Sob a redoma

Sob a redoma Stephen King
Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Yasmin.Latchuc 24/07/2020

"Este é o lugar que não é lugar"
Sob a redoma conta a saga de uma cidadezinha que de repente encontra-se isolada por uma redoma que ninguém sabe a origem.

No livro vemos as atitudes das pessoas que não estão mais sob as leis do país. Vemos as atitudes que sempre quiseram tomar, e que afloram quando uma sensação de impunidade se instala. Além da parte política, vemos o desenrolar de uma trama INCRÍVEL e muito bem feita, que engloba relações pessoais e interpessoais.

Todos os personagens do livro são bem desenvolvidos numa narrativa cheia de mistérios e intrigas, nenhum detalhe é deixado para trás e mesmo assim a leitura é dinâmica e nada massante.

Além de todo o lado humano, ainda sobra um espaço (muito especial) para a ficção científica, muito bem trabalhada nesse livro.

Em nenhum momento você se pega entediado, sempre tem muita coisa acontecendo envolvendo muitos personagens e todos particularmente complexos.

Obs: tem uma série (que era pra ser baseada no livro) com o mesmo nome, até começa seguindo alguns aspectos do livro, mas acaba se perdendo (muito) e é péssima

eu.paloma 23/07/2023

Uma experiência única
Mesmo o livro tendo quase mil páginas eu li que nem percebi, como todos os livros do king esse não seria diferente a escrita é super fluída. Incrível como o stephen king consegue introduzir tão bem os personagens e enriquecer o livro com tantos detalhes.

Eu literalmente me senti dentro do livro, dentro da redoma me desesperando junto com todos e odiando com todas as forças alguns personagens (Junior e Big jim). Eu AMEI as críticas sobre religiões e o jeito como o king faz piadas sobre.

O final é um pouco decepcionante mas isso não faz o livro ser ruim, não me surpreendeu o final totalmente sem noção porque estamos falando do stephen king né. O final é confuso, corrido e acho que deviam ir introduzindo um pouco dessa idéia do final ao decorrer do livro, mas eu entendi a mensagem que quis passar, e que causa até uma reflexão. Porém esperava mais do final por ser um livro tão bem elaborado mas não muda o fato de não dar 5 estrelas para essa OBRA PRIMA. Indico muito!!! Vai entrar pra lista dos favoritos.

Priscila 25/05/2023

Vida longa ao Rei King
Não da, o cara arrasa. É todo mês, todos os livros que leio dele, se supera.
Ele cria as qualidades tão originais que se cria nojo profundo dos personagens. Intenso e surreal.

anicca 28/09/2020

Mais uma obra imponente e certeira do SK
A essência deste livro pode ser sintetizada com uma menção ao estado de natureza descrito por Hobbes, isto é, na falta de regras comuns... A barbárie prevalece.

A construção detalhista dos indivíduos e o desenrolar do cotidiano na cidade enclausurada muito chamaram minha atenção. Foram bem executados, de modo que as motivações, desespero e impulsividade tornam-se palpáveis e compreensíveis, e os impactos ambientais geraram claustrofobia.

A narrativa é fluida e dinâmica, sendo que, por vezes, as cenas são contadas a partir de pontos de vista diferentes - e tal recurso confere profundidade tanto aos personagens quanto à própria história. King também pontua críticas sociais contundentes e explora as mais diversas facetas da humanidade que, encerrada em uma prisão invisível, chega ao extremo.

As implicações psicológicas dos moradores de Chester's Mill me trouxeram agonia, sobretudo quando me permiti ver através dos olhos deles. Fiquei imaginando como seria estar em confinamento e como reagiria diante de certos eventos, muitos deles intragáveis e bastante gráficos.

Em razão das inúmeras colocações sobre poder e moralidade e das mais diversas situações e reações retratadas, refleti por MUITO tempo. E não deixei de estabelecer paralelos com o ano de 2020, que também tem sido tenso em diversos aspectos e revelado características desprezíveis das pessoas.

Posso dizer que VIVENCIEI este livro. A leitura foi engrandecedora para além das dúvidas e questionamentos que me fez levantar, afinal o King também proporciona verdadeiras aulas de escrita em suas publicações. Além disso, sua criatividade é admirável, até porque desenvolver mais de cinquenta livros e manter uma base estável de qualidade (e crescente de fãs) não é para qualquer um.

Sobre o desfecho e minhas expectativas: "Sob a redoma" foi excepcional da introdução ao ápice, mas perdeu força na conclusão. Acompanhar o desdobrar das subtramas e das catástrofes ali dentro teve um peso enorme, mas tudo acabou rápido demais e a explicação para a redoma soou insuficiente. Enquanto lia, disse para mim que essa justificativa seria irrelevante, afinal o percurso estava excelente. Porém, ainda que plausível, me decepcionou um pouco. Não é demérito, claro, mas um ponto a ser considerado.
Ronaldo Pereira 15/11/2020minha estante
Na na minha lista!

