Sereias - O Segredo das Águas

Sereias - O Segredo das Águas Mirella Ferraz

Resenhas - Sereias - O Segredo das Águas

Mylloka 17/10/2012

Marina era uma mulher infeliz, pois seu útero era infértil e de acordo com os médicos nem um milagre seria capaz de fazer com que Marina gerasse um bebê. Mesmo nessas condições ela nunca desistiu de tentar ter um filho com seu marido, chamado Tom, um homem dedicado e compreensivo que a ama muito.

Um dia, quando o casal estava caminhando na paria, apareceu uma figura misteriosa e reluzente que concede um pedido à Marina entregando-lhe um botão de rosa. Claro que a pobre mulher pediu aquilo que ela mais almejava, ter um filho; assim Marina consegue engravidar.

Nasce uma linda menina, chamada Coral e desde o começo seus pais percebiam que ela era diferente. Tinha um fascínio pelo mar, todos os tipos de animais e ... sereias! Coral é muito bonita e além da beleza ela também tem um coração puro que acaba conquistando Marcelo, seu melhor amigo.

O livro é narrado por Marcelo que conta toda a história de Coral, mesmo antes de seu nascimento. A autora utiliza a digressão, ou seja, quebra a linha de raciocínio permitindo com que o narrador converse com o leitor.

Tirando o livrinho da Pequena Sereia, esse é o 1º livro que leio sobre o tema. É um livro fino, cerca de 237 páginas.

Gostei dos personagens principais. Marcelo é bem fofinho e faz tudo pela Coral que desde pequena sempre foi decidida e teimosa (de certa forma acabei me identificando com ela, rsrs).
O personagem que eu menos gostei foi a mãe da Coral. As atitudes dela eram muito radicais e tinha momentos em que Marina beirava a loucura.

Gostaria que a autora desse mais foco ao mundo as sereias, como elas vivem, se há uma hierarquia e etc; ao invés das incertezas de Coral sobre a sua verdadeira identidade.
Acredito que tenha uma continuação, pois o final deixa um mistério no ar.

Antes de terminar queria parabenizar quem pensou/criou/montou essa capa, é bem bonita. =D
Camis 05/03/2013minha estante
Mylla, adoro suas resenha, sempre verdadeiras!
acho q vou passar esse. Já ouvi flarem taaanto dessa autora q sóporDeus ;x
beijos

Mila F. @delivroemlivro_ 08/11/2012

Encantador, Apaixonante...
Este é o primeiro livro publicado da paulista Mirella Ferraz e apresente o leitor não apenas o universo mágico das Sereias, como também a fascinação que Mirella sente por tais seres sobrenaturais.

A narrativa é em primeira pessoa e o leitor é apresentado a fatos que ocorreram muito antes do narrador conhecer a personagem principal: Coral. Um dos pontos que me deixou curiosa foi em relação ao narrador, no principio não sabemos que ele é. Só depois de algum tempo que Mirella desvenda esse mistério [para mim essa sacada foi fantástica].

Assim sendo ficamos sabendo que Tom e Marina não conseguiam ter filhos e após uma viagem e um encontro inusitado com uma mulher misteriosa, Marina engravida. Uma gravidez mágica e cheia de sonhos com contornos de pesadelos, mistérios, medos e dúvidas.

Coral nasce, cresce e se torna uma garota especialmente linda e singular, tem fascinação pela água e o imenso e transbordante sonho de conhecer o mar. Misteriosos eventos acompanham o crescimento de Coral e o medo se apossa de Marina que reconhece que a filha é diferente.

À medida que Coral cresce se percebe que se sente deslocada no mundo, como se lhe faltasse algo. E isso não é tudo, na ânsia de não perder a filha Marina a afasta de tudo o que tenha relação com mar e água. O tempo passa e Coral conhece Marcelo, os dois se apaixonam. Entretanto a neurose de Marina é tamanha que supõe que Marcelo esteja tentando lhe tomar a filha, tem o inicio de um namoro proibido, o que deixa, nós, leitores, suspirando e torcendo loucamente para que dê tudo certo entre eles.

De fato o tempo de Coral na terra está terminando e ela terá que voltar para o mar, mas será que conseguirá? Será que ela é realmente uma Sereia como ela se imagina? O que acontecerá depois? Bem, essas são cenas do próximo capítulo, ops... da sua leitura. Há muitos pormenores e descobertas sobre o mundo mágico das Sereias e curiosidades sobre esses seres completamente lindos e sedutores.

Por ser o primeiro livro que li sobre esse mágico mundo aquático das Sereias posso dizer que fiquei encantada e com muito mais vontade de ler mais livros sobre Sereias, já me sinto extremamente fascinada. Contudo devo admitir que apesar de ter gostado muito desse livro e ele ter um espaço já cativo em meu coração ele por vezes é um pouquinho cansativo, pois não há muitos diálogos e eu sinto que tinha partes em que os diálogos existentes poderiam ter sido explorados mais, mas, sem dúvida, a autora soube desenvolver um mistério sedutor e cativante durante todo o livro e é claro que isso me deixou rendida.

Outro ponto que eu preciso falar é sobre essa capa: é uma maravilha! Uma das mais bonitas que já vi da Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século. Tem um mistério e uma beleza dignos das Sereias.

Livro indicadíssimo, principalmente para os leitores cansados de bruxos, vampiros, fadas. Que tal se deixarem seduzir pelo canto das Sereias? Nada melhor do que navegar por essas águas com um barco totalmente talentoso e nacional: Mirella Ferraz.

Definitivamente, espero que a autora nos agracie com muito mais obras sobre esse reino mágico e que sejam contadas da mesma forma apaixonada como a que ela contou Sereias - O Segredo das Águas. Boas Leituras!

Camila Márcia

Blog Imaginação 25/01/2016

Sereias - O Segredo das Águas
Bom gente, eu sou nova aqui no blog e espero trazer ótimas resenhas para vocês! Agora que estou escrevendo meu primeiro livro, onde o tema é sereias, minha tia – escritora Cacá Adriane - me deu de presente essa obra (e “Quando As Sereias Choram” da mesma autora) como fonte de inspiração, já que a Mirella Ferraz é conhecida por seu ‘sereismo”. O livro de que estou falando é, "Sereias: O segredos das águas".

Quem narra à história é Marcelo, o amor da vida de Coral. Coral é uma garota bonita, inteligente e tem uma paixão estranha e enorme pelo mar, um lugar aonde ela nunca chegou a visitar por causa de sua mãe que sofre de um medo absurdo de perdê-la. Durante a história Coral tenta de qualquer jeito ir até o mar, mesmo com sua mãe a proibindo de realizar seu sonho, ela faz de tudo para conseguir isso, o que inclusive a deixa doente. Marcelo, que sempre acompanha Coral em suas ideias, tenta ajudá-la.

O livro realmente superou minhas expectativas, não pela escritora ser brasileira, mas sim por sua originalidade em um tema onde, as histórias já são um pouco batidas - A menina que ao encontrar o mar vira sereia. Fim - e, além disso, a boa narrativa da escritora, que faz a imaginação trabalhar.

Mirella criou toda uma história em volta de suas poucas possibilidades. Não era direto ao ponto, como os outros livros, tudo foi detalhado – Desde antes do nascimento da personagem principal até os dias “atuais”- Ela mostrou o sentimento, que chego a invejar, o amor pelo desconhecido – Como alguém pode se apaixonar tanto por algo que nunca chegou sequer a ver?

Eu super-recomendo esse livro por ele ter aguçado tanto minha imaginação e ter me prendido tanto. Espero ler outras obras da escritora além de “Quando as sereias choram” que eu já li – e em breve terá resenha aqui no IL.

Dando quatro estrelinhas, isso porque o livro ficou sem um final mesmo (o que é meio chato), e me deixou querendo uma continuação que não vai existir.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2015/09/resenha-sereias-o-segredo-das-aguas_14.html

Nat 26/01/2015

Marina não pode ter filhos. Todos os médicos a quem consultou sempre lhe disseram a mesma coisa, mesmo assim ela sempre teve esperanças de poder um dia ser mãe. Cansado de ver a esposa se submeter a tratamentos sem resultados, marca uma viagem para o nordeste do Brasil. Na praia, em uma bela noite, o casal encontra uma senhora que entrega a Marina uma rosa branca e diz para ela jogar no mar fazendo um pedido. Ela pede para ter um bebê. Um mês depois, descobre que seu desejo foi realizado e ela está grávida. Só que a gravidez não é tranqüila, pois Marina começa a ter pesadelos onde uma sereia diz que, quando a hora chegar, ela irá buscar a criança. A menina nasce e recebe o nome de Coral devido cor de seu cabelo. A possessividade de Marina em relação à filha é grande, ao passo que a menina desde cedo se mostra voluntariosa. Apesar dos pais aceitarem a personalidade única da filha, eles não realizam o grande desejo de Coral de conhecer o mar devido à lembrança constante da sereia na mente de Marina. Coral cresce e a paixão pelo mar e por tudo ligado a ele aumenta, ao ponto de Marcelo, seu namorado, levá-la para conhecer o mar, sem o conhecimento e permissão de sua família. Quando o grande sonho de Coral é realizado, ela também descobre sua verdadeira natureza...

A primeira coisa que me chamou atenção neste livro foi a capa, depois o título e depois saber que foi escrito por uma escritora brasileira que eu não conhecia. Fiquei curiosa, até porque adoro sereias, então fui logo atrás. Consegui o livro em uma troca e demorei um pouco para ler porque, apesar de gostar do tema, não sabia o que iria encontrar. Relutância infundada. Valeu cada momento de leitura, porque a Mirella sabe chamar a atenção desde o início da história. A questão toda gira em torno de se e quando Coral irá descobrir o que ela é e do medo da mãe dela. Além disso, são apresentados também, através de Marcelo, algumas lendas e mitos referentes às sereias que eu nunca tinha ouvido falar (e que já fui pesquisar pra sabe mais), o que mostra o nível de conhecimento da autora sobre o assunto. Um livro envolvente, completamente recomendado

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/01/sereias-mirella-ferraz-rc-2015.html

Guilherme A. 08/11/2012

Sereias: O Segredo das Águas - Mirella Ferraz
Mais uma história maravilhosa sobre sereias mesclada com romance, sobrenatural, aventura... Mirella descreveu as paisagens muito bem, fiquei me imaginando nas belas praias de Fernando de Noronha.

Marina uma mulher que não é muito de mostrar seus sentimentos encontra Tom seu grande amor. Marina que sempre sonhara em ter um filho não consegue pois possui um útero infértil.

Na chegada do dia das mães Tom vê Marina deprimida e resolve fazer uma viagem com a mulher para a linda Bahia. Passeando por uma das praias locais eles encontram uma senhora de aparência exótica que da a Marina uma rosa. Marina tinha que fazer um pedido e jogar a rosa ao mar e claro que ela pediu o que mais queria...

Logo depois, Marina recebe a notícia mais feliz da sua vida de que estava grávida. No período de gravidez Marina tinha alguns sonhos macabros, onde aparecia uma mulher de aparência mística que dissera que sua filha seria tomada dela quando o ciclo de vida na terra fosse cumprido.

Então Coral nasceu, uma linda menina que também aparentava uma aparência exótica que chamava a atenção de todos. Desde criança Coral tinha um fascínio pelo oceano, pelos animais marinhos e pela criatura que ela mais gostava e sonhava em ser... Sereia!

Depois de um tempo Marcelo entra na história e é por ele que o livro todo é narrado... Quando Marcelo soube que se mudaria para Pirassununga ficou triste pois já tinha feito amigos na escola e gostava da sua cidade. Mas ele mal sabia que se encontraria com sua deusa...

Marcelo e Coral começam a se conhecer melhor pois estudavam na mesma sala... Não demorou muito para Marcelo se apaixonar pela linda menina com cabelos de sereias.

"(...) Coral deveria seguir seu destino, ou seja, ela deveria ser abraçada pelas águas do mar (...)" (Pág. 164)

O tampo passa e acontece várias reviravoltas e os mistérios começam a ser desvendados.
Será que Coral vai ser uma sereia ou vai ser uma humana normal? Quer saber mais? Só lendo romance entre sereias da querida Mirella Ferraz.

A capa está belíssima, foi feita pela capista Mariana Ávila que nos fez pensar realmente como sereia uma sereia. Eu vou ficando por aqui e fique ligado que vem uma promoção por ai...

Diana 27/01/2014

Gostei muito do livro, ele prende a atenção. Fiquei encantada com a singularidade que a autora tratou o tema, quando fala da baiana a beira da água, da sereia sem rosto, da maneira que sua Coral chegou até ela. Em algumas passagens fico pensando em Iemanjá.
A partir da capa e dos relatos esperava que focasse mais nas sereias, entretanto acompanhamos a vida da personagem principal enquanto humana.
O romance com MARcelo é apaixonante, e o final deixa com gosto de quero mais...
Algumas passagens são chatas, algumas cenas piegas, e alguns diálogos sem profundidade, então a história perde o ritmo, mas é tanta aventura que você é presa no livro novamente.
Achei que a autora fica muito mais a vontade escrevendo sobre a ligação de Coral com a mar, são as cenas mais belas do livro, na minha opinião.
Em resumo, recomendo, ainda mais pra quem é apaixonado por sereias.

Ingrid Calvo.C 12/09/2013

Lágrimas de sereia
Primeiramente gostaria de pedir não só desculpas, mas sim perdão a minha irmã sereia, Mirella Ferraz.

Gostaria muito de te dizer que:

Depois daquela pesquisa no youtube, descobri não só uma sereia.
Descobri também, uma Pin Up, protetora dos animais, bellydancer, fofa e linda amiga.

Anos se passaram e a gente continua se falando todos os dias...
Eu soltando minhas pérolas, e nós caindo na gargalhada...

No dia 03/09/2013, eu tive uma das tardes mais excitantes da minha vida!
Vi de pertinho e abracei aquela sereia que compartilhou tanto tempo comigo, longas conversas divertidas, virando a noite chorando de rir.

E eu estava chorando agora,porque me senti muito culpada e arrependida de ter feito você ver oque te magoou tanto.

Nunca foi e jamais será minha intenção, fazer você achar que eu desmereci seu trabalho.

Como eu lhe disse, comi o livro em 2 dias, ri e chorei (como sempre), li muito entusiasmada e alegre!

Além disso, me identifiquei tanto com a Coral, que até me assustei um pouco!

Novamente, peço milhares de perdões (em forma de gotinhas do mar).
Você é especial, e sabe disso, é especial pra mim e para o nosso mundo das águas.

Não se preocupe com as besteiras que costumo fazer, eu não percebo e nem penso nas consequências.
E não é só com você...

Saiba, que eu sempre te apoiei, fico tão boba e feliz em saber que tenho uma amiga sereia, que me entende e vê as coisas como eu!

Adoro abrir a boca e dizer que você é minha amiga, que você tem uma cauda, um cabelão maravilhoso e um livro lindo!

Com lágrimas de sereia, eu te agradeço por esta obra, que abriu meu coração, e com certeza fez muita gente ver o que se passa em nossos corações.

Glaucia 30/07/2013

Sereias - O Segredo das Águas - Mirella Ferraz
Marina e Tom sempre sonharam em ser pais, mas ela nunca conseguiu engravidar. Então numa viagem que fizeram á Bahia, após conhecerem uma misteriosa mulher numa praia, próximo à um farol, Marina ganha uma rosa branca e o direito á um pedido. É claro que ela não pensou duas vezes e ao jogar a flor no mar, pediu com absoluta fé, de que seu desejo de ser mãe fosse atendido...

O livro é narrado por Marcelo, com base no relato do casal, de tudo o que aconteceu, desde o momento que Tom e Marina encontraram a mulher misteriosa na praia aos pesadelos sem fim durante a gravidez conturbada, o nascimento e o desenvolvimento de Coral, de pequena até seus 18 anos.

Confesso que estava muito ansiosa com a leitura do livro, ainda mais, pelo mesmo ter tido um trabalho incrível na capa! Mas, estranhei um pouco a forma como o mesmo fora narrado, pois ainda não havia lido livros, que fossem escritos dessa forma.

Coral, desde seu nascimento até sua vida adulta, sempre teve uma estranha fascinação pelo mar. E o que sua mãe sempre temera em seus confusos pesadelos, estava prestes a acontecer na vida real. Foi somente após a chegada de um completo estranho na cidade que moravam, que a alertou e a fez contar tudo para o marido, que num primeiro momento, achou que a esposa estava fora de si, mas aos poucos ele foi juntando o quebra cabeça.

É claro que o pedido que fora concedido a esposa de engravidar, tinha um preço. Coral com sua fascinação por tudo relacionado ao mar e as sereias, mesmo nunca tendo visitado uma praia, deixava sua mãe cada vez mais angustiada. Pois ela sabia, que a mulher que havia proporcionado a ela a chance de engravidar, um dia iria proclamar Coral para si, ou melhor, para o mar. E mesmo tendo lutado cegamente, para que isso nunca acontecesse, viu seus planos serem desmanchados, quando o amigo - namorado - confidente de Coral - Marcelo - levou -a para onde a mesma sempre quis estar. Mesmo ele sabendo, que ao realizar o desejo da garota que amava, estaria perdendo-a também.

O livro nos traz uma história, baseada no mito das sereias. Com direito á muita fantasia, drama e romance. Porém, eu esperava um enredo totalmente diferente. Não vou dizer, que não recomendo o mesmo, mas tenha em mente que ele é uma história narrada, como se fosse um "conto de pescador", como se fosse o relato de uma pessoa num diário, sobre algo que vivenciou, sabe? É dificil explicar... só lendo mesmo, para você tirar suas conclusões.

site: Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Vanessa Vieira 18/12/2012

Sereias_Mirella Ferraz
O livro Sereias, de Mirella Ferraz, nos conta a história de Coral, uma jovem de aparência estonteante e exótica, que foi concebida de forma misteriosa. Sua mãe, Marina, tinha inúmeras dificuldades para gerar uma criança, mas durante um passeio por Itapuã (BA), na companhia de seu marido, Tom, acontece um verdadeiro milagre e ela acaba ficando grávida. A criança nasce prematura, com apenas 7 meses de gestação, porém muito saudável. Coral se torna uma adolescente vistosa e de nobre coração, e extremamente apaixonada pelo mar e seus encantos, sentimento este que deixa Marina nervosa e inquieta.

Os anos passam e o fascínio de Coral pela água não cessa; muito pelo contrário, aumenta gradativamente, contrariando as expectativas de Marina, que está cada vez mais irritada e intransigível com o comportamento da filha. A jovem descobre o amor ao lado de Marcelo, que outrora foi um de seus melhores amigos, e a apoia com muito carinho e afeto, mesmo sendo menosprezado pela mãe da garota. Mas será que seu apoio será incondicional quando desvendar os verdadeiros segredos que tecem a vida de sua amada? Será o amor mais forte e intransponível do que tudo?

Sereias é o romance de estreia de Mirella Ferraz e nos traz uma história empolgante sobre sereias e todos os mitos que envolvem o seu nome, de forma esclarecedora e concisa. O livro se divide em duas partes, ambas narradas por Marcelo: na primeira, a narrativa é feita em terceira pessoa, contando as dificuldades de Marina e Tom para terem uma criança e o momento em que eles vibram com a gravidez de Coral; na segunda parte, ele é narrado em primeira pessoa e acompanhamos a adolescência de Coral.

Coral é uma personagem encantadora, e que me conquistou por ser uma garota de um coração tão grandioso. Ela ama e faz o que pode, na medida do possível, para proteger os animais, se tornando até mesmo vegetariana, com apenas 8 anos de idade. Sua aparência física chama a atenção por onde passa, e mesmo assim ela não se enobrece por conta disso, sendo uma menina amável, prestativa e amiga. O seu romance com Marcelo é puro e doce, narrado de forma bastante delicada e suave.

"Coral, você me mostrou toda a pureza e sinceridade que eu poderia encontrar em uma pessoa. Está certo que com uma pitada de braveza também. Desse jeito, daqui a pouco não teremos mais amigos; seremos somente eu e você. Mesmo assim continuarei ao seu lado (rezando para que ninguém me mate). Obrigado por existir e fazer meus dias mais felizes.
Aquele que tem cheiro de sal e vive com a cabeça nas nuvens...Marcelo".

Algo que me incomodou um pouco durante a leitura foi a falta de diálogo entre as personagens. O livro foi muito bem narrado, com riqueza de detalhes, mas a ausência de conversação entre os protagonistas, principalmente no início da trama, fez com que algumas partes soassem um pouco mecânicas. No mais, gostei muito do livro, que trouxe uma temática bem interessante, envolvendo, inclusive, a mitologia das sereias, de uma forma bastante abrangente. A diagramação do livro é simples e não contém erros de revisão, e a capa, é extremamente linda, com uma sereia belíssima emergindo das águas, e nos deixando ávidos pela leitura. Gostei muito de Sereias e de conhecer um pouco mais sobre este universo repleto de fantasia e lenda, e é claro que recomendo.

Lina DC 05/04/2013

Fica claro desde a primeira linha escrita pela autora, o amor que ela nutre pelas sereias, seres míticos sedutores e irresistíveis. Além disso, os cenários escolhidos para o desenvolvimento da trama e algumas semelhanças com a autora, não são simples coincidência. E é nesse clima de inevitável sedução que a Mirella Ferraz envolve os leitores, através da misteriosa Coral. E se tudo o que você mais desejasse fosse ter um filho, e isso não fosse possível? Um evento misterioso ocorre com Marina e Tom e eles se tornam pais, e terão suas vidas alteradas para sempre por Coral.
Desde o início do livro, temos a visão dos fatos do ponto de vista de Marcelo. Marcelo tem o primeiro contato com Coral em sua adolescência e irá se apaixonar por ela desde o primeiro instante. Na narração é possível sentir a pureza desses sentimentos, o primeiro amor, a paixão, a alegria e a tristeza que compartilham e também as descobertas que ambos irão realizar ao perceber que Coral é especial.
O livro traz as histórias sobre sereias de diversas partes do mundo: lendas, paixões e desastres que envolvem esse ser mítico. Com uma escrita leve, divertida e apaixonante, é difícil não se encantar pelos personagens, sofrer com eles e aguardar ansiosamente pelas decisões que Coral e Marcelo terão que tomar.
Um único detalhe deixou a trama a desejar na minha opinião: eu gostaria que o livro fosse mais interativo, com mais diálogos e menos reflexões.
Quanto a revisão, diagramação e layout a obra não deixou a desejar. Sim, eu encontrei um ou outro errinho de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é linda, totalmente fluida e tem um ar sereno. Achei que combinou com a trama.

Literatura 13/03/2013

Fiquem em silêncio e apurem os ouvidos
Uma história atraente, não pela trama em si. Na verdade, a autora apresenta uma característica rara dentre os escritores de todo o mundo.

A criação é de Mirella Ferraz, uma escritora em crescimento e evolução, e o interessante é que qualquer leitor será capaz de perceber o quanto essa autora ama a sua obra. Ela realmente se envolve com o que escreve e se apaixona, contagia a quem lê com seu amor pela sua criação.

O enredo não é tão complexo. Trata-se de uma história já muito trabalhada. A questão das sereias, criaturas já famosas. O que Mirella faz é dar novas características ao mito, mais ou menos como Stephenie Meyer faz com os vampiros.

A personagem principal é a menina Coral (sim, nome meio óbvio para o caso). Foi concebida em uma gravidez misteriosa; sua ligação com o mar é bem forte e aflora desde pequena. A mãe dela, Marina, é a que mais sabe sobre os mistérios que cercam Coral, mas por medo de perder a filha, acaba fazendo vista grossa e, à medida que o livro avança, vai se tornando paranoica, cruel e histérica. O pai, Tom, é submisso e faz tudo o que a esposa quer, seguindo seus ataques e sua loucura.

A história é contada por Marcelo, um gaúcho que se apaixona por Coral, uma paixão avassaladora que muda a vida dele para sempre. Ele é louco por ela e faz tudo o que a moça deseja, estando disposto a qualquer coisa para que Coral realize seu sonho de conhecer o mar, para o desespero de Marina, que quer manter a filha longe de seu destino. Mas quando o mar chama seus filhos, não há como recusar.

Veja resenha completa no site:

Leandro | @obibliofilo_ 14/01/2013

Esse livro foi uma surpresa adorável. Sempre gostei de filmes que envolvem sereias. Até então não havia lido nenhum livro sobre o tema e quando eu virei a última página desse livro, me senti satisfeito e curti bastante a leitura. Enfim, preciso urgentemente ler mais livros sobre sereias!

[SINOPSE] “E então aconteceu... a mágica chegou... e não existiam pernas e pés ali, mas sim um manto de escamas com mil tons de anil, verde e dourado. Uma cauda de peixe... uma cauda de sereia!” Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia. E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares... “Fiquem então em silêncio e apurem seus ouvidos, porque podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...”.

Marina sempre quis ter um filho. Porém, os médicos sempre diziam que ela nunca teria chances de conceber um filho. Inesperadamente em uma viagem, Marina vê uma mulher estranha e essa tal mulher concede a Marina um desejo. Obviamente, ela pede para que consiga engravidar. Naquela mesma noite, ela e seu marido Tom, vivem um amor intenso e esperadamente, ela engravida.

Porém, tudo tem seu preço. Com o nascimento de Coral, grandes acontecimentos mudam a vida de toda a família, principalmente a de Coral, que se sente diferente em muitos aspectos. Sua proximidade com o mar é impressionante. Com a ajuda de seu namorado Marcelo, Coral irá descobrir muito mais de si mesma e também irá revelar os segredos do seu lar; os segredos do mar.

"— Aquela imagem era tudo o que eu mais sonhava ser, era tudo o que eu buscava desde um tempo que nem sei dizer. A fusão entre dois mundos que eu amava, a terra e água, me arrebatou de imediato e eu me vi representada ali. Como se há muito tempo eu estivesse presa numa caverna escura, como no mito de Platão, e somente agora me era apresentada a luz."
Pág.: 54

Eu confesso que me surpreendi com a história em alguns momentos. Eu esperava uma história leve sobre sereias, mas a autora soube ir um pouco mais além e desenvolveu outros elementos bem interessantes na história.

Pude perceber a paixão da autora pelo ser mitológico. É incrível a maneira como ela despeja sua admiração nas palavras. O livro poderia ser apenas uma leitura normal, sem muitas pretensões, mas a forma como a autora conduz a narrativa em muitos momentos, chega a ser mágico.

Quem narra a história é Marcelo, namorado de Coral. Em alguns momentos, eu achei bonita a maneira como ele demonstrava seus sentimentos por ela, de uma forma natural e até pura.

Um detalhe que eu senti falta em alguns momentos foram os diálogos. Em alguns momentos, caso a autora tivesse inserido, a leitura teria ficado mais dinâmica e até mais interessante.

Contudo, é um bom livro. Proporcionou-me uma leitura gostosa, leve e interessante. Eu gosto muito de sereias e acredito que isso tenha contribuído para o desenvolvimento da leitura. Caso tenha curiosidade e goste do tema, é provável que vá gostar da história. Portanto, não hesite e leia.

Recomendo!

P.S.: A capa é belíssima quando vista pessoalmente! Peguei-me "babando" em vários momentos. (risos)

The Serial Reader 15/11/2012

"A doçura e a dureza; a leveza e a inflexibilidade. Á agua e o fogo."
Coral nasce, após os médicos dizerem à sua mãe que é praticamente impossível engravidar, com uma personalidade forte e marcante, e também uma paixão inexplicável pelo mar e por tudo relacionado à água. Seu maior sonho é conhecer o mar, porém sua mãe objeta a ideia de tal maneira que nem Coral, nem o marido Tom conseguem entender o motivo. A ligação da menina com o mar e com as águas é cada vez mais forte, e por mais que Marina, a mãe de Coral, tente lutar contra isso, nada diminui a força dessa ligação.

"Quando estiverem em uma praia, próximos à um farol, numa noite de lua cheia, certifiquem-se primeiro se a água não está estranhamente quente. Então fiquem em silêncio e apurem seus ouvidos, pois podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia..."

O livro me conquistou nas duas primeiras páginas. Eu já tinha muita vontade de ler o livro, porque amo sereias (sempre quis ser a Ariel, mas sem me transformar em humana), e a capa do livro é linda. E quando entrei em contato com a Mirella, ela me disponibilizou um exemplar (que veio em um kit lindo que você pode conferir aqui.) e comecei a ler assim que recebi o livro, e terminei em menos de 12 horas, literalmente devorei o livro e não consegui dormir até terminar. A escrita da Mirella é tão poética, tem um toque "Vinicius de Moraes", uma poesia em prosa. As palavras são colocadas de uma maneira que conquistam e cativam o leitor facilmente. Foi o que mais gostei no livro.

"Coral sempre foi essa ambiguidade. A doçura e a dureza; a leveza e a inflexibilidade. Á agua e o fogo."

É engraçado ler um livro e conhecer os lugares onde a história se passa. Quantas vezes já fui brincar na ponte onde Coral e Marcelo passam horas conversando, ou andei pela escola onde Marcelo se apaixonou por Coral à primeira vista e passei pelo bairro onde ela morava! (Para quem não sabe, Mirella, Coral e eu moramos na mesma cidade) É facilmente perceptível a paixão de Mirella por Sereias, e eu admiro o fato de ela conseguir passar tanto essa paixão no livro de uma maneira tão bonita. A história entre Marcelo e Coral é linda, e explora bem sobre até onde alguém iria por amor e os limites entre a sua felicidade e a felicidade de quem se ama. Adorei a história e estou torcendo muiiiiito para que a Mirella decida escrever um segundo livro!

"Não dizem que a paixão é exatamente isso? Um marujo que, cansado da vida e da mesmice, se atira ao mar, tentando, talvez com as espumas marinhas com que tanto se identifica, descrever a magia que lhe falta enxergar. Às vezes é preciso mergulhar..."

4.5/5

Love always,