A Sabedoria do Condado

A Sabedoria do Condado Noble Smith

Resenhas - A Sabedoria do Condado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pandora 19/03/2013

O livro "A Sabedoria do Condado" de Noble Smith a principio parece ser algo destinado aos fãs de Tolkien e todos aqueles que viveram aventuras na Terra Média e com ela aprenderam lições de como ser gente nesse mundo cão... Mas, talvez, seja um livro que todas as pessoas do mundo, independente de gostar ou não do mundo da "Trilogia do Anel" devam se permitir ler.

Noble é um romântico, ele é daquele tipo de pessoa que não lê os livros por ler, ele lê para aprender e procurar aplicar as boas coisas que aprende na vida. Noble me fez lembrar as palavras do velho apostolo Paulo escrita há mais de um milênio a igreja localizada na, quase tão distante quanto a Terra Média, Tessalônica da Macedônia: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21).

Noble parece ter ouvido as palavras de Paulo e aplicado o princípio a obra de Tolkien e nos ofereceu como esperança de estar colaborando para a construção de um mundo melhor para todos os resultados de suas reflexões.

"A Sabedoria do Condado" é um livro delicioso, cheio de lições de bem viver, carregado de uma esperança romântica na qual eu tento muito a acreditar diariamente. Ele nos convida a refletir sobre nossas vidas e práticas e a observar formas de melhorar, de superar obstáculos e conquistar um pouco mais de qualidade de vida para nós, para os nossos e para, quem sabe, o mundo. Tudo isso observando como os hobbits agiam para superar as suas adversidades e mesmo sendo pequenos conseguiam ser felizes e vencer o espectro do mal.

Eu amei ter lido o texto do Noble. O romantismo dele tanto me cativou o coração quanto me esbofeteou a cara me mostrando como vez ou outra sou mesquinha e o quanto mesquinharias não nos levam a lugar nenhum.

Originalmente publicado: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/03/resenha-do-livro-sabedoria-do-condado.html

Rainy Girl 28/02/2013

Tudo Sobre o Estilo de Vida Dos Hobbits
Resenha original do Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com.br

Se você tem um conhecimento substancial sobre Tolkien ou o conceito de um Hobbit, assim como eu, ainda pode deliciar-se com o livro de Noble Smith. Não é necessário entender bastante do assunto, pois o livro está cheio de exemplos sobre os Hobbits que acabam causando uma familiaridade com esse universo. Claro que se você é fã de Tolkien e já leu e assistiu “O Senhor dos Anéis” milhares de vezes, o livro fará total sentido e você ainda compreenderá a importância de Tolkien na vida de Noble Smith. O autor se revela um grande fã de Tolkien e logo entendemos a importância da leitura em sua vida e como em alguns momentos ela parecia ser a única coisa capaz de mantê-lo são.

Noble Smith nos insere no mundo da Terra-média e nos deparamos não apenas com os Hobbits, mas também com os elfos, anões e magos. E se você quer ter um estilo de vida mais parecido com os dos Hobbits, o autor lhe ensinará algumas dicas, como deixar o fast-food de lado, dormir mais, fazer longas caminhadas, aproveitar suas amizades e encarar a vida de uma forma bem diferente. O autor também sugere que o comportamento e estilo de vida cortês e bucólico dos Hobbits, são admiráveis e devem ser imitados.

O livro inclui um teste Hobbit bem-humorado e instruções práticas para a criação de uma sociedade sustentável. E a cada página o autor nos mostra sua compreensão e admiração pelas obras de Tolkien, onde suas comparações com situações contemporâneas são apresentados com desenvoltura e certo humor.

