Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Maura 11/04/2015

Pessoal, estou procurando pessoas que tenham lido o livro Depois dos Quinze , da Bruna Vieira, para uma pequena entrevista. De preferência que residam em Santa Maria, Alegrete ou Grande Porto Alegre. É para meu trabalho de conclusão de curso em Produção Editorial. Por favor, se souberem de alguém, entre em contato comigo :)

Menina.Jasmim 04/04/2015

Depois dos quinze
O Depois dos Quinze é o livro de estréia da Bruna Vieira. O livro reúne crônicas que falam, em sua grande maioria, sobre amor e relacionamentos (que não deram certo ou não). Em cada página, vemos uma adolescente aprendendo a lidar com o mundo e se descobrindo, seja no quesito amoroso, seja indo morar sozinha ou em qualquer outra situação.

Normalmente, antes de comprar qualquer livro, eu procuro muitas resenhas, principalmente as negativas. Talvez isso seja estranho, mas acho que me prepara para o que possa vir (não que eu sempre concorde com elas, mas acho legal ver gente que não gostou e tentar entender o que os fez não gostar). Na maioria das vezes eu discordo de muitas dessas resenhas, mas hoje não foi o caso.

Agora, por que eu não gostei tanto assim do livro? As crônicas seguem o mesmo estilo que comentei na resenha de A menina que colecionava borboletas, parecem desabafos característico de postagem de blog (que eu gosto muito quando bem feito) e é até difícil saber se se tratam de uma história baseada na vida da autora ou não. Mas dessa vez foi cansativo, porque todas as crônicas pareciam falar sobre a mesma coisa e do mesmo jeito. Era como se você lesse a mesma história, com alguns detalhes diferentes e palavras similares. Não que escrever sobre o mesmo tema seja ruim, mas cansa quando alguém pega o livro para ler de uma só vez.

Outra coisa que não me agradou tanto foram as personagens. A maioria delas me pareceu... Digamos... Bobinhas? Como se todas tivessem uns 13/15 anos de idade e acreditassem que uma paixão ou um relacionamento fizesse seu mundo inteiro girar. Algumas até tentava fugir desse padrão de menina apaixonada-que-só-pensa-nele, mas voltavam inevitavelmente para o mesmo ponto. Não que eu esteja questionando a existência de garotas assim, pelo contrário, sei bem que uma paixão pode transformar todo um universo. Mas sei lá, acho que ela poderia ter mudado um pouquinho isso (o que entra no que eu disse que a maioria das crônicas são parecidas).

Achei um ótimo livro para ser lido esporadicamente, quando você está em um relacionamento, quando você é jovem, quando você está na fossa, quando você precisa de palavras "amigas" que lhe façam pensar sobre suas atitudes. Ou quando você precisa de frases fofinhas para publicar no facebook ou no instagram. Mas para mim foi uma leitura longa e cansativa. Repetitiva.

Uma coisa que eu devo elogiar é a edição (como sempre). Foi cuidadosamente diagramada e com uma capa bem fofa. A única coisa que eu não gostei tanto foi a lombada que marcou, mesmo eu não abrindo muito o livro.

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/2015/04/resenha-depois-dos-quinze.html

Gabs 14/02/2015

[Resenha] Depois dos Quinze | Bruna Vieira
Confira a mesma resenha em meu blog: http://www.gemices.com.br/2015/01/resenha-depois-dos-quinze-bruna-vieira.html

Depois dos quinze não é um livro que você resenha por história, pois não tem personagens, então espero mostrar uma análise bem bacana para vocês. Para começar, a Bruna Vieira, que todos devem conhecer é uma blogueira, colunista da capricho, e escritora. Ela vivia postando em seu blog histórias sobre a sua vida e tudo que lembrava os momentos mais típicos das adolescentes.

O foco principal desse livro é o que acontece com a maioria das meninas que "namoram" e se iludem com amores platônicos, pois, é nessa fase que elas lidam com as desilusões amorosas. Nesse caso a Bruna Vieira achou seu refugio em uma pequena famosa parte da internet. O blog.

