Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

gabi 16/06/2021

Finalmente terminei esse livro, nem acredito.

É uma história bem interessante, com magia, encantamentos, magos, livros de magia, reinos encantados, etc. E tudo se passa no início de 1800, o que achei muito bacana.

Confesso que demorei mais do que esperava para ler, mesmo com suas 820 páginas. Vários fatores contribuiram pra isso: a escrita bastante detalhada (até demais), as notas de rodapé gigantescas e muitas vezes sem ter real importância para a história principal, as situações e eventos demorados e o fato de a letra ser pequena.
Às vezes parecia que eu ficava horas e horas lendo, mas avançava muito pouco (o que me deixava frustrada e um pouco irritada), e acredito que as letras pequenas tenham contribuído pra isso.
Achei as notas de rodapé muito interessantes, mas muitas vezes eram apenas curiosidades que não acrescentavam em nada na história principal. Acredito que, em vez de ter colocado em notas de rodapé, poderiam muito bem ter sido feito um livro a parte com todas as histórias e curiosidades sobre esse mundo que a Susanna criou com tantos detalhes. Eu com certeza compraria.

Mas a história compensa muito no fim. Adorei a forma como os personagens foram construídos, não sendo nem heróis nem vilões, o que deixa tudo muito mais interessante. Gostei muito de como as várias histórias criadas no começo foram se encontrando no final.
E o Childermass é, sem dúvida, meu personagem favorito.

Li esse livro enquanto passava por muitas situações difíceis, mas sem nunca deixar de lê-lo mesmo que um só dia, portando vou sempre lembrar dele de uma forma especial.

Por ser um livro tão longo, acredito que mereceria uma resenha muito maior, mas não quero me demorar.
Recomendo demais esse livro :)

Vinícius 02/06/2021

Pra mim não foi das leituras mais fáceis. Precisei insistir um pouco e não foi tão fluida, mas a história faz valer a pena.

Você fica na ansiedade que aconteçam coisas logo e demora um pouco pro momento chegar, a disputa entre os magos é bem trabalhada.

Não foi um dos meus livros favoritos, mas ainda assim eu gostei.

Bianca1771 30/04/2021

Inglaterra e magia são duas coisas que combinam muito bem, Susanna fez um bom trabalho criando um mundo onde a história se entrelaça com magos, reinos encantados, corvos e cabelos de algodão.
Se não fosse a explicação em excesso de cada detalhe, de quem fez o que, o que isso gerou, quando foi e onde ocorreu seria ainda melhor e menos cansativo, algumas notas eram enfadonhas e não acrescentavam nada a história principal. Acredito que algumas coisas são melhor quando imaginadas.
Agora o final do livro tem um ritmo maravilhoso, é impossível largar até saber como tudo acaba.

Saraiva 03/04/2021

Excelente, fica um pouco arrastado do final da segunda parte para o início da terceira, mas depois a leitura fica fluida novamente até o final.

stchnard 24/03/2021

Leitura obrigatória
Na verdade eu o havia lido em 2018, mas só lembrei agora de adicionar. Este livro é sem dúvidas uma obra de arte. Une fantasia e fatos históricos de uma forma tão bem amarrada que você acaba realmente acreditando que tudo aquilo aconteceu. A história se passa na Inglaterra, nas grandes guerras napoleônicas e nos embates da França contra a Inglaterra.

Esse livro é genial do começo ao fim. O final entrega algo ótimo, satisfatório, perfeito, não tiraria e nem acrescentaria nada.

Os personagens são cativantes e muito bem construídos.

O sistema de magia é um dos mais sóbrios e interessantes que já conheci, não é aquela coisa que o autor nem se dá o trabalho de tentar explicar. Sem falar nos feitos elegantes dos magos... Enfim, recomendo demais!

Lukas 17/03/2021

Um presente de Susanna Clarke ao mundo que não o merece.
Um livro complexo de se resumir visto o tamanho e quanto menos você souber melhor a experiência. - ao menos pra mim.

Repleto de críticas ácidas ao estilo de Jane Austen e o humor digno do próprio Charles Dickens, Susanna nos conta a história de dois magos que estão destinados a restaurar a saudosa Magia Inglesa, a troco de quê? Só o tempo dirá...

Péssima resenha, enfim... Eu não tenho palavras. É um livro que você simplesmente não quer acabar. Eu fiquei de coração partido quando li a última página. Poucos livros me trouxeram essa sensação!