Carol 30/04/2021

Impactante e aterrorizante
Confesso que o começo do livro não rolou pra mim. Eu tinha ânsia de saber SOBRE a Redoma.
Mas a Redoma não é (e nunca foi) o foco da história.
A intenção é mostrar as pessoas que estão presas debaixo dela: como o medo, o pânico, e a sede de poder no cenário político impactam na vida das pessoas.

Alguns personagens são altamente cativantes. Alguns são tão odiáveis que a melhor coisa que fizeram foi morrer.
E as mortes... ah, as mortes. King mata os personagens sem dó nem piedade: agora tá vivo, ops! agora não tá mais.

Depois que eu compreendi o objetivo da história, a leitura rendeu e fluiu demais. Fiquei presa em Chester's Mill!

Só sei que esse livro chegou de mansinho e ganhou um espaço todo especial no meu coração. Com certeza entrou pra minha lista de favoritos.
André Lucena 30/04/2021minha estante
Excelente resenha. Me deixou com ainda mais vontade de ter esse livro.

Carol 30/04/2021minha estante
Obrigada!
É um livro muito bom, me arrependo de ter desistido dele por umas três vezes no começo hahaha
Recomendo demais a leitura.

André Lucena 30/04/2021minha estante
Abandonar a leitura faz parte (às vezes kkkk). O que importa é dar uma nova chance e conseguir terminar um livro com grande potencial. Gostei bastante mesmo do que li aqui, espero conseguir o livro em breve.

Vicky 04/04/2021

Não foi o que eu esperava...
Eu simplesmente amei a proposta do livro, a escrita do King como sempre te prende de uma forma que transforma a leitura de um calhamaço de quase 1.000 páginas em algo leve. Os personagens são complexos e bem desenvolvidos, porém, o final foi bem decepcionante.

Alana N. 28/11/2020

"As ideias são como micróbios de resfriado: mais cedo ou mais tarde, alguém pega."
“Sob a redoma” é um livrão (em vários sentidos).
Tenho uma pequena meta de vida que é ler, pelo menos, um livro do King por ano. E até agora posso dizer que está dando certo e que tem sido muito bom. (Mas nada que não fosse esperado. O cara é mundialmente famoso por uma razão, não é mesmo?)
Uma das coisas que mais gosto na escrita do King, é que ele toma um tempo para explicar sobre a dinâmica espacial nas histórias. Sei que para algumas pessoas isso pode ser cansativo, mas eu acho muito bom. Depois de um tempo, você passa a conhecer o local onde se passa a trama, então fica mais fácil de entender a movimentação dos personagens. (Sem falar que essa movimentação geralmente é muito importante, então é bom se “situar” no meio de tudo.)
Outra coisa que gosto bastante no autor, é que ele sempre nos apresenta “vilões” muito “reais”. (Sim, eu sei que ele muitas vezes dá uma bicuda no balde da realidade, mas, no geral, os antagonistas dele são apenas humanos, com motivações típicas e reais.)
Sei que muita gente se assusta com o tamanho desse livro, mas posso dizer que vale a pena deixar esse receio de lado e se jogar na leitura. Acredito que não daria para ser uma obra menor, já que cada detalhezinho é importante para a progressão da trama. E, por mais que alguns elementos do final tenham sido bem fora da casinha (o que é a especialidade do King), para mim foi uma conclusão muito boa.
Enfim, é até bobagem dizer que super recomendo, já que estamos falando do mestre do horror. Mas meu eu único adendo é: Talvez esse não seja o melhor livro para começar a ler King. Acredito que, para um novo leitor, já entrar nessas narrativas mais cheias de detalhes pode ser “cansativo”. Então: Pense bem.
(Sobre a série homônima: Assisti a primeira temporada há muito tempo e não me lembro de quase nada. Tenho a sensação de que o livro e a série são diferentes, mas não dá para confiar. E como não pretendo reassistir... Vai ficar por isso mesmo.)
Ryan 11/12/2020minha estante
Esse livro é incrível e ter ele durante a quarentena fica bem melhor

@lipecelli 01/03/2022

O final não é dos melhores, porém o livro é muuuuuuuito bom. Um dos melhores que li do King. Até mais chester mills.

