Uma Garrafa No Mar de Gaza

Uma Garrafa No Mar de Gaza Valérie Zenatti

Resenhas - Uma Garrafa no Mar de Gaza

toy ~ 24/05/2022

ESTE LIVRO É PERFEITO
A leitura desse livro é extremamente boa e relaxante de se ler, os e-mails, as mensagens, as cartas, é tudo muito bom de se ler!!!
Eu fiquei com várias pergutas no final e eu estou enlouquecendo, eu precisava de uma continuação!
É um livro muito bom e eu super recomendo?

Izzy 10/01/2022

Não sei nem por onde começar...
Uma garrafa, algumas palavras, duas pessoas, uma grande guerra.
Esse livro mostra um pouco dos desafios que Israel e Palestina passam, um pouco dos desafios que as pessoas que moram lá vivem.
O romance, que é um ponto muito importante do livro, faz com que tudo se conecte, mas não me prendi ao livro só por conta disso, toda a narrativa da Guerra e da esperança me fez querer não parar de ler. É um bom livro, que tem adaptação e eu não sabia, que nos mostra como "o buraco é mais embaixo" em muitas situações.
É curtinho e tem um final surpreendente, queria uma continuação para essa história.
Obs: Li esse livro para um trabalho do colégio, uns anos atrás, mas não cheguei a terminar. Então, esse ano, decidi encará-lo, porque me lembrava que tinha gostado, mesmo não sabendo toda a história. Finalmente, posso dizer que valeu a pena cada segundo lendo.

mari 13/10/2021

Nem mais nem menos
Não vou dizer que foi uma leitura ruim, mas não li nada que tenha me surpreendido.

Demorei para simpatizar com os protagonistas e achei algumas partes bem enroladas, principalmente no começo. Achei algumas falas problemáticas também.

Contudo, é um livro interessante e fácil de ler. Poderia ser muito melhor, mas dá pro gasto.

Podia ter um epílogo do que acontece três anos depois.

Joy 19/07/2021

Não é um poço de profundidade
Mas com certeza não é tão superficial assim. Eu gosto como são construidos os diálogo entre os dois personagens e como os sentimentos são demonstrados entre os emails trocados e fato de serem dois adolescentes faz com que a leitura seja muito fácil, apesar de ser um tema tão denso e pesado e por ser numa linguagem mais jovial que o livro não tem muito aprofundamento nas discussões.

Eu acho que um outro ponto importante é q a autora viveu um tempo em Israel e talvez por apego ao território onde ela viveu, faz parecer em alguns momentos que o conflito entre a Palestina e israel é um só por uma desavença entre povos, me incomoda esse discurso porque parece que existe algum tipo de paridade política entre os dois quando na verdade o povo palestino tá sendo dizimado. Mas isso não é super problemático na história, nem o transforma numa grande propaganda israelense.

Eu amei esse livro, ele me tirou de uma ressaca literária milenar e me fez voltar ao hábito da leitura, mesmo não sendo uma proposta de livro político ou de história, eu aprendi bastante coisa e super recomendo!

itsbleuris 18/05/2021

Muito que bem
Li esse livro só por conta do colégio comecei pensando que seria um livro super chato e sem graça mas como sempre estava mais do que errada!!!!
Esse livro por incrível que pareça me prendeu do começo ao fim eu fiquei muito curiosa pra ver o que iria acontecer no final então li rapidinho. O livro em si não é grande de qualquer forma mas se o livro não tivesse me cativado eu provavelmente demoraria bastante pra ler.
A história do livro é incrível e o desenvolvimento perfeito acho que não poderia ser melhor.
Não estava esperando por esse final fiquei realmente surpresa o final é de fato bem bom.
Enfim recomendo bastante é um livro bem legal que fala sobre uma das maiores realidades em que vivemos e acho que td mundo deveria ler

Bex 18/04/2021

Tão real
"Você bem sabe que não escolhemos nada que determina nossa vida: nem nossa casa, nem nosso lugar de nascimento, nem nossos pais. Precisamos lidar com tudo o que não escolhemos e que nos constitui."

