Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

antribeiro 23/09/2019

Nem sei o que dizer , só que na capa está escrito que leva o mesmo enredo que o pequeno príncipe e na verdade não tem nada haver há uma grande distância entre as histórias .

Clara Cabral 15/07/2019

fiz a leitura desse livro a alguns anos atrás e pretendo com certeza reler, eu tinha 8 pra 9 anos quando li e ele foi com certeza uma coisa memorável e um livro que deixou muitos ensinamentos na minha vida. Quero conhecer mais o trabalho do autor. A leitura prende muito e mesmo sendo um livro super curto traz uma temática linda

Leonardo 25/12/2018

Aquele tipo de infanto-juvenil que te faz pensar além...
Jostein Gaarder provou mais uma vez que podemos ter reflexões muito profundas independente da idade. ♥ Esse autor é incrível!

Marco.Escobar 13/05/2018

Interessante.
O livro traz um conjunto de verdades a serem repensadas trabalhando sob os moldes de clássicos como O"pequeno príncipe" e "O menino do dedo verde". A leitura é rápida, a história é quase encantadora.
Em alguns momentos o debate sobre o criacionismo levanta importantes questões a serem analisadas... Mas parece que falta algo. A Camila, apesar de aparecer no inícioda obra, é um mistério a ser desvendado apenas no final da história, assim, o texto todo é um diálogo com alguém que o leitor desconhece.
O livro não deixa de ser bom... Mas não atinge o ótimo.

Valen 30/06/2017

Ei!tem alguém ai?
È um menino que logo vai ganhar um irmãozinho ou irmãzinha e os pais vão na maternidade e fica sozinho os esperando... depois de alguns tempo derrepente! Um ser que "surgiu" foi parar no jardim da sua casa e começaram a conversar...conversaram sobre coisas da vida e outras e soube que o "ser" ñ era de seu planeta, quando seus pais chegaram em cada com o bebê ou a bebê o menino pensou que tinha lugar para mais uma pessoa...

@plataformadolivro 19/06/2017

Joakim está prestes a ganhar um irmão ou irmã e é deixado sozinho em casa quando seus pais partem para o hospital e ele aguarda a chegada de sua tia Helena, quando avista uma pessoa pendurada na macieira. Mika, um ser de outro planeta que chupava o polegar quando estava imerso em seus pensamentos, e abanava os dedos quando queria explicar alguma coisa. Estranhamente se curvava quando alguém fazia uma pergunta. Achava que estava sonhando e queria encontrar o caminho de volta pra casa.
Um livro que me fez lembrar muito "O pequeno príncipe" e com um quote que me lembrou o último livro que li a respeito de perguntas serem mais importantes que respostas.
Os personagens questionam sobre o surgimento do mundo e das pessoas e até mesmo da existência de Deus.
Sarah 12/12/2017minha estante
Também me lembrei de O Pequeno Príncipe! Mas achei os diálogos escritos pelo Gaarder com uma estrutura mais simples e compreensível, adequada para crianças.

Laianne 09/04/2018minha estante
Qual o livro que você leu a respeito de perguntas serem mais importantes?

@plataformadolivro 10/04/2018minha estante
Acho que foi o estou pensando em acabar com tudo

Laianne 11/04/2018minha estante
Ahh muito obrigada

mila 03/06/2017

uma gracinha!
li esse livro e gostei bastante. é uma história para tdas as idades. com muitos ensinamentos bacanas. uma fofura.

Thamyres Andrade 14/04/2017

Fofo e desafiador
Joakim é tio de Camila. Quando a menina completa 8 anos, seu tio resolve escrever uma carta contando uma aventura vivida na infância, quando tinha a mesma idade que ela. Ele conta como conheceu Mika, um ser estranho de outro planeta que caiu de uma nave em seu quintal. Ao mesmo tempo em que é diferente, o menino incomum também se mostra muito parecido com os humanos. Joakim e Mika partilham suas dúvidas a respeito da humanidade, da criação, dos animais e de tudo que os cerca. Mas ninguém pode saber dessa relação, senão irão desacreditar de Joakim, então ele esconde o amigo de outro mundo como pode. A pergunta é: Será que tudo isso é um sonho? Se for, qual dos dois estão sonhando?
Sou tiete assumida do Jostein, desde O mundo de Sofia. Adoro tudo o que esse homem escreve e admiro sua forma de pensar o mundo. Ele tem a capacidade de provocar reflexões filosóficas profundas com apenas algumas palavras. Com “Ei, tem alguém aí?” não é diferente. Apesar de possuir uma linguagem simples e voltada pro público infantil, o livro traz questões que literalmente deixam qualquer um ‘bugado’. Você para, faz menção de responder, fecha a boca, confuso, e solta um: “Como eu nunca pensei nisso antes?”
Suas 128 páginas foram um casamento perfeito com a escrita mega fluida do autor e narrativa permeada de diálogos curtos. Dá pra ler numa sentada sem nem sentir. Sem contar que a história, além de fofa, é extremamente desafiadora. Recomendo a leitura pra adultos, crianças, idosos e quem mais já parou pra se questionar a respeito dos mistérios que envolvem a vida. Nota 4.

Tamires 28/03/2017

Ei! Tem Alguém Aí?
Jostein Gaarder, escritor norueguês muito famoso pelos livros O Mundo de Sofia e O Dia do Curinga (ambos maravilhosos), é autor de uma vasta obra de romances e contos filosóficos, altamente recomendados para o público infanto-juvenil.

Suas histórias inspiram-nos a pensar e a sempre buscar respostas. No livro Ei! Tem alguém aí?, ele fala sobre a evolução de uma forma tão simples e tão verdadeira que a história poderia facilmente servir como material de apoio para os estudos iniciais de biologia ou ciências. Acredito que muitas escolas podem até adotá-lo, mas seria ótimo se todas as crianças tivessem acesso a esse tipo de literatura desde cedo. Além da evolução, ele aponta para a possibilidade de não estarmos sozinhos no universo.

“Mika: uma espécie de Pequeno Príncipe que, ao encontrar Joakim, acha que está vendo um menino de outro planeta. Joakim: um menino de oito anos que, ao encontrar Mika, simplesmente não acredita no que está vendo. Eles são muito diferentes, mas muito parecidos. Mika e Joakim passam 24 horas juntos. Remam num barquinho, escalam uma montanha, comem panquecas, olham um álbum de fotografias, conversam muito sobre a vida e acham que tudo o que estão vivendo só pode ser um sonho. Talvez sim, talvez não.” (contracapa)

Um ponto marcante dessa história é a valorização da pergunta. As crianças são cientistas por natureza, muito curiosas e dispostas a desbravar os segredos do universo todos os dias, mas esse caráter vai perdendo-se ao longo dos anos, muito pela falta de paciência de nós, adultos. O pequeno alienígena faz uma reverência a cada pergunta inteligente, hábito rapidamente incorporado por Joakim. Confesso que tenho feito reverências mentalmente a cada pergunta interessante que ouço ou leio.
“A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente.”

Apesar de recomendados para crianças e jovens, os livros de Jostein Gaarder são uma ótima leitura também para adultos. Afinal, todos temos dentro de nós aquela criança curiosa adormecida. É só deixa-la sair.

“Às vezes as pessoas dizem que tiveram ‘um dia comum’. Isso me deixa meio aborrecido, porque não existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor ideia de quantos dias de vida ainda temos pela frente!”

“Lembrar de um sonho é quase tão difícil como agarrar um passarinho na mão. Mas, às vezes, parece que o passarinho vem pousar no ombro da gente de livre e espontânea vontade.”

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-ei-tem-alguem-ai/

Lourena2 27/11/2016

''Lembrar de um sonho é quase tão difícil como agarrar um passarinho na mão. Mas, às vezes,parece que o passarinho vem pousar no ombro da gente de livre e espontânea vontade.''
Joakim tinha 8 anos quando conheceu Mika, depois que ele caiu do espaço sideral em seu jardim de cabeça para baixo. Eles passaram muito pouco tempo juntos, mas o suficiente para fazerem muitas coisas juntos, navegaram em um barco, olharam fotos, comeram panquecas e conversaram sobre a origem da vida. Depois de anos e Joakim já é uma adulto ele quer ajudar sua sobrinha Camila (que tem 8 anos e irá ganhar um irmão ou irmã) assim como ele quando tinha essa idade, ele então escreve uma carta para ela contando as experiências que teve com Mika, e apesar de já ter passado muitos anos ele ainda se recorda.

Arlene.Carvalho 27/12/2015

A infância é uma bela fase da vida.

Jessy 18/05/2014

Ei! Tem Alguém Aí?
A linguagem e simples e infantil.
Típico de Jostein Gaarder, que é sem sombra de dúvida um excelente autor que expõe de maneira simples suas idéias, com personagens simples, porém cheios de personalidade.

Ei! tem alguém aí? e sobre uma criança que ganhará um irmãozinho ou irmãzinha. Uma criança que ficou sozinha em casa uma noite e conheceu uma outra estranha criança que caiu no seu pé de maça, no jardim. Muitos assuntos aguardam o leitor nos diálogos dessas crianças tão diferentes mas tão semelhantes entre si.

E realmente uma leitura maravilhosa, e recomendo mais de Jostein Gaarder: O mundo de Sofia e O dia do curinga, outros dois excelentes livros.

Lugmara 24/04/2014

Ei! Tem alguém aí?
A espera por um irmão e um amigo mais que diferente, fazem de 24 horas da vida de Joakim uma experiência única. Tão única que o garoto chega a cogitar se é verdade, ou se tudo não passa de um bom sonho.
De leitura fácil, Jostein consegue mais uma vez nos mostrar que refletir sobre a vida não tem hora nem idade.