Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira




Resenhas - Depois dos Quinze


245 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Yasmin 26/08/2014

Depois dos Quinze
Nesse livro a Bruna Vieira conta algumas crônicas e contos que já escreveu no seu blog "Depois dos quinze".
Algumas ai são inéditas outras você já pode encontrar no blog dela...

Gostei bastante do livro apesar dele focar bastante no fim de relacionamento, sendo que muitas leitoras nunca tiveram um, e isso pode as deixar deslocadas da história.

Eu gostei bastante recomendo a todo tipo de garota, aquelas que ja tiveram ou não um relacionamento...

site: rendasbordadas.blogspot.com.br
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante de Comunicação Social ? Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Vane 18/08/2014

Acho que eu fui uma das poucas pessoas que gostou do livro, pelas outras resenhas que rapidamente dei uma olhada.
Bem, acredito que uma coisa que tem que ser levada em consideração, por favor me corrijam se eu estiver errada, é que esses textos foram escritos por uma garota de 15 anos, em um blog. Não sei vocês, mas quando eu tinha 15 anos eu também escrevia textos assim, mas nunca tive coragem de publica-los. E quando se escreve para blog, a escrita é bem diferente, bem informal.
Com 15 anos a gente realmente acredita que a nossa vida vai ser o conta de fadas que a gente imaginou quando era criança, e então a gente percebe que a vida, na verdade, é tapa na cara, que o cara dos seus sonhos não existe, e que na verdade, você só vai encontrar o cara certo depois de muito procurar, de muito quebrar a cara e perceber que o cara certo, na verdade é o cara errado.
Acredito que seja isso que a Bruna queria passar para suas leitoras quando publicou os textos no blog e quando os reuniu para montar esse livro.
Talvez a escrita poderia ser melhor? Talvez. Mas se pegarmos o inicio de todos os autores que a gente gosta, nenhum deles começou sabendo escrever perfeitamente, todos eles aprenderam com o tempo. E talvez com a Bruna seja a mesma coisa, talvez ela só precise de um pouquinho de tempo para aprimorar sua escrita.
No geral, gostei do livro. É gostoso descobrir que pessoas que a gente admira também são seres humanos e que passaram pela mesmas experiencias que a gente passou.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!


Domi Berthoux 08/02/2015minha estante
Na verdade, nem todos os textos foram escritos quando ela tinha quinze anos, mas a partir disso. Os que falam sobre a mudança dela para São Paulo, por exemplo, provavelmente foi escrito quando ela tinha quase 20. Gostei da sua resenha, parabéns!




Isa 19/06/2014

Resenha: Depois dos Quinze
Acho que todos vocês já devem ter ouvido falado da Bruna Vieira, escritora, colunista da revista Capricho e dona de um dos blogs mais influentes do país, o Depois dos Quinze. Acompanho o blog da Bruna há mais de um ano, adoro os textos e crônicas dela e foi só agora que arrumei um tempinho em meio as minhas leituras para ter a oportunidade de ler seu primeiro livro: Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar.
Em seu primeiro livro, em meio as suas crônicas e contos, Bruna abre o coração, fala sobre sentimentos, angústias e experiências pelas quais passou. Em algumas partes, não tem como não sentir a impressão de que ela escreve sobre nossa própria vida, como se entendesse todos os nossos problemas e angústias. Rolou aquela identificação de cara com tudo que é retratado no livro, pois são momentos, decepções, angústias e sentimentos que a maioria das adolescentes já passaram.
A leitura fluiu super bem, pelo fato do livro ser bastante agradável e leve. Sabe aquela velha história do só mais uma página? Você começa a leitura e quando vê não consegue mais parar.
Além do mais, não tenho o que reclamar da arte do livro, ele é simplesmente lindo! Cheio de detalhes, conquista a primeira vista o leitor, tanto por fora quanto por dentro.
Portanto foi um livro que gostei bastante e me surpreendeu muito. Recomendo para todos aqueles que curtem o trabalho da Bruna e para quem ainda não conhece e tem vontade.

site: http://aposasreticencias.blogspot.com.br/2014/06/resenha-depois-dos-quinze.html
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Amanda Carneiro 08/06/2014

Um livro que nos completa.
Faz quase quatro meses que estou com o exemplar de Depois dos Quinze emprestado de uma amiga, não consigo fazer resenha, e nem quero devolver. Além de ser um livro lindo, é uma daquelas obras que você não consegue não-ficar-sem-ter-um-por-perto, sabe?! É como uma necessidade mesmo. Então eu, aqui de todo o meu coração, espero que essa resenha consiga ao menos ser considerada uma resenha. É amor demais, vocês não tem noção! :’)

“A gente se apaixona, sente o movimento das borboletas e toca as estrelas durante a noite antes de dormir. Sente ansiedade e desenha corações em folhas de papel em branco. Sso é amor. É o que dizem, é o que você sentiu. Flores, bochecha vermelha, coração disparado, cabelos misturados e bagunçados na cama.”

