O Livro da Selva

O Livro da Selva Rudyard Kipling

Resenhas - O Livro da Selva

Milly 07/05/2021

O livro da selva
A história de Mogli é ótima e os contos também, é uma história diferente das que conhecemos, e sobre os contos teve partes que eu ri bastante e outras que me deixaram chateada pela exploração dos animais, entendo que a época contada na história é diferente da nossa, mesmo assim fico um pouco chateada pelo que os animais passam na vida real.

z..... 01/02/2021

2ª Edição da Martin Claret (2005)
Traz seleção de contos de Mowgli com ilustrações interessantes e informações sobre o autor de maneira sucinta.
A editora tem feito trabalho importante de disponibilizar clássicos universais em formato de bolso, mas tem obras que a edição deixa a desejar, sendo esta um exemplo.
Acredito que há equívoco quando coleção chamada "A obra-prima de cada autor" edita a obra parcialmente. Kipling publicou os contos em dois livros ("O livro da jângal" e "O segundo livro da jângal") que deveriam ter sido valorizados na versão integral nessa coleção.
A contracapa diz: "Nessa nova edição ilustrada, oferecemos ao leitor brasileiro uma seleção com todas as histórias de Mowgli", o que pressupõem, a priori, a versão integral dos livros da selva, não necessariamente só a parte sobre o menino (a informação não está clara sobre a identidade dos livros da jângal).
Em verdade, tem 3 de 7 contos do primeiro livro, 5 de 8 do segundo, mais um conto sobre Mowgli publicado por Kipling fora dos livros da selva.

"Os irmãos de Mowgli" - conta a origem da "Pequena Rã"; o aspecto mais interessante é que ilustra artimanhas da politicagem, com o tigre tentando conseguir adeptos no Conselho da Selva para que sua vontade assassina sobre o menino se realize; Bagheera e Ballo na oposição, assumindo o papel de tutores mediante preço pago a leis ancestrais.
"As caçadas de Kaa" - o ápice é a história do sequestro do menino pelos macacos, diferente do que foi adaptado nos filmes; destaque também para a aprendizagem de Mowgli sobre harmonia com todos os animais para o próprio bem ("Temos o mesmo sangue, eu e tu!").
"Tigre! Tigre!" - sobre a morte de Shere Kan e ida de Mowgli para uma aldeia...
Contos do "Livro da Jângal".

"O ankus do rei" e "Os cães vermelhos" - dois dos melhores contos de Mowgli, em histórias sobre desventura da ganância e uma batalha visceral na selva entre lobos e dholes (uma espécie de cão selvagem indiano, mais para raposa que lobo, mas com fama de terrível quando em grupo).
"Como apareceu o medo" - também tem quê de politicagem, com o Conselho da Selva discutindo as implicações sobre a morte de um humano por um tigre.
"O avanço da jângal" - e não é que a selva deu fim a uma aldeia...
"A embriaguez da primavera" - a última aventura nos livros da selva; tem lado poético na descrição de Baghueera e Mowgli sobre a chegada da Primavera e suas "novas falas!", mas fiquei com sensação de enobrecimento ao menino-lobo, já com 17 anos, entre os animais (que pedem sua volta para a selva) e entre os homens (com Mowgli destacando-se por habilidades incomuns, além de rasgação de seda da mãe).
Contos do segundo livro.

"O guarda-parques" - Mowgli envolvendo-se numa reserva com guardas florestais, já na fase adulta. Conto publicado por Kipling fora da coletânea dos livros da selva.

Leitura nos idos da pandemia em Macapá, fase da vacinação iniciada...

Edimario 06/09/2017

Clássicos da Literatura em Quadrinhos, com O Livro da Selva, de Djian e Tieko, baseado na obra de Rudyard Kipling.
Salvo pelos lobos, Mogli é criado na floresta com os ensinamentos do urso Balu e da Pantera Baguera sobre a Leo da Selva e o respeito aos seus habitantes. Entretanto, as investidas de Shere Khan forçaram o jovem filhote de homem a tomar decisões que mudarão a sua vida para sempre.

Assim como os outros fascículos dessa coleção, temos uma obra super resumida em poucas paginas,o que acaba por eliminar partes inteiras da trama e até deixar a história fora do seu contexto original em alguns casos. Mesmo assim, no caso do Livro da Selva, temos uma adaptação com um roteiro que além de saber como se conta uma história, também desperta o interesse por essa obra, fascinante por si só. Djian sabe utilizar as caixas de texto para suprir o leitor de informações, tem diálogos bem construídos entre os personagens e tem o traço de Tieko como outra grande soma para a obra. Os animais são bem.detalhados e as sequências gráficas são dinâmicas e coerentes.

No final das contas eu até gosto do trabalho de edição dessas obras, com explicações sobre o livro original, o autor e seu momento histórico. Mas não tem como esconder o sentimento de "podia ser melhor". Entretanto, no caso deste número, dá para ter a satisfação de ver uma adaptação sóbria e que sabe seu papel em instigar pela busca ao material do qual se originou.

