Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

EduardoCDias 07/04/2020

Fantasia longa
No começo o livro prende , num clima meio escuro, meio instigante de uma Inglaterra vitoriana. Mas o livro torna-se demasiado longo e arrastado, fazendo esfriar um pouco o interesse.

Cristiano.Konno 02/11/2019

Jonathan Strange & Mister Norrel (2004) é um livro complexo.

Ele é dividido em três partes, que são: Mr Norrel, Jonathan Strange e John Uskglass.

Mr Norrel

Esta parte nos introduz ao universo da autora e conta a história de uma Inglaterra que já foi mágica e acompanha o mago Mr. Norrel, enquanto ele erradica os outros “magos” (nessa história, estudantes de magia, mesmo sem ter qualquer prática, também são chamados de magos) da Inglaterra após uma prova de força real numa igreja (cena muito interessante, por sinal).
Ela apresenta um personagem mau humorado, mesquinho e cheio de si.
A escrita é bem didática, como se o narrador fosse um estudioso e aquela obra fossem registros biográficos dos acontecimentos daqueles anos de 18xx (Mil oitocentos e alguma coisa...). Tanto que há sempre notas de rodapé (muito criativas e revigorantes). Já nesse começo, temos os primeiros e fantásticos contatos com a ironia e farsa social que a autora derrama sobre o texto todo. É um tipo de humor escuro e ácido.
Se você gosta de bailes, encontros marcados, intrigas familiares e políticas, ironias e perucas, já deve perceber nessa parte que este livro é para você.

Jonathan Strange

Jonathan Strange é um homem jovem de uma família média que, sem saber o que fazer do futuro, é parado por um homem casualmente que lhe faz uma profecia sobre dois magos. Ele não entende muito bem, mas percebe que de ali em diante será mago! Simples assim. “Gostei disso: vou ser um mago!”.
Conforme a trama avança, ele acaba sendo apresentado à Mister Norrel e se torna seu discípulo. Com o tempo, Strange ganha sua própria fama é convidado a ajudar na guerra contra Napoleão Bonaparte. É aí que as coisas começam a sair dos rumos.
Norrel e Strange se desentendem cada vez mais até que viram rivais.
Enquanto isso, um ser mágico invocado por Norrel para um determinado serviço, rapta (apenas nas noites) dois personagens de importância: Stephen Black e Mrs Pole. Esse ser mágico, chamado de O Cavalheiro dos Cabelos de Algodão, é um ser ruim, que obriga damas a frequentar bailes intermináveis todas as noites e também quer tonar o criado Stephen Black no rei da Inglaterra. É um personagem bem interessante e cheio de peripécias e falas egocêntricas. Stephen e Mrs Pole vão ficando cada vez mais cansados, já que não podem dormir para fazerem companhia ao Cavaleiro dos Cabelos de Algodão numa prisão sem fim. E é muito interessante o recurso utilizado pelo Cavalheiro de Cabelos de Algodão para que ambos não falem sobre sua aflição, algo muito angustiante.

John Uskglass

Os maiores acontecimentos sobre magia envolvem a figura enigmática e mal vista de John Uskglass - ou como é geralmente chamado: O Rei Corvo.
Aqui, na terceira e última parte, somos apresentados a mais histórias envolvendo este predecessor da magia na Inglaterra enquanto a rixa entre Jonathan e Norrel se intensifica.
Mas, ao meu ver, o grande problema do livro a ser resolvido é mesmo o problema com o Cavalheiro dos Cabelos de Algodão. Ele faz algo com Strange que mexe não só com o mago, mas com Londres e com Veneza fisicamente, fazendo o mundo dos homens se entrelaçar com o mundo mágico. É um tipo de bagunça que faz John Uskglass aparecer de tempos em tempos para arrumar.

Certo. Vamos lá.

Embora seja uma leitura super rica e, de certa forma, divertida (note ao ler que, até mesmo o título do livro, seria um grande disparate à Mr Norrel), quase toda a trama é uma grande promessa. Você fica na expectativa de que algo muito maior há de acontecer no fim para justificar tanto falatório em torno da magia e de John Uskglass. Também, acha que vai acontecer algo arrebatador entre os Magos e o Cavalheiro de Cabelos de Algodão. TALVEZ SPOILER: esse foi o meu problema com o livro. Ele fica só na promessa. A resolução dos problemas se dá sem interferência dos magos ou do Rei Corvo num fim que é impactante, mas dá aquela sensação de teia desfeita sem sentido. FIM DO TALVEZ SPOILER.

