Despertar

Despertar Amanda Hocking

Resenhas - Despertar

guicepeda 05/09/2012

Despertar (Série Watersong #1), de Amanda Hocking
Terminei de ler Despertar (Série Watersong #1), de Amanda Hocking. No começo o estilo de escrita da autora me deixou confuso e incomodado por usar palavrar repetitivas e afins, mas o livro é bom. Não é sobre sereias como muitos vem falando, e envolve um pouco de mitologia. Recomendo! Em breve resenha completa no Burn Book.

Confira a sinopse do livro:

Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.

Samira Chasez 26/08/2012

Despertar - Série Watersong
Quando você olha a capa do livro e já presume que se trata de uma história de Sereias, mas não é apenas uma história a mais e sim um livro cheio de um enredo que mistura mitologia com a realidade. E eu acho que até agora sobre sereias eu só tinha lido quando era pequena a história da pequena sereia a muito tempo atrás.
O livro Despertar o primeiro da série Watersong nele Gemma a personagem principal é uma menina de 16anos que tem uma paixão pelo mar, mora numa cidadezinha pequena, onde estranhos desaparecimentos estão acontecendo. E no meio disso, ela se descobre apaixonada pelo melhor amigo da sua irmã e começa a se envolver com ele.
Adorei e me identifiquei a irmã dele, pois, a Harper trabalha em uma biblioteca (o que eu também trabalho), e um pouco reclusa e uma viciada em ler (isso eu também sou). Mas, eu acho fofo no livro o envolvimento entre a Harper e o Daniel, mesmo sem tocar nenhum beijo em todo o livro (inacreditável, como ela pode resistir ao gato do Daniel) foi o casal que protagonizou as cenas mais românticas do livro mesmo não sendo o casal protagonista da história e só espero que no segundo livro a autor nos brinde com um beijo entre esse casal.
Como eu falei anteriormente mesmo tendo beijos e amassos, achei muito sem graça o casal Gemma e Alex. Além disso, achei a personagem meio birrenta que não respeita as regras impostas pelo pai e pela a irmã e também sem sentimentos, pois, mesmo vendo o sofrimento que está causando na Harper e no seu namorado não quer se abrir para contar para eles o que está acontecendo com ela.
O livro vai mudar completamente a imagem que você tem de uma sereia, pois, a maioria assim como deve achar antes de ler esse livro que impossível que uma sereia seja uma coisa do mal, mas nesse livro nada é o que parece ser o que é.
Outra personagem que se destaca no livro é a Marcy, colega e chefe da Harper. No livro a autora pinta ela como uma pessoa que gosta mais de estar entre os livros do que com as pessoas, mas eu achei muito engraçado os diálogos dela.
No livro elas não se denominam sereias e sim sirenas conforme se explica no livro, sobre a origem que vem da mitologia e fui pesquisar na internet, porque nunca tinha ouvido falado nesse termo. E acabei descobrindo que a autora tirou fragmentos do livro da mitologia, e eu como adoro mitologia passei a gostar ainda mais desse livro.
Não vou contar o fim, pois, ia ser sem graça para quem ainda não leu. Mas, tenho que dizer que assim que terminei eu queria ter em mãos o segundo livro da série para saber o que vai acontecer, pois, o Despertar termina e deixa algumas repercussões para o segundo livro que se chama Lullaby (Canção de ninar) previsto para novembro deste ano. E a série Watersong terá ao todo quatro livros que se são: Wake (Despertar), Lullaby, Tidal e Elegy.
Jeu 14/10/2012minha estante
Adorei o livro! Diferente de tudo que já tinha lido, e trouxe a tona a mitologia grega que eu gosto muito! Sei que outros livros misturam mitologia com a realidade atual, mas nada igual a Despertar! O início pode ser meio entediante, mas depois você fica viciado com a história de Gemma. E aaaah um dos pontos que me cativou no livro foi o fato do "mocinho" ser um nerd! Rsrsrs =)

Sthéphanny Alves 30/03/2023

Não se preocupe, pobre viajante, pois a minha voz é o caminho.
Eu comecei este livro só para passar o tempo, na verdade. 0 expectativas e menos ainda de curiosidade.

Mas, a medida que a história foi se desenrolando, me vi inteiramente cativada e obcecada. É uma história muito original, para mim que amo o mar e amo as sereias, foi uma visão diferente e maravilhosa.