Simone 24/11/2022

Primeiro de muitos
Foi meu primeiro livro do Stephen King, e escolhi esse porque queria fugir do terror e porque achei a premissa de uma cidade do nada ser isolada por uma redoma de vidro, muito interessante. Tentei permanecer com a mente aberta no decorrer da obra, porque realmente não fazia ideia de como ele ia conseguir terminar isso. Senti fortes emoções... Fuji do terror e me deparei sentindo nojo do ser humano e raiva (acho que nunca senti tanta por um personagem em tantos anos de leitura). Raiva da burrice de alguns, inclusive. Em alguns momentos era até angustiante porque não tinha um momento de paz, as coisas só pioravam. Estão pode-se dizer que o King conseguiu o objetivo de "escrever um livro que mantivesse o pedal no fundo o tempo todo". Eu só queria terminar logo para saber que fim o povo de Chester's Mill teria, e o final eu realmente achei meio blé, mas dada as circunstâncias, eu nem consigo imaginar como poderia ser melhor. Recomendo muito, ele mostra o pior lado do ser humano e eu me apaixonei pela escrita do King (como alguém consegue escrever na visão de uma marmota e de um cachorro de forma tão boa??).
Simone 24/11/2022minha estante
@Marcello me falaram mesmo que esse é o melhor livro dele. Tenho vontade de ler misery e novembro de 63, vamos ver se conseguirei

Simone 24/11/2022minha estante
Fui apagar meu comentário que escrevi errado e apaguei o seu sem querer, desculpa kkkkk

Marcello 25/11/2022minha estante
Kskskks sem problema!

Eu fui tentar ler It, A Coisa... Nossa, odiei. Cheguei até a página 280, por aí, na força do ódio. Mas um dia pretendo voltar e terminar. E tenho na estante o Dança da Morte, que acredito que será bom e por isso estou adiando a leitura ksksk

pedrouco 17/07/2023

960 páginas?! pouco.
Isso aí
quase mil páginas e foi pouquíssimo.
ironia?! NÃO MESMO
a leitura é tão gostosa e fluída que todas essas páginas viram pequenas de repente.
não vou mentir, tenho uma grande -gigantesca-enorme-mega-hiper-super-louca paixão pelos livros do stephen king.
adoro esse cara
tento deixar minhas resenhas o mais íntimo possível, mais eu.
entao, você pode estar lendo uma resenha de um cara que ama mais uma vez os livros do seu autor favorito.
Mas é muito improvável que você não goste, a escrita é tão precisa que da prazer ao ler essa obra.
leiam-leiam-leiam

agatamagno 02/11/2021

O "tijolão" mais fluido.
Quem diria que eu ia conseguir ler esse livro em uma época que eu não estava muito a fim de ler nada.... Mas, o mérito não é só meu King conseguiu fazer nesse livro algo que ele normalmente não consegue fazer em livro nenhum: Uma leitura fluída.

Em Sob a redoma você não quer parar de ler em momento nenhum! Apesar das suas quase 1000 páginas, não tem nenhum momento em que a leitura fique maçante ou chata, pelo contrário, a cada nova página a ânsia pela próxima só aumenta. O que ajuda o livro ser rápido e gostoso de ler, é que cada capitulo vemos a visão de um personagem além deles serem curtos, o que confesso às vezes não é lá muito bom, rs.

Em relação aos personagens, eu passei 50% do livro querendo enforcar a cidade toda e nos outros 50% eu queria tacar fogo em tudo de uma vez! Vá para leitura sabendo que irá passar muita raiva, e que as vezes é preciso dar uma fechada no livro e bufar.

Não senti falta de nada no livro, e pra quem quer começar a leitura dos calhamaços do King recomendo começar por esse se ainda não for muito familiarizado pela escrita dele.

Marina Costa 30/01/2021

Impossível parar de ler
Acho q nunca li um livro tão grande tão rápido, é simplesmente magnífico!

"Tentei escrever um livro que mantivesse o pedal no fundo o tempo todo"
E só tenho a dizer que conseguiu!

Sobre a estória:
Temos uma situação de crise extrema, um tirano-narcisista-fanático-religioso-negacionista no poder e seguidores cegos que acreditam em qlq coisa q ele diz...
Qlq semelhança com a realidade não é nenhuma coincidência.
O mais a aterrorizante é pensar o qto esse comportamento já é esperado, previsível..

"- Mas quem o elegeu? - perguntou Julia. - Quem deu poder pra ele fazer essas coisas?"

"Acho que não dá pra combater uma multidão propensa à crueldade"

Boo 19/05/2022

QUE LIVRO
Esse livro é para quem tá disposto a se irritar e ter vontade de pular dentro do livro pra bater em um monte de gente. É o puro caos em uma cidade presa.
Você vai odiar, amar, torcer pelos personagens. E é impossível você não querer levar os personagens de 4 patas para dentro da sua própria casa, eles são a coisa mais pura desse livro.
É dedo no cool e gritaria do início ao fim, quem não está acostumado pode não conseguir engatar na leitura, mas pra quem gosta de livros com altas emoções pra ficar super envolvido esse é O LIVRO.
Não se preocupem que a série inspirada no livro é uma bosta, nem o autor gostou coitado, mas o livro é magnífico. Vale muito a pena investir tempo nessa leitura que não é pequena.

Patcha 12/06/2023

Potencial Desperdiçado
Quando se lança três livros por ano, é de se esperar que um deles não seja lá essas coisas, não é mesmo? Não estava com muita expectativa para esse, embora a premissa seja interessante. E depois de ter lido, posso dizer que a premissa se mantém interessante, mas teria sido melhor rever o filme dos Simpsons.