“A Sabedoria do Condado” é uma leitura instigante e agradável que nos faz pensar se o modo como vivemos nosso dia a dia permite que sejamos realmente felizes.
A diagramação da editora Novo Conceito apresenta páginas amareladas e uma fonte de tamanho agradável, facilitando assim a leitura.

anacarolines_ 17/12/2012

A Sabedoria do Condado, de Noble Smith.
Existem livros que são muito despretensiosos, eles aparecem em nossas vidas sem mais nem menos, nos fazem devorar suas páginas em poucos dias e ainda tem a audácia de te deixar com gostinho maravilhoso de “quero mais”. Quem nunca leu um livro assim? Quem nunca ficou realmente surpreso com uma obra que apareceu por acaso em sua vida? Foi exatamente dessa forma que fiquei com a leitura de A Sabedoria do Condado, de Noble Smith. Um livro que surgiu sem pedir licença e que marcou como um dos melhores livros de “autoajuda” que já li esse ano.

Ao contrário do que muita gente pode pensar A Sabedoria do Condado não é um livro de ficção, é um livro de autoajuda para fãs, e não fãs também, das amadas criaturas criadas por Tolkien, os hobbits! A obra é uma análise profunda sobre o estilo de vida dos seres mágicos e de como esse mesmo estilo pode influenciar nas nossas vidas, e as influências não são poucas.

Valores como amizade, amor ao próximo, confiança em si mesmo e no próximo são bem colocados pelo autor, que utiliza de uma forma simples e direta para atingir o leitor em cheio. Por meio de exemplos de sua própria vida, Noble prova que a sabedoria dos hobbits pode muito bem ser transferida para o mundo real.

Nós temos muito que aprender com os hobbits, esse povo pequeno e de pé peludo tem hábitos e costumes que, se aplicarmos em nossas vidas, serão realmente válidos. É interessante que depois que fazemos uma releitura dos livros de Tolkien, aprendemos ainda mais sobre eles! Confesso que após A Sabedoria do Condado, deu uma vontade enorme de reler O Hobbit e de, finalmente, começar a saga O Senhor dos Anéis.

Noble Smith consegue passar para o leitor detalhes muito legais, que podem – e devem! – ser colocados em prática. Ele o faz por meio de simples exemplos contidos no estilo de vida dos pequeninos. Desta forma o livro é capaz de levar o leitor a algumas reflexões que podem ser diárias sobre diferentes aspectos de nossas vidas.

Uma coisa que é inegável no livro é o vasto conhecimento do autor a cerca tanto da obra de Tolkien como de diversos fatores históricos e culturais mundiais. Esta é a prova de que ele trabalhou bastante para presentear seus leitores com todas as palavras que compõe o livro.

A Sabedoria do Condado é surpreendentemente belo, desde a sua capa até a diagramação, e a Novo Conceito está de parabéns quanto a isso, não vi quase nenhum erro de revisão, o que faz do livro mais gostoso ainda.

Acredito que todos os fãs das obras de Tolkien devem ler esse livro e tê-lo, até mesmo, como um guia de leitura, para estudar um pouco mais sobre o mundo que J. R. R. Tolkien criou.

A Sabedoria do Condado diz: “Há muito de hobbit em cada um de nós”.

Marcos 05/02/2013

Confira a resenha em vídeo feita para A Sabedoria do Condado e para os livros "O Hobbit" e "Explorando o Universo do Hobbit": http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/02/resenha-falada-o-hobbit-sabedoria-do.html

Paloma Viricio 10/01/2013

Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100

Visão Geral

A sabedoria do Condado é um livro maravilhoso composto por dicas preciosas sobre os Hobbits e o estilo de vida dos mesmos. Nunca assisti um filme ou devorei algum livro sobre a saga O Senhor dos Anéis, confesso que não me interessava muito. Até que li A sabedoria do Condado e tudo mudou. Noble Smith escreve de foram simples, contagiante e fez com que fosse plantada uma sementinha de amor sobre a estória de O Senhor de Anéis no meu coração.

O livro é uma espécie de autoajuda baseado no estilo de vida que os Hobbits levavam. Eu não conhecia praticamente nada sobre a saga, personagens... Mas Smith fez uma introdução maravilhosa sobre tudo. Achei bem interessante que além das notas de rodapé, o autor nos apresenta á explicações sobre trechos da estória da saga através de notas adicionais encontradas ao lado do texto principal da obra. Gostei disso porque não conhecia muito da estória e não fiquei perdida graças á esses esclarecimentos.