Os personagens são maravilhosos, a narrativa e fluída e faz sentido e a história se desenvolve naturalmente. É maravilhosa em todos os sentidos.

Vou começar o outro mais que depressa!

Mirella | @readingmirella 04/02/2019

Resenha: Despertar;
- #resenhaaquariusbooks;

Em Despertar acompanhamos a história de Gemma e Harper duas irmãs que moram em uma pacata cidadezinha litorânea que costuma receber muitos turistas, entre eles está um trio de meninas Penn, Lexi e Thea, que estou causando uma sensação estranha nos moradores, e com uma onda de assassinatos acontecendo, Harper fica preocupada quando Penn começa a demonstrar interesse em sua irmã.

"O que estou tentando dizer é que você não pode viver a vida de uma pessoa por ela. As pessoas têm de fazer suas próprias escolhas e, às vezes, tudo que podemos fazer é aprender a conviver com elas."

Bom...err..Eu nem tenho muito o que dizer sobre esse livro, procurei ele para ler, porque estava procurando uma leitura levinha para intercalar com um outro livro que estava lendo e ele me deu exatamente essa sensação: de ser um livro para intercalar com outro; ele não me causou nenhum impacto.

Ele é bem escrito, não posso negar isso, sabe? Mas ele é tão lugar comum que fiquei meio desgostosa. A sensação de que ele simplesmente não andava também me assolou de mais durante a leitura, cheguei até a fazer a seguinte anotação: "livro é meio parado ? tipo chegou na metade e não ocorreu nada".

Outra ponto que me deixou frustrada foi a escolha de pontos de vistas da autora, o livro é narrado pelas duas irmãs: uma extremamente INSUPORTÁVEL e a outra se tornou uma personagem tão rasa, mas tão rasa, que chegou uma hora que eu preferia ler o ponto de vista da chatinha. Acharia bem mais interessante que a autora focassem em uma delas e construísse melhor a personagem.

O trio de meninas também foi tão tanto faz, elas tinham possibilidade de salvar o livro como ?as vilãs mais simpáticas que as mocinhas?, mas nem isso tem. O romance totalmente blerh também que não fez diferença NENHUMA na trama. Enfim, apesar de parecer que eu ODIEI o livro, eu não acho ele de todo ruim, como disse no começo, achei ele bem escrito, mas não é nada novo e tem algumas coisas que me incomodaram durante a leitura. Se você por exemplo estiver migrando de algum outro gênero para fantasia e não tiver uma certa bagagem, talvez consiga curtir mais ele.

Sávio 20/06/2014

Um despertar para um novo mundo...
Gema é uma garota de 15 anos, ela mora com a irmã e o pai numa cidade pequena.
Como toda garota da sua idade tem uma paixão, mas sua vida vai mudar radicalmente com a chegada de três garotas na cidade.
Gema, de alguma forma se sente atraída pelas garotas, e tem mais, elas são misteriosas e tem um grande segredo.
Muito bom o livro, te prende de mais.
Adorei e recomendo.

Giane 22/01/2015

Despertar
Esse foi um dos livros que comprei na Feira do Livro de Porto Alegre. Sua capa e sinopse me remeteu a histórias de sereias. Quando o peguei achei que iria gostar da leitura e não estava errada!
Gemma é uma menina que está no auge de seus 16 aninhos. Ela está na equipe de natação do colégio e treinando para ir as Olimpíadas. Sua irmã vai ir para a faculdade no final do verão e seu pai está trabalhando duro em um estaleiro para dar uma vida melhor as duas.

"Mas elas a tinham cercado e sua irmã parecia assustada. Eu não confio nelas e não queria que ficassem perto de Gemma." P. 54;

Como é inicio de verão e a cidade está lotada de turistas. Só que três meninas em especial chamam a atenção de todo mundo por onde passam. Elas são Thea, Lexi e Penn. Antes elas eram quatro, mas este verão estão somente elas. Nos mergulhos noturnos na baía que Gemma dá, ela sempre vê as meninas em volta da fogueira fazendo uma dança sensual. Isso lhe causa arrepios.

"Ela olhou através do olho mágico da porta e esquadrinhou a rua ao redor, mas não viu nada. Levou cerca de quinze minutos para que ela sossegasse, e ainda assim não conseguia se convencer de que não estavam sendo observadas." P. 34;

Quando Gemm começa a namorar com Alex, melhor amigo de sua irmã, as três meninas começam um cerco sobre ela. Querem que se junte ao seu grupo. Primeiramente o pedido é negado, mas em uma noite, como por mágica, Gemma acaba se juntando a elas em volta da fogueira.