O homem que fez a profecia à Strange e Norrel se chama Vinculus, um mago charlatão (será?), que também tem papel fundamental no fim da história, em conjunto com o criado de Norrel: Childermass.
A magia apresentada é febril, ruim, como uma tontura repentina. A fonte da magia, não aquela em que Strange tanto estuda nos livros, a magia real (vinda de outro lugar, senão dos livros) é sensacional.

Essas impressões não fazem jus ao livro, devo alertar. ''Jonathan Strange & Mister Norrel'' é muito mais complexo do que foi descrito aqui, só é possível mesmo capitá-lo totalmente numa análise bem mais extensa ou simplesmente o lendo mesmo. Os dez anos que a autora Susanna Clarke levou para concebê-lo se fazem presente em toda a obra em forma de qualidade, embora perca um pouco o ritmo irônico na terceira parte.

Não é um livro para todo mundo. Ele é longo e de vez em quando cansativo. Mas vale a pena, caso goste de algo mais cotidiano e sem grandes emoções. Uma leitura muito original e inteligente.

Recomendo com ressalvas.

Jéssica 14/10/2019

Com tantas trilogias e sequências por aí, é muito bom encontrar uma história tão completa num único volume.
Me surpreendeu a escrita da Susanna Clarke nesse livro, os elementos são apresentados de tal forma que torna tudo verossímil. Se a magia tivesse existido algum dia no passado, podia muito bem ter sido como foi contado aqui.
As narrativas vão sendo entrelaçadas e não dá pra prever quando uma ação vai impactar no desenrolar da história.
As notas de rodapé são outro ponto positivo, apenas enriquecem a narrativa, tornando ainda mais realista.
De início o tamanho do livro me assustou, mas a jornada da magia na Inglaterra foi tão envolvente que no final ainda queria poder ficar mais algumas páginas dentro desse mundo.
Excelente. Fico feliz de ter tido a coragem de começar a lê-lo.
Raquel 14/10/2019minha estante
Quero ler este, só falta coragem pra enfrentar o calhamaço.

Aline Serrão 16/04/2019

ah mas eu amei muito!!!! Uma mistura de doctor who + belas maldições + guia dos mochileiro das galaxia e o melhor de tudo ESCRITO POR UMA MULHER!!! As notas de roda pé são as melhores coisas do livro! Não dei cinco estrelas pq infelizmente não tem tanta representatividade feminina.

Cy 29/03/2019

"Think of me with my nose in a book!"
Há anos ouço falar que JSMN é o suprassumo da literatura contemporânea e o que há de melhor na fantasia, então não foi sem entusiasmo que pulei na chance de lê-lo.

Este livro me levou a estados conflitantes de divertimento com seu delicioso humor inglês e ocasional desespero PARA QUE ALGO ACONTECESSE E JUSTIFICASSE O HYPE. Sim, eu queria desesperadamente amar esse livro depois de tudo o que li sobre (magia, Inglaterra, século 19, Charles Dickens, história etc etc etc...). No fundo, no fundo, me deixei levar por ela, a perigosa: a expectativa elevada. Aprendemos algo com isso? Claro que não. Já estou empolgada com o próximo livro da pilha. XD

Não disse que o livro é ruim, pelo contrário! O livro é bom, o plot é bastante original (realmente é algo diferente no gênero de fantasia, muito mais próximo do real, onde a magia é um "detalhe") e a narradora é excelente. Aliás, provavelmente minha "coisa favorita" dessa leitura foi a voz narrativa. Ah, e as notas de rodapé! O que é algo a se levar em conta, pois ODEIO notas de rodapé. Mas essas são especiais, eu achei. A partir delas a autora fez uma construção de "mundo mágico" muito convincente.

Então, o livro é bom, mas fiquei com a mão estendida esperando algo que ele não me entregou.

