Cartas Entre Amigos

Gabriel Chalita
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Cartas Entre Amigos

Patty Pizarro 29/07/2012

Um livro muito bonito, cheio de dúvidas que tenho certeza, muitos de nós temos. O conhecimento dos dois escritores de amplitude maravilhosa. .Como todo livro bom achei curto (por isso as 4 estrelas)...Poderia ter ido muito mais fundo...Mas vale muito a pena ler..

*Jaque 26/02/2012

UMA GRANDE HISTORIA DE DOIS AMIGOS QUE VIVE UMA VERDADEIRA AMIZADE
NA QUAL É UM DOS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS PARA A VIDA O VALOR DA AMIZADE

Adriana 19/06/2014

''Respondo que ele aprisiona e eu liberto. Que ele adormece as paixoes e eu desperto. E o tempo se rói com inveja de mim. Me vigia querendo aprender, como eu morro de amor para tentar reviver.''
'' Ha poema mais bonito que um gesto de amor? Ate os iletrados sao capazes dessa literatura.''
''Agimos por impulso para que a acao nao seja filha da reflexao ate porque a reflexao nos impede de muitos mimos de que nao queremos abrir mao.''
''Tao importante quanto crer é saber duvidar. A construção da fé passa o tempo todo pelo caminho da duvida.''
''Sonhar um sonho impossivel, Lutar quando é facil perder, Vencer o inimigo invencivel, Negar quando a regra é ceder.''
''O arquiteto do mundo é criativo demais para repetir a obra. Não há duas pessoas iguais no mundo.''
''Nao houve tempo para perguntas porque o amor é atitudes que dispensa explicacoes.''
''O fracasso so sera definitivo para aqueles que o compreenderam como ponto final da obra. É melhor ancara-lo com reticencias.''
''A paixao sobrevive de pressas, o amor de demoras. A paixao é um fogo alimentado pelo alcool. Queima rapido. O amor parece fogo a lenha. Tem ritmo diferenciado.''
''Ha um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas. Que ja tem a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e se nao usarmos fazê-lo, teremos ficado para sempre á margem de nós mesmos.''
''Eu insisto em ver a margem, quando vês o coração.''
''Sou humano demais para compreender. Humano demais para entender que aqueles que escoheste e tomaste pela mao geralmente nao os quero do meu lado.''

Lívia Almeida 31/07/2011

Em forma de cartas os dois amigos, Fábio de Melo(padre) e Gabriel Chalita (político e membro da Comunidade Canção Nova), partilham suas ideias sobre os medos e anseios contemporâneos. O livro é muito leve e leva o leitor a pensar sobre seus próprios conceitos. Amor, relações entre pais e filhos, amizade...tudo surge numa clima de conversa entre duas pessoas com bastante conhecimento, citando exemplos do cotiano. Um livro muito bom para quem deseja um leitura rápida e prazerosa.

Pablo L. de Blanco 21/04/2011

Cartas Sinceras.
Cartas Entre Amigos é um livro denso, sincero e emocionante em muitos momentos. Como indica o título é a troca de correspondência entre os dois autores que assim procuram compreender e lidar melhor com medos tão frequentes em nossas vidas.
O medo da morte, do desamor, da solidão, da doença ceifando a vida lentamente... Também é muito interessante pelas várias citações literárias, filosóficas e psicológicas que os autores fazem para melhor encarar esses medos.
Impossivel não se identificar em algum ponto da leitura de tão humano e, portanto universal, o seu conteudo. Recomendo!

Dayvid Simplicio 14/05/2011

CARTAS ENTRE AMIGOS é uma conversa com a Filosofia. Mas uma Filosofia confortadora, que traz reflexões prazerosas, que nos ajudam a dar sentido à nossa existência. É um livro muito confortador, no tocante aos medos que o ser humano alimenta ao longo da vida, em toda a história da Humanidade.

Fabio de Melo e Gabriel Chalita compartilham de uma sabedoria admirável no campo das ideias filosóficas, poéticas, bíblicas, religiosas, literárias, sociais, espirituais, etc.

Cely 31/03/2011

As histórias contadas trazem à tona angústias, medos, ódio, inveja e solidão, sentimentos que qualquer um de nós carrega na alma e no coração.