"Harper percebeu que os dentes da garota eram excepcionalmente afiados." P. 64;

Lá lhe é oferecida uma bebida de gosto forte e muito estranho. A protagonista acorda no outro dia jogada na prais, presa em uma espécie de xale e cheia de escoriações. Mesmo com as indagações da irmã e de seu pai, Gemma não consegue lembrar de tudo que aconteceu na noite passada. Tudo parece um sonho.

"Como você pode fazer isso comigo? Como você pode me transformar nisso sem ao menos me perguntar o que eu queria?" P. 151;

A partir daí, ela começa a agir de modo estranho, mantem segredos, passa a sair com o trio e a mentir para os que mais ama. Mas uma dúvida a atormenta: Poderão as três ter haver com os desaparecimentos e mortes que estão ocorrendo?

"- Não aconteceu nada ainda - contra-argumentou Harper. - Mas três pessoas desapareceram nos últimos dois meses, Gemma. Você precisa tomar cuidado." P. 19.

Quando os corpos são achados no meio da floresta já em estado de decomposição, Gemma decide fugir para proteger a todos. Agora sua unica dúvida é se fugirá sozinha ou acompanhada.
Adorei essa história, e apesar de saber sobre o que se tratava, tive muitas supresas. Na verdade o livro é recheado com muito mistério e surpresas. O final do livro deixa um grande gancho para o próximo livro. Já estou louca para ler!
A diagramação da Planeta está impecávelmente maravilhosa. A capa tem uma espécie de glitter, não é holográfica, mas isso dá uma vida a mais. As páginas são amarelas e as letras pequenas são compensadas pelo ótimo espaçamento. O livro ganhou 5 estrelinhas na página do Skoob. Portanto a leitura está super indicada e que venha os próximos volumes da série. :D

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

samy 24/08/2020

Faz alguns anos desde que li esse livro, mas ele permanece em minha estante. Despertar foi um dos livros que me fez amar ler, eu devo esse mérito. Ele tem um enredo um pouco mais complicado, mas eu gostei bastante da maneira que ele é escrito. Acho que escrever sobre fantasia, ainda mais especificamente sobre Sereias, sem um clássico "debaixo da água" é algo difícil, pelo menos no meu ponto de vista. Não li os restantes ainda, porém tentarei começar.

epifanya 28/06/2021

Li meio que sem espectativa e realmente me surpreendeu, gostei bastante, mas não cheguei a ler os outros livros.

Rafael 28/07/2015

Quando a canção do Oceano chama, é impossível resistir.
Começando pela história, o livro se alterna entre os pontos de vista das irmãs Gemma e Harper. Eu gostei muito de Gemma, porém não consegui ter o mesmo sentimento com Harper. O jeito controlador dela e o medo de se arriscar me irritaram profundamente, por mais que ela faça isso pelo bem de si mesmo ou da família. Os únicos momentos que gostei da personagem foi quando ela estava com Daniel. Os dois funcionam muito bem, principalmente quando Harper cansa de ser chata cortar o aproximamento de Daniel.

Os outros personagens que mais aparecem na história são Alex, Penn, Lexi e Thea. Alex é um personagem "ok" e você simpatiza com ele. Já das três meninas, a que recebe mais destaque é Penn. Ela é bem maldosa e sarcástica, e eu gostei dela. Ela deixou claro durante a história que é uma narcisista e que não se importa com ninguém, não me surpreenderei se ela tentar fazer mal à Gemma nos próximos livros. A autora também soube envolver o leitor na dúvida de Gemma em relação aos sentimentos de Alex e ambas possibilidades são viáveis.

Porém, a história em bem infantilizada se comparar com outros Jovens Adultos. Acho que parte disso foi o fato do livro ter se focado mais em Harper - e vale lembrar que Gemma é a principal -, que não tem nada para acrescentar se não seus mimimis. Apesar de ser o primeiro e a autora poderá focar em Gemma nos próximos (são cinco, no total), acredito que era essencial que ela ganhasse mais participação aqui.

Apesar disso, foi uma leitura rápida e mesmo com um final clichê, me deixou ansioso para o segundo volume, Canção do Mar, além de deixar no ar a dúvida de que um personagem pode ter algo sobrenatural também por ser imune ao canto das sereias. Apesar de estar curioso para o próximo, não é um livro que eu recomendo caso você queira uma leitura de tirar o fôlego. Mas se estiver à procura de uma leitura rápida e sem maiores efeitos, Despertar pode ser uma boa.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Gabyh 14/04/2019

"Ela lhes concedeu a imortalidade, a beleza eterna, e elas poderiam nadar e respirar como um peixe sempre que quisessem."

O primeiro ponto a ser reparado no livro é a capa, com a predominância em azul, e de acordo com a história é fácil perceber que esse azul é para remeter o azul do oceano com glitter na capa, também apresenta a imagem de uma garota com roupa branca submersa na água, a capa ainda traz na parte de cima a imagem de um farol aceso com uma lua ao fundo. A primeira página de cada um dos capítulos é composta de forma a remeter a ideia do oceano, uma vez que as frases são compostas de uma forma que remete ao movimento das ondas quando se quebram na praia.

"— Não aconteceu nada ainda - contra-argumentou Harper. — Mas três pessoas desapareceram nos últimos dois meses, Gemma. Você precisa tomar cuidado."

O livro nos mostra a história de Gemma, uma garota muito bonita e completamente apaixonada por água, na verdade por estar na agua, ela faz parte do time de natação e pretende concorrer nas olimpíadas, contudo quando não está na piscina treinando é fácil encontrá-la no mar nadando em um local mais afastado, onde normalmente não está cheio de turista e não é perigoso como perto dos barcos.

O relacionamento de Gemma com a mãe é restrito aos sábados quando ela e a irmã, Harper, vão visitá-la em uma casa de recuperação depois que ela sofreu um acidente, e as garotas já ficam felizes quando a mãe lembra alguma coisa sobre elas, mas sabem que ela não faz por mal; o pai de Gemma, Brian, trabalha muito em um estaleiro, mas sempre se preocupa com as filhas e procura lhes dá liberdade para fazerem as coisas desde que cumpram o horário acordado entre eles, um pai atencioso que procura sempre fazer o certo por suas filhas; e sua irmã Harper, um pouco mais velha que Gemma, trabalha na biblioteca da família e é mas certinha que a irmã, por vezes exige que a irmã lhe dê satisfações de algumas coisas o que a deixa irritada, e já se acostumou em ouvir o pai a lembrar que não precisa ser tão certinha o tempo todo; ainda temos Alex, nesse caso ele realmente é o garoto da casa ao lado e melhor amigo da irmã de Gemma, mas sempre tratou muito bem a garota e não demora para que isso vire algo mais.

O livro conta uma história que se passa em Capri, e conta a história da chegada de três Sirenas na cidade, antes elas eram quatro e no momento estão em busca de uma nova garota e encontram Gemma, as três procuram se aproximar dela, mas não é tão fácil.

As garotas conseguem fazer com que Gemma saia com elas e a partir desse momento tudo na vida dela muda, o mar começa a chama-la de uma forma que nunca havia acontecido antes, não para Gemma pelo menos. Junto com isso começam a acontecer mortes na cidade de Capri, sendo tudo uma grande surpresa para as pessoas da cidade já que isso não costumava a acontecer.

"Harper percebeu que os dentes da garota eram excepcionalmente afiados."

O início do livro é um pouco cansativo, no momento em que a autora ainda está ambientando o público, contudo é uma leitura fácil e que flui de forma natural, com a história ficando cada vez mais envolvente e prendendo a atenção do leitor de um modo fácil, logo é possível se ver nas praias de Capri e envolta naquele ambiente junto a seus mistérios, é fácil querer saber o que anda acontecendo com os garotos que estão sumindo na cidade. É uma leitura que termina de um jeito curioso que desperta a atenção e deixa aquela vontade de ler o livro seguinte logo.

Juh Sutti 15/01/2013

Livros e blablablá - http://www.livroseblablabla.com/
Despertar me surpreendeu bastante, confesso que não esperava grande coisa, e fui mais atraída pela capa do que pela sinopse em si. A capa é de um lindo tom de azul, e possui diversos brilhinhos bem charmosos.

Quando decidi ler Despertar achei melhor não ler outras resenhas para não saber quem eram os seres místicos da trama (apesar de eu já imaginar quais fossem). Então, apesar do meu palpite estar correto eu não tinha certeza, e isso foi bem bacana. O mito foi baseado na mitologia grega, que eu simplesmente adoro. Amanda Hocking soube ser bem criativa, confesso que não li nada parecido sobre o tema.

Gemma é a protagonista, mas para mim quem se sobressaiu mesmo foi sua irmã mais velha - Harper. É ela quem cuida da família, quem mantém a casa em ordem depois de um grave acidente com sua mãe. Por causa dessa grande responsabilidade Harper, que tem apenas dezoito anos, não namora e nem pretende se envolver com ninguém, ela quer mesmo é cuidar do pai e da irmã e fazer uma boa faculdade.

A relação de Gemma e Harper é bem verdadeira, fica claro o quanto elas se amam, mas ao mesmo tempo elas vivem brigando. Como tenho duas irmãs mais novas e uma mais velha foi fácil me identificar com a história.

Me irritei um pouco com as atitudes de Gemma, a achei bem egoísta. Ela não se preocupa com seu pai e irmã, ela quer fazer as coisas do seu modo, sem respeitar as regras. Sem contar que ela não consegue enxergar coisas bem óbvias. Mas, isso é típico das mocinhas de livros Jovem-Adultos, então eu acabei relevando.

Existem dois mocinhos, Alex e Daniel. Alex é o par romântico de Gemma, um nerd fofo e romântico, mas que não faz meu estilo. Gostei mesmo foi de Daniel um garoto lindo, misterioso e que tem uma tatuagem enorme nas costas. Ele mora em um barco e no decorrer da trama ele vai se tornando cada vez mais importante e, além disso, ele provavelmente será o par romântico de Harper. Enquanto Alex e Gemma, apesar de estarem namorando, não convencem tanto, Daniel e Harper tem muita química, mesmo quando nem sequer estão se tocando.

A trama é deliciosa e me pegou de jeito, mas a narrativa de Amanda Hocking - em minha opinião - possui algumas pequenas falhas, espero que no segundo volume ela esteja mais madura. Achei que o livro é bem inovador, mesmo o tema já tendo sido trabalhado em vários outros livros. O suspense existe na medida certa e Penn, Lexi e Thea são mesmo um tanto assustadoras.

Despertar é o primeiro livro da série Watersong, que para mim começou muito bem. O final foi muito bom e estou MUITO ansiosa para ter o segundo livro (Canção do Mar que será lançado em 2013) em mãos. Tenho quase certeza que ele será ainda melhor, e que Harper e Daniel terão ainda mais destaque. Recomendo para todos que curtem livros YA de fantasia.

Guzz 22/10/2012

DESPERTAR – AMANDA HOCKING
Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadas no futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.

Despertar é o primeiro livro da série Watersong, de Amanda Hocking. A jovem escritora ficou muito conhecida pela marca de um milhão de livros vendidos em formato e-book, de uma obra independente, e teve grande destaque no stand da Editora Planeta, na Bienal deste ano.

Gemma, a protagonista, é uma jovem garota que vive uma vida relativamente tranquila, em uma pequena cidade. Morando com seu pai e sua irmã mais velha, Harper, que é como uma mãe, a menina adora nadar e sonha em disputar as olimpíadas.

Determinada, sonhadora, dedicada. Gemma é uma boa filha que se preocupa em responder às expectativas da família e não sofre pressão por isso. Seu único hábito não muito aprovado pela família é o gosto por mergulhos noturnos na baía, algo que pode ser perigoso.

Acho Gemma uma protagonista bem cativante, com um certo carisma. Mas, em alguns momentos, ela é precipitada também e toma atitudes bobas, para não dizer infantis.

Uma coisa que ficou marcada para mim foi o estilo dos diálogos usado pela autora. Amanda Hocking prolonga demais algumas conversas não muito importantes. Já nos diálogos principais, acho que faltou também uma resolução mais rápida.

Deu para perceber que, mesmo construindo bons personagens, com perfis bem definidos, o forte da escrita de Amanda Hocking não são os diálogos, com certeza. Repito que protagonista e coadjuvantes são bem criados, mas ainda assim falta mais maturidade.

E a trama também não é bacana. Quando as meninas Lexi, Thea e Penn começam a ser mais atuantes na história, o que era pra envolver mais o leitor em busca da solução do mistério, acaba por ser resolvido fácil demais. A única espera é por saber quando todos descobrirão a verdade.

Mesmo assim, Despertar foi uma boa leitura e deu pra vivenciar a história de diversas visões, já que ela é narrada em terceira pessoa. Espero que a série Watersong evolua e, principalmente, a autora Amanda Hocking. De qualquer forma, foi um bom começo.