Lágrima de Fogo Ana Macedo

Resenhas - Lágrima de Fogo

Fernanda 14/01/2014

Resenha: Lágrima de Fogo
“Lágrima de Fogo” é um livro que remete o leitor à um ambiente fantasioso com muitas perspectivas e sentimentos intensos. As cenas são envoltas em mistérios e é impossível não se envolver com a história encantadora e repleta de anseios primorosos. É uma série (ao qual eu e muitos leitores estão ansiosos para a continuação) que abrange seres espetaculares e poderosos, como elfos, anjos e dragões.

Na trama, a ambientação se passa em Agnitellure e a protagonista se chama Annabelle, uma garota híbrida que apresenta ter uma personalidade forte, instigante e corajosa, apesar de ser também bastante emotiva. Há oito mundos paralelos no universo, sendo que Agnitellure está entre eles. Anne vive nesse local e sempre acreditou ser uma pessoa comum, mas nutria pensamentos de encontrar algo importante. Desde o começo demonstrou que tinha disposição para lutar pelos seus objetivos e desde o momento que descobre sobre uma profecia, tende a investigar o passado para ajudar o futuro de todos ao seu redor.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/01/resenha-lagrima-de-fogo-anamacedo.html

Suhet 01/12/2012

Lágrima de Fogo

“Se não acabarmos com a guerra ela acabará conosco.”

Foi com essa frase que Ana Macedo nos recebe em sua obra Lágrima de fogo, o primeiro volume de uma série de oito livros. A frase é de H. G Wells e tem um forte impacto sobre nós, pois ao mesmo tempo em que é uma frase forte, traz consigo um significado grandioso.

Ana Macedo nos leva a um universo magnífico. Além de nosso mundo, a Terra, existem outros sete mundos paralelos espalhados pela imensidão. A história de Anne, como é chamada a personagem principal, começa em Agnitellure, mais conhecida como “Terra Casta”. Ali a autora explora a mente de nossa heroína até ela precisar sair de sua zona de conforto e enfrentar os obstáculos impostos pelo destino.

Ana consegue reunir em uma história, humanos, elfos,
dragões, anjos, e muitos outros maravilhosos seres, em meio a uma guerra prestes a estourar
entre os reinos, e claro, nossa heroína, será a chave principal de tudo isso.

O livro é escrito em três perspectivas. A de Anne, a de Dracco, um personagem forte na trama, ouso dizer que pra mim ele aparenta mais forte que a própria Anne, e ora a história é narrada em terceira pessoa. Logo no inicio, a autora nos apresenta uma cena espetacular. Um anjo entra na casa de Anne à sua procura. Mas esse anjo está em uma forma agourenta, e a descrição da cena que a autora faz, foi uma das melhores para mim.

Enquanto a história vai acontecendo, Anne e Dracco, seu “homem-Dragão” protetor, vão se aproximando cada vez mais, e a exploração desse relacionamento me lembrou muito A Maldição do Tigre, livro da autora internacional Collen Houck. Mas nesse ponto a autora pecou. Lágrima de Fogo é uma história de fantasia, aventura e de romance sim, mas Ana focou muito no relacionamento entre os dois personagens, e com isso senti falta de um endossamento maior com a trama da história.

Por trás da vida de Anne e Dracco, uma grande guerra está prestes a explodir,
e segundo a profecia, Anne é aquela que unirá os povos novamente.
Mas nem todos pensam dessa forma. Há aqueles que querem matá-la a todo custo.
Aqueles que querem protegê-la, mesmo que isso custe suas vidas,
e aqueles que se aproveitam da situação pacificamente,
mas para benefício próprio, como Desmond faz,
irmão de Dracco
e regente do trono de seu mundo.