Super recomendo. Leia!
Campos 17/03/2021minha estante
Tá na minha lista

Lukas 04/08/2023minha estante
Que resenha mal escrita. Ignora tudo que eu disse

Sr. Quadros 12/03/2021

Extremamente Lento e Arrastado
A história é boa de fato, o núcleo central e a resolução são muito interessantes, entretanto Susanna Clarke, que apesar de escrever muito bem, exagerou nos "rodeios" beirando a prolixidade. Para ilustrar... suponhamos que em determinada cena, um personagem vai a um padaria... a autora conta a história do padeiro, da construção da padaria, do pedreiro que construiu a padaria e por assim adiante...

Infelizmente pra mim, se tornou cansativo e enfadonho, o que me fez ter de usar a perseverança para concluir a leitura..

Acredito que sem essas partes em que nada acrescentam na história, seria possível ter um livro excelente nas mãos..

Enfim, pra mim.... funcionou em partes

Vinicius39 22/02/2021

Começa devagar, mas com uma narrativa gostosa. Aos poucos você imagina este universo tão paralelo e bem imaginado pela autora.
Da metade pra frente é sensacional com muitas reviravoltas e situações surpreendentes.

Sobre o final, maravilhoso. Fiquei satisfeito. Deu vontade de mais.

Leandro.Quilles 19/02/2021

A magia está de volta
Uma fantasia histórica da mais alta qualidade, nele nos viajamos a Inglaterra do século XVIII onde a magia prática já não existia mais, porém um homem pode mudar isso e restaurar a magia inglesa.
O livro é muito bem escrito, com boas descrições de cenas e um humor inglês tipicamente irônico, nós traz uma experiência de imersão muito boa, o livro te prende do começo ao fim e mesmo com mais de 800 páginas é um livro "curto", deixa aquele gostinho de quero mais, é uma leitura muito gostosa.

Maciel 29/12/2020

Não é resenha
Os Livros que foram lidos em 2020 que estão sem resenha, para o desafio skoob de 2020

Karoline 20/12/2020

5 motivos para ler Jonathan Strange & Mr. Norrell:
1- É um livro de fantasia mas se finca muito no real. A história se passa em uma outra realidade do século XIX na qual a magia existia na Inglaterra. Entretanto, a magia aqui não é algo para se praticar, mas sim, de estudar suas teorias e pronto. É por isso que a narrativa tem quase uma forma que lembra os livros acadêmicos, mas não se enganem, não é nada maçante ou enfadonho. O que me leva no meu próximo motivo.

2- A escrita de Clarke é muito engraçada e muito irônica. Cheguei a ler alguns críticos dizendo que ela lembrava muito a Jane Austen por causa desse estilo, pois ela se utiliza desse tom para criticar muitos dos hábitos e opiniões da classe média inglesa.

3- As personagens femininas são maravilhosas e bastante fortes dado o contexto do início do século XIX.

4- As notas de rodapé dariam um outro livro e eu leria também, sem dúvidas. Esse é um outro aspecto que me fez lembrar as obras acadêmicas, mas também foram as partes que mais me fez ri. A autora se utiliza delas para dar profundidade à história o que resulta no leitor achar que o que está lendo aconteceu de fato, pois quem vai discutir com uma referência bibliográfica tão precisa?

5- Por fim, acho que além do aspecto de classe, Clarke critica o Imperialismo britânico e suas consequências, como preconceitos e exploração humana de uma maneria muito pontual e nada fantasioso.

Passei um pouco mais de dois meses imersa nesse mundo e só posso ser grata por essa experiência. Suzanna Clarke você tem a minha atenção e já estou separando as moedas para ler o seu Piranesi :)

Rafael547 03/12/2020

O livro é bom
O livro possui algumas partes que facilmente poderiam ser descartadas sem atrapalhar a história. Em muitos momentos achei desnecessário alguns trechos e em outros acredito que faltou alguns detalhes para que não tivesse sido ?jogado? alguns acontecimentos, porém, a leitura flui muito bem e não se torna nem um pouco cansativa.

Lucas Agostini 13/11/2020

Não funcionou para mim! Ritmo lento e extremamente arrastado. Como é tão elogiado gosto de pensar que eu que li errado ou em uma época errada!
Lenas 13/11/2020minha estante
Pra mim também não funcionou, então te entendo.

Lucas Agostini 13/11/2020minha estante
Ainda bem q achei alguém q me entende! Meus amigos q recomendaram ficaram inconformados kkkkkkk

Herick 07/10/2020

Uma história de viciar, desenrolar cativante e com muitas emoções!