"Quero um abraço em silêncio, com falta de ar. Não quero ter que mostrar o caminho sozinha, quero aprender a não me importar tanto com a direção. (Página 30)"
Quando você lê o "depois dos quinze" você se sente irmã da Bruna! Sério, ela consegue transmitir em seus textos coisas indescritíveis que você nunca imaginaria que serviria de apoio. O mais legal é a forma como ela conduziu o livro. Se você não conhece a história dela, vocês verão como ela descreve a sua jornada de ir morar na grande São Paulo.

Quando fui assistir ao Bate papo com o autor que teve aqui em minha cidade a Bruna disse que a história favorita dela foi "Vértices de um amor" e devo confessar que também considero a minha favorita, porque é a única que possui personagens e diálogos. (Me envolvi muito com a história) .

"Quero alguém que me faça sentir assim, mais simples. Alguém que me faça querer trocar uma tarde chuvosa e solitária cheia de livros espalhados e muito trabalho por um dia ensolarado sem muitas pretensões no parque da cidade. Aonde, por sinal, ainda não fui. (Página 112)"
O livro é gostoso de se ler, há ilustrações, e você não precisa ler na ordem, já que são contos, crônicas e poesias alternadas, o que deixa o livro mais interessante. A editora caprichou na edição e estou louca para ler os outros livros da Bruna

Leiam e aproveitem a leitura!
Beijos,
Gabi

site: www.gemices.com.br

Juliana 25/01/2015

Depois dos 17, quando li Depois Dos Quinze
Primeiro quero compartilhar uma confusão maravilhosa que foi ler esse livro. São vários textos falando de relacionamentos, inseguranças, mudanças... da vida em geral! E são tantas situações que fica impossível saber quais a Bruna realmente viveu ou não.

"O mundo visto da janela de um avião é menos complicado. Nossa imensidão interna não se compara com a imensidão que existe lá fora."

Iniciei a leitura no final do ano passado e deixei o livro um pouco de lado até a noite passada. Sem nada pra fazer e com falta de sono, resolvi mergulhar na escrita da Bru. No comecinho da leitura (ainda ano passado) todos aqueles textos sobre amor e tal, me cansaram um pouco. Eu sei, eu escrevo textos sobre isso, mas escrever é diferente de ler. Escrevendo eu invento algo que não vivi, que imagino que alguém sente, sem necessariamente precisar me identificar (isso é muito narrador observador), entende? Já os textos da Bru, são pra gente se identificar de alguma forma, e eu não consegui. Não "de cara".

"Aumenta o volume, por favor, ainda consigo ouvir o meu coração"

Isso mudou um pouco quando voltei a ler. Deixei a leitura fluir sem me preocupar em lembrar se já passei pelas mesma histórias. Me surpreendi, passei a gostar mais do livro, do jeito que a autora escreve. O livro é repleto de lindas citações. Sabe quando você lê algo que adora e sente aquela dor porque você queria ter escrito, já que era o que você sentia? Pois é, muitas coisas ali são tão Juliana, que eu necessitava que eu mesma tivesse colocado aquilo no papel. Foi legal!

Confesso que achei o livro bem imaturo, apesar de até ter gostado. Os textos, como já falei, falam muito sobre relacionamentos, quase todos não dão certo. Mas também, quantos anos a Bru tinha quando escreveu? É bom compreender esse lado também. Alguns textos são divertidos, outros sem sentido, outro tanto deprimente e muitos realmente legais.

"Certa vez, me disseram que existem duas maneiras de se envolver com um cara: se apaixonando por ele e o odiando. Pois bem, meus sinceros parabéns, você conseguiu as duas."

Mutos criticam o livro dizendo que a autora faz parecer que uma jovem de 15 anos só pensa em amor e coisas fúteis. Eu não acho que a Bruna quis mostrar isso, ela quis expor o que ela, aos 15 (16, 17...) pensava SOBRE amor, não que pensava SÓ em amor. É algo bem diferente.

A diagramação foi 10! A Gutenberg sempre capricha muito na diagramação. Tenho a impressão de que é a editora que mais se preocupa com essa parte. A capa é simplesmente linda, toda caprichada e feita em um material que não estraga fácil (sofro com aquelas capas sensíveis). A fonte é em um tamanho perfeito e as páginas são meio amareladas. Se você não amar o conteúdo, ao menos vai se derreter de tanto olhar o ótimo trabalho de diagramação.