Há algum tempo (mas nem tanto tempo assim), conheci o blog da Bruna e desde então venho acompanhando-o: uma mistura de textos românticos, fotos bonitas, vídeos bacanas e dicas sobre relacionamentos, viagens, roupas... Quando soube que ela publicaria um livro, uma amiga minha (beijo, Mavi! ♥)me influenciou a ficar ansiosa com ela. Então lá ficamos nós duas: contando os dias pro lançamento, no meio das aulas chatas de Física.
Bruna, blogueira do Depois dos Quinze (blog que leva o mesmo título do livro) reúne crônicas e contos românticos. Alguns já publicados em seu blog, outros exclusivos. Nas palavras simples e sutis, mergulhamos e nos entregamos verdadeiramente aos textos. São poucas as pessoas que conseguem passar sentimentos para o papel, sem parecer vago ou insensível. E quando encontro isso (principalmente na nossa literatura atual), é como descobrir tesouros. Junto à Clarissa Corrêa e Tati Bernardi, a Bruna figura entre minhas escritoras preferidas e mais poéticas da atualidade. Gosto da simplicidade da Bruna. De como ela é uma garota que, mesmo figurando entre as top blogueiras, ainda assim pode ser nossa amiga. Admiro-a muito. E que, com toda a certeza, é um espelho pra mim e pra muita gente!

“Você o observa de longe. Percebe cada detalhe, como se fosse a primeira vez. Como se o seu universo fosse o mesmo que o dele. Apesar de nunca terem se falado, sente que foram feitos um para o outro e que poderiam passar a eternidade juntos. (...) Ele não está do seu lado, mas por algum motivo você pode sentir todas as cócegas e carícias que ele faz em alguém. Esse cara te faz acreditar no amor. Um amor que arde, que seca e sufoca. Mas que, ao mesmo tempo, preenche. Um espaço que sempre existiu, mas que agora ele ocupa sem saber.”

É tudo feito de forma tão simples, tão cheio de sentimento que realmente conseguimos ver o amor nas frases. Aquele amor que transcende os limites e nos toca de um jeito especial. Depois dos Quinze é de uma leitura rápida, que flui maravilhosamente bem. Uma leitura que mexe até com os leitores mais “durões”. Que revela o amor, até mesmo onde não parece existir. Sim, é cheio de clichês. Sim, pode parecer bobinho. Sim, é voltado para o público teen. Mas continua sendo um livro que tenho vontade de carregar sempre na bolsa, para todo dia, poder parar, e ler de novo. É um livro que nos faz ver a beleza da vida, a beleza do amor, e de nós mesmos. É um livro que nos completa. E que recomendo para todo mundo. :)


“Porque no fundo no fundo, o que todo mundo quer é fazer o outro entender o que se passa por dentro. Alguns compram uma rosa, outros tomam atitude, e eu? Escrevo.”

site: www.primeiro-livro.com
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Rosa 03/06/2014