A obra é bem divertida, uma espécie de bate-papo com o autor. È fininha, devorei em um dia e é composta por 174 páginas. No livro, Smith nos faz refletir sobre o modo como levamos á vida. São abordadas questões como amizade, alegria, amor verdadeiro, cuidados com o meio ambiente, consumo de alimentos mais saudáveis, política, questões sociais em geral, chefes e parentes inoportunos. Além disso, ele também apresenta questões importantes de valores pessoais inclusas na estória da saga e um olhar mais íntimo sobre os pensamentos, vida de J.R.R. Tolkien. Fiquei completamente encantada pelo universo Hobbit, toda a trama criada pelo autor de O Senhor dos Anéis.

Mesmo sem ler as obras originais que inspiraram A Sabedoria do Condado, me apaixonei por personagens como Frodo, Sam, Bilbo, Legolas e muitos outros. O livro traz ainda “O teste do Hobbit”, para saber se o leitor é realmente um Hobbit ou um Orc. Uma receita da “Sopa de cerveja e cogumelo dos Hobbits” e instruções para criar um pequeno jardim Hobbit, que foi o que eu mais gostei desses adicionais. O livro é muito bom, adorei, aprovo e amei essa nova experiência de leitura. Irei guardar essa obra com carinho na minha estante.

Designer e Diagramação
O livro tem folhas em material pólen, letras e espaçamentos agradáveis. As divisões de capítulos são simples. Adorei a capa com um ar meio rústico, bem combinado com a vida simples e feliz do Condado. A textura da capa é bastante agradável de pegar e o material do título é em alto relevo, ainda mais bonito pessoalmente do que visto pela internet. O Kit do livro é um cordão que é uma réplica da flor de Lothlórien que pode ser usada como broche ou como pingente, livro, marcador e um envelope que me fez lembrar mensagens enviadas por guerreiros antigos.

Sobre o autor
Noble Smith escreveu este guia para fãs de J. R. R. Tolkien e seus Hobbits, selecionado como top 10 pela Publishers Weekly, que será traduzido para sete idiomas, incluindo italiano, espanhol e português.

O trabalho Viva como um Hobbit de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Confira mais em: http://palomaviricio.blogspot.com.br

Eduardo 27/01/2013

O Condado vive!
"Todos os caminhos levam á estrada e a sabedoria vai guiá-lo até lá, e de volta ao condado, um país que existe dentro dos nossos corações, uma verdade que é revelada ao mundo através de nossas ações honrosas."
Esta é a ultima frase deste grande livro. Para quem está interessado em ler posso dizer que é um ótimo livro; bem agradável e rápido de ler; uma leitura bem fluida. O autor ( Noble Smith )me conquistou com este livro, pois ele escreve sobre o condado e seu povo - e a terra-média também - de tal maneira que só um super fã de Tolkien pode fazer,e pela escrita dele, na qual ele sempre fala como se estivesse falando direta mente como o leitor numa conversa informal. Alem disso, ele faz criticas a nossa sociedade atual e fala de como o modo de vida dos hobbits poderia fazer bem se adotado pelas pessoas e pela sociedade, dando exemplos de sua própria vida para provar.é um ótimo livro pra se ler em horários vagos, ou antes de dormir. E recomendo, não só aos fãs de Tolkien,mas,como também a todas as pessoas,pois mesmo quem não se interessa por senhor dos anéis pode encontrar coisas interessantes aqui.
Mas, se você está interessado nas obras de Tolkien, mas ainda não leu nada . Recomendo que leia os livros de Tolkien primeiro, pois este livro é cheio de spoilers das histórias. XP
Meu único contra a este livro é o teste hobbit no final dele. Só eu que notei que este teste mais parece um teste para saber o quanto você é fã de SDA você é em vez de o quanto hobbit você é?=/

Fabiane Ribeiro 07/01/2013

Resenha - A Sabedoria do Condado
Esse livro é tão surpreendentemente bom, que me senti emocionada em várias passagens do texto, seja pelas belíssimas homenagens às criações de Tolkien, seja pelas mudanças que a leitura inspirou em minha vida.
A Sabedoria do Condado será uma experiência maravilhosa para os amantes da obra que a inspirou, porém, é um livro que deve ser lido por todos. Mesmo que você não conheça muito sobre as obras de Tolkien, pode ter certeza que irá apreciar a leitura em todos os momentos.
A princípio, você pensa que o livro de trata de um “autoajuda disfarçado”, mas não é bem isso. A Sabedoria do Condado traz, sim, lições e dicas para uma vida mais longa e feliz (como se propõe em sua própria capa), porém, tudo com bom humor, leveza, citações e referências detalhadas ao universo criado por Tolkien e todos os seus personagens, belíssimas homenagens aos mesmos, além de exemplos dados pelo autor citando sua própria vida.
Lições simples, que costumamos deixar passar despercebidas, podem ser tiradas dessas páginas tão bem escritas.
A leitura irá te deixar encantado do início ao fim, sentindo-se na própria Terra-Média.
Temos capítulos dedicados não apenas aos costumes dos Hobbits (como longas caminhadas ao ar livre, apreciação de boa música e comida, contato com a natureza, etc.), como também dedicados a outros personagens, como as Ents (árvores gigantes, semelhantes a humanos), os Elfos, os anões e o adorado Gandalf.
O livro nos mostra como Tolkien foi inspirado em sua criação, nos presenteando com uma terra maravilhosa, com princípios que podemos aplicar em nossas próprias vidas para torná-las melhor. Ele também mostra como os personagens são especiais e irão ter vida eterna na memória da humanidade, uma vez que foram criados com tanto amor.
Aliás, o capítulo (“Amor na Terceira Era”) dedicado a explicar o romance nas obras de Tolkien é um dos mais belos. Ele mostra o amor verdadeiro e de almas gêmeas que muitos personagens cultivam e pelo qual lutam bravamente. Um amor, muitas vezes, perdido entre os humanos.
Outro capítulo que gostaria de citar é o “Aguentando o fardo do seu Anel”, que faz um paralelo brilhante entre o Anel de Sauro e os fardos que carregamos em nossas vidas atuais. Por fim, vale citar também o capítulo “A luz de Eärendil”, que tocou o meu coração com sua mensagem de esperança e com a citação de uma belíssima passagem dos escritos de Tolkien.
Os capítulos são curtos, de fácil entendimento, e com um agradável resuminho no final. A capa do livro é belíssima e de muito bom gosto, pois nos sentimos vendo o Condado de dentro de uma Toca-Hobbit, e, no final do livro, há um teste para saber o quanto você é um Hobbit, além de dicas para construir um jardim como essas tão amáveis criaturas pequeninas faziam.
Portanto, entre no Condado sem medo, aproxime-se da natureza, lute pelos seus sonhos, seja feliz em sua própria Toca-Hobbit e, acima de tudo, viva como um Hobbit na Quarta Era.

roseli.ferreiraedu 20/01/2024

Adorei este livro, me surpreendeu desde a primeira página. A sensação que tive durante toda a leitura foi de como estivesse conversando com um amigo tão fã de Tolkien quanto eu. Quantas reflexões valiosas e importantes o autor nos traz ao analisar a essência dos personagens e do estilo de vida do Condado. Perfeito demais e no final ainda tem um questionário pra ver nosso grau de hobbit interior ???

Barbara Sant 20/01/2013

Resenha #378 – Noble Smith – A Sabedoria do Condado
Oie Gente!
Como muitos de vocês sabem, eu tenho absoluto pavor de spoilers.
Então fiquei realmente dividida ao ler o release de “A Sabedoria do Condado”, já que ele certamente traria referências ao “Hobbit”, um dos poucos livros do Tolkin que eu ainda não li.
Mas a grata surpresa e uma das coisas mais legais sobre “A Sabedoria do Condado” foi que ao mesmo tempo que ele é um livro sobre “O Hobbit”, ele também é um livro sobre nossos costumes, defeitos e dificuldades.
As atitudes, pensamentos e realidades dos Hobbits, tão diferentes dos nossos, são reapresentados de forma prática, nos fazendo refletir sobre a aplicação real de cada um deles.
Desde as encantadoras moradias, cravejadas nas rochas, até as práticas simples de viver em harmonia com a natureza.
Quando eu terminei de ler, só uma coisa me vinha a mente:
Um livro encantador sobre o mundo encantado de ‘O Hobbit’.
Recomendo!