Em tempo, dois comentários sobre o livro em si:
- Não sei se é muita viagem minha na maionese, mas fiquei pensando em Dr. Jekyll and Mr. Hyde... Hum...
- Leia em inglês, se puder! Primeiro porque a língua original dá todo aquele tom britânico maravilhoso pro texto e para as vozes dos personagens; segundo, porque cotejei com a tradução e perde metade do ritmo e graça.
- Comentário bônus: Lord Byron é a melhor pessoa do livro. XD
Isso!
E qual é o próximo mesmo?? XD

Cy 29/03/2019minha estante
HAHAHAHAHAHA
Qual dos 10, você quer saber? rsss

kkkkkkkkkkkkkk

Lili 28/03/2019

Jonathan Strange & Mr. Norrell
Ler este livro não foi a melhor das experiências para mim. Eu comecei com a expectativa errada, não sei explicar ao certo, mas ele não é bem o que eu esperava para um livro de fantasia e essa sensação de estranheza se arrastou até a metade do livro. Depois disso eu acho que peguei um pouco mais o 'espírito' do livro, mas ainda assim não sei se peguei o que a autora desejava transmitir.

Por outro lado, digo que o livro é super inglês, no melhor dos sentidos. Eu me divirto muito com as tiradas irônicas que caracterizam o humor inglês e isso esse livro tem de sobra.

Talvez eu tenha esperado demais do livro. Talvez eu apenas não tenha entendido. Ou talvez eu não tenha mesmo gostado tanto assim. Só sei que ouvi falar tão bem e no fim das contas... Não foi tudo isso. =/

Se recomendo? Sim, vale a pena. Só não achei tudo o que andaram dizendo por aí.
Cy 29/03/2019minha estante
Ainda bem que pulamos nele juntas!

Always

Chello 22/12/2019minha estante
As avaliações me deixam com muitas dúvidas, se leio ou não. Você não gostou tanto e mesmo assim deu quatro estrelas. Quatro estrelas pra mim é ótimo, aiii que dúvida!!!

Lili 23/12/2019minha estante
Ah, eu sou bem generosa nas minhas notas... hehehehe
Se eu der 3 ou menos, fuja!
Mas esse, acho que vale a pena, sim. Só pense nele de maneira diferente: como um romance estilo Jane Austen, em que a magia é só um detalhe. Acho que funciona melhor assim.

GabrielGSM 10/02/2019

Esperava muito mais
Não foi fácil terminar esse livro. Eu realmente gostei da temática e a maneira no qual autora inseriu a magia no mundo inglês de uma forma bem natural e convincente mas ao mesmo o livro tem 400 paginas a mais do que deveria. Os personagens são em sua grande maioria cansativos e tediosos, se não fosse o Strange esse livro seria bem pior, já que ele é sem duvidas alguma o melhor personagem e o mais interessante de acompanhar. Acho que esse livro funcionaria melhor se fosse separado ou realmente cortassem metade dele porque ao meu ver existe uma enrolação desnecessária e uma trama bem sem graça de maneira geral que acaba sendo tedioso. O acerto desse livro foi sem duvidas a mitologia e o universo que ficou bem interessante e te deixa curioso para conhecer melhor e isso a autora fez magistralmente.

Delirium Nerd 21/08/2018

A fantasia real de Jonathan Strange & Mr. Norrell
Apesar de não serem exatamente poucas, são raras as autoras femininas amplamente reconhecidas e admiradas por escritos de fantasia e magia. Susanna Clarke é uma dessas que são, por sorte, reconhecidas dentre o ainda amplamente masculino meio literário, conseguindo trazer uma visão feminina e sensata da forma de se escrever magia. Apesar de já possuir alguns contos publicados, Jonathan Strange & Mr. Norrell é o primeiro livro da autora, tendo levado 10 anos para ser finalizado, e o qual ela adentra de cabeça, e sem medo de prejudicar a história com um número específico de páginas, no mundo da fantasia e dos magos.

A história pega o imaginário e a lenda dos magos em uma nova e dinâmica escrita por Clarke, onde esta adiciona novos elementos e folclores ao que nós entendemos como mágicos, misturando aspectos e casos contemporâneos a histórias criadas pela autora que tanto servem para entreter e somar ao espectro narrativo da trama quanto para fundamentar o enredo escrito.