Não sei como começar. Primeiro Bruna é uma ótima blogueira, eu sempre visito o blog, é um dos meus preferidos, seus textos são ótimos. Porém eu não gostei do livro. Todos nós já sabemos da historia de Bruna, uma garota de 15 anos que levou um fora e então começou a escrever (digitar no caso) em seu bloco de notas, transformando sentimentos em palavras, criou seu blog. Acabou se mudando para São Paulo e viajando para a Europa. O Blog abriu portas para Bruna e a historia dela e o sonho de toda blogueira que deseja ser famosa.
Segundo os textos dela são ótimos, mas é muito clichê as historias são muito parecidas. Basicamente é a mesma coisa do blog e isso me decepcionou muito. Eu já esperava isso após ver algumas criticas no Skoob, mesmo assim decidi que iria ler. Quando comecei a leitura fluiu, é um livro rápido de se ler de contos curtos, com letras grandes e paginas pequenas. Eu li em um dia. Hoje. Os contos não são ruins, eu gostei de alguns, e todos retratam oque sentimos nessa fase em relação a garotos, escola, timidez e etc.
O livro é emprestado de uma amiga minha - Waleria sua linda thanks *.*- assim como eu ela acompanha a Bruna e o blog. A capa é uma graça, muito bonita e o desenho esta muito bem feito. As paginas são um pouco mais grossinhas, e em algumas aparecem fotos lindas da Bru. O nome dos contos são bem criativos. A diagramação é boa. Na estética o livro ganhou nota 10.
Apesar de tudo se você acompanha o blog e gosta dos textos, vale a pena ler e descobrir sozinho oque acham e depois compartilhar comigo. Quem já leu concorda comigo ou não ? Deixe sua opinião ficarei muito feliz em conversar sobre ele.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Dreeh Leal | @dreehleal 09/05/2014

Depois dos Quinze - Bruna Vieira
Praticamente toda a blogosfera conhece a Bruna Vieira e um pouco da sua história, mas para quem não conhece eu explico direitinho. Colunista da Revista Capricho e autora do blog/livro Depois dos Quinze, Bruna Vieira hoje é uma das blogueiras de moda mais influentes da internet, com milhares de seguidores em diferentes redes sociais. Acontece que a 5 anos atrás ela não era nada mais do que uma menina que morava no interior de Minas Gerais e que – como qualquer outra nesta idade – havia sofrido uma desilusão amorosa. Foi assim que seu blog começou. Ele é o responsável por ela ter deixado de ser aquela menina tímida e por ir morar na capital de São Paulo – que era um grande sonho seu.
Este livro de crônicas e contos intitulado Depois dos Quinze – Quando tudo começou a mudar foi sua estreia no mundo editorial e reuni textos escritos por ela com base nas suas próprias experiências.

O amor não é exatamente como contam as músicas que tocam no rádio. Sabe como a gente descobre isso? Amando. (pág. 130)

Quando comprei o livro, pesquisei um pouco sobre ele e encontrei muitas criticas de fãs que detestaram o livro. Essa é a palavra que elas usam. Mas eu não creio que o problema esteja no livro e sim na expectativa errada que elas possam ter depositado nessas 200 páginas. Vou explicar melhor. Muitas de suas leitoras foram ler com a visão da Bruna de hoje, mas a Bruna que escreveu é uma de 5, 6, 7 anos atrás. As decepções e pensamentos de uma adolescente de 14 anos podem sim ser chatas para uma garota de 18 anos. Então a não ser que você: 1. se identifique com as situações e pensamentos; 2. esteja nessa idade ou 3. seja extremamente romântica e ainda acredite em um amor puro, você dificilmente irá se divertir com essa leitura. Tudo entendido? Então vamos ao livro.

Escrever com o coração vai muito além de colocar ordem nas palavras. É preciso coragem. Coragem para fechar os olhos e sentir o que acontece ou aconteceu por dentro. Enfrentar, organizar e entender. (pág. 61)

Com uma leitura agradável, esse é um daqueles livro que você termina de ler sem perceber e faz várias marcações! Todos os textos são bem curtinhos, o que só ajuda na velocidade da leitura. Assuntos como família, amigos, romances e sonhos estão presentes aqui. A cada página eu me perguntava o quanto daquilo era verdade e o quanto era apenas um conto. Tudo reflete a autora. Inclusive existem alguns textos sobre a vinda dela para São Paulo e como foi essa adaptação. A aflição de estar sozinha em uma cidade grande e a felicidade de estar realizando um sonho. Eu me identifiquei com algumas coisas, com outras nem tanto... não tive uma adolescência tão repleta de amores e desilusões. Mesmo assim, foi muito gostoso ler esse livro.

O que me dói é saber que a vida hoje em dia é assim. Que uma hora ou outra cada um vai seguir seu rumo, e, em alguns anos, talvez nem lembremos mais o nome um do outro quando nossos filhos perguntarem quem é aquele da foto. Uma pena, pela família, pela amizade, pelo amor. Dizem por ai que a gente cresce e fica mais esperto. Será mesmo? (pág. 121)

Sobre a Capa e diagramação são só elogios. A ilustração da capa é linda e super combina com o conteúdo. No meio do livro existem algumas fotos da Bruna com pequenos textos e no final do livro a própria Bruna deixou uma playlist com musicas para acompanhar a leitura do livro.

