V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

dani 26/10/2012

V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd
Mais um livro que li para o Desafio Literário, que tem me trazido muitas surpresas boas. E nesse mês não foi diferente, tanto que estou quase sem palavras para descrever V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd: acho que o termo que melhor descreveria esse livro seria “ele pode derreter seu cérebro”. Sim é uma profusão de informações, referências, personagens e política que não há possibilidade de se terminar a leitura sem se sentir extasiado, ou perturbado.
O começo da leitura foi complicado para mim, não pela história, mas pela leitura de uma graphic novel, em que o ritmo é diferente da leitura de romances; mas depois de me acostumar a história flui normalmente e acabou me fisgando até a última página.
Em V de Vingança, Moore trabalha com a construção de uma Londres “futurista” de 1997 (considerando que a história foi publicada originalmente em 1982 e 83) onde um partido fascista está comandando o governo, em que as pessoas são submetidas a vigilância e após os campos de reabilitação (sim uma alusão aos campos de concentração) onde foram presos negros, comunistas, homossexuais, entre outros. Uma Londres reprimida e totalmente controlada.
Neste cenário, surge V, um combatente, um revolucionário, um sobrevivente, que vem trazer a esta Londres uma novo conceito, a anarquia.

Os personagens são apresentados conforme a história se desenvolve, moradores, partidários, funcionários do governo e da polícia e por fim Evey Hammond uma adolescente que é salva por V e que irá aprender a ver o mundo de uma nova forma e se tornará parte fundamental de toda a história.
Moore e Lloyd trabalham esses cenários muito bem, mostrando vários personagens que parecem ser secundários ou que não são relevantes na história, mas todos são parte essencial e intrínseca dos acontecimentos e dos planos de V.
Simplesmente amei, me encantei e ainda há pontos em que sinto que preciso de uma segunda leitura para poder absorver tudo. Recomendo esta graphic novel a todos, uma história cheia de referências e simplesmente completa. Inglaterra triunfa.

Ps: ao ler preste atenção aos detalhes, nada é pequeno ou dispensável.
Ps2: Após ler V de Vingança, quero me aprofundar mais em graphic novels, já tenho uma lista das próximas que quero ler.

“Lembrem, lembrem do cinco de novembro. Que traição, que artimanha. Por isso, não há por que esquecer uma traição tamanha.”p. 16

“Eu sou o demônio e vim realizar uma missão demoníaca” p. 62

Ana 30/05/2013minha estante
No livro ele diz a frase "ideias são a prova de balas"?

Euborgesleticia 11/09/2023

Ideias são a prova de balas.
V de Vingança (ou V for Vendetta - nome original) é uma distopia que se passa em Londres na década de 1990. Esse livro foi escrito em meados de 1980, ou seja, é uma história que se passa no futuro (em relação a época em que foi escrito). Tirando Turma da Mônica (rsrs) esse foi meu primeiro contato com História em Quadrinhos e foi extraordinariamente mágico.

A história se passa em um momento marcado pelo fascismo em Londres, onde um governo completamente autoritário possui completo poder sobre o Reino Unido. Não há liberdade para a população, TUDO passa a ser controlado. Um parêntese interessante sobre essa HQ é que a população é controlada por meio de câmeras, algo muito semelhante ao que é relatado por George Orwell, em 1984.
Em meio ao fascismo de Londres, pessoas homossexuais e negras eram removidas da sociedade. Semelhante ao nazismo, também havia campos de concentrações para onde essas minorias eram levadas, torturadas, usadas como cobaias e mortas.
O personagem principal se chama V (o homem da sala 5), e ele foi uma das vítimas desse sistema autoritário da época. V foi submetido a diversos procedimentos científicos como cobaia, e isso alterou sua vida para sempre.

Depois de conseguir sua liberdade (de uma maneira extraordinária), V inicia sua vingança de maneira genial. Baseando-se no anarquismo, sua busca por liberdade se torna, a cada página, um tapa na cara da sociedade (uma verdadeira crítica social foda). Todo o enredo é sensacional, todas as páginas são incríveis. Confesso que não possuo tanta bagagem para compreender tuuudo o que se passa na história, mas nada que tenha tirado a incrível experiência que foi esse livro.

