Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire

Resenhas - Não conte para a mamãe

Hannah 06/06/2020

Impactante
Um dos livros mais tensos que já li, me deixou triste (chorei algumas vezes lendo) e revoltada a cada página. Como o ser humano pode ser tão cruel? Compactuar com crimes tão graves, destruir a infância de uma pessoa e ainda culpar a vítima?!
"Não conte para a mamãe" é um livro que mostra o pior da humanidade, e a autora expressa isso de uma maneira tão tocante que parte o coração. O livro nos mostra os fatos que ocorreram na vida de Toni Maguire e como eles foram profundamente trágicos. Nenhuma pessoa deveria passar pelo que ela passou.
Foi com muita revolta e desesperança pela humanidade que terminei de ler esse livro. Espero que a Toni finalmente possa ser feliz, depois de tantos anos de sofrimento. Sou grata pelas pessoas que estiveram ao seu lado e a ajudaram a superar seus traumas. É um livro importante e uma leitura imprescindível, pois nos faz pensar que tipo de pessoa estamos sendo, se somos solícitas ou se apenas ignoramos ou magoamos ainda mais quem nos rodeia.

Ianca 04/06/2020

Achei o tema abordado e a forma como é abordado extremamente necessário,não só por ser uma realidade mas também para entender a forma de ajudar uma pessoa que passa por abuso infantil.
O livro é muito bom, a leitura é fácil e apesar de ter um tema pesado eu indico muito.

M. Araújo 03/06/2020

De que são feitas as garotas?
??Aviso de gatilho??

Bom, primeiramente gostaria de dizer que este foi um livro um pouco difícil, em dado momento tive até mesmo que dar uma pausa na leitura e talvez por isso tenha demorado um pouco pra terminar apesar da narrativa bem fluída.
A história inspirada em fatos reais, fala da vida de Antoinette Maguire, que viria a ser apenas Toni. Vivendo em uma família pouco funcional, passou a maior parte da primeira infância somente na companhia da mãe e da avó, enquanto seu pai servia na guerra.
Mas aos seis anos, as visitas esporádicas se transformam em presença constante e chega então o início do seu pesadelo que duraria anos. Não somente de abuso sexual, mas também do psicológico, forçando uma criança a passar por tudo sozinha sem poder conversar com ninguém.
Nós acompanhamos o crescimentoda garota, o desenvolvimento de sua depressão e a negligência que sofre por parte da própria mãe. Ao passar do tempo, tudo acaba por se tornar apenas um jogo, nos vemos de frente com uma criança que deseja morrer.
Apesar de tudo, é um ótimo livro, que vai nos fazer refletir sobre a realidade que assombra até hoje. Creio que seja um dos livros mais tristes que já li e não recomendaria para todo mundo, só leia se tiver certeza que é pra você!
Enfim, tudo que nos resta é a pergunta: Quantas Antoinette's ainda existem por aí?
Lui 03/06/2020minha estante

Josi 02/06/2020

Um livro duro e cruel ...
É chocante a omissão de uma mãe..
A gente passa o livro todo com muita raiva e tristeza por saber que isso realmente aconteceu

Neidoca 28/05/2020

Triste e impactante
Durante a leitura eu senti uma empatia enorme pela autora desse livro, fui da sua infância até a sua vida adulta, senti raiva, tristeza, alegrias momentâneas, torci muitas vezes para que ao decorrer da leitura as coisas mudassem...
Enfim, é um livro que expõe o sentimento de uma pessoa que teve sua infância e adolescência retirada dela por pessoas que deveriam protegê-la e ama-la.

Marcia Jozzolino 26/05/2020

História forte e que infelizmente acontece. Muito dó da menina por não ter ninguém para ajudá -la, nem a própria mãe! Triste mas gostei da leitura, não consegui largar do livro até acabar.

Karol 16/05/2020

Super indico! (@oilivros)
Não conte para mamãe
é um livro que você torce para que seja uma simples ficção, mas não, é a história real de vida da autora.
Toni Maguire sofreu abusos sexuais do próprio pai com a conivência indireta de sua mãe. Os relatos são chocantes, odiosos, repugnantes. Tem q ter estômago para ler.
Embora os acontecimentos relatados sejam de décadas atrás, é algo que, infelizmente, é ainda muito comum nos dias atuais.
***Quando quem mais deveria proteger é quem mais fere, os próprios pais.***
É um livro sobre infância perdida, mas também de superação.

eliazevedo 13/05/2020

Não conte para a mamãe
Não é um livro fácil de ler. Imaginar que muitas crianças vivem situações semelhantes é aterrador. A violência paterna e a omissão materna abrem feridas profundas. Depois de tudo, ainda sofrer o julgamento da sociedade e a culpabilização da vítima é algo terrível, mas ainda muito real...