O livro resgata os valores do humanismo ao mesmo tempo que celebra a amizade de duas personalidades apaixonadas por filosofia, literatura e poesia.

maria 12/01/2024

Me surpreendi
Comecei a ler mais no final do ano passado. minha avó, observadora que é, percebeu esse meu interesse por livros e resolveu me emprestar um. ela é muito religiosa e adora os livros do padre fábio. de início, admito, fiquei meio confusa sobre o assunto do livro, mas dei uma chance e me surpreendi.

a obra literária ja traz em seu título sobre o que tratará: medos contemporâneos. pensei: ?o que seriam medos contemporâneos?? e ao longo da leitura eu fui obtendo a resposta para a minha pergunta. e realmente são medos interessantes para debater. o medo de ficar sozinho; da morte; da decepção; da falta de afeto; da ausência. medos que às vezes nem sabemos que temos, pois os ignoramos. é uma leitura profunda, muito boa. têm muitas referências à ícones da literatura e isso a deixa mais rica. demorei para terminá-la, mas é porquê eu sempre lia uma carta e refletia sobre ela. ainda acho que não refleti o suficiente e irei ler de novo, em uma outra oportunidade. recomendo muito para quem gosta de profundas reflexões sobre a vida.

Taty 25/01/2011

Como cresci com esta leitura
"O filósofo grego creditava à amizade as razões para entender que ninguém é feliz sozinho. Os amigos encontram-se, descobrem-se e amadurecem juntos". Este livro registra uma amizade no ápice da maturação e nos estimula a valorizar a amizade de modo puro onde num momento atribulado de nossas vidas, devemos nos dar o direito de parar para escrever. Dividindo aprendizados de vida com plena generosidade – como só amigos fraternos são capazes de fazer.

Façamos de nossas amizades um momento lindo de partilha e crescimento.

Bebeto 27/01/2011

Bom livro para refletir
Cartas entre amigos, nos faz refletir sobre os medos da sociedade atual. Ansiedade, medo de envelhecer,da morte, psicopatologias e etc. Atraves de textos em forma de cartas, trocadas entre Gabriel Chalita e o Padre Fabio de Melo, o livro nos incentiva a enfrentar o que nos atormenta, nao deixando de temer, mas cultivando coragem dia a dia para que o medo nao nos paralise e que possamos aprender com ele e a supera-lo.

Erika 24/01/2011

O Gabriel Chalita e o Padre Fábio de Melo, trocam cartas debatendo sobre os acontecimentos do cotidiano, como alegria, tristeza, amor, morte, medo, entre outros sentimentos que aflora no ser humano.
O livro é bom, acredito que é mais como auto-ajuda, porque relata vários acontecimentos para reflexão.

rogeriogalves 27/12/2010

Um livro bem interessante, em forma de diálogo abordando a vida.

Fledson.# 08/05/2010

Mais um pra minha coleção de "Bests"
Mais um livro que me marcou e que vou levar sempre comigo na lembrança...rs
Por meio dele relembrei de momentos bons compartilhado com amigos, e me refez pensar sobre algumas decisões tomadas em minha vida.
O livro veio em hora certa, me ajudando a ver que sou apenas um servo designado por Deus com uma missão aqui na terra.
Meu coração estava cheio de orgulho, e o texto brilhante de Fábio e Gabriel veio me ajudar:

" Pedir desculpas é nobre, meu amigo, e faz parte da construção das nossas relações. Mas o excesso de ingredientes amargos que lançamos em pessoas que amamos e a adualidade de sentimentos de remorso e raiva e a mesquinhez de sentimentos profundos fazem com que tenhamos de nos desculpar o tempo todo porque assim exigem as convenções..."

Essa parte do livro me tocou de uma forma profunda, e me fez repensar meus conceitos. Dei o braço a torcer e fui atrás de um amigo com o qual não conversava hà meses.

Quero presentear meus amigos com a leitura desse livro, e recomendar o livro a todos aqueles que apreciam ler histórias que relatem boas amizades, e convivio entre pessoa inteligentes, falando sobre filosofia e os conceitos reais da vida.

Érika Lourenço 27/12/2009

Reflexões de todos nós
O livro trás uma linguagem simples, porém profunda, pois toca em assuntos que muitos de nós já discutimos ou, pelo menos, pensamos à respeito. Os autores conseguem captar sentimentos, emoções, nos envolvendo cada vez mais na leitura. Não falam com palavras apenas, mas com o coração, sinceramente e sem pretensões de serem poetas, mas acabam sendo. As citações trazidas nas cartas nos trazem uma leitura à parte, pois nos instiga a saber mais sobre os autores, suas obras, vidas e ensinamentos deixados. Recomendo o livro, pois é uma obra que enriquece, não só nosso conhecimento, mas nosso espírito.

Fernando 04/12/2009

Adorei
Um livro que me surpreendeu muito, sobre a linguagem que eles escrevem.