Cartas Entre Amigos

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Cartas Entre Amigos

Yoda 27/07/2009

Para aliviar o espírito
Traz respostas para muitas questões que nos inquietam. Tudo exposto de maneira muito clara, objetiva e bem argumentada.
Com certeza meia dúzia de lições se tira da leitura, sem falar que, em certos momentos, parecia que os autores me conheciam e estavam escrevendo exclusivamente para mim. Vale a pena.

Ariadna 23/12/2009

Uma bobagem sem fim. Pareceu-me algo oportunista, simplesmente para ganhar dinheiro.
Sabrine Borges 14/04/2014minha estante
Nossa, credo. Eles são pessoas usadas por Deus que só querem fazer o bem, ganhar dinheiro é consequência. Vc precisa rever seus conceitos! ;)

Ariadna 15/04/2014minha estante
Sugiro que você faça a mesma coisa: reveja seus conceitos! Não é por que um padre escreveu algo que você deva dizer amém. Aprenda a discernir as coisas.

Fer 26/12/2009

Trechos marcantes
"A boa palavra se alimenta de silêncios e pausas. Um grande poema costuma nascer de profundas e fecundas experiências de contemplação da realidade"

"A ausência é lugar de encontro"

"Projetamos nos outros a nossa realização e aguardamos deles uma ação que amenize o vazio que nos habita"

"Chorar por amor é melhor do que sua ausência. Chorar o tempo certo, depois é preciso viver"

"Para entender o coração e a mente de uma pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu, mas para o que ela aspira"

"Escolhemos, portanto,a nossa história e somos os responsáveis pelos erros e acertos"

"Eu insisto em ver a margem quando vês o coração"

"A paixão sobrevive de pressas; o amor, de demoras"

"O amor sobrevive do que sabemos, mas sobretudo do que ainda não sabemos"

"Amigos são o que são pela leveza da desobrigação do encontro"

"A fidelidade se nutre de outro alimento, o do cuidado, da permanência, da reinvenção"

"O tempo nos empresta sabedoria se assim o quisermos"

"As aparências fragilizam-se com o tempo. A essência, não"

"Nossos erros, nossas aguras, não nos fazem menos belos. Ao contrário, dão sopro vital à escultura que fingimos ser"

"O medo do fracasso começa quando jogamos fora a beleza do erro"

"O amor é gestual, passa pela materialidade do corpo, mas nela não se esgota. Desdobra-se em presença espiritual e transforma-se em marcas que não se apagam nem mesmo com o tempo"

"Eu não tenho tempo algum, porque ser feliz me consome!"
...

Carolina.Rodrigues 21/07/2020

É um livro que nos ensina a importância da verdadeira amizade. A partir desse livro os autores procuram nos mostrar através de cartas entre si , como é bom confiar e escutar alguém. Ele é composto por 18 cartas. Ótimo para presentear a alguém.

Sabrine Borges 14/04/2014

Vivendo e aprendendo!
O Padre Fábio de Melo como sempre escreve maravilhosamente bem, a novidade pra mim pelo menos foi o Gabriel Chalita que também escreve muito bem. Vou procurar ler mais livros dos dois.

Um livro que me ensinou sobre amor, caminhada com Deus, amizade, Jesus, felicidade e muito mais. Com certeza vou levar esses ensinamentos para a vida toda.
A parte que me tocou muito foi quando a filha soube que seu pai tinha somente 3 meses de vida e nesse pouco tempo ficou trancada no quarto por 2 meses, o padre conversou com ela e disse pra ela aproveitar esse pouco tempo que tinha com seu pai, fazer tudo valer a pena, e não se trancar no quarto esperando a vida passar. Me pergunto o que faria na mesma situação, ficaria trancada no quarto ou aproveitaria esse pouco tempo? É fácil falar, mas seria muito difícil conviver com o peso de saber que seu pai vai morrer a qualquer momento.
Eu gostei muito também quando o GAbriel falou sobre inveja e medo. POis são duas constantes na minha vida.

Enfim, um livro que me marcou muito e vale a pena ser lido!