Fernanda 19/01/2013

Resenha: A Sabedoria do Condado
Resenha disponível aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-sabedoria-do-condado-noble-smith.html

A Sabedoria do Condado explora todo o mundo que Tolkien criou e consegue ainda fazer uma analise critica de tudo que gira ao redor desse meio. O livro é incrível e o autor parece conhecer mais sobre os hobbits do que o próprio Tolkien. É um livro de autoajuda totalmente envolvente e cativante. Nesta obra aprendemos mais sobre a vida e rotina desses seres tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos com a gente. Baseados neles, somos apresentados a várias maneiras e métodos para viver feliz e saudáveis no ambiente em que vivemos. Acredito que mesmo que você não tenha lido nenhum livro da série O Senhor dos Anéis, não será problema ler antes A Sabedoria do Condado, apesar de que o autor cita várias cenas dos livros e há muitos spoilers (ai depende de você querer ler antes ou depois de Senhor dos Anéis e O Hobbit). Acredito que o autor soube explicar com clareza toda a história, ajudando a quem não conhece nada sobre as obras de Tolkien.
Porém se você já leu, é uma ótima maneira para relembrar a história, os personagens, as cenas e os pontos principais, além de que estará conhecendo a fundo sobre os hobbits e os outros seres, claro.

“A SABEDORIA DO CONDADO NOS DIZ...

‘Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo para voltarmos para casa!”Pg. 24

Esse kit da Novo Conceito foi um dos que mais gostei até agora, pois recebi junto ao livro um lindo colar, que também pode ser broche, de Folha de Lórien. Realmente muito bonito. Olha a foto ai embaixo:

“Todos nós temos alguém que faz parte de nossas vidas e que não suportamos. Talvez seja um parente que nos leva à loucura, ou um chefe que parece querer sugar nossa alma, ou um professor. Pode ser até mesmo um cônjuge, ou um filho, ou um animal de estimação que nos leva ao desespero. Eles são mestres em irritação. Isso é ter seu Gollum particular.” Pg. 33

Por falar de personagens de um livro famoso e super conhecido, achei a leitura extremamente fácil e me senti envolvida pelo enredo. Vale destacar também que o livro é muito bem explicativo e sugestivo. Por exemplo, nos rodapés das páginas podemos encontrar notas adicionais que explicam determinadas palavras, frases, atitudes e afins. Ao final do capítulo também somos apresentados a lições; o que eu achei que seria como um resumo dos próprios capítulos. Mas principalmente, servem como conselhos, dicas e recomendações para seguirmos em nossa própria vida.

“Hobbits adoram caminhar. Eles andam de uma extremidade a outra do Condado para colher maças de uma árvore particularmente boa ou para beber uma excelente cerveja. É ótimo eles terem nascido com pés perfeitos para caminhadas – grandes, com solas semelhantes a couro e cobertos por pelos protetores – pois os heróicos Pequenos acabam andando milhares de quilômetros em suas várias viagens pela Terra-média.” Pg. 97

O livro é muito bem definido, e é notável o quanto o autor se empenhou e pesquisou a fundo sobre o assunto. No final, também há um teste para sabermos se somos mais parecidos com hobbits ou orcs (teste do Hobbit), que por sinal, achei muito interessante e inovador. Enfim, além de diversas dicas, você pode até aprender como fazer um jardim de hobbits. Ou quem sabe uma receita de sopa de cerveja? Pois é, o mais legal desse livro é que além de ser bem explicativo também é interativo ao ponto de fazer você querer saber cada vez mais sobre o tema.

Lelê 18/01/2013

Resenha:
É um livro de auto ajuda diferente de tudo que eu já li. Tem um tema óbvio, mas ninguém pensou nisso antes. Incrível, simples e maravilhoso. Se todos fossem assim, juro que eu seria a maior fã de livros de auto ajuda do mundo.