''Às vezes vale a pena perder a razão por um sorriso ou dar a razão para evitar uma lágrima''

Enfim, Depois Dos Quinze não é um livro para mudar a sua vida. É um livro para ler aos poucos, em diferentes fazes, já que ele foi escrito assim também. Se você é assim como eu, que gosta de se apegar aos personagens e a história, talvez não seja uma leitura das melhores, mas se você gosta de reflexões amorosas (principalmente da fase jovem) vai adorar.

site: http://jupseds.blogspot.com/

Bia 22/01/2015

Saído do Tumblr
Eu ganhei esse livro quando fiz 15 anos, mas só consegui terminar de lê-lo com 16, porque sempre aparecia uma leitura mais interessante (o que nem é tão difícil). A diagramação é linda, as páginas especiais, tudo. Mas os "contos e crônicas" são muito constrangedores, pois mostram a menina como uma babaca sem nada pra fazer além de amar e sofrer, fala sério. É como se ela tivesse pego os textos com mais "notes" do seu tumblr e arrumado pra fazer um livro porque o tema é sempre o mesmo, não há nada além de "corações partidos" e "garoto do sorriso bonito que me desiludiu", é extremamente imaturo, como se o mundo de uma garota de 15 anos se resumisse a garotos, beijos e festas e, adivinhem: não se resume. Meu mundo é muito menos limitado do que esse livro faz parecer.

Mica 18/01/2015

Desapontamento
Me desculpem as fãs de Bruna Vieira, porem Depois dos Quinze é de longe o livro super valorizado mais imaturo que já li. Quero fazer desta resenha uma critica construtiva, espero que não me levem a mal. Bruna tem frases lindissimas ao decorrer da leitura mas me fez abandonar esse livro sem perspectiva de quando voltar a ler de novo. Textos mal construidos, sem sal, com linguagem pouco amadurecida. Um livro que criei milhões de expectativas por falarem tão bem e fiquei -como digo no título, desapontada. Se quiser ver boa escrita de Bruna Vieira, visite o blog ou vá atrás dos livros mais recentes que provavelmente batem de 10 a 0 nesse.

Raffafust 15/01/2015

Em tempos de internet como nascem os novos ídolos? Não tinha internet quando eu tinha a idade da Bruna, nosso muro das lamentações eram dois : a melhor amiga e o meu querido diário.
Não havia como dividir com estranhos nossos medos e angústias, se o fora do carinha mais gato da escola acontecia a gente chorava no ombro da mãe, da amiga...mas quem estava em outro estado não sabia. Com os blogs e com essa facilidade incrível de trocarmos experiências com desconhecidos, o estranho vira amigo , as vezes o melhor, mesmo quando nunca nem sequer o vimos de verdade. É ele que está ali a qualquer momento, é ele que te entende... o ao vivo ficou muito obsoleto quando a rapidez das informações dos famosos e dos anônimos tomou proporções inimagináveis da ideia que tínhamos do futuro quando eu tinha 15 anos.
Bruna é um fenômeno da internet, tem milhões de seguidores, milhares de curtidas em todas as redes sociais e um bom número de visualizações em seu Canal do You tube. Seu livro de estreia, esse, não poderia ter tido outro resultado nas vendagens : ela é um sucesso. E o que Bruna tem demais? A resposta que encontro é nada e tudo. Ela não é nada fora do normal, é uma menina bonitinha, não tem corpo de modelo e muito menos parece se preocupar com isso. Ela, assim como nós na idade dela , sente o amor na velocidade que ele vem, o que era pra sempre e de repente vira passado é sofrido sim, mas nada que uma boa crônica que a coloque para cima e que com isso ajude milhares de meninas não conserte o coração quebrado.
Em Depois dos Quinze o que podemos esperar é exatamente o que o título propõe, são pensamentos e sentimentos expostos pela menina que se viu com 17 anos saindo da casa dos pais para ir para gigante São Paulo ( Bruna é do interior de Minas) divulgar ainda mais seu blog que se tornou seu ganha pão. Ela não cansa de repetir e se orgulhar de que comprou um apartamento com a grana dele. Como não amar - principalmente se você tem 12, 14 ou 16 anos - uma moça que posta uma foto de vestido e ao ver uma seguidora dizer que ela deveria estar fazendo dieta por causa da pança posta em seguida que se reclamar novamente vai ver duas panças. Palmas para ela. Seu livro? Não espere dele se você já é adulta nenhuma obra de Clarice Lispector, nem ela tem a pretensão. Bruna é simples, e é esse " poderia ser eu ali no lugar dela" a chave de seu sucesso. Ela conta em suas crônicas sobre as incertezas da idade, os aprendizados com os foras tomados, e ainda informa que o amor não acaba, pelo menos para ela, ele se transforma em outros sentimentos somente.
Certamente quando deu " publicar" no blog há 6 anos atrás nunca imaginou que viveria dele, são em seus vídeos que vemos o como ela é pé no chão dizendo que não sabe até onde isso vai durar e que por isso poupa.
Como mesmo já tendo passado até do dobro dos quinze não me identificar com a Bruna do livro? Em Se ele não mudar ela ensina o que até outro dia me peguei fazendo com o noivo : controlando o. A frase que mais amei foi " Anota aí na última folha da agenda: sempre existirão outras coisas, outras pessoas, outros lugares neste mundo. O segredo é deixar ele descobrir tudo isso sozinho e ainda assim preferir você".
Não que todas as crônicas sejam ótimas, talvez para as meninas mais novas a identificação ocorra e o sentimento ao fechar o livro seja diferente do meu, posso afirmar que gostei de muitas crônicas, outras me deram sono por menor que fossem. Mas exatamente por ser um livro de fácil leitura acho válido lê-lo.
Para mim foi ótimo recordar um pouco da Bruna que já fui. Conhecer uma nova geração é sempre uma leitura válida, e finalmente agora - depois de ler um livro dela, ter visto seus vídeos e segui-la nas redes sociais - posso dizer que estou por dentro do trabalho de Bruna, é, nunca é tarde para deixar de ser careta ;)