PS: Esta resenha integrou o dia #242 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue o link: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Silena2305 18/03/2024

A verdadeira família é aquela que nos ama.
Mogli foi acolhido por lobos após a morte de seus pais, a mãe lobo cuidou da pequena rã como se fosse seu próprio filho, foi aceito pela alcatéia e cresceu brincando os filhotes de lobo, com Balu aprendeu a lei da selva e com Bagueera aprendeu sobre os homens , mundo no qual era fascinado, mas tudo muda de rumo quando um tigre o tenta matar.
Uma história cheia de reviravoltas, e ensinamentos , a linguagem e simples apesar de ser um livro antigo.
É dividido em contos, os primeiros são sobre Mogli mas nos outros vc conhece, uma foca branca que luta pelo oque acredita e pela liberdade de seu povo, e um mangusto que protege a família que o acolheu.

Juliana.Rissardi 02/02/2021

Até o momento, o pior livro que lindo ano.
Não sei dizer se foi a tradução, mas me pareceu que os contos não tinham uma coerência.... Preciso ler uma outra edição para opinar melhor.
Qui ler o livro para entender a mentalidade colonialista do Kipling... Mas não foram histórias legais.

triz 26/06/2020

Pra mim, só os contos do Mogli valeram a pena. Alguns dos outros são até divertidinhos, mas eu teria gostado muito mais se fosse uma coletânea do Mogli.

Jorge 31/05/2019

Irregular
O grosso da história acho que todos conhecem: Narrativas de um mundo estranho, bastante selvagem, povoado por bichos que são capazes de falar, planejar, articular, ruínas de civilizações desaparecidas e um menino criado por lobos. Vale lembrar que apenas os três primeiros contos contam a história de Mowgli.

Honestamente. Não! Não atendeu às minhas espectativas. Não consegui compreender o que fez desse livro tão famoso.

Dos sete contos (Minha edição contém apenas os contos contidos no Primeiro Livro da Selva) gostei apenas de dois deles: "Os irmãos de Mowgli", o primeiro de três contos que traz a narrativa mais importante do livro. E "Rikki-Tikki-Tavi", um conto que narra o embate brutal de um mangusto com uma serpente.

A edição que eu comprei é a da editora Ática e não me arrependi nem um pouco. É uma edição muito bonita, não encontrei erros de ortografia em nenhum momento, e como suplementação de leitura traz uma breve biografia do escritor, que particularmente, achei mais interessante que o livro em si.

Pode ser que o Segundo Livro da Selva tenha contos melhores. Mas pra mim já deu. Não vou arriscar.

Elisa.Lorena 16/05/2018

O livro da selva - L&PM
É maravilhoso, ainda assim,fiquei um pouco frustrada, pois queria que a estória do Mogli continuasse. Tem outros contos, todos muito bons, mas nenhuma tão cativante como o menino lobo. Vale a leitura!

Quando forem comprar, prestem atenção para comprar "Os Livros da Selva". Isso, no plural, porque são os DOIS livros de contos dele juntos.

Sayonara.Hallin 03/01/2018

O LIVRO DA SELVA
2017

Analice.Comassetto 09/12/2021

Pensei que fossem só histórias do Mogli mais aprofundadas. Mas gostei de ler outras sobre outros animais. Assisti há anos atrás o filme e não me recordo de nada para associar com o livro em questão de fidelidade de adaptação. Em breve vou rever.

No mais, sem maiores opiniões. Adorei todas as histórias. É uma leitura rápida e fácil. Livro para passar a tarde, sem pensar muito.

Aline221 21/04/2022

O Livro da Selva
O livro traz a história de Mogli e outras também, além de canções no final de cada capítulo.
De todas as histórias, a única da qual eu não gostei foi a do Toomai dos Elefantes.
A última história me fez rir por causa da conversa entre os animais.
Ótima leitura!

Cris 31/01/2017

Mais para "O Coração das Trevas" do que para Disneylândia
E mais uma vez a Disney, apesar de todo o esmero técnico de suas produções, se prova uma verdadeira fábrica de banalização e caretização (sic) dos grandes clássicos da Literatura Universal.
"O Livro da Selva" de Rudyard Kipling, apesar do tom de fábula com dezenas de animais falantes, está a centenas de quilômetros de distância dos bichos fofinhos e das canções imbecis da animação "Mogli, o Menino-Lobo" (1967) e de sua versão "live-action" metida a séria de 2016.
Ação vertiginosa, ambientação dark e truculentas e traumáticas lições de vida que te doem no fundo da alma colocam "O Livro da Selva" lado a lado não com "O Clube do Mickey", mas com o pré-modernismo sombrio de Joseph Conrad

Hanna 29/08/2016

Grandes aventuras
o livro da selva, do autor Rudyard Kipling, reuni varias historias do menino Mogli, envolvendo drama suspense e ação. Com o passar do tempo Mogli vai crescendo e vivendo grandes aventuras, as ilustrações te deixam ainda mais próxima da história.