Uma Garrafa No Mar de Gaza

VinAcius.Tega 23/04/2019

Resenha 8ºB Uma garrafa no mar de Gaza
Vinícius Tega
8ºB
O livro Uma Garrafa no Mar de Gaza da autora Valérie Zenatti, é um livro que conta a história de dois jovens, uma israelita chamada Tal de 17 anos que vive em Israel e é uma pessoa super otimista e que vê sempre o lado bom das coisas e de um palestino de 20 anos chamado Naim que vive na Palestina e ele é muito realista e pessimista.
Naim encontra a garrafa com o a carta de Tal e eles começam a trocar e-mails e falam sobre o seu cotidiano e aos poucos eles vão se apaixonando mesmo sem nunca terem se visto.
Eu gostei muito do livro porque ele mostra a visão de duas pessoas de lados diferentes da guerra, porém achei a leitura um pouco cansativa por causa dos e-mails, mas eu recomendo o livro muito.
Oi, Vini.
Boa resenha, um pouco curta confesso, mas acho que você conseguiu expressar sua opinião e falar um pouco sobre a obra. Como foi a relação da leitura com a pesquisa que você fez sobre o assunto?

Raphael.Viacava 23/04/2019

Resenha 8 ano
A Garrafa no Mar de Gaza é um livro que, no começo de minha leitura, achei meio fraco e com uma história muito simples. Mas, no decorrer da minha leitura, fui descobrindo que não era um simples livro, vi que ele não tinha sido feito de qualquer jeito apenas para gerar lucro a autora, mas vi que tinha toda uma história muito impactante por trás. Porque a guerra, não é algo fácil de se lidar, é um assunto complexo, e que, por causa disso, é ''história'' em vários livros e contos diferentes. E, eu acho, que A Garrafa no Mar de Gaza tratou a guerra muito bem, conseguindo me comover e espero que a maioria dos leitores também. E também, com esse livro, descobri que nós não devemos ficar reclamando por uma breve falta de energia ou até quando a Internet cai, porque, a pessoas passando por dificuldades MUITO piores do que nós, existem pessoas, que não conseguem ir ao mercado para pegar o que comer por causa do medo contra tiros e bombas por exemplo. Depois que li Uma Garrafa no Mar de Gaza, comecei dar um outro valor a TUDO
Oi, Rapha.
Muito boa a sua resenha. Fico sempre muito feliz quando os livros que lemos para a escola conseguem nos comover. Que bom. Espero que essa sua nova visão das coisas dure para sempre. Sua resenha está muito informativa, porém senti falta do resumo da obra.

Zezza 23/04/2019

resenha - 8ºB
Eu nunca fui de gostar dos livros da escola, mas com esse foi muito diferente, nunca tinha ouvido falar no livro nem no filme "Uma garrafa no mar de Gaza" da Valérie Zenatti.
Logo quando comecei a ler não consegue para mais, pois achei muito interessante o fato de que a história ocorre no meio de uma guerra e por e-mail, também achei muito interessante o jeito que Tal lida com o atentado que tem no café logo no começo do livro.
Durante a leitura desse livro me coloquei muito no lugar dos dois jovens, e percebi que eles se ajudavam muito nos momentos mais difíceis, isso me fez perceber que as vezes não damos muito valor para as nossas amizade.
Gostei muito desse livro, pois me fez para e pensar nas coisas importantes da vida que não damos valor.
Oi, Bia.
Que bom que o livro te fez pensar e te ajudou a gostar um pouco mais de ler. É pra isso que tuuuudo isso serve. Gostei da sua resenha, achei somente que ela está um pouco confusa. Trabalhe um pouco a pontuação do seu texto, irá te ajudar.