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/01/resenha-depois-dos-quinze-gutenberged.html

Vava 12/01/2015

Melhor livro do mundo
Ameiiii?. É um livro que corresponde comigo, com as minhas decisões e meus amoress!!!?? melhor livro que eu ja liiii!!!! Parabéns!!!????

Samantha 06/01/2015

"Não quero mais um amor. Quero alguém que me entenda até nas horas em que eu mesma já não consiga fazer isso."
Já faz algum tempo que eu queria ler "Depois dos Quinze", graças a uma promoção consegui comprá-lo, esse foi o primeiro livro da Bruna Vieira, é um livro de crônicas e contos, assim como o "A Menina que Colecionava Borboletas" que já resenhei aqui no blog.

As crônicas e contos falam basicamente de um assunto: relacionamento, na maioria dos textos esse relacionamento não dá certo, acho que por esse pequeno detalhe tantas adolescentes se identificam com a história, afinal, é nessa idade que várias meninas estão passando por desilusões amorosas, assim como as personagens ou narradoras das crônicas.

"(...) sempre existirão outras coisas, outras pessoas, outros lugares neste mundo. O segredo é deixar ele descobrir tudo isso sozinho e ainda assim preferir você."

"A Menina que Colecionava Borboletas" ainda é o meu livro preferido da Bruna, ele é muito mais maduro e não foca apenas no tema de amor, talvez por ter lido AMQCB primeiro, não tenha gostado tanto desse, então, se você for ler, leia primeiro "Depois dos Quinze", assim não tem erro!

Tenho que elogiar a diagramação que está perfeita! Amei o detalhe do gatinho que tem na orelha do livro, a fonte usada para o título das crônicas e também as fotos e mensagens que tem no meio do livro, sem falar nessa capa que é maravilhosa!

"O mundo mágico da felicidade e do amor só existirá se você acreditar nele."

Meu texto preferido foi "Vértices de um Amor", ele é o último e o maior (tem cerca de 50 páginas), gostei bastante de como os sentimentos da personagem ficaram bem visíveis ao leitor e de como as coisas foram mudando na vida dela e ela teve que se adaptar!

Ah, na última folha tem uma playlist com 18 músicas, um dia desses vou ouvir todas elas, adoro indicações musicais!