Se você viu o filme NÃO SE PREOCUPE, o filme foi extremamente modificado, ou seja, ler o livro será uma experiência completamente diferente.

Realmente vale muito a pena. Você termina o livro vendo tudo com outros olhos.

"Não há carne ou sangue dentro deste manto pra morrerem. Há apenas uma ideia. Ideias são a prova de balas."
Mariana.Viana 11/09/2023minha estante
Dizem que o filme é muito bom

sharline 03/02/2021

lembrem do dia 5 de novembro.
tenho muita curiosidade para ver o filme, mas antes resolvi ler o quadrinho. é a segunda obra do alan moore que eu li e estou gostando da experiência que estou desenvolvendo com o autor. as ilustrações são ótimas, e apesar de ser um tanto leiga quando se trata de política, a história é bem interessante e envolvente.

ansiosa para ver o filme!
jessicadnlla0 03/02/2021minha estante
o filme é lindo!

Walber 19/09/2014

V de Vingança; M de Melhor Distopia
Nos últimos dias eu tava procurando livros, filmes ou séries mais nerds, afim de conhecer melhor esse mundo. Um amigo me recomendou a graphic novel V de Vingança.
Confesso que não fiquei muito empolgado com o início, nem com a sinopse, mas como todo mundo dizia que essa era uma ótima história, decidi tirar a prova.
Comecei a ler, e nas primeiras 50 páginas não encontrei uma história cativante, tanto que levei duas semanas para ler até então.
Só que passando disso, a história de V e de Evey me prendeu com todas as forças e li o resto das 300 páginas da graphic novel em poucas horas.
V de Vingança é uma distopia. Conta a história de uma Inglaterra pós terceira guerra, ambientada no século XX.
A nova organização política é controlada por uma "inteligência superior artificial", o Destino. Endeusado por alguns, o Destino é um super computador que controla a vida de todos. O estado totalitário criado pelo genial Allan Moore, lembra o mundo de 1984.
V é uma pessoa misteriosa, cuja história é conhecida por poucos e o rosto nunca é mostrado. Ele vive por trás de uma máscara que sorri eternamente, como uma piada contra o Destino. Ele dispõe de algumas habilidades extra humanas, sendo capaz de correr, saltar e se esconder como ninguém. E usa isso a seu favor, praticando os crimes que lhe convir.
Ao longo da história, vamos descobrindo que V tem seus motivos. Obviamente, vingança. E quanto mais o conhecemos, mais criamos uma ligação com ele, um vínculo com sua causa.
Ele meio que salva/sequestra Evey, uma menina de dezesseis anos que tentou se prostituir para conseguir dinheiro. Ele começa a explicar algumas coisas a ela, sempre por meio de enigmas, e Evey, mais tarde só Eve, vai aos poucos aprendendo com seu mestre.
Juntos, V e Eve vão acabando com os pontos fortes do regime, derrubando com o Destino, numa busca de trazer uma nova ordem ao mundo. Se conseguem? Só lendo para saber!
A HQ inteira é repleta de mortes inesperadas, traições, revelações e enigmas... e uma obsessão pela letra V.
Há várias referencias, tanto de músicas, quanto de trechos da bíblia ou citações de célebres pensadores, ao longo da graphic. Mas na opinião a melhor foi "Isso não é uma anarquia, é o caos!"
O final é nada mais nada menos que ESPETACULAR, mas eu fiquei alguns minutos de boca aberta tentando processar, e procurando um motivo para ter acabado daquele modo. Claro, há motivos! Mas minha mente queria mais. Muito mais! Eu simplesmente não aceitei aquilo! Mas ok, eu supero.
Super recomendo para todos os fãs de distopias e para aqueles que gostam de quadrinhos.
"Inglaterra triunfa!"