Adara.Freire 23/04/2019

UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA
Muito bom!
Fala sobre um tema atual com duas visões completamentes diferentes. Um amor juvenil a distância, que fará você acreditar que opostos se atraem.
De um lado temos a visão de Tal, uma menina tola que acredita que tudo vai dar certo, que o mundo é mil flores, otimista e consegue ver o lado bom de todos.
De outro o "Gaza Man" que ve o lado ruim de tudo, é realista e mesmo não querendo, se faz de coitado.
A Tal queria ver a visão de outra pessoa, que vivesse em um contexto diferente do dela e manda uma garrafa para o mar de gaza...
Oi, Adara.
Gostei de como você "falou" com os leitores da sua resenha, muito bem. Gostaria que você desenvolvesse mais o que você pensou. Você pode escrever mais do que achou da obra e de como ela se relaciona com a pesquisa que você fez.

bia 23/04/2019

Uma garrafa no mar de Gaza 8°b
"Uma garrafa no mar de Gaza" de Valérie Zenatti é um livro muito interessante que tive a oportunidade de conhecer por um trabalho escolar. Eu particularmente adorei a obra, o modo com o qual a autora consegue envolver os leitores é algo que me agrada muito, pois isso nos da uma sensação de estar com os personagens, vivendo o que eles estão vivendo. Achei ótima a forma com que a autora falou sobre a rivalidade entre palestinos e israelenses, ela consegue retratar um pouco dessa rivalidade na personalidade de cada um, dando assim uma personalidade marcante para cada um deles. Ela utiliza dos protagonistas para mostrar a realidade de muitos moradores que vivem na região, conscientizando assim muitos de seus leitores sobre a realidade dessa população que vive, da mesma forma que Naim e Tal, com medo de sair de casa e nunca mais voltar. Achei essa obra muito interessante e recomendo a todos que querem uma leitura evolvente e instigante.
Oi, Bia.
A relação que você propôs entre a rivalidade dos países e a personalidade das personagens é muito boa, parabéns. Sua resenha está expondo muito bem o seu ponto de vista sobre a obra. Senti falta apenas do resumo da história.

Oi, Ana.
Gostei muito da sua resenha. A descrição que você faz da obra e das formas como ela te marcou ficaram muito bem escritas. Senti falta, porém, de um parágrafo no qual você fale mais sobre a sua opinião especificamente.

luca 23/04/2019

(Resenha - 8º ano B)
Achei o livro legal mas fiquei meio entediado,pois eles ficam trocando mensagem ate o final do livro isso foi uma das coisas que nao gostei mas o livro é muito interessante pois retrata sobre a guerra de israel x palestinos , no livro vc cria uma expectativa : ( que eles vao se encontrar ) mas isso nao acontece ;-; O LIVRO É BOM
Oi, Luca.
Vamos lá. O seu texto está com alguns problemas de acentuação. Você revisou o texto antes de publicar? Está tudo bem não gostar do livro, especialmente pela expectativa frustrada, mas não da pra escrever tão pouco.
Senti falta do resumo da obra feito em mais detalhe, você não inseriu nem o nome da obra ou da autora ou ao menos fez a relação da obra com a pesquisa que fizemos. Acho que você pode fazer um texto mais completo.

Oi, Artur.
Sempre é uma ótima ideia usar partes do texto original em nossas resenhas, tente copiar o trecho do livro em seu texto. Gostei de como sua resenha está informativa e pessoal ao mesmo tempo. Você conseguiu compor sua opinião sobre o texto e mostrar os aspectos que mais te marcaram. Senti, porém, muitos problemas gramaticais que eu acho que você sabe corrigir. Você revisou sua resenha antes de entregar?

Prof. Ana.

Eduarda.Muniz 22/04/2019

Livro : uma garrafa no mar de Gaza
Autora : valérie zenatti
8ºA
Eu gostei do livro, achei ele bem interessante, eu li por causa da escola, porém não é tão chato, como muitos esperam, achei a história bem “involvente”, interessante, inclusive por ter muitos e-mails no livro, eu gostei também bastante dos personagens, e como é a relação deles.
Oi, Duda.
Vou entender não tão chato como um elogio :)
Que bom que você conseguiu se envolver com o livro.
Senti falta de um resumo da obra em sua resenha.

Oi, Amanda.
Gostei de como você escreveu o seu texto, especialmente o início. Porém senti falta de algumas coisas: Sua opinião sobre a obra e uma relação da obra com a pesquisa que você fez sobre o assunto...