Como no livro fala de muitas coisas, sem uma história fixa que eu possa contar, espero que todos esses quotes tenham ajudado vocês a entender um pouco melhor os pontos que eu levantei sobre o livro. E só para garantir, aqui vai uma lista com mais alguns trechos que eu curti durante a leitura.

(...) Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/02/resenha-depois-dos-quinze-bruna-vieira.html
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Isa 27/04/2014

Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar é o primeiro livro escrito pela blogueira Bruna Vieira, dona do blog de mesmo nome.
O livro é um copilado de todos os contos e crônicas já publicados no blog. Porém, algumas dessas histórias que, quando publicados no blog tiveram seu fim deixado no ar, ao irem para o papel, ganharam um! Então, há surpresas tanto para quem não acessa o blog Depois dos Quinze, quanto para quem é leitor assíduo das palavras da Bruna. ;)

Achei o livro uma espécie de blog de papel, porque além de todos os textos, há várias fotos lindas da Bruna tiradas por amigos e familiares, além de uma lista de músicas incríveis indicadas pela Bruna para ouvirmos enquanto lemos cada pensamento dela.

p.s.: continuo na torcida para o conto "Vértices de um Amor" virar livro!

"Não deixe que o que acontece aqui fora estrague o que reluz aí dentro. As pessoas não precisam te entender. Você precisa." (trecho do texto "A Alice que existe dentro de você")

site: http://ficcionalmentereal.blogspot.com.br/2013/09/resenha-depois-dos-quinze.html
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Fabiana873 20/04/2014

Surpreendente
Uma reunião de crônicas e experiências extremamente bem elaboradas e muito interessantes, agradara desde as adolescentes até as mulheres mais maduras, pois falta direto ao coração e tudo o que está nas entrelinhas descreve algo que se você ainda viveu, viverá.
Bruna Vieira foi muito feliz ao escrevê-lo.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!




Dany39 13/04/2014

Por que gostei do livro Depois dos Quinze
Esse livro foi escrito de uma forma delicada, como se fossei uma conversa que poderia ter com minha melhor amiga, todos os assuntos e sentimentos são tão próximo da minha realidade que não teve como não me emocionar com os contos e as cronicas do livro.
Todo livro gira em torno de temas como o amor, amizade e principalmente de amadurecimento, o tipo de amadurecimento que as pessoas receber depois terminar um relacionamento, de fazer uma escolha, sabe de crescer realmente.
Por que todos, em um momento ou outro, já passou por uma situação parecida, seja quando acaba um namoro ou fica desiludida com algo.Esse livro fala com as pessoas com coração partido, dando esperança de continuar, porque as coisas sempre estão mudando.
Esse livro nos mostra que e possível fazer coisas bonitas com a tristeza. que ela não e motivo para desistir, e sim mais uma chance de crescer, mudar, recomeçar, e quem sabe de ser uma inspiração para as outras pessoas, assim como a escritora que utilizou sua experiencia para escrever.
comentários(0)comente



Cássia Lima 31/03/2014

Um blog em páginas. =/
Leitura difícil...
Achei que não conseguiria ler até o final. (pensei em desistir umas 7 vezes)

Acredito que mais por falha minha, deveria ter pesquisado melhor antes de comprar pois não é o estilo de livro que gosto. Ela reuniu algumas postagens do blog dela em um livro, então não é uma história contínua. São várias crônicas e contos sobre como uma garota em sua pré-adolescência vê as dores do amor. Isso cansa.

Não vou generalizar, pois há gosto para tudo né? Respeito quem curte esse tipo de leitura e mais ainda o esforço da autora, mas continuo preferindo histórias sólidas, com um início-meio-fim.

Tem alguns trechos legais, que dá pra usar como frase no facebook (enquanto ele durar), ou para tentar resumir um sentimento, mas a autora gosta demais de frases imperativas do tipo:

"Elogie suas amigas", "Abra logo essa janela", "Beije-o"

Ou trechos cortados:

"Uma bebida. Sua barba. Luzes piscando. O xadrez da sua blusa. Roda gigante. Seus olhos. Alargador. Mãos na cintura. Poeira levantada. Sua boca. Minha boca. Nossa respiração. Foi."