Marcio Monteiro 27/05/2009

Delicioso.
Dois homens super inteligentes, e papos humanos e profundos sobre nossas angústias, medos e dúvidas. Um livro repleto de poesia, literatura e Deus. Deve ser lido bem devagarinho.

Antonio Maluco 16/07/2021

Amizade
O livro conta a troca de cartas entre dois amigos em um momento da vida de ambos e as cartas deles são lindas

Helaine 11/02/2010

Não gostei.
Ganhei este livro de presente, mas o abandonei na segunda carta. Não gosto desse estilo de literatura, apesar de gostar muito dos autores. É um climão, dá até para ouvir aquelas músicas fúnebres que tocam nas novelas quando as personagens estão se desmanchando em suas lágrimas e recordações. Para mim, a sensibilidade passou um pouco do ponto. O conteúdo pode ser muito importante, mas a forma como foi "produzido" não desceu. A capa também poderia ser melhor, não é mesmo?

LissBella 14/11/2010

Encantador!
A linguagem poética é perfeita.
Encanta, emociona, envolve.
Fiquei apaixonada!

Douglas 20/02/2013

Lição de vida.
Um livro que pode mudar uma vida. Fábio e Chalita em um discurso filosófico altamente produtivo. Se engana quem pensa se tratar de uma obra sobre religião. Nota 10.

Endry 12/01/2011

Cartas entre amigos por Sonhos de Princesa
Em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com/2010/12/livro-cartas-entre-amigos.html

Neste livro, Gabriel e Fábio trocam cartas, se assim posso dizer, filosóficas, buscando trazer à tona alguns medos humanos, todos decorrente da contemporaneidade. As cartas são escritas com o objetivo de refletir sobre o medo da solidão, da morte, do fracasso, da inveja, do envelhecimento, das paixões, da falta de sentido da vida. Emocionei-me muito ao lê-las, pois sou apaixonada por filosofia e por cartas, além de literatura, é claro. Eles trazem ao longo das cartas algumas citações (Clarice Lispector, Mario Quintana, Hannah Arendt, entre outros) das quais eu admiro e gosto bastante. A escrita de ambos é leve, flui muito bem e ao final, muitas reflexões serão estimuladas. Eu terminei totalmente extasiada. Indico a todos que sejam amantes da filosofia, que gostem de uma leitura leve, mas que faz refletir, aos que gostem de pensar naquilo que somos e naquilo que nos faz ser quem somos. Uma ótima reflexão!

Ellen - @anotacoesliterarias 06/12/2009

Um livro que trás respostas pra muitas questões do nosso cotidiano, repleto de poesia, literatura e Deus. Se tornou um dos meus favoritos.

Fledson.# 08/05/2010

Mais um pra minha coleção de "Bests"
Mais um livro que me marcou e que vou levar sempre comigo na lembrança...rs
Por meio dele relembrei de momentos bons compartilhado com amigos, e me refez pensar sobre algumas decisões tomadas em minha vida.
O livro veio em hora certa, me ajudando a ver que sou apenas um servo designado por Deus com uma missão aqui na terra.
Meu coração estava cheio de orgulho, e o texto brilhante de Fábio e Gabriel veio me ajudar:

" Pedir desculpas é nobre, meu amigo, e faz parte da construção das nossas relações. Mas o excesso de ingredientes amargos que lançamos em pessoas que amamos e a adualidade de sentimentos de remorso e raiva e a mesquinhez de sentimentos profundos fazem com que tenhamos de nos desculpar o tempo todo porque assim exigem as convenções..."

Essa parte do livro me tocou de uma forma profunda, e me fez repensar meus conceitos. Dei o braço a torcer e fui atrás de um amigo com o qual não conversava hà meses.

Quero presentear meus amigos com a leitura desse livro, e recomendar o livro a todos aqueles que apreciam ler histórias que relatem boas amizades, e convivio entre pessoa inteligentes, falando sobre filosofia e os conceitos reais da vida.

rogeriogalves 27/12/2010

Um livro bem interessante, em forma de diálogo abordando a vida.