Em "A Sabedoria do Condado" vamos aprender como viver bem, feliz e saudável como um hobbit e transformar a casa em uma toca-hobbit.

"A Sabedoria do Condado nos diz...
Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração
e continua com você onde quer que você vá;
mas um lugar legal e aconchegante é um motivo
maravilhoso para voltarmos pra casa."
Pag. 24

O autor usa com sabedoria as lições tiradas dos livros O Hobbit e o Senhor dos Anéis, passagens da vida do autor J. R. R. Tolkien e também usa sua própria vida como exemplo, já que Noble Smith é um grande fã das obras de Tolkien.

"Muitos de nós damos conselhos aos amigos e
familiares com a melhor das intenções, só
que acabamos tendo problemas. Não tem
graça levar a culpa pelos problemas dos outros."
Pag. 105

Ainda tem passagens engraçadíssimas. No capítulo dois somos agraciados com uma receita de "sopa de cerveja e cogumelos" dos hobbits para jantar com amigos e Instruções para criar um Pequeno Jardim Hobbit no fundo do quintal.

"O amor verdadeiro deve ser defendido
bravamente, com a alma de um guerreiro,
mas deve ser cuidado com a paciência
de um jardineiro."
Pag. 117

Se você já leu algum livro do J. R. R. Tolkien não deixe de ler A Sabedoria do Condado, com certeza você vai matar a saudade dos personagens e reparar em coisas que antes você não tinha dado atenção.
Se nunca leu, pode ler este, apesar dos spoillers, mada tira o encantamento da leitura. Acho até que depois de saber tanto, você vai se apaixonar e querer ler tudo que tenha Hobbits, Elfos, Golum, Gandalf e ...

Ah! No final tem um Teste Hobbit que é para saber se você já é um hobbit por natureza, se está a caminho da Vila dos Hobbits, ou se você é um Orc. Muito legal! Eu fiz o teste, rsrs. Fiz 580 pontos, sou uma Super-Hobbit!!

Leia, faça o teste e divirta-se!!!

jacdeoliveira 16/01/2013

O livro perfeito para os fãs de Hobbits. (Se está resenha alcançar 8 comentários irei soltar o sorteio deste livro \o/)

A Sabedoria do Condado vai nos apresentar dicas sobre o estilo de vida dos Hobbits e vai nos explicar diversos pontos que podemos ter dúvidas em relação a esses pequenos seres.
O autor apresenta trechos dos livros, algumas explicações básicas, outras mais complexas, umas divertidas e outras entediantes.
Não sei se posso elogiar ou criticar o livro, pois não sou uma fã dos Hobbits/Senhor dos Anéis, então fico um pouco confusa na hora de opinar. Então por favor, fãs das séries não fiquem bravos comigo. rs

Vamos lá... No início da leitura eu estava empolgada e super curiosa em relação ao livro, mas as páginas foram passando e o livro não foi me conquistando, ele foi me deixando entediada. Pausei a leitura. E no dia seguinte prossegui e sim melhorou. Eu decidi que iria ler o livro e entender um pouco mais sobre a história e acreditem várias mudanças surgiram e quem sabe agora eu não possa ver os filmes com outros olhos.
Por isso eu disse logo no início que seria o livro perfeito para os fãs. Eu obviamente tenho uma obra na qual sou MUITO fã e sei que quando lançam algum livro paralelo com a história a primeira coisa que eu quero é poder tê-lo em mãos para lê-lo.
O livro ganhou minhas 4 estrelas. A Novo Conceito como sempre continua arrasando nos Kits. Esse foi um livro muito bonito. A diagramação é igual aos outros livros da editora, com capítulos curtos, folha amarela e uma fonte ótima. Ultimamente ando dando muita importante a fonte do livro, pois tive que forçar muito a minha visão para ler livros no ano passado e neste ano decidi que não irei fazer isso, pois só irá prejudicar ainda mais minha visão.
Resumindo tudo o que eu disse, o livro é bom e com certeza tirou muito minhas dúvidas e sim, é um livro de auto-ajuda.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6