Ana Tambara 10/05/2020

Doloroso.
Esse livro é difícil de largar, a leitura flui. Mas os acontecimentos são devastadores. O livro é extremamente pesado. Não sei se recomendo a leitura a todos por causa de possíveis gatilhos.

Sam 09/05/2020

eu dei 5 estrelas, mas não por ser uma história perfeita.
está muito longe de uma ser uma história perfeita, na verdade, é totalmente o contrário disso. essa biografia se passa na década de 50 e volto a dizer, haja estômago pra ler. o tanto que eu senti raiva e nojo não dá para descrever aqui. infelizmente a justiça naquela época era inexistente, ou na vdd, não como hoje em relação a assuntos de estupro/pedofilia.
como a Toni diz no livro "As pessoas escolhem acreditar no que elas querem." e de fato isso aconteceu. ela foi julgada e criticada por algo que não foi culpa dela. por causa daquele homem que era pra ter sido o pai dela. infelizmente ele teve que passar por aquilo tudo, e o pior, sentir o julgamento da própria mãe - que também e não só uma vez - não ficou ao lado dela no momento em que mais precisou. a infância, a adolescência de Toni, foi TODA destruída; não teve o que salvar. eu a considero muito guerreira por chegar onde chegou, e viva. eu não desejo isso a ninguém, foi horrível, repugnante, nojento tudo que ela passou, e eu sei que muitas hoje ainda passam. meus sinceros sentimentos.

GeMartt 05/05/2020

Impossível não sentir ódio.
Não acho que farei uma boa resenha devido a minha raiva crescente. Este livro é um relato da autora, e a cada frase você se pergunta se realmente pode haver pessoas tão ignorantes nesse mundo. A todo momento as pessoas culpavam Toni por ter sido estuprada pelo pai, alegando que ela o seduziu e depois quis mandá-la pra a prisão. A mãe dela me irritou de tamanha forma que foi como se tovesse sido comigo, sempre adorando o marido, deixando a filha viver um pesadelo, e mesmo assim, Toni ainda a amava. Não vou falar do pai, porque não existem palavras para descrever minha indignação. As outras pessoas, nem se fala, excluiam, culpavam, isolavam a menina que era na verdade, a vítima, não por falta de conhecimento, pois eles sabiam o que ela tinha passado. Muitos colocaram o pai como vitima, outros colocaram a mãe como pobre coitada, mas poucos estenderam a mão pra uma menina que desde os 6 anos fora abusada, fisica e mentalmente pelo próprio pai, que deveria protegê-la. É um relato emocionante ao mesmo tempo que revoltante, demorei terminar essa leitura porque o ódio me impedia de continuar. Todos viravam as costas para Toni enquanto ela mergulhava numa depressão profunda. É uma boa leitura, porém saiba que é impossível não se revoltar, e para mim, a pior foi a mãe, que sabia de tudo, mas preferiu fingir que tinha uma familia feliz e ignorar o sofrimento da filha.

Thati 04/05/2020

Eu ainda me pergunto como não li esse livro antes. Foi indicação de uma professora do curso de psicologia, fazendo assim com que se tornasse mais interessante. Mergulhamos na infância terrível e perdida de Toni até a metade de sua adolescência, conhecemos seu pai ?bonzinho? e o que comete abusos sexuais com Toni desde seus 6 anos de idade. Sua mãe a todo momento sendo complacente e fechando os olhos, de maneira mais clara, se fazendo de vítima. A beira da morte de sua mãe, Toni ainda a ama e espera receber dela o pedido de perdão e carinho que nunca teve. Um livro extremamente sensível e alarmante, informativo em saber que esse tipo de situação é mais comum do que parece, e muitas vezes a criança não sabe como se livrar disso. A criança não é e NUNCA será culpada da situação de um abuso sexual. Isso muda completamente a vida de uma pessoa e suas relações interpessoais. Mudou para sempre a vida de Toni.