João Gabriel 22/04/2019

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Gostei deste livro, pois ele retrata a realidade entre Israel e Palestina. A intolerância religiosa que separa ambos, gera violência, ocasionando a morte de pessoas inocentes por meio de atentados. Um dia Tal, que mora do lado israelense, presencia um destes atentados terroristas, fica indignada e resolve achar uma forma de expor os seus sentimentos e perguntar para quem está do outro lado da faixa de Gaza o que pensam sobre o conflito. A forma que ela encontrou foi mandar uma mensagem com o seu email em uma garrafa e pediu a seu irmão, um soldado israelense, que a jogasse no mar de Gaza.
A mensagem da garrafa chegou até um palestino, Naim, que iniciou um troca de emails com ela. O começo foi bem complicado, porque ele j havia perdido as esperanças de que a paz fosse possível e via o povo de Israel como inimigo.Com o desenrolar da história eles descobrem que têm mais em comum do que imaginavam.
Este livro foi indicado pelo meu colégio e aprendi muito com ele, descobrindo que uma amizade pode surgir nas situações mais inesperadas, incluindo numa guerra. Onde tudo parece perdido, sempre há esperança.
Oi, João.
Sua resenha está ótima, gostei das análises que você fez sobre como a narrativa se desenvolve.
Parabéns.

Oi, Pedro.
Apesar de ser um texto publicado online, as resenhas são um gênero formal. Evite as abreviações. Que bom que você se emocionou com o livro, Isso é sempre positivo. Porém, senti que sua resenha ficou um pouco curta demais. Quais foram as partes mais emocionantes? O que você achou da estrutura epistolar do romance? Como você relaciona a história e a pesquisa feita?

Lígia 22/04/2019

Resenha 8A
O livro "Uma Garrafa no Mar de Gaza" retrata a história de Tai, uma garota israelense que presencia um atentado perto de sua casa. Após o acontecimento, Tai decide escrever uma carta para uma garota palestina. Ela acreditava que se as duas pudessem ser amigas, talvez houvesse uma chance de paz entre os dois povos. Porém, a carta cai em mãos totalmente diferentes do que ela havia imaginado. Naim, um garoto que vive na faixa de Gaza, acaba encontrando a garrafa onde a carta estava e começa a conversar com ela por e-mail. De início, Naim zombava de Tai e de sua esperança, mas com o passado tempo, os dois se tornaram muito próximos.
Li esse livro em um trabalho escolar e gostei muito. Além de ser um livro diferente do que estamos acostumados a ler, retrata uma história da atualidade, a guerra entre Israel e Palestina. Como não sabia muito sobre o assunto, tive que fazer algumas pesquisas durante a leitura. Um livro muito bom que recomendo para todos.
Oi, Lígia.
Olhe de novo o nome da personagem principal. :O
Que bom que você gostou do livro, especialmente por ser diferente daquilo que você está acostumada a ler.

Marina.Mazzali 22/04/2019

Resenha 8ºA
Marina 8º A
Eu gostei muito do livro, achei interessante o fato de que as mensagens são enviadas por cartas. Principalmente por conta das personagens Naim e Tal Levine serem de países diferentes, e mesmo seus países estando em guerra eles terem uma comunicação.
Por ser um livro escolar que geralmente não são muito do meu gosto, eu gostei muito desse livro.
Como disse achei muito legal a parte de comunicação entre as personagens, mesmo sendo de países adversários, nesse caso é um exemplo de igualdade entre as pessoas, mesmo sendo de qualquer país, cor de pele, língua, religião, e condição de vida.
A autora do livro se chama Valéria Zenatti.
Oi, Ma.
Que bom que você gostou do livro. Realmente, não é sempre que gostamos dos livros que lemos para a escola. Em sua resenha, você trouxe sua opinião e o que você achou da obra, mas não colocou um resumo dela.

Ana 27/04/2019minha estante
Oi, Arthur. Adorei sua resenha, ela está muito bem escrita e bastante informativa. Que bom que você gostou do livro e que ele tenha mudado a sua visão.