Eu odeio leituras assim porque elas me cansam demais!!!
Sei que tem gente diferente, como falei, gosto é gosto. Pode ser que você ame esse livro.

Não tem um personagem principal, pareceu-me que a autora é a protagonista de praticamente todas as páginas, inclusive pelo nome dela em diversos trechos. Talvez essa tenha sido a intenção, uma vez que era um blog pessoal com desabafos (certo?).

A capa e alguns detalhes do livro são lindos, parabenizo a editora pelo carinho na elaboração dele.

As fotos da Bruna são fantásticas, e todos falam isso. Não sei quem fez a arte do livro, mas o conjunto ficou ótimo!

site: http://rcassiaslima.blogspot.com.br/2014/03/livro-36-depois-dos-quinze.html
Bella Nine 12/11/2014minha estante
Gostei do que você comentou e digo mais; A ideia de crônica é basicamente essa: você ser breve ao narrar algo. Acho qe a crônica bem escrita ela te instiga, nunca te cansa. O problema, como eu relatei no meu depoimento, foi o fato de que depois da quinta crônica você sabe que a narrativa, que os blá, blá. blá não vão mudar. E isso cansa. Cansa porque você percebe que pra quem enche tanto a boca pra dizer o quanto é bem sucedida com esse blog dela, experiência de vida é zero e, na maioria das vezes, você não enxerga nada que possa acrescentar em seus próprios pensamentos e reflexões. Impressionante como essa nova geração que se diz tão tecnologicamente antenada é, no final das contas, mais primitiva, acomodada e qualquer coisa que jogam na mão dela acaba aceitando e endeusando.




Brena 12/03/2014

Depois dos quinze (bem depois)
O livro , montado em forma de contos e cronicas, contém como gênero literário textos românticos e um tanto clichês. A escritora, Bruna Vieira , nos reflete a histórias que ela vivenciou e conta do que aprendeu com elas, outras porém, fluíram da imaginação da autora, onde ela idealiza cenas perfeitas e com um toque de filme romântico americano.
Os textos , bem estruturados e com frases que servem de indiretas e "minha vida resumida", dão um charme ainda mais adolescente.


site: http://verdadesebaboseiras.tumblr.com/
comentários(0)comente



Dan 10/03/2014

Me decepcionei
Fiquei sabendo da existência do livro e resolvi comprá-lo depois de ler uma resenha dele no Julie de Batom. Logo que comecei a ler já fiquei um pouquinho desanimada porque o livro é todo feito de contos e crônicas e não uma história sequencial, gosto de ler pequenos contos de vez em quando, mas para um livro prender realmente minha atenção tem que contar uma história daquelas que não dá vontade de largar o livro enquanto não acabo de ler. Por outro lado o fato do livro ser composto apenas por pequenas histórias provoca um leitura leve e rápida.
Agora falando das histórias relatadas, concordo que o amor é o assunto preferido de nós adolescentes, mas 99% das histórias falam unicamente de namoro/traição e isso fez o livro ficar cansativo e eu larguei a leitura por umas boas semanas. A Bruna tem vocação para escritora e, na minha opinião, poderia ter usado outros temas legais para que não ficasse tão repetitivo. Mas como a menina tem talento eu resolvi ler o livro com uma caneta marca texto do lado e isso me fez destacar frases e textos lindos.
Por fim para matar minha vontade a última história ultrapassava 10 páginas de duração, enquanto as outras raramente atingiam 4, mas ao final dela fiquei decepcionada mais uma vez, uma narrativa cheia de clichês e nada empolgante.

Diante disso termino minha avaliação com 2,5 ESTRELAS (num total de 5), porque as tais frases e textos que eu grifei fazem valer a leitura. Quero deixar bem claro que essa resenha não foi feita para criticar a Bruna, e espero que ninguém pense que eu escrevi isso por inveja, foi apenas a minha opinião.

site: http://calcadeflor.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Aninha 04/03/2014

Depois dos Quinze
Quando Bruna Vieira escreveu esse livro ela devia estar revoltada com o mundo quem nem muitas garotas que os melhores amigos ou namorados fazem aquela coisa que fazem agente querer morrer, quando eu li pensei que Bruna me conhece-se porque contou tudo o que sinto.
Quando eu tava no 5 ano senti tudo o que ela sentiu e cmo não tinha com que poder desabafar comprei o livro e comecei a ler.


site: Super recomendo, leiam é d+
comentários(0)comente



245 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR