O Horrível Terça-Feira

O Horrível Terça-Feira Garth Nix

Resenhas - O Horrível Terça-feira

Carolina1869 14/06/2023

O segundo (horrível) morador da Casa
Depois de derrotar o Sr. Segunda-Feira, Arthur retorna ao seu mundo achando que terá um momento de paz na sua vida, mas o tempo na Casa é diferente do plano do menino, onde em horas, se passaram 6 meses caóticos na Casa, principalmente sob às ordens do Testamento e os amigos que Arthur deixou para trás.
O ser supremo Terça-Feira encontra uma brecha na Lei Original, e invade o mundo do Herdeiro Arthur com crises econômicas, ambientais e afetando diretamente sua família.
Obrigado, Arthur retorna à casa em uma tentativa de reestabelecer a ordem do seu mundo original e convencido pelo Testamento à continuar encontrando o restante dele e as chaves de cada habitante supremo, isso significa mais tempo na casa, mais poderes que ele tem de usar, menos humano se tornando e mais habitante da Casa virando.
Nesse volume Arthur se encontra no principal dilema da história que o faz relutar quase sempre em retornar à casa e/ou derrotar os próximos dias: sua permanência constante na casa e o uso dos poderes pode o fazer virar um Habitante, sem nunca mais poder retornar ao seu plano.

Jeny 15/09/2022

Muito bom.
O primeiro segue ate o momento sendo meu favorito ,apesar de ter gostado muito desse , to adorando ler essa serie. Arthur coitado não tem paz ,ainda bem porque assim posso ler mais sobre esse mundo tão vasto que o autor criou, e assim passar mais tempo na companhia de suzy azul turquesa. Adoro esse nome.

Isis Maat 16/03/2021

A série continua ótima, tem ação, além de ser criativa, características que até o momento, mantém o interesse.

Carol 21/02/2021

Um livro muito bom
Esse é um livro gostoso de se ler, quando você vê já se foram 40 ou 50 páginas e o tempo correu.
É um livro que instiga a imaginação e que me que seja uma continuação, existe uma infinidade de ideias completamente novas. A cada nova página um pouco mais desse novo universo é revelado.

Uma Sonserina em Narnia 14/11/2020

Podia ser 5 estrelas
A historia é bem desenvolvida e fantástica, tinha tudo para ser um sucesso. É uma pena que a tradução da primeira edição para a segunda mudou, o texto ficou frouxo e mal construído, com erros gramaticais inclusive. É triste ver a historia ser tratada assim, principalmente tendo começada com a primeira edição com o trabalho perfeito e depois decai?!

MaislaSilva 01/07/2020

a leitura é boa, aparece vários personagens novos, mas a leitura é um pouco cansativa pq Artur é muito burro, a história é boa, mas espero que o quarta feira seja melhor.

Alessandra.Goncalv 19/04/2020

Cada dia mais desafio
Simplesmente leia, a história fala por si só, torço pelo protagonista

Will 13/02/2020

2° Dia, 2ª Chave
Como o tempo na Casa é o tempo real, aparentemente Penhaligon vai ter que encarar todos os Dias em uma única semana, o que, por incrível que pareça, vao ser duro.
Considerando tudo pelo que passou nesse livro, acho que ele pode estar um pouco enrascado para enfrentar a Duquesa Quarta-Feira.
Mais uma vez Garth Nix me conquistou com uma saga. E olha que eu só terminei dois volumes.

Francienio 21/10/2017

Continua interessante
Desta vez Arthur enfrenta o Horrível Terça-feira pelo controle das Terras Distantes da Casa e a posse da segunda chave que são luvas de criação. Na companhia de sua amiga Suzi Azul Turquesa eles buscarão sozinhos pela segunda parte do testamento que está aprisionada em um dos milhares de reinos espalhados pelo universo que eles não fazem ideia de onde é. Tudo muito fácil. Achei que alguns elementos foram um tanto ignorados neste livro pois não deixa claro qual o pecado de Terça-feira, a princípio achei que fosse a Ira mas depois de melhor analisar descobri que era Avareza, já que tudo que ele estava fazendo era por dinheiro.
Alvorada, Meio-Dia e Crepúsculo de Terça-feira mal aparecem ou são mencionados na estória.
A estória é interessante e termina de um jeito sem graça, a luta final entre Arthur e Terça-feira é simples perto de um perigo ainda maior que se aproxima: a total destruição da casa e de todo o universo por uma onda de Nada que a tudo devora.

Alanzim 05/06/2015

Muito bom!
A sequência das chaves do reino realmente ficou ótima! Mais uma vez fiquei encantado com o antagonista.

Gui 20/05/2015

Sinceramente, gostei mais desse que o primeiro (e eu amei "Senhor Segunda-Feira). O começo foi muito mais compreensível, provavelmente pela base já feita pelo primeiro livro, e o prólogo realmente deu a explicação necessária para entender o que os Grotescos estavam fazendo no mundo de Arthur, diferente de "Sr. Segunda-Feira", que chegou a confundir mais ainda alguns leitores. O final continua sendo desses que da a necessidade de pegar o próximo e começar a ler imediatamente. Vou continuar recomendando a série, que só vem me agradando mais e mais, para os meus amigos!~

@capituloseguinte 11/08/2014

Surpreendente
Me surpreendi.

O Horrível Terça-Feira começa em uma terça-feira em que Artur Penhaligon é levado a Casa novamente, pois o Sr. Segunda-Feira possuía muitas dívidas com O Horrível Terça-Feira e este resolve cobrá-las não só de Artur, mas de seu mundo (um dos Reinos Secundários da Casa, a Terra). Sendo que Artur pode pagar tais dívidas entregando a Chave que um dia pertenceu ao Sr. Segunda-Feira.

Não esperava muito da sequência de Sr. Segunda Feira, já que aquele teve uma leitura um tanto quanto arrastada e quando minha irmã leu O Horrível Terça-Feira ela demorou um tanto mais, me dizendo que as palavras mágicas eram um pouco mais difíceis no que no primeiro livro da série, mas na verdade não são, nem um pouco. Ainda tem sim aquelas descrições inúteis que não servirão de coisa alguma para o desenrolar da história, mas, ainda assim, foi de superar as minhas expectativas.

Os capítulos são sempre ligados uns aos outros, o que te faz querer continuá-lo, saber o que está acontecendo dentro da Casa. Creio que pelas explicações sobre a Casa não se tornarem mais necessárias, ele já deixa de ser aquela coisa maçante do primeiro livro. Os personagens também se tornaram mais densos e mais próximos do leitor.

E dessa vez, fiquei extremamente curiosa, ainda que receosa, pelo próximo livro. Não é o “vou dar uma chance”, agora sim está voltado para o lado de quero muito ler a sequência.

site: elosnamente.tumblr.com

AndyinhA 09/10/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Artur achou que ia ser mole, bastava deixar tudo nas mãos de uma das partes do testamento (Will) e seus ajudantes e simplesmente voltar aos seu mundo e seguir feliz e contente na sua vidinha.

Claro que os dias seguintes não ficaram felizes e Terça_feira se valendo de brechas no contrato da Casa quer o dinheiro que o antigo Segunda-Feira (agora é o cargo do Artur) devia. Agora ele precisa pagar, mas quando os capangas de Terça-feira vem ao nosso mundo e pegam as economias da família de Artur, as coisas mudam de figura.

Neste livro, conhecemos mais uma parte da Casa – o fosso – onde se extrai o Nada e o que o Nada pode causar aos Habitantes e à Artur, já que ele é um mortal. E também sobre o mundo complexo que a Arquiteta criou.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/pv4cbP

Bruno Leandro 14/07/2011

E começa a piorar...
Terça-feira chegou e a situação de Artur não está nada melhor. Ele agora se vê obrigado a voltar para a Casa, mesmo tendo acabado de chegar a seu mundo. Terça-feira ameaça a família e amigos de Artur e ele precisa retornar e resolver os problemas, como é esperado do herdeiro. Infelizmente a segunda chave não será tão fácil de conseguir quanto a primeira e Artur terá que visitar os lugares mais improváveis para conseguir seu objetivo.
Artur está de volta e um pouco melhor da asma, mas ele se vê obrigado a lutar cedo demais e não está preparado. Mas tudo bem, afinal ele é o protagonista da história... Pena que não seja tão fácil e Garth Nix deixa claro que seus protagonistas são obrigados a suarem a camisa se quiserem ser dignos do título. Por sorte, Artur acaba conseguindo amigos e aliados poderosos, que o ajudarão novamente nessa empreitada...

Pam Gonçalves 16/03/2011

Artur só teve tempo de passar algumas horas fora da Casa, e sua presença já é necessária novamente. O tempo dentro da Casa passa muito mais rápido, ou seja, muitas coisas aconteceram, e o Horrível Terça-Feira percebe a ameaça que Artur pode se tornar para sua chave. Então elabora um plano para que ele entregue o primeiro dia e sua chave, antes que ele queira tomar a sua. Para isso ele ameaça a família de Artur, e todos os que habitam os Reinos Secundários. O garoto terá que voltar para a Casa e deter o Horrível Terça-Feira antes que algo pior aconteça.

A criatividade de Garth Nix continua a mil, e sua habilitada para criar diversos trocadilhos com nomes de pessoas, lugares e objetos é uma coisa incrível. Mas são esses trocadilhos que causam certa confusão para quem lê o primeiro livro. Ao ler o segundo eu me acostumei com isso, já estando habituada e ambientada com a leitura do primeiro, o segundo foi mais fácil.

O que senti falta em O Horrível Terça-Feira foi história! Hahaha O livro é tão rapidinho, e em alguns momentos senti que o autor enrolou um pouco, ao invés de criar história sem encher linguiça. Ele já é bem menor em número de páginas que o primeiro livro, e ainda assim, tornou-se menor por faltar um pouco mais de aventura ou uma história concreta como no primeiro livro. Talvez eu tenha sentido isso porque em Sr. Segunda-Feira era preciso entender mais como a Casa funcionava, e no segundo livro essa parte já estava conhecida do leitor. Mas ainda assim o autor poderia ter usado algum artificio melhor para essa diferença não se tornar tão evidente.

A narrativa é ótima e flui muito bem – levando em consideração a confusão que pode haver pelos trocadilhos. Li o livro muito rápido justamente por estar mais familiarizada com a história.

Eu recomendo muito a série As Chaves do Reino para quem gosta de livros de aventuras e mundos desconhecidos que necessitam ser explorados.