Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

Manezera 07/11/2022

Quis ler este livro por ter visto a mini série da BBC.
A adaptação é muito fiel ao livro.

Mr. Norrel é um mago que compra todos os livros de magia para que sejam de sua biblioteca. Ele quer restaurar a magia inglesa, porém suas atitudes são sempre para manter a magia sob sua tutela. Tudo muda qdo o jovem Jonathan Strange aparece com um talento extraordinário. E ambos são mencionados em uma profecia.

Felipe Paranhos 29/10/2022

Excelente - um dos melhores contos de fantasia
É difícil termos um bom conto de fantasia que foge do mundo ?medieval fantástico?, com monstros, dragões, elfos e anões.
Esse livro tem uma narrativa incansável, com personagens riquíssimos e uma ambientação magnífica.
Vale muito a pena!
Deixa muito gosto de quero mais.
Diego Hernandez 03/11/2022minha estante
Eu só recomendo coisa boa. ?

Felipe Paranhos 10/11/2022minha estante
Vc me recomendou faz tempo. Tava empurrando com a barriga. Mas valeu toda a espera!
Manda mais dicas.

Marcio.Rocha 19/10/2022

Fantástico (em todos os sentidos)
Antes de ler um livro, eu sempre vejo algumas resenhas.
Li uma sobre Jonathan Strange e Mr. Norrel que dizia que o livro era curto, e agora eu devo dizer que concordo plenamente com isso.

Dej@ 21/09/2022

Antes de mais nada um aviso: Esse não é um livro para leitor casual. Digo isso não pelo número de páginas mas sim pela forma como a autora conduz a história e sua escrita apesar de não ser de difícil compreensão, leva um tempo para o leitor si acostumar.
O início é um pouco enfadonho mas se o leitor persistir vai ser recompensado com uma trama fantástica e cheia de detalhes. Não espere batalhas, cenas repletas de ação e tramas amarradas o livro não é sobre isso.
Jonathan Strange e Mr. Norrell é um livro incrível e você só vai si dar conta disso quando estiver na metade para o fim, pelo menos foi assim comigo.
Preferidos da vida.

Gabriel Lopes Bento 17/09/2022

Uma ótima* obra de fantasia.
Antes de tudo, apesar da avaliação é impossível não classificar esse livro em qualquer coisa abaixo de "bom"; "muito bom" ou "ótimo". É inegável como Susanna Clarke fez uma pesquisa histórica maravilhosa e transmitiu nesse livro, que apesar das _longas_ voltas no meio do caminho não deixou de entregar uma história e universo muito bem detalhado.
O livro nos conta a história de dois personagens:
Mr. Norrel, um velho mago (praticante de magia) e Strange (um homem sem grandes aspirações na vida que decide um dia ter talento para a magia). Os dois magos se encontram e começam a planejar como trazer a magia de volta para a Inglaterra em meio ao caos das guerras napolêonicas.
Ao longo da história, esses dois personagens vão se aprofundando no conhecimento da magia e sua impressão particular de achar como ela deve ser transmitida de volta ao império britânico. Enredam, assim, suas vidas em torno de vários personagens, vivendo sob o legado do primeiro grande mago da Inglaterra, o Rei Corvo.
Sem dúvida nenhuma, uma ótima base, mas aí vamos para o principal problema que é o ritmo.
Clarke utiliza uma escrita incrivelmente prolixa, com underplots descritivos que beiram o desnecessário. Uma quantidade absurda de personagens (nem todos exatamente fundamentais à trama) tornam algumas passagens dolorosamente longas. Quando cheguei ao final, não achei exatamente necessários para o desenvolvimento da história.
Piora: O clímax começa pela página 600, faltando míseras 190 páginas para o final, de modo que quando tudo acaba fiquei com uma péssima sensação de "foi só isso?". O que é uma sensação bizarra para um livro desse tamanho.
No final, apesar das minhas críticas, é impossível não reconhecer quão bem escrito o livro é ou quão instigante a história pode ser.
Sem dúvidas uma ótima obra, mas com um asterisco bastante importante: Não é um livro que recomendaria a qualquer pessoa. Se você não gosta de histórias longas e detalhadas (as notas de rodapé chegam a três páginas as vezes) com uma infinidade de detalhes, esse livro vai te drenar muito rápido.
Agora, se uma fantasia desse tipo for exatamente seu estilo, escolha uma poltrona na biblioteca em frente à lareira e se prepare, será uma longa, mas rica, viagem.

Nayara 28/08/2022

Tempo perdido
Não me recordo de ler um livro tão ruim quanto esse..
Considero meu tempo perdido, nada acrescentado.
Notas de rodapé enormes, sem sentido ..
Diversas histórias de personagens sem começo , meio ou fim... simplesmente jogados no meio do enredo..
Enrolação de 817 páginas... os 2 últimos capítulos foram os únicos que chamaram um pouco minha atenção, mas não recomendo.

LuisIV 30/07/2022

FINALMENTE TERMINEI
Infelizmente foi uma péssima experiência...

Eu achava que Stephen King era prolixo mas Susana Clarke se supera, acho que nunca mais vou ver notas de rodapé que se estendem por 3 páginas, achei isso bizarro.

Admito que li em torno de 90% do livro me forçando a ler e lamentavelmente posso dizer "finalmente terminei".

Claro, por um lado é incrível o nível de detalhes e complexidade desse mundo criado mas pra mim não foi nem um pouco instigante e relevante grande parte das informações "extras".

Não vou dizer que não recomendo porque talvez você goste desse estilo mas sinto que tirei um peso dos ombros após ter virado a última página.

Wellington 29/07/2022

Uma grande história de amor!
O que dizer deste livro? Uma história de amor.
Uma premissa muito simples que poderia cair dentro dos inúmeros clichês do gênero de romance ou fantasia mas que são trabalhados de uma forma magistral pela autora.
Tudo desde a forma da escrita até a construção de universo e personagem é feita de uma forma que te prende desde as primeiras páginas e você quer devorar tudo de uma só vez, e trás uma espécie de nostalgia que eu não sentia desde que li os primeiros livros de Harry Potter, mas isso não quer dizer que tenha alguma similaridade, é só a mesma sensação gostosa que a gente sente quando vai conhecendo o mundo bruxo pela primeira vez.
Um dos favoritos da vida com toda certeza!

Joao.Pedro 25/07/2022

Que livro perfeito
Que livro incrível, a maneira que a autora vai construindo a história e desenvolvendo os personagens. Que por sinal são todos memoráveis.
Embora o início possa ser um pouco lento e difícil de adentrar esse universo, o meio e principalmente o final compensam isso. Certamente lembrarei do Cavalheiro de Cabelos de Algodão, Arabella, Stephen e Norrell por muito tempo

Juaum 09/07/2022

Pode resumir em duas palavras: para bens.
Esse livro é perfeito. Simples assim.
Construção de mundo é algo divino, com notas de rodapé tão, mas tão imersivas que parecem retiradas de uma Enciclopédia Barsa. A construção dos personagens é bem feita, embora os protagonistas possam ser considerados """lineares""". Há pontos discutíveis, claro: o ritmo para alguns pode ser considerado lento, principalmente no início, e certos personagens podem soar caricatos, embora sejam uma encarnação bem fiel do que temos como padrão da Inglaterra do século XVIII/XIX.
A verdade é que terminei essa livro querendo ler mais 1000 páginas dele.
Alguns podem achar que o final possui uma série de conveniências, e, para essas pessoas, eu digo apenas uma frase: leu errado, lê de novo, lê direito.

Campos 29/06/2022

Interessante
Gostei do livro em certos aspectos, porém ele se perde as vezes tentando amarrar a história e enche de informações a trama, deixando o livro arrastado em alguns momentos

Raianne Viana 24/06/2022

Maior strangista em linha reta
A escrita desse livro foi incrivelmente familiar. Tem um toque muito Britânico, inclusive uma resenha aqui diz que é o livro mais britânico que já existiu e eu não poderia concordar mais. Senti como se estivesse lendo um clássico, pela narrativa tranquila mas ao mesmo tempo densa. É como se eu estivesse lendo uma fantasia escrita por Jane Austen, cheia de ironias.

Muitas vezes ri das ironias ao longo da narrativa, das situações bizarras, mas muitas vezes há comentários e situações preconceituosas, que eu fico pensando se a autora estava criticando mesmo certa coisas, ou só expondo o que pensa. De qualquer forma, pode ser meio desconfortável pra algumas pessoas.

Uma coisa que me incomodou foi quão poucas personagens femininas tem no livro, e as poucas que existem não tem protagonismo, só estão lá pra ser resgatadas. Sim, o livro é da Susanna Clarke e ela escreve sobre quem quiser, mas fico pensativa sobre mulheres que escrevem sobre dezenas de homens tendo grandes feitos e deixam as mulheres de lado nas próprias histórias.

Me diverti, ri e me desesperei. Mas acho que em muitos momentos o que eu mais senti foi raiva. Vi alguém mencionando que esse livro não tem vilões, mas pra mim claramente o Norrel é o grande vilão da história. Se ele não tivesse essa mania desprezível de ficar acumulando todo o conhecimento, sem dividir, e essa covardia terrível, tantas pessoas não teriam sofrido.

Inclusive, sofri com o final. Eu amo finais abertos, mas fiquei em dúvida sobre a relação do Strange com a esposa no fim.

Robim 08/06/2022

Jonathan Strange e Mr Norrel
Foi uma londa jornada, foi extenuante. Por diversas vezes pensei em abandonar. Mas, percebi que não seria lendo rápido que terminaria essa obra, então de pouco em pouco fui virando as páginas e aprendendo a gostar dessa história de magia. Penso, que por se passar em um século tão antigo, a escrita tem que ser mais pesada, mas nada tira o brilho do enredo. Gostei do livro, e da jornada que os protagonistas fizeram pra recuperar a magia.

Biel 04/06/2022

Jonathan Strange & Mr. Norrell
Essa é, sem dúvidas, uma fantasia especialmente única. A história contada aqui se intercala entre diversos momentos e explora muitas personagens peculiares e situações estranhas (o que, claro, deixa tudo muito mais divertido),l. A escrita é extremamente fluida e consegue te deixar preso por muito tempo. É um livro cômico, com uma história boa de verdade e com personagens autênticas que acabam diretamente ou indiretamente marcando a sua leitura.