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/08/v-de-vinganca-m-de-melhor-distopia.html
babitix 14/06/2016minha estante
Walber, estou procurando alguém que ficou tão perplexo como eu com o final. Você pode me explicar o que aconteceu? É aquilo mesmo? Eu li em inglês e eu acho que terei que reler em Português só pra ver se eu entendo o final.
Meu inglês é ótimo, mas o final...
AAAAAAAAAAAAAAAAH

Thiago 14/10/2020

Alan Moore incrível! E com uma arte espetacular e cinematográfica.
Jarcourt 25/10/2020minha estante
Olá. Por onde você conseguiu ler?

Samuel Simões 30/03/2016

V de Vingança é GENIAL.
Simplesmente um clássico, com diálogos interessantíssimos e uma narrativa surreal. Não preciso dizer mais nada acho, apenas leiam e se divirtam com Alan Moore e com os traços sombreados e noir de David Lloyd.
Shenia.Monteiro 29/08/2016minha estante
undefined

Juh Lira 19/01/2016

V de Vingaça (ou uma das melhores histórias que eu já li)
Primeira resenha de uma HQ que eu faço e tenho muito orgulho de dizer que foi uma escolha muito acertada. Antes de mais nada, estou muito contente de iniciar nesta mídia este ano, mesmo que aos poucos. O V de Vingança eu peguei emprestado do meu irmão para leitura e já adianto que foi uma experiência aterradora e incrível.

Não posso deixar de fazer um paralelo da trama com a obra de George Orwell, 1984 que eu li já faz uns dois anos. Em V de Vingança temos muitos dos temas citados na obra do escritor inglês representados na escrita de Alan Moore e na arte de David Lloyd, porém de uma forma mais brutal, cruel e sem escrúpulos em todos os sentidos. Não é uma leitura fácil e apesar de não ser uma HQ extensa, a leitura pode ser demorada pela necessidade de quem lê absover e digerir toda a informação ali apresentada. Particualrmente eu precisei parar muitas vezes a minha leitura para este exercício.

O fato que torna a narrativa da história tão mais real e próxima da nossa realidade são as semelhanças com sociedades totalitárias do passado, como o fascismo e o nazismo na Alemanha - tanto que há a presença de campos de concentração e destruição de minorias na trama, este sendo os grupos que não compactuam com o "estado perfeito" da ditadura ideológica e social da Inglaterra totalitária.

Temas como liberdade e anarquia permeam o roteiro com diálogos com diversas referências desde Shakespeare ao cinema clássico, passando por citações de acontecimentos históricos importantes. Também deveras que Guy Fawkes foi um soldado britânico que realmente tentou explodir o Parlamento no século XVII, mas foi preso antes de concluir o plano. Na HQ, porém o nosso Guy Fawkes que atende pelo nome de V executa um plano ambicioso e até maluco para destruir o poder opressor que assola o país.

Entretanto, V não é um herói com moral e discursos de motivação. Ele pode ser tão cruel e mesquinho a ponto de tirar qualquer coisa ou pessoa do seu caminho - isso a personagem e co-protagonista Evey descobre muito bem com o tempo e o conflito dela reflete no próprio conflito do leitor que se perguntar: afinal, V é bom ou mau?

Eu não sei como responder esta pergunta e acredito que não seja importante a resposta, porém o que eu digo é que ele usou de muita inteligência para propagar suas ideias e não deixá-las morrer de uma forma simples, mas que no fim se tornou algo brilhante. O final principalmente foi de surpreender, pois me pegou de surpresa de todas as maneiras. Como dizem, há coisas que não são possíveis de tirar de um ser humano...

Os personagens secundários da trama também ganham muito destaque, em especial o polícial e investigador Eric Finch, a ambiciosa Hele Hayer e a tímida Rosemary Almond que se torna umas das mais imporantes e mais inesquecíveis personagens da trama quando você menos espera. Por últimos temos a própria Evey e sua evolução ao decorrer da história pela influência de V.