"Depois dos Quinze" está mais do que recomendado por mim, além de ser uma leitura bem gostosa que fala sobre sentimentos e coisas que acontecem com todo mundo, esse livro me deixa com vontade de escrever e tem coisa melhor que isso? Agora quero ler "De Volta aos Quinze" e "De Volta aos Sonhos"!

site: Leia mais resenhas em: http://sopramenores.blogspot.com.br/

Loly Fonseca 08/12/2014

Um livro fofo e apaixonante
Um livro repleto de textos escritos por uma adolescente que sabia exatamente como descrever o que todos já passamos ou estamos passando. A Bruna consegue botar em palavras todos os sentimentos e as situações típicas dessa fase, em que acreditamos que ninguém consegue entender. A forma como ela se expressa nos textos parece ser de uma amiga, que está ao lado para tentar, de alguma forma, passar por todos os amores não correspondidos ou os problemas de adaptação.
Fiquei completamente apaixonada pelo livro! Independente de qual seja a sua idade, o livro vai ter algo que te toca. Repleto de lições de vida e frases de efeito que são ótimas para ler quando estamos em um período difícil. Alguns mostram a dificuldade, mas também a necessidade da transformação e do crescimento, por meio de uma menina que partiu para viver em São Paulo, completamente sozinha, para que pudesse ir em busca dos sonhos.
Sem falar as crônicas, que trazem histórias não de livros, mas passíveis de ocorrer na vida real. Seja contando a história de uma família em que o pai não tem coragem de contar que já não aguenta mais a situação e já arranjou outra, ou de uma menina que termina o namoro e, quando acha que conseguiu encontrar um caminho, leva mais uma rasteira da vida.
Vai agradar, principalmente, ao público mais jovem, mas em nada impede que todos leiam, pois com certeza vai ter algo que você vai se identificar.
"Você com essa mania boba de implicância, e eu com a minha de decifrar sentimentos. Acho que, de tanto me ouvir falar sobre os meus amores, você acabou se tornando um deles." - pág 22
"É quase sempre na solidão que conseguimos sentir nossa verdadeira alma e essência." - pág 37

Letícia 02/12/2014

Depois dos Quinze
Depois dos Quinze é um livro super fofo escrito pela fofa da Bruna Vieira que tem um blog super fofo chamado Depois dos Quinze.Esse livro reuniu diversas crônicas e contos, que falam sobre amor, mudanças e tudo mais que acontece na adolescência de uma garota. Um livro leve para ler em um fim de tarde e pensar na vida e nas decisões que tomamos. Simplesmente amei e indico para todos!

site: http://acheinaestanteblog.blogspot.com.br/?view=classic

Bella Nine 12/11/2014

Era isso?
Eu ainda não entendi porque raios ficam vangloriando tanto uma garota que, assim que você lê a quinta crônica entende que ela falará mais do mesmo e do mesmo jeito.
Precisei ler o livro por conta do meu projeto. Quando você cresce, a tendência é esquecer um pouco como era quando você era mais nova - tá. nem sou tão velha assim. - Mas a questão é que, na boa, todo mundo falava tão bem das crônicas, tão bem dos textos e eu ficava pensando: "nossa ela deve ser boa!". Mas então eu vi que nem é tudo isso.
De acordo com a minha melhor amiga, eu preciso considerar o fato de que ela é menina de interior. Ah, sério, isso não é desculpa. Com a bendita tecnologia que ela tanto cita nas crônicas e o meio de comunicação primordial dela - a Bruna - ser de uma cidadezinha pequena não te torna a pessoa que pode falar a mesma coisa, do mesmo jeito, em todos os textos.
Mais uma vez eu tenho me questionado o que raios tem ocorrido com essa geração que se sente já tão maravilhada com tão pouco. E, não é pra querer soar a dona da verdade, porque eu nem tenho esse poder, mas na idade da Bruna eu queria conquistar o mundo. Eu queria ir tão mais além do que um romance besta, com um menino que é melhor amigo. Acho que é por isso que antes eu não queria escrever um livro - por mais que sempre tenha morrido de vontade - porque escrever crônicas, contos e até mesmo romance requer vivência, requer conhecimento acerca das pessoas e sua imensa complexidade. E tudo que li nesse livrinho da Bruna foi uma menininha boba que se dizia madura quando, no final das contas, era uma adolescente sem graça que só tinha o intuito de achar o cara dos seus sonhos.

Gabriela Matos 17/10/2014

Um conjuntos de contos que tratam da realidade de viver em relacionamentos. Você com certeza vai se identificar com algum deles e se não, irá num futuro próximo.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante de Comunicação Social ? Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!