A história em si possui uma fluência bem rápida e agradável.Seus capítulos são bem curtos, e isso atrapalhou um pouco a leitura, pois não senti necessidade de tantos capítulos na história. A autora não é descritiva demais com os detalhes, ela soube dosar o quanto o leitor precisava saber do ambiente a sua volta. Mas exagerou um pouco na descrição dos pensamentos de anne, o que me fez detestá-la no início. Mas em tudo no livro o que mais senti falta foram os pontos de virada. São esses pontos que movem a história. Situações conflitantes em que o personagem precisa passar. Isso causa no leitor um frenesi consumista de páginas. em Lágrima de Fogo, esses pontos de viradas foram fracos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

a) Arte da capa
Ilustrada pela artista Celtic Botan, a capa do livro chama atenção pelas suas cores, mas não incita tanto quanto o nome do livro. Ela representa bem sim a história e passa um ar bem juvenil para o leitor.

b) Trama
Ana criou um mundo maravilhoso, e sua imponência é sem igual, mas devida a grandeza do mundo que criou, ela perde ponto pela pouca exploração de todo material que tinha disponível para trabalhar. Isso também vale para alguns personagens secundários que se mostraram fortes e promissores, mas que não tiveram muita participação na trama.

c) Caracterização dos personagens:
Os personagens são muito cativantes, quase todos, com uma única exceção, Anne. Ela é irritante, insegura, e muito criança. Suas atitudes não são de uma garota de sua idade. Muito imatura e quase que bipolar. Já os outros personagens, possuem a toda força que falta na personagem principal.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc.):
A editora Novo Século vem mantendo seu status de qualidade em suas publicações. Muito bem diagramado, o exemplar de Lágrima de Fogo é um 15 x 22 cm, com ótimo acabamento. Possui páginas amareladas e uma fonte muito boa para ler. É leve e firme.

e) Comparação com outras obras do gênero
È uma obra boa. Tem tudo para dar certo se a autora souber dosar os elementos que a compõe, endossar mais os conflitos, e envolver mais os personagens

Cristiano Rosa 30/09/2012

Diário CT: Lágrima de Fogo
Recebi como cortesia da autora o livro mais vendido da Editora Novo Século durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2012: Lágrima de Fogo, da jovem escritora paulistana Ana Macedo. A obra, que se trata do primeiro volume da série Mundo das Sombras, foi publicada pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, tem 312 páginas e é dividida em um prólogo e 48 curtos capítulos.

A história é sobre um mundo com humanos, anjos e dragões, em que profecias giram em torno de uma criança que é dada aos cuidados de uma criatura. Dezenove anos depois, Annabelle – que foi criada pela tia Ofélia – reencontra seu protetor, Draco, e descobre tudo sobre seu passado, compreendendo melhor seu presente e tomando consciência sobre sua missão para o futuro.

Narrada ora em 1ª pessoa, alternada entre os protagonistas, ora em 3ª, a trama tem uma linguagem simples e trata-se mais do que um enredo com dragões e pessoas. As lendas de um livro passam de simples contos para crônicas reais que retratam a verdade sobre a existência de oito mundos com suas próprias criaturas e culturas.

Lembranças, sustos, medos, surpresas, expectativas, tratos e deveres envolvem o leitor pela leitura ágil do livro, com diagramação simples e uma capa linda, retratando a dupla de personagens principais. Ao lado de Anne e Draco, também estão Daniel, melhor amigo da garota, e outros seres fantásticos da família e círculo de companhia do dragão.

Um universo com criaturas como centauros, elfos, bruxas, gigantes, anões, unicórnios, fênix e basiliscos – muitos apenas citados indiretamente – encantam com suas descrições sem exageros, em uma história com ação e suspense, drama e romance. Ambientada em florestas, castelos e cavernas, a jornada é envolta de proteção, culpas, raivas, esperanças, escolhas, brigas, sonhos e pesadelos.

Uma literatura juvenil com criaturas que encantam a maioria dos leitores do gênero: os dragões – vide Eragon e sua série. E na obra eles são verdes, marrons, cinzas, azuis, lilases, vermelhos-alaranjados, entre outros, sempre cheios de mistérios e personalidades. A trama conquista, mesmo o amadurecimento da protagonista sendo muito leve ou um sentimento de que poderia haver um aprofundamento maior nas explicações acerca das lendas e surgimento dos mundos.

Muito fogo e sangue aparece, pensamentos de Anne com Draco são trocados sem a necessidade de diálogos diretos, pois eles têm uma ligação muito forte, o que possibilita uma incrível comunicação mental entre ambos. Porém ciúmes e desconfianças insistem em mudar o destino das coisas, mas o poder e a magia do amor fraternal supera tudo, possibilita ver mais longe e seguir em frente confiante.