Mesmo que a história central esteja focada nos magos Mr. Norrel e Jonathan Strange, o mundo criado em volta deles é ainda mais fascinante a nós (leitores) do que apenas os citados personagens. Clarke conseguiu criar não apenas um novo mundo fantástico habitado por magos e criaturas mágicas, mas uma nova Inglaterra e, por conseguinte, um novo mundo real onde a magia não é somente aceita, mas buscada, havendo ainda, para dar sentido ao enredo escolhido pela autora, o uso e referência a eventos reais para maior credibilidade à história.

Aqui, os magos são vistos como figuras triunfais e poderosas, sendo grandes aliados em tempos de guerra – como é o caso de Mr. Norrel – ou mesmo como conselheiros e adivinhos acerca do futuro daquele que os pergunta, havendo no livro uma certa distinção de status dada a cada tipo, o que não diminui, porém, o caráter dado a todo tipo de magia, principalmente em razão de, na época em que o livro se inicia, não haver um grande mago exercendo-a de maneira exclusiva.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/02/19/jonathan-strange-mr-norrell-susanna-clarke/

Hester1 26/05/2018

Não gostei! Infanto-juvenil, muito chato, arrastado.

Priscilla 10/02/2018

ótimo
Livro enorme e ótimo. As páginas vão passando e você nem percebe, quando se dá conta, passou da metade do livro. A história é divertida e cheia de acontecimentos e personagens "reais", o que a torna muito interessante, principalmente pra quem gosta de História. Mas não foi isso me encantou; eu particularmente não tenho interesse pela história da Inglaterra, apesar de adorar as disciplinas humanas. O que adorei foram os personagens e a própria trama. A autora criou personagens fantásticos e muito carismáticos. Não consegui largar o livro porque até o "odioso" Mr. Norrell é adorável! Outro ponto forte são as referências constantes à literatura inglesa do século XIX. Parece-me que a autora, uma admiradora de Jane Austen, Emily Brontë etc., soube na medica certa fazer um elogio ao estilo!
Excelente livro!

Caroline J. 18/10/2017

Sutilezas da magia
O livro de Suzanna Clarke é repleto de magia e não só no tema da história. Sua escrita é cheia de sutilezas e uma habilidade para descrever o diáfano, sugerindo muito com palavras comedidas. A escrita dá a impressão de ser sempre muito sóbria, sem arroubos de grandiosidade, exageros ou excessos de descrição, o que combina muito com o fato de ser um romance inglês; ainda assim consegue empolgar, emocionar e tocar fundo o coração, especialmente daqueles que estão familiarizados com o significado de magia.
Facilmente se tornou um de meus livros preferidos.

Rafael Mota 08/01/2017

British, British and British...
Leitura extensa mas concluída com muita alegria... Britânico em cada sílaba, o tipo de humor/crítica que sempre te deixa com um sorriso meio perplexo... "Poderia um mago matar?... Um mago sim, um cavalheiro, jamais."
Claire Scorzi 09/01/2017minha estante
Não li, mas a resenha com o toque "British" me agradaram ;)

Rafael Mota 09/01/2017minha estante
É um pastiche de romance vitoriano... É muito bem humorado mesmo não sendo uma comédia...

Claire Scorzi 09/01/2017minha estante
hum...!

Doufe 05/12/2016

Mr Bennet, have you heard? Magic is back to England at last!
Finalmente entendi como é que se lê esse livro! E não é em português.

Esse livro tem que ser lido como se você estivesse na sociedade inglesa de Jane Austen, só que com elementos dos tradicionais Fairytales ingleses.

No início, tentei ler num volume físico traduzido que peguei, mas não conseguia passar das primeiras páginas. Depois que comecei a ler o e-book em inglês, uma lâmpada mágica acendeu aqui dentro. Tô curtindo muito. ;) A estilística de época está impecável, e a jogada das informações de "worldbuilding" nos rodapés é definitivamente brilhante!

E não vejo a hora de terminar este para poder ler 'The Ladies of the Grace Adieu', que me disseram ser muito melhor - que capta o conto de fadas britânico em sua essência. E que traz personagens femininas como a Clarke gostaria, mas não pôde retratá-las em JS&MN por conta do contexto histórico.
Caroline J. 18/10/2017minha estante
Imagino que ler em inglês deve ser uma experiência ainda melhor! Já estava planejando adquirir um exemplar na língua original quando possível, pois lendo a versão traduzida eu "sentia" que faria muito mais sentido ler o original em inglês.