Comecei o livro com um pequeno interesse e terminei querendo mais.
Conforme a história caminhava, senti como se uma amiga estivesse me contando como foi viver a adolescência em Israel. Fica ainda melhor quando você descobre que a autora realmente passou a adolescência lá.
É bem interessante que possamos ver pelos olhos de Tal como é viver em Israel sendo judia e o que eles pensam dos palestinos. E também podemos ver pelos olhos de Naim como é viver sendo palestino e saber o que eles pensam dos israelitas. Muitas vezes vemos o ponto de vista dos dois lados sobre um mesmo acontecimento.
Um relato bem real, fiquei com medo que o romance estragasse esse sentimento mas o final foi muito bom e coerente com tudo apresentado.

@estantedakassi 12/04/2021

Simplesmente incrível.
Amo esse livro e já li 3 vezes. Não me canso da história e muito menos dos personagens. Mesmo sendo uma história bem curta, ela consegue te transportar para a vida e os sentimentos dos personagens. Gostaria que ela fosse mais conhecida no Brasil. Vale muito a pena. Infelizmente por ser um livro bem pequeno nos deixa querendo bem mais.

Mariah 08/03/2021

' ' Um enredo que me faz lembrar Titanic, mas... mais real, um amor entre o lado rico da guerra e o pobre, ao navio uma guerra de valores que mata apenas com o frio do mar, E, no mar de gaza a morte é em terra firme, o lado pobre é repreendido e catastrófico pela violência da policia israelense, o mesmo vendo sua paz em bombas humanas em Israel, lugar com mais direitos e uma realidade com mais dinheiro, ao contraste da pobreza, mesma guerra, mas menos famoso e por alguma razão menos comovente ao público.
' ' Imediatamente vemos uma menina que representa muito da geração dos anos 2000, fazendo com que a carta pareça até feita para você, mesmo que eu duvide muito que eu ou você sejamos palestinos. No geral, o livro é sobre expectativas, sentimentos globalizados e contemporâneos e... no final você consegue se identificar até no que achava que não tinha como.
' ' Nas primeiras páginas fiz a seguinte anotação: "Um romance de folhetim furado, por tiros a queima roupa.". Algo bem brasileiro de se dizer sobre romances desse tipo, mas nunca achei que encararia um realismo tão romântico ou um romance tão realista, pelo menos em potencial.
' ' A leitura: Um google maps instantâneo, um amor do tipo "Enemies to lovers", um final que me lembrou o Professor de La casa de papel com a Raquel, bem parecido na verdade agora que coloquei em palavras. +: extremamente aprisionador, leitura rápida que te rouba tua realidade. Um roubo que fica pra sua história, muito bem planejado, procuraria outras obras da escritora para ler.
Mariah 08/03/2021minha estante
(playlist de músicas que combinam pra acompanhar a leitura) link: https://youtube.com/playlist?list=PLrFROwCUIcDFPtlw3SQXoK4BV0b9wywRF

maria20514 19/11/2020

Tema polêmico tratado e forma sutil e reflexiva. A leitura foi fluída e o final, o qual eu achava que seria um pouco romantizado, foi bem realista.

Pcmontheiro 16/08/2020

Simples e realista
Amei esse livro é simplesmente incrível! Um livro real, com problemas reais! Muito engrandecedor aprender mais sobre a região pela visão dos protagonistas. A bela amizade dos dois e um final incrível! Eu amo livros que os personagens começam a se apaixonar pelo convívio, pelo conteúdo do outro. É quando você realmente conhece a pessoa e ama o que ela é! Contrariando o que eu imaginava não é um livro triste, apesar dos problemas da região e ter sim seu drama. É um livro esperançoso e uma história bonita de respeito. Vale a pena a leitura.

Naclara 30/06/2020

Uma garrafa no mar de Gaza
Assim, li esse livro tem uns dois anos, e cara! Gostei bastante! É um livro fácil de acompanhar a história, que você lê, e nem percebe o tempo passar.
Além de ele falar sobre uma parte da Guerra (onde eu tinha muita curiosidade para saber sobre, e ele explicou tão simples, que o que não aprendi em minhas aulas no colégio, aprendi com ele).
Ele não é uma aula de história, mas te deixa curiosa(o) para querer pesquisar mais sobre.
É uma história bem bonita de romance, na minha opinião, e super recomendo! Tem o filme dele também, nunca vi, mas se seguir o livro, provavelmente será tão bom quanto.

bieel 04/06/2020

RELATO
Adorei o livro, uma leitura muito leve que proporciona uma facilidade incrível para percorrer suas folhas e se ambientar com a estória e seus personagens... Apesar disso, a achei extremamente curta com basicamente um final no meio do livro (ao meu ver, muita estória para pouco livro).