Uma história leve, com muitos elementos mágicos e que faz nossa imaginação voar longe. A mistura de humanos com anjos e dragões deu um ótimo resultado, mostrando que humanos almejam o fantástico, mas nem sempre estão preparados para ele, que anjos existem e nem sempre querem proteger, e que dragões não são seres só de garras e asas. O final da obra nos deixa instigados à uma continuação que, acredito eu, estará recheada de mais aventuras ainda.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=18891

Tainá 15/09/2012

O universo fantástico de Ana Macedo.
Sendo honesta: nunca fiz uma resenha literária em toda minha vida. Mas, atendendo aos pedidos da autora, grande amiga minha, resolvi tentar por em palavras o que a leitura desse livro me causou.
Por onde começar? Lágrima de Fogo causou um turbilhão de emoções que deixou-me sem rumo. Foi uma leitura que degustei: nunca lia se não tivesse tempo o suficiente para ao menos terminar o capítulo, porque afinal,é impossível não apaixonar-se pelo mundo cuidadosamente descrito pela autora e ler apenas por ler seria um pecado.
Encontrei alguns [poucos] erros de revisão, mas minha capacidade de observação já pode notar erros semelhantes em obras estrangeiras e de editoras de porte grande. Portanto, não me deixou assombrada e muito menos fez-me perder o tesão da leitura, assim como a mudança de narrador alternando entre os personagens Draco e Annabelle. Confesso que é algo que não me atrai muito, particularmente. Mas, achei interessante a ideia de transmitir ao leitor as perspectivas diferentes da mesma situação - o tão conhecido "mostrar o outro lado da moeda."
É uma trama repleta de mistério e deixou-me ansiosa por mais. Não posso deixar de parabenizar a autora pela imaginação grandiosa e - por que não? - pelo carinho com a obra.
Senti muito orgulho ao finalizá-la e desejo à você toda a felicidade do mundo - ou dos oito mundos haha.

Joyce386 10/11/2023

"E que pessoa nunca o sentiu? Quem não desejou que um olhar, um toque, ou mesmo uma simples palavra pudesse durar para sempre? Ou quem nunca desejou estar ao lado de alguém sem saber exatamente o porquê. Ou ainda, quem nunca sentiu ciúmes de alguém que não lhe pertencia." - Lágrima de fogo.

@detalheseartes 05/03/2013

Faltou alguma coisa
Não sei exatamente o que fez com que eu não gostasse deste livro...
A história parece ter um enredo interessante e a ideia é boa, porém, não se desenvolve, tem coisas muito confusas, nomes extremamente difíceis, personagens bipolares...
Sou uma pessoa apaixonada por fantasia, amo mundos mágicos, seres encantados, comprei este livro justamente por envolver tudo isso e fiquei apaixonada ao ver o entusiasmo da autora ao me contar sobre a sua criação (pois comprei na Bienal 2012), mais não foi nada do que eu esperava, infelizmente.

Swan 12/10/2012

Minha opinião? Uma das coisas que mais aprecio num livro é quando ele consegue me envolver de forma tal que ‘me transporta’ e ‘me mantém’ dentro de seu mundo, do início ao fim da leitura. E com Mundo de Sombras foi exatamente assim! Senti-me suspensa da realidade, envolta por um mundo mágico onde dragões e outras criaturas fantásticas não se limitam apenas às lendas.
Algo, porém, que não atendeu às minhas expectativas foi a protagonista (Annabelle), com a qual não consegui simpatizar completamente, sentimento este que não melhorou muito ao longo da trama. A garota certamente tem uma instabilidade emocional considerável. Senti como se seu humor mudasse quase a cada respiração e isso me afligiu bastante, pois, por vezes pareceu-me que suas emoções eram um tanto conflitantes entre si e com a situação na qual a personagem se encontrava. Segundo descrição da própria autora, Annabelle é bastante introspectiva, quadro que se intensificou após a perda de sua mãe. Por outro lado, o que mais gostei nela foi o fato dela ser apaixonada por livros (nem preciso dizer o porquê, né! rs). Enfim, fico na torcida para que ela amadureça e se desenvolva muito mais nos próximos livros.
Quanto aos outros personagens, gostei muito do Daniel (melhor amigo de Anne), mas, obviamente, meu preferido é o Draco, o encantador e misterioso Drakenae que jurou proteger Anne quando esta ainda era um bebê. [Confiram mais sobre os personagens aqui.]
Numa análise mais técnica, achei o livro bem organizado, com parágrafos e capítulos bem distribuídos, numa diagramação simples e letra no tamanho ideal. As páginas são amarelas e a capa, como dá pra ver mais acima, é linda! Encontrei alguns errinhos no texto, mas nada que viesse a comprometer a leitura.

