu povo. Tal, uma israelense, e Naim, um palestino. A garota judia ansiando por um contato mais estreito entre os dois povos lança às areias do mar de gaza uma garrafa com uma carta. A partir daí eles começam a se corresponder, a princípio, com muita animosidade, depois se tornando amigos. Entre as conversas e a aproximação os dois percebem que nesta guerra que atinge seus povos não há vencedores, todos perdem. Ambos são vítimas de uma guerra que não escolheram. Vale a pena ler e se sentir mais próximo de pessoas que vivem uma realidade tão diferente e um tanto quanto mais difícil que a nossa. Diante da questão milenar que os afasta, Tal consegue enxergar o ser humano Naim e que não é apenas um palestino. E Naim descobre entre mágoas e dores uma jovem vítima como ele dos horrores da guerra.
Uma leitura fácil que aborda tema tão complexo, leiam!

Meire 20/05/2014

Livro direto, emocionante e impactante. Fácil de ser lido, mas nem por isso simplório. Trata da correspondência entre Tal Levine (uma jovem judia) e Gazaman (um rapaz palestino), que mora na faixa de Gaza. O contato traz à tona, a realidade de cada um, suas preocupações e expectativas. Por meio de suas histórias, nossas esperanças de uma convivência pacífica entre os dois povos são renovadas.

KessyCosta 18/05/2014

O que dizer sobre esse livro? Leiam! Se nado assistimos ou se assistimos tele jornal mas não prestamos atenção por aqui esse assunto nos chamará muito a atenção. Um conflito que ocorre a tantos anos e eu nunca parei pra pensar sobre. Como é bom chegar a nós a informação!
Uma jovem que acredita na paz entre Israelense a faixa de Gaza joga uma garrafa no mar e começa a se corresponder com um jovem de Gaza e essa correspondência nos faz nos leva a conhece a realidade de todo aquele povo no meio do conflito.

Mylena Y. 13/02/2014

Um livro maravilhoso e bastante realista, consegue tratar da realidade de adolescentes com naturalidade (para o contexto) sem ser clichê. O livro trata de pessoas, fatos históricos e esperança.

Victor 26/11/2015

O conflito entre religi?es
O Livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, ? um romance epistolar fict?cio de Val?rie Zenatti lan?ado em 2004 na Fran?a e em 2012 no Brasil, que conta o conflito de Israel com a Palestina atrav?s de dois jovens, Tal Levine (israelense) e Naim (palestino).
O conflito entre Israel e Palestina , que ocorre no oriente m?dio na regi?o de gaza, por consequ?ncia da segunda guerra mundial, porque os judeus foram perseguidos e mortos pelos nazistas, ent?o a ONU (Organiza??o das Na?es Unidas) deu, para os israelenses, por causa da guerra, a "terra sagrada" dos judeus, mas tamb?m dos crist?os e isl?micos, causando o conflito entre Israel e palestina
No come?o do livro Eytan (o irm?o de Tal) pega a garrafa que recebeu de sua irm? e deixa na areia da praia de Gaza, Naim encontra a garrafa e l? o bilhete de Tal e come?a a conversando atrav?s de e-mails, conversam sobre suas fam?lias, sobre cotidiano e principalmente sobre o conflito israelo-palestino
Uma Garrafa no Mar de Gaza ? um livro muito interessante porque se trata de um assunto atual muito pol?mico e tamb?m apresenta os dois lados do conflito (os argumentos dos palestinos e os argumentos dos israelenses).
Uma Garrafa no Mar de Gaza, Val?ria Zenatti, Cia das Letras, 122 p?ginas.

Zullo 26/11/2015

Uma Amizade Improv?vel e Proibida
"Uma Garrafa No Mar De Gaza" (primeira edi??o feita em 2002), criado por Val?rie Zenatti, ? uma obra de Romance Epistolar, entre Tal e Naim, Tal ? uma israelense que vive em Jerusal?m, e Naim ? um palestino que vive em Gaza.
O livro revela um romance em que tudo come?a a partir de uma garrafa com uma carta dentro que Tal pede a seu irm?o Eytan para jogar no mar de gaza, pois ele fazia parte do ex?rcito de Israel e podia atravessar os postos de fiscaliza??o sem nenhum problema, mas ele n?o jogou a garrafa no mar, pois n?o fazia sentido e tamb?m porque nunca algu?m iria achar e ler a carta que estava dentro da garrafa, ent?o ele a colocou na praia de Gaza, com metade dela enterrada na areia. Naim ent?o depois de um tempo acha a garrafa, fica interessado e come?a a ler o que havia dentro dela, depois de ler o homem decide responder Tal por e-mail, e com isso passam a se interessar um pelo outro e decidem conversar bastante para conhecer a hist?ria de cada um.
O livro "Uma garrafa No Mar De Gaza", al?m de falar bastante sobre esse romance entre Tal e Naim, trata bastante tamb?m sobre o conflito Israelo-Palestino.
No caso de Uma Garrafa no Mar de Gaza, apesar de eu nunca ter chegado perto de viver o que Tal e Naim viveram, eu sofri junto com eles, pois lendo o livro ele nos leva a se envolver com o conflito, ent?o conforme n?s vamos lendo, e paramos para pensar, n?s leitores, achamos que est?vamos vivendo aquilo, mas n?o, estamos apenas lendo o livro.

leitora_maudonnet 26/11/2015

A paz em uma garrafa
A escritora Val?rie Zenatti com a editora Seguinte e a sua publica??o em 2012 com um livro de 122 p?ginas chamado ?Uma Garrafa No Mar De Gaza?, que ocorre nos territ?rios Israelenses e Palestinos baseado nos seus conflitos.
Esse romance conta a hist?ria de uma garota de 16 anos chamada Tal Levine, que mora no territ?rio Israelense e que v? de perto um atentado e fica sabendo que uma mo?a que faleceu iria se casar horas depois naquele mesmo dia, cansada de ver e sentir esses atentados sem poder se expressar, ela escreve uma carta para uma pessoa an?nima e pede para o irm?o Eytan jog?-la no mar de Gaza, que ? um territ?rio Palestino, com a esperan?a de que algu?m ? encontre e com a ideia de come?ar a paz nesses territ?rios ? sinto muito medo e muita esperan?a ao escrever para voc?". Com toda essa esperan?a, ela recebe um e-mail de algu?m, que logo diz que achou a garrafa no mar, essa pessoa conhecida como Gazaman de 18 anos fala que mora no territ?rio Palestino em Gaza. Eles come?am a conversar e trocar ideias e mem?rias.
Israel e Palestina est?o em conflito h? muito tempo, e j? haviam tentado fazer acordos de paz, mas nenhum durou muito tempo, ou at? nem consegui existir, quase toda a semana h? um atentado ou no territ?rio Palestino ou no territ?rio Israelense.
Este livro foi muito bem feito, a narrativa ? ?tima porque parece que voc? est? passando por aquilo e voc? se sente mal pela vida daquelas pessoas. Neste livro voc? consegue compreender todas as opini?es desses personagens e come?a a pensar em conclus?es para aquele conflito ou at? como aquilo ? poss?vel. Eu adorei o livro, achei muito bonito e incr?vel, essa escritora sabe definir cada detalhe e cada possibilidade de acontecimentos que pode ocorrer no enrolar da hist?ria, uma frase que eu adorei do pai de Tal ? ?Uma paisagem pode nos acalmar, ser mais forte que nossos tormentos, porque ? vasta, e n?s voltamos a nossa min?scula dimens?o diante dela? incrivelmente espetacular e sem palavras.