Se de fato a liberdade humana é alcançável ou apenas utopia, os autores se limitam a dar a ideia, a semente inicial do que poderia acontecer e as consequências de escolhas certas e erradas. V de Vingaça não é apenas uma história de revolução anárquica, mas também de reflexão quanto até que ponto podemos chegar para alcançar o poder, seja pela força e conspirações políticas, seja pela idelogia e pelo bem comum - e que muitas vezes nós mesmos construimos prisões para os nossos ideiais e valores, talvez por medo de julgamentos.

A ambiguidade e mistério do protagonista V torna toda a trama muito mais incrível e chocante, com o enrendo fugindo de todos os clichês possíveis. Sem dúvida, uma das mais brillhantes histórias que eu já li.

site: http://www.mundosilenciosoblog.com.br/
Isaias Teodoro 14/02/2016minha estante
Se gostou dessa leia também Watchmen que também é do Moore, e Habibi, ambas abordam muito bem esses aspectos politicos e sociais que existem em V de Vingança.

Guilherme 13/03/2020

Alguns personagens interessantes e a arte é bem bonita, mas essa obra não me impressionou tanto quanto Watchmen e Do Inferno. Os quadros de texto que explicam exatamente o que esta acontecendo me cansaram enormemente e a defesa da anarquia não me despertou simpatia ou mesmo apatia.
Brisa 31/10/2020minha estante
Eu me senti mais ou menos assim com a obra. E achei V muito pretensioso, rs.

Thai.Campos 02/01/2023

Primeira leitura do ano
A beleza dos quadrinhos já merece muitos elogios, mas a narrativa que se desenrola é ainda mais empolgante. Essa aproximação anárquica contribui ao questionamento e a um olhar atento sobre nossas realidades.
Mahalia 03/01/2023minha estante
Já adicionei na minha lista de leituras do ano

leandrobuas 13/11/2020

Uma espetacular distopia!
Uma poderosa e aterradora história sobre a perda da liberdade e cidadania em um mundo totalitário bem possível, V DE VINGANÇA permanece como uma das maiores obras dos quadrinhos e o trabalho que revelou ao mundo seus criadores, Alan Moore e David Lloyd. Encenada em uma Inglaterra de um futuro imaginário que se entregou ao fascismo, esta arrebatadora história captura a natureza sufocante da vida em um estado policial autoritário e a força redentora do espírito humano que se rebela contra esta situação. Obra de surpreendente clareza e inteligência, V DE VINGANÇA traz inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança, em um audacioso conto de opressão e resistência.
M@g@ 13/11/2020minha estante
Muito obrigado, você me fez sentir o desejo de ler.

Leandro 25/02/2010

Bom! É uma visão critica, mas não injusta do governo. O que eu gostei foi o uso de personagens românticos num plano de fundo nefasto. Torna esse livro ótimo. As inúmeras referências também são interessantes.

Michael 24/01/2010

Mais uma obra prima de Alan Moore!
Em um futuro alternativo, a Inglaterra se tornou uma potência mundial e um regime totalitário faz com que nada saia dos planos. Surge então uma misteriosa figura vestida como Guy Fawkes (conspirador que pretendia assassinar o Rei brittânico portestante Jaime I) que tem como objetivo instigar caos na sociedade controlada libertando assim a Inglaterra dos grilhões da ditadura.
Excepcional!

Estrangeiro 17/05/2024

Uma das obras mais forte onde o conceito político é bem forte.
V de Vingança fala de um sistema autoritário, onde um homem que sofreu torturas em um campo de concentração volta pra se vingar dos seus algozes.
A história aborda com maestria a ideologia anarquista e derrubada do governo.

LeoOC 31/10/2012

C de Clássico
A narrativa é muito bem construída nos seus capítulos curtos. Alan Moore nos surpreende a cada página. E principalmente, há ali um conteúdo crítico a política, sociedade etc.
A arte do David Lloyd é muito competente no uso de pincel seco contrastado. O porém fica com as cores que por vezes incomodam e parecem desvalorizar a arte, embora sejam eficientes em criar clima.
Em suma um clássico que deve ser lido por fãs de quadrinhos ou não e por quem gostou do filme ou não.

Márcio 01/12/2012

A Vingança é um prato que se come frio...
...mas quando se está com fome, isso é o que menos importa.