Tati oliveira 02/09/2012

A história se passa em Agnitellure, um dos oito mundos existentes. Nele existem os mais diversos seres, com elfos, dragões, anjos e fadas. Os humanos não são originais desse mundo, mas foram trazidos para ele, lá da terra, por isso são chamados de terráqueos.

Tem toda um mundo complexo por trás dessa bela história, envolvendo todos os seres, profecias, e o fim do mundo. O mundo passa a depender de uma garota, que não tem idéia disso, Annabele, ou Anne, como gosta de ser chamada.

Anne é uma garota de 19 anos, vive sozinha em uma pequena casinha desde que sua mãe morreu. Tem apenas um amigo, Daniel, que poderia vir a ser mais que um amigo, se ela assim quisesse. Ela faz os trabalhos normais do dia a dia, limpa a casa, lava roupa, cuida dos cavalos, ajuda sua tia com tudo isso. Mas em um determiado dia, tudo muda.

Quando a garota menos esperava, algo que ela so imaginaria ser possivel nas historias, surge bem na sua frente, ou melhor, na suas costas, afinal o monstro estava atacando-a. O monstro era um drgão, grande e assustador. Achava que estava morta, mas seu salvador chegara. Também um dragão. Antes que pudesse entender o que aconteceu, a garota desmaiou, e ao acordar, não se lembrava de nada disso.

Estava então na casa de sua tia, mas essa não estava ali, fora deixada com um garoto, Draco. Um lindo garoto de olhos azuis, com uma charmosa cicatriz no rosto. Belo e petulante. E é quando esse misterioso, e folgado garoto aparece, que toda a sua vida muda, contos se tornam realidade, e ela faz parte de tudo isso, uma parte muito importante, o mundo todo depende dela.

Esse maravilhoso livro é da estreante Ana Macedo, o primeiro de uma serie de oito livros, algo extremamente audacioso para um primeiro trabalho, mas, ao terminar a leitura, percebe-se que não é sem fundamento.

O livro é muito bem escrito, especialmente para um primeiro livro de uma autora tão jovem, o que só prova que talento não tem idade, e que escritores brasileiros são tão bons quanto qualquer outro. O começo é super descritivo, o que torna a leitura um pouco lenta, mas é algo necessário para entrarmos no mundo de Annabele, assim que Draco aparece a história se torna extremamente fluida, quando os dois estão juntos é simplesmente encantador.

A história é contada na maior parte do tempo do ponto de vista da garota, mas também é contada do ponto de vista de Draco, o que ajuda a nós, leitores, pois não ficamos tão perdidos quanto a garota, e podemos entender certas atitudes do dragão, que, de outra forma, nos deixariam muito irritados.

Anne é o tipo de personagem que hora você ama, hora tem vontade de dar um soco nela, meu tipo de protagonista favorito. Acho que por ser mais real, toda pessoa tem vários lados, e ninguém conta nada pra pobre coitada, eu, no lugar dela, agiria de forma muito semelhança.

Drago é maravilhoso, fisicamente é simplesmente lindo, tanto em sua forma humana, quanto em forma de dragão, sim ele é um dragão, e todo dragão pode adquirir a forma humana. Possui um humor sarcástico, que usa o tempo todo. E é tão pentelho com a garota, instigando todos os lados dela, que se tornou meu personagem favorito. É maravilhoso ver o envolvimento dos dois.

A autora tem um blog sobre o livro, foi assim que tudo começou na verdade, postava lá os capítulos que muitos liam, duas editoras descobriram e foram atras para publica-lo, lá encontramos os primeiros capítulos da história, descrições de alguns personagens (com ilustrações \o/), e um glossário de termos de Agnitellure.

Para quem quiser ler os primeiro capítulos ou saber mais sobre a história, ou mesmo onde encontrar o livro para comprar, de uma passadinha no blog da serie http://agnitellure.blogspot.com.br/p/inicio.html

E, caso não tenha ficado claro o suficiente, amei o livro!

Isabella 25/05/2013

O melhor!
Nossa, vou contar a minha história com esse livro.
Eu estava no meu condomínio, e estava acontecendo um evento, aonde alguns autores brasileiros iriam divulgar seus livros e autografar. E eu, que sou viciada em ler, fui. Eu tinha um certo preconceito com autores brasileiros, mas nesse evento eu comprei esse livro e outro chamado Asgard (muito bom também) cara, eu nunca li um livro brasileiro que eu amasse tanto! A história é genial, a autora é muito legal, e eu me apaixonei pelo o livro. Eu li em dois dias.

A história é sobre uma profecia que fala de uma criança que pode salvar o mundo. Annabele é a personagem principal, também não posso deixar de falar do lindo do Draco, meu personagem favorito, ele é perfeito. Amei o livro, estou esperando o segundo, e quando lançar a dona Ana Macedo pode contar comigo para ser a primeira a comprar! Eu sou muuuuuito fã desse livro! E recomendo para todo mundo, principalmente quem gosta de aventuras. Eu amo esse livro! Ame também!

P.S: Ana Macedo, cadê o segundo livro? -_-
Bru 01/07/2013minha estante
pois é, cade o segundo livro... :\

Eduardo 23/07/2013

Envolvente e instigante
Comprei Lágrima de Fogo das mãos de Ana Macedo na bienal do livro de São Paulo, em 2012 sob a seguinte propaganda:
“ Lágrima de Fogo se passa em um mundo paralelo, chamado Agnitellure, e conta a história de uma menina que cresceu sem saber a verdade sobre seu mundo, e de um dragão, que tem a habilidade de assumir a forma humana, e precisa proteger essa garota por causa de uma série de profecias e eventos passados, só que, como nada é tão simples quanto parece, o mundo dessas personagens tá em guerra, uma guerra que, se não for refreada logo, pode afetar todos os outros mundos, incluindo o nosso.”
Gostaria de deixar claro, desde o princípio que a escritora vende com excelência inigualável sua obra. Com um sorriso no rosto, muito entusiasmo e um resumo que instigaria qualquer amante de literatura fantástica.
Este é o ponto em que Ana Macedo merece seus primeiros parabéns.
Comprei o livro, admirado pela história e pela maestria com que me fora apresentada.
Certo. Livro comprado, resumo conhecido, contracapa lida, livro autografado. Foi então que fisguei a jovem escritora para uma conversa, e, então, surpresa, tenho a minha frente uma garota com nada além de dezessete anos. Que ela era jovem eu certamente sabia. Mas, caramba, 17 anos? Não sei como era sua vida aos dezessete, mas nessa idade eu estava no ensino médio, preocupado em beijar e beber. Admito que, primeiramente, fiquei admirado com a idade da moça, mas logo em seguida, peguei-me duvidando de alguém tão jovem seria capaz de escrever algo que valesse a pena o tempo perdido.
Para minha felicíssima surpresa, Ana Macedo excede todas as expectativas com um livro que mescla romance, aventura, suspense e muita, muita imaginação.
Como recém formado em letras, tenho o prazer de dizer, queridos Skoobers, que a literatura nacional contemporânea tem sim jovens talentosos e promissores, e que, nossa simpática escritora, certamente está entre eles.
Em míseras 300 páginas, Ana Macedo foi capaz de transportar-nos para um mundo completamente novo e cheio de magia, foi capaz de envolver-nos com a profundidade e complexidade de personagens como Desmond, Daenya e Draco Doraki.
Não pude deixar de notar as críticas políticas, religiosas e sociais presentes no livro. Com descrição e sabedoria, a autora soube abordar temas como bullying, alienação, preconceito, depressão, educação e mesmo a morte e um livro infanto juvenil repleto de magia. Tiro meu chapéu para a garota.
A profundidade do livro e as inúmeras possibilidades e interpretações que surgiam a cada linha instigaram-me e surpreenderam-me do começo ao fim. Não posso deixar de compará-lo ao Pequeno Príncipe e suas nuances e drásticas modificações uma vez que lido com diferentes lentes.
Gostaria, por fim, dizer que me apaixonei pela obra da jovem Ana Macedo, agradecer pela maravilhosa oportunidade de conhecer Agnitellure e dar-lhe os parabéns por sua criação, especialmente por tê-lo feito ainda tão jovem. O Brasil e o mundo (talvez todos os Oito) precisam de pessoas como você. Continue assim.
Aguardo ansiosamente a continuação de sua envolvente história.
;)

Aline 24/09/2013

Lágrima de Fogo
Já tinha lido muitos livros com criaturas sobrenaturais, mas nunca tinha lido nada que envolvesse elfos, anjos, dragões e outras criaturas que nunca tinha ouvido falar. Confesso que gostei do mundo que a Ana Macedo criou e como o livro faz parte de uma série fico na torcida para que ela escreva e lance logo as sequencias porque fiquei curiosa para saber mais.
Nesse livro somos informados que o universo é formado por oito mundos paralelos, sendo apresentados nesse primeiro volume apenas a Terra, onde vivem os humanos e Agnitellure, onde vivem seres sobrenaturais poderosos.
A história é narrada entre a perspectiva de Anne e a de seu protetor Draco (adorei ele: dono de olhos azuis, um corpo escultural, uma cicatriz sedutora e um humor sem igual). Anne é criada para ser forte (ela cuida dos cavalos e sabe caçar com flechas e etc), independente e para ter o conhecimento sobre "as lendas dos oito mundos existentes."
Ela levava uma vida simples, vive com sua "tia" e tem um melhor amigo chamado Daniel e tudo seguia normal até que ela começa a sofrer uns ataques inesperados de criaturas que nunca imaginou existir, a não ser nas lendas que lia e nesses momentos críticos acaba conhecendo o belo e misterioso Draco.

Aos dezoito anos Anne ainda não conhece seus poderes nem seu passado, seria ela filha do maior caçador de dragões da história??? Seria ela a criança da profecia que poderia salvar ou condenar o destino dos oito mundos??? Só lendo para saber, fica a dica de leitura dessa aventura recheada de fantasia e mistérios.

Manu/kiwi 18/01/2022

Lágrima de fogo
Não nego que é um livro bom, e sua escrita é boa de uma forma que chega a aquecer o coração, mas o fato de que tá a mais de cinco anos sem continuação é imperdoável! Eu preciso de maisss ?

Nina 05/12/2012

RESENHA: Lágrima de Fogo - Livro I: Mundo das Sombras
Já tinha lido a introdução desse livro no blog da autora e me interessei na história, principalmente por ter dragões (eu os adoro!).

A trama é centrada em Annabelle e como ela pode interferir no destino dos 8 mundos. Além dela temos como personagens principais Draco, Desmond e Daniel, três rapazes, sendo dois Drakenae, e que nutrem um forte sentimento por ela.

Durante o desenrolar do livro, várias vezes senti falta de ação por parte da Anne. Não sei se era intenção da autora, mas a personagem ficou muito mimada e por muitas vezes irritante. Outro ponto que achei que podia ser melhor explorado era a tal origem da personagem principal. Porém lendo o livro até o final, notei que foi intencional, para dar aquele gancho para o próximo livro (serão 8 no total). E o final termina de uma maneira bem legal, pois não é bem um fim. Dá aquela sensação de "continua no próximo episódio".

Um ponto bem engraçado é o relacionamento entre Anne e Draco, bem estilo entre tapas e beijos. Fica uma dica para autora: não exagere muito, pois pode parecer artificial.

Apesar dessa falta de ação, "Lágrima de Fogo - Livro I: Mundo das Sombras" é gostoso de ler por ter linguagem fácil e agradável, recomendo para quem curte o tema e quer algo que seja leve e sem linguagens rebuscadas. O que eu não curti muito, e isso vem se repetindo muito nos livros da editora Novo Século, são os erros bobos de português.

O que acontecerá com Anne e seus amigos a partir de então? Só aguardar o Lágrima de Fogo - livro 2.

Sâmella Raissa 13/02/2013

Resenha original para o blog SammySacional - http://bit.ly/15dGGBR

Quem já me conhece, sabe bem que eu sou fã de um puro romance, chick-lit e coisas do gênero, mas Lágrima de Fogo me surpreendeu. Eu costumava não gostar de gêneros de livros tipo fantasia, aventura e um pouco de ação, mas isso acabou mudando quando eu li A Rainha da Primavera, da Karen Soarele (já resenhado aqui no blog - aqui), e agora estou dando um espaço maior aos outros gêneros. :)

Bem, para início de conversa, Lágrima de Fogo é centralizado na jovem Anne, que, aos 19 anos, tem de lidar com os segredos até então ocultados dela, principalmente o fato de ela ser a única capaz de trazer a paz aos oito mundos. No meio da história, várias criaturas aparecem, principalmente dragões, ou como