Uma Garrafa No Mar de Gaza

Uma Garrafa No Mar de Gaza Valérie Zenatti

Resenhas - Uma Garrafa no Mar de Gaza

Jr 12/12/2015

Bom porém parado.
Li a propósito pela imposição do Colégio, mas descobri que é uma boa proposta, mas nada de muito surpreendente.

Gio 31/12/2015

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Adoro livros que mostram “dois lados de uma mesma história” e é isso o que acontece em Uma Garrafa no Mar de Gaza. Nele algo que parece impossível acontece, o diálogo pacífico entre um palestino e uma israelense. Lendo as conversas entre Naim e Tal, descobrimos sua rotina, seus medos, sonhos e desejos. Achamos mais pontos em comum entre os povos do que diferenças e a pergunta “Porque estão em guerra?” tem cada vez menos sentido para os protagonistas a medida que o romance chega ao fim. O livro também mostra que cada pessoa é única e a rotulação de um povo é algo muito perigoso.
🎬 O Livro já foi adaptado para o cinema 🎬

site: https://www.instagram.com/p/qzlPgTytxA/?taken-by=monlivre

Ana 27/04/2019minha estante
Oi, So. Gostei muito da sua resenha, bastante informal, mas ainda assim informativa e completa. Que bom que você gostou do livro e conseguiu gostar dele mesmo sendo diferente de suas leituras habituais. Cuidado com alguns erros de gramática.

Lety Soares 18/04/2019

Uma garrafa no mar de gaza - Valerie Zenatti
Quando começei a ler o livro para a escola, achei um pouco desinteressante e o dialogo meio parado, sem graça. Quando foi chegando na metade, foi ficando mais interessante, com vida e mais humor. Daí por diante, Chegando mais ao final, não conseguia mais parar de ler! O final foi um impacto para mim, achei que iria ter realmente um final, mas não. O livro fala de um fato verídico que realmente està acontecendo neste momento, que mesmo que não seja onde vivemos, devemos nos informar. O livro me ensinou que mesmo em situações difíceis devemos acreditar que pode melhorar e que nada è para sempre.
Oi, Le...
Que bom que o livro melhorou pra você.
Senti que você esqueceu do resumo para a sua resenha.

Oi, Lívia.
Gostei do que você disse em sua resenha, porém seu texto está com alguns problemas gramaticais. Você revisou antes de enviar?

Oi, Nat.
Que bom que você achou que o livro valeu a pena. Fico feliz. Sua resenha deixa bem clara a sua opinião sobre a obra, porém senti falta de um desenvolvimento maior - ela está um pouco curta, não!? Ficou faltando também um resumo da obra para o seu leitor. Cuidado com alguns erros de Português.

Oi, Ju.
Com certeza penso como você quando o assunto é a leitura e a importância de cada livro. Sua resenha está muito bem escrita, completa e informativa. Parabéns.

Isabela Saheli 19/04/2019

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Autora: Valerie Zenatti
8B
Eu li o livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, por causa da escola, mas eu acabei gostando do livro , porque fala sobre um acontecimento, que é a guerra, que até hoje em dia ocorre, mas, com menos frequência do que antes.No livro a guerra é entre Palestina, onde vive Gazaman e entre Jerusalém, onde vive Tal.
Tal é uma menina de 17 anos e Gazaman é um menino de 20 anos. Tal e Gazaman tem caracteristicas muito diferentes. Tal é uma garota muito otimista, mesmo com a guerra ela vê o lado bom de tudo, tudo mesmo.
Tal, queria dividir tudo o que estava sentindo com a guerra naquele momento, então decidiu escrever uma carta, colocar dentro de uma garrafa e jogar no Mar de Gaza achando que iria chegar a uma menina que tivesse a mesma idade do que ela. A garrafa acaba chegando a Gazaman, então os dois começam a se falar por e-mail.
Cada um tenta defender o país em que vivia.
Nesses e-mails eles falavam sobre o dia a dia, angústias, sonhos, dificuldades etc. Só que para e-mail chegar até o outro demorava muito tempo.
No final do livro eu achei que eles iam se encontrar mais na verdade eles não se veem e no livro inteiro só se comunicam por e-mail, o que eu achei um pouco chato, mais em geral eu gostei do livro.

Mafer 19/04/2019

Uma Garrafa no mar de Gaza- 8 ano B
Uma Garrafa no mar de Gaza é um livro super pequeno, mais que nos envolve de uma maneira inexplicável. O livro conta a história de uma menina que se chama Tal que vive em Jerusalém e presentiou um atentado de um homem-bomba que matou 6 pessoas e entre elas uma moça que iria se casa no dia. Esse ocorrido fez com que Tal ficasse pensando que poderia ser ela naquele café, e que qualquer um podia morrer naquele exato minuto. Com esse pensamento a menina escreveu uma carta e colocou em uma garrafa e pediu a seu irmão que a jogasse no mar. A menina tinha esperança que uma menina encontrasse sua carta e que teria o mesmo ponto de vista do que o dela, mais na verdade foi um menino que encontrou a Carta que era Naim um menino da Palestina. No começo Naim foi meio grosso, porém Tal continuou a mandar e-mails. O menino continuou a responder os e-mails da menina. E ao longo do livro eles trocam vários e-mails e com isso cresce uma amizade.
Na minha opinião o livro foi muito importante, pois nossa realidade é totalmente diferente do que a deles e com o livro podemos ver e sentir as emoções dos personagens com a guerra.
O final foi muito inesperável, pois acreditava que os dois iriam se ver em algum momento mesmo isso não acontecendo, mas adorei como a história terminou.

Maria Elvira 19/04/2019

Uma garrafa no mar de Gaza - 8°B
A história trata de uma menina cheia de sentimentos e esperanças que vive em Israel, em meio de uma guerra entre israelenses e palestinos, o nome dessa menina tão esperançosa é Tal Levine.
Sua família é composta por: Eytan (seu irmão mais velho e enfermeiro militar), seu pai (apaixonado por história e arqueologia), e sua mãe.
Uma certa noite ocorreu um atentado em sua rua, que matou muitas pessoas, inclusive uma jovem que iria se casar no dia seguinte.
Tal gostava muito de escrever e um dia na aula de biologia, teve a brilhante ideia de enviar o que escreveu para alguém.
Sendo assim a menina escreveu uma carta dizendo como se sentia com toda a guerra que estava ocorrendo, colocou seu e-mail ´´ bakbuk@hotmail.com´´ para que a pessoa respondesse, com a esperança de ser alguma menina. Tal colocou a carta em uma garrafa e entregou para Eytan jogar no Mar de Gaza.
Mas quando escrevemos uma carta e jogamos no mar, não sabemos para onde ela possa ir e nem com quem ela ficará. Invés de uma menina doce, simpática e cheia de esperança responder, foi um menino.
Um menino que morava em Gaza, ele era ignorante, chato e adorava uma ironia, seu nome? Naim.
Naim e Tal eram muito diferentes, a menina era cheia de esperança e acreditava que um dia viveriam em paz, persistente e que adorava manda e-mails para ele, sua família sempre ensinou a ela que nos israelenses e os palestinos eram iguais, que deveriam ter uma boa relação. Já os palestinos não pensavam o mesmo pelo fato de que Israel foi o culpado de não terem um estado.
Se algum dia algum palestino descobrisse que Naim entrava em contato com uma israelense, era cadeia ou morte na certa.
Nas primeiras conversas a menina insistia uma resposta e insistia que ele desse uma chance para ela, então mandava vários e-mails.
Quando palestino respondia era sempre com ironia e zombando da cara da moça, mas mesmo assim ela persistia, não se cansava.
O pai de Naim e a mãe dele eram enfermeiros em um hospital de Gaza, eles eram simples e não ganhavam muito. O menino sempre escrevia para Tal em um cybercafé.
Certa manhã Tal estava dando um passeio quando ocorreu um atentado bem em sua frente. Um ônibus foi bombardeado, a menina estava horrorizada com os gritos de medo, pessoas jogadas pelo chão e o tanto de sangue e feridos que tinha. Isso deixou a menina com muito medo, sem nenhuma vontade de sair de casa, ir para escola ou até mesmo escrever.
Naim ficava cada dia mais preocupado esperando a resposta de Tal, sem saber se ela estava bem ou se ela poderia ter morrido, até que um dia a menina mandou um e-mail para ele dizendo que estava tudo bem e explicando tudo o que aconteceu. O menino ficou aliviado em saber que estava tudo bem tirando o pequeno trauma que ela tinha sofrido.
Com o tempo os dois foram se aproximando, se conhecendo, ele estava gostando de Tal, e ela até chegou a pensar o mesmo mas namorava com um menino chamado Ouri.
Um dia Naim chegou com a ótima notícia de que conheceu dois homens que deixaram ele mexer no computador de uma ONG em que trabalhavam, que ficava embaixo de sua casa. O nome deles era Willy e Paolo, os meninos viraram amigos e saíram para jantar.
Willy estudou em Londres, e contou que lá as pessoas saíam para parques, saíam de noite, ficavam ao ar livre, ao ouvir isso o mais novo ( Naim) ficou surpreso em saber de como as pessoas vivem sem preocupação de uma bomba cair sobre suas cabeças.
A um tempo o jovem havia feito uma prova para uma bolsa de estudos no Canadá, ele se esforçou e estudou como doido para conseguir passar, e adivinha? Passou, prometeu a si mesmo que esqueceria a vida cheia de violências e guerras e para isso teria que recomeçar.
Então mandou um e-mail para Tal dizendo que seria o último, pois iria recomeçar sua vida no Canadá e queria esquecer sua antiga vida e a menina estava nela, mas a moça foi muito importante para ele.
Sendo assim, no e-mail Naim marcou que depois de três anos eles iriam se reencontrar, dia treze de setembro de 2007, em Roma, na frente da Fontana di Trevi, meio dia, é uma promessa, esse encontro era uma promessa.
Acho que para pessoas que se conheceram por meio de uma carta em uma garrafa que foi jogada no mar, eles até tiveram bastante história, pois essa ´´garrafa de esperança em um mar de ódio´´ poderia ter caído na mão de qualquer maluco ou maníaco por aí, mas caiu em um menino que não tinha fé nem esperança que as coisas poderiam mudar, e Tal Lavine fez com que sua opinião sobre isso mudasse, tanto que ele criou uma nova vida no Canadá, uma vida com paz e sem guerras.