Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire

Resenhas - Não conte para a mamãe

Emília 12/01/2021

Desesperador e tocante.
Chorei lágrimas quentes junto com a garota. Senti as injustiças junto com ela, sem entender, como foram capazes de atos desumanos. Recomendo, mas aviso q tem cenas de violência sexual e moral.

Bia 09/01/2021

A capa, uma garotinha sem a boca na foto, mostra o que é esse livro: anos e anos de silêncio

Toni faz um paralelo entre presente e passado que mostra o quanto o fantasma dela criança não a abandona e como os abusos que uma criança sofre podem e vão refletir em toda a sua vida

É um livro mais que revoltante, é uma história triste (e biográfica) que nos faz pensar sobre a cultura do estupro, sobre o despreparo de autoridades e professores, sobre a culpabilização da vítima e sobre traumas

Nessa história o pedófilo não é o único culpado

Grazi 03/01/2021

Foi muito difícil ler esse livro. Os relatos de infância da Antoinette são muito dolorosos e chocantes. Eu lia alguns capítulos e parava por um tempo para tentar digerir cada relato.
É uma realidade muito cruel, mas que mesmo assim ainda precisa ser lembrada.

Nina 15/12/2020

Infância perdida
Toni era uma garota feliz e inteligente, mas graças ao seu pai, se tornou insegura e vítima de violências terríveis. Quanto mais eu lia, mais ficava revoltada com as atitudes do pai e a ilusão da mãe.
Acredito que esse livro seja bom para percebermos mensagens de crianças que sofrem abusos, e para aprender que a Vítima nunca é culpada!!!!

Bruna3548 30/11/2020

Ainda não superei
Uma criança cuja a infância foi manchada... Eu estava pensando em ler 3096 Dias da Natascha Kampusch, mas então comecei a ler este antes e por conta deste, confesso que mesmo depois de ter passado 2 anos de minha leitura desse livro ainda não superei a triste e terrível história desse livro, não sei se terei estômago para ler algo semelhante como 3096 Dias... Em muitos trechos desse livro me vi pensando, na verdade refletindo sobre a minha própria infância, sobre coisas que Toni passou e detalhes que passaram despercebidos pelas pessoas próximas, quantas vezes lendo eu me vi em seu lugar, sentindo o mesmo sentimento de anos atrás, parei várias vezes de ler alguma parte para respirar fundo e conter as lágrimas que ameaçavam cair pelo que ela passou... Enfim não é uma leitura para qualquer um, contém cenas muitos fortes e difíceis momentos passados pela autora, e através disso podemos ver o quão repugnante, cruel e terrível o ser humano pode ser.

Charlene 05/11/2020

Triste em saber que a história que se passa é verdadeira e real. A leitura em certos momentos é tão boa que chega a ser sufocante.

Eris 27/10/2020

Muito forte, mas bem realista.
O livro mais intenso que eu li em 2020, até o momento. Com uma temática super forte, um assunto que é muito delicado, mas que não pode ficar esquecido. Quantas crianças sofrem como a Antoniette por aí? E quantas mulheres ainda são submissas a relacionamentos abusivos, tóxicos, por dependência, seja financeira ou por se acharem inferiores a machos escrotos, como era o pai da Toni. Chorei com o livro, tive ódio, vontade de entrar na narrativa, defender a pobre criança que sofria calada, depois, a adolescente culpada por algo que ela não queria, que ela não escolheu, apenas aceitou, por falta de escolha. A autora foi muito fiel à realidade da época, onde a mulher era vista como sexo frágil e o homem o chefe da família, que pode fazer o que der na telha. O final também foi bem realista, o que me deixou revoltado, porém, conformado pela honestidade que é retardada. Toni, apesar de tudo, se mostrou muito madura, e mesmo nunca superando os fantasmas do passado, mostrou que é possível seguir em frente, mesmo depois de uma vida tão carregada de sofrimentos e desilusões.
minha4 27/10/2020minha estante
??

Lara 24/10/2020

Leitura pesada e incômoda, mas extremamente necessária, demonstra que, quando se trata de abuso sexual infantil, o perigo pode morar ao lado e até mesmo, dentro da própria casa

viieiraalicee 11/09/2020

Extremamente doloroso
"Quando lhe falei sobre aquele beijo, ela sabia o que inevitavelmente iria seguir-se. Tinha trinta e seis anos quando lhe contei, era uma mulher que vivera uma guerra. Tirou-me da escola onde eu era feliz. Uma escola onde lecionavam alguns dos melhores professores da Irlanda do Norte e onde a diretora, uma mulher interventiva e inteligente, teria reconhecido a mudança numa criança e questionado as suas causas. Foi nesse momento, compreendi, que a minha mãe se tornou cúmplice do meu pai"

iammoremylrds 10/09/2020

um livro extremamente pesado

@zurcenila 05/09/2020

Resenha (Livro) - Não Conte Para a Mamãe - Toni Maguire .
?????Eu não sei ao certo quando e como conheci esse título e inclui na minha lista de espera. Eu já achava que a capa do livro carregava certa força com esses olhos vidrados de uma menina que parece implorar por ajuda, mas foi só quando eu comecei a lê-lo neste ano que descobri que não se trata de ficção! Está é a chocante Biografia de Antoniette, atualmente conhecida como Toni Maguire. Este livro também me abalou muito e me fez refletir quantas pessoas neste momento estão vivendo coisas terríveis, sofrendo violência física ou psicológica aplicadas por aquelas pessoas que tem o dever social, moral (humano) de defendê-los. Resolvi trazê-lo neste mês em uma reflexão ao agosto lilás que aborda a violência domiciliar contra as mulheres.
? Não Conte Para a Mamãe
??Toni Maguire
??Editora Bertrand Brasil @bertrandbrasil
?? Biografia
??308 páginas
?????Quando Antoinette vai visitar sua mãe em um hospital na Irlanda ela é advertida pelos médicos que são os últimos dias de vida daquela mulher, mas aquela visita abre feridas bem maiores que a morte pode causar, Toni revisita seu passado e reencontra um trauma impossível de ser apagado de sua vida.
?????Ela relembra de sua vida em Londres, uma infância feliz com a mãe e a avó materna e a lembrança sobre o pai estar servindo seu país na Segunda Guerra Mundial.
?????Ao completar 6 anos, com o fim da guerra, ela e a mãe viajam rumo à Irlanda do Norte com a promessa de uma nova vida.. o que ela não imaginava é que seria uma vida tão cruel.
?????Ainda com 6 anos ela começou a ser aliciada pelo próprio pai, primeiro com um beijo e aos sete anos ela experimentou a dor do primeiro estupro.
?????Sua mãe era a pessoa mais importante em sua vida e é claro que aquela criança correu para os braços da mãe para contar o que acontecia de errado, mas a mãe pediu que a menina não voltasse a tocar no assunto e pareceu não dar importância ao fato.
?????Todas as semanas o pai a levava para um passeio de carro e ela sabia que haveria um novo estupro.. e uma nova ameaça: ?Não Conte para a Mamãe? ou ela vai deixar de amá-la. A menina acreditou que isso era verdade.
?????O estupro não era a única violência na vida de Toni, muitas vezes ela foi espancada por um pai bêbado sem motivos (nada justificaria tal violência) e como consequência de tanto terror é maldade em sua vida, Toni foi crescendo vulnerável, carente, sozinha.. apaixonada por livros e por um mundo onde a fantasia ia além dos contos de fadas.. as histórias sobre amor também pareciam um mundo impossível de existir.
?????Aos 14 anos Toni engravidou e toda a sua história de violência veio à tona, mas a reação de uma sociedade preconceituosa, interiorana, limitada acusou a pequena Toni por ser também responsável pela violência que sofria.
?????O livro é denso, revoltante é muito impactante, mas também é reflexivo e nos faz perceber como a história de Toni se reflete em muitas crianças e mulheres por falta de apoio, pelo preconceito ou descaso de todos que poderiam mudar muitas histórias. Já se perguntou se você poderia mudar a história de alguém que está sendo violentado neste momento?
?????A história de Toni continua e o aborto forçado e a prisão do pai não são o ponto final de seu mundo tóxico e violento. É uma história que vale a pena ser conhecida. Este livro tem muitos gatilhos, prepare seu espírito.
Nota: 5/5
#tonimaguire #naoconteparaamamae #bertrandbrasil #resenhaliteraria #interacaoentreparceiros #agostolilás
*Fotos autorais
*Compre o seu exemplar neste link??