O Poder do Hábito

O Poder do Hábito Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

livraria.da.mel 16/03/2022

O responsável pela minha saída do sedentarismo
Já vou começar dizendo que eu adoro esse livro. Muitas pessoas têm preconceito por ser um livro classificado como autoajuda e outras simplesmente não gostam por acharem o livro lento. Mas falando por mim funcionou muito. Já li duas vezes e leria uma terceira haha.

Essa leitura realmente afetou a minha vida, pois foi a partir dela que resolvi começar a fazer exercícios físicos e atualmente eu amo me exercitar. Neste livro o autor nos apresenta a importância dos hábitos na nossa vida e formas para se livrar de um hábito e para criar novos também. Tudo isso por meio de estudos com indivíduos isolados ou até com empresas.

A parte das empresas embora não faça muita diferença na minha vida eu achei muito interessante de acompanhar. Já as partes focadas em indivíduos específicos são muito boas para quem precisa saber como implementar hábitos específicos no seu dia a dia.

Sei que esse livro não é para todo mundo, mas recomendo que deem uma chance e tentem realmente aplicar os ensinamentos e criar novos hábitos. O autor se aprofunda na ciência por trás da formação de um novo hábito e nos mostra as melhores maneiras de usar esse conhecimento a nosso favor.

Tudo isso utilizando uma linguagem fácil de compreender. Então, para aqueles que ainda querem pôr em prática algumas metas para esse ano acho que essa leitura pode ajudar.

site: https://www.instagram.com/livraria.da.mel/

Thiago.Caetano 12/04/2020

Muito interessante
É uma leitura muito longa para uma teoria simples que pode ser entendida em um resumo de 5 minutos em vídeo, mas vale muito a pena pois a evolução textal explicado a origem da tese e o uso de várias análises de casos ajuda muito na hora de enfrentar alguns hábitos ruins e da até para evitar a procasticação que ocorre em alguns momentos como após o almoço por exemplo.

Marina 04/04/2021

Esse livro é realmente um achado. Esperava um mero guia de auto-ajuda para mudar hábitos, mas ele vai além, conseguindo ensinar de forma bastante simples como funcionam os hábitos pessoais, empresariais e comunitários e como as pessoas, empresas e comunidades mudaram drasticamente ao perceber como usar o poder do hábito ao seu favor.

Para ensinar isso, o livro traz exemplos de casos reais que nos ajudam a entender aquilo que o autor quer explicar. É muito simples compreender o loop do hábito (Deixa - Rotina - Recompensa) ao ver como um viciado lidou com sua doença ou como uma pessoa parou de roer unhas, tudo apenas com a força de vontade.
Também somos apresentados a diversos casos de empresas que se reergueram ao analisar os hábitos dos funcionários e direcioná-los em benefício próprio. Além disso, comprovamos como os hábitos sociais podem gerar manifestações gigantescas.

E tudo isso é apresentado com dados científicos e por meio de diversos estudos. É bem difícil não concordar e não ficar maravilhado com as descobertas.

O livro é muito interessante e educativo. No fim, você consegue entender melhor como funciona o cérebro humano e o próprio autor te dá dicas de como mudar seus próprios hábitos (aqui entra a parte da auto-ajuda, da sensação de poder e autocontrole. O melhor é que as dicas parecem dar certo, tô analisando hábitos meus que gostaria de mudar e agora sinto que posso hahaha). É impossível não aprender MUITO com essa leitura, principalmente sobre psicologia e sociologia. Meus históricos de leitura estão cheios de informações que quero guardar.
Recomendo demais!

?Toda a nossa vida?, nos disse William James, ?na
medida em que tem forma definida, não passa de uma massa de
hábitos ? práticos, emocionais e intelectuais ? sistematicamente
organizados para nossa felicidade ou nosso sofrimento e nos
conduzindo irresistivelmente rumo ao nosso destino, qualquer que
seja ele?.

Se você acredita que pode mudar ? se faz disso um hábito
?, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito: a
revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles
sejam. Uma vez que essa escolha ocorre ? e torna-se automática
?, ela não apenas é real, como começa a parecer inevitável, a coisa,
como escreveu James, que nos conduz ?irresistivelmente rumo ao
nosso destino, qualquer que seja ele?.
Lane 21/05/2021minha estante
Você fez uma sintetização perfeita do livro! Ele realmente entrega argumentos bem embasados, não dá para dizer que é raso. Além de que é super interessante!

Marina 21/05/2021minha estante
Lembro que, na época que eu tava lendo, relacionava tudo com esse livro hahahahaah. O impacto foi forte

Thaís 26/03/2021

um livro bem interessante, fácil de ser lido e compreendido, tem histórias bem cativantes. contém informações importantíssimas

Jhoanny Kelly 09/09/2022

Você precisa ler esse livro!
? Por que os hábitos surgem? Como eles mudam?

??? Quero começar dizendo que este não é um livro de autoajuda.

?De maneira bem didática, o autor nos explica como são estruturados os padrões comportamentais que dão origem aos nossos hábitos.

? É possível compreender o loop do hábito a nível neurológico, pois o livro nos apresenta quais são as áreas responsáveis por criar e armazenar hábitos, detalhando o funcionamento do mecanismo de formação de hábitos dentro do nosso cérebro.

? Além de mostrar, através de situações reais, como os hábitos se formam e se manifestam no cotidiano da vida pessoal e social dos indivíduos e também dentro das grandes empresas.

?? Uma das partes que mais despertou minha atenção foi a explicação dos mecanismos de mudança e reestruturação de novos hábitos. Incrível!

?? Recomendo a leitura para todos que queiram compreender os processos que desencadeiam hábitos ( bons e ruins) e, através dessa compreensão, aperfeiçoar sua autodisciplina e produtividade.

? "Este é o verdadeiro poder do hábito: a revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles sejam."

Dou ?????????? ?

Leitura concluída em 07 de setembro de 2022.
Caio 09/09/2022minha estante
Resenha muito bem feita. Parabéns!

Jhoanny Kelly 09/09/2022minha estante
Estou aprendendo com você, Caio! Obrigada ??

Caio 10/09/2022minha estante
De forma alguma. A professora aqui é você. Eu sou apenas um aluno que precisa de reforço. Rs

Max 16/09/2013

Longo demais
Ouvi o audiobook em inglês desse livro, é bem interessante... Em compensação há alguns problemas, se vc for resumir o que é ensinado no livro não daria 20 páginas, é muita falação e muita história para um conteúdo que poderia ser bem mais enxuto... Ele tbm se utiliza de uns recursos estilísticos de parar um assunto pela metade e começar outro capítulo sobre outro tema, e depois retomar o tema anterior, como se fosse um filme, o que na prática só me atrapalhou também.
Armando 20/02/2014minha estante
concordo, livro longo e prolixo.

Mayara Belém 17/11/2020

O livro é ótimo. Ao perceber como os hábitos são criados podemos mudá-los...

Gabi1568 30/03/2023

Este livro conta muitos casos, muitos estudos, muitas pesquisas, ele é basicamente um compilado de dados sobre a mente humans em relação a hábitos.

A leitura em si é ótima, os casos são interessantes e bons de se acompanhar, eu gostei bastante.

thamiresdq 14/12/2023

Tentei já ler por 500vezes, mas a leitura é chata, parece um documentário da vida de pessoas sobre hábito.
Como que fulano que tinha Alzheimer lembrava de voltar pra casa, como que foi realizado testes.
Genteeee e lá eu tô estudando medicina psiquiátrica. Kkkk
Quando eu comprei pensei que seria um livro sim que falava de pessoas e de estatísticas, mas pensei que era algo mais voltado para o motivacional.
Nossa que preguiça, pensei que seria um livro top, mas não.
Graciele43 14/12/2023minha estante
Já não irei ler mais.

Alves H 14/03/2021

O poder do habito
Livro muito bom, e com fundamentos científicos já que se apoia em estudos e pesquisas a respeito do tema abordado.

Cah 22/03/2021

A importância de reconhecer hábitos
Considero esse livro incrível, esta é a segunda vez que o leio. É muito importante saber como os hábitos funcionam, principalmente na hora de inserir hábitos saudáveis e se livrar dos nocivos. Gosto do modo como o autor exemplifica tudo com histórias de pessoas conhecidas ou não. Vale a pena a leitura

Flavia_fernandes 09/05/2020

Achei bastante meh, muito senso comum e soa como autoajuda barata

Naty | @campos_natalia 13/01/2021

Uma jornada de descoberta de hábitos...
Neste livro podemos ver um conjunto de estudos que mostram como, onde e o porque os hábitos se formam, tanto nas pessoas quanto nas empresas.

O Poder do Hábito também busca nos mostrar como modificar estes comportamentos, muitos deles nocivos, com intuito de aprimorar diversos aspectos da vida de um indivíduo, bem como de uma instituição .

Para mim, este livro me mostrou que eu preciso mudar alguns hábitos para alavancar várias áreas da minha vida.

Vou sempre consultá-lo para tirar dúvidas, mantendo a minha mente alerta para os maus hábitos.

A jornada da mudança de hábitos começou!!

Lari_Marcondi 27/01/2021

O PODER DO HÁBITO
O livro é bem completo e discorre sobre como os hábitos funcionam e impactam o nosso dia.

O autor busca explicar, através de exemplos reais de empresas bem-sucedidas e pessoas comuns, como os hábitos estão inseridos na nossa rotina e como eles impactam a nossa vida. Também aborda pesquisas e dados que englobam esse tema. Com isso, conseguimos entender como podemos criar novos hábitos ou até mesmo alterar hábitos dos quais não gostamos tanto. É incrível como estamos condicionados a fazer certas coisas sem ao menos nos dar conta do porquê as fazemos.

Mas, com as ferramentas apresentadas no livro, é possível tomar consciência de algumas atitudes rotineiras e, assim, conseguir modificá-las para termos uma vida mais produtiva e saudável.

Giovanna2273 17/11/2020

4 estrelas
Antes de ler eu vi muitos comentários positivos sobre esse livro. Muitos mesmo. Achei que seria um livro 5 estrelas, mas depois que comecei a ler vi que não é isso tudo que eu imaginei.
O livro não me prendeu de modo que me fizesse ler rápido, pelo contrário, demorei um mês para finalizar. Mas, o livro é bom, muitos dados interessantes, um conteúdo exelente.
Resumindo, eu recomendo, pois a cada capítulo você aprende coisas novas sobre os hábitos ( na vida individual, empresarial e social), mas não crie expectativas demais como eu. Kkkkk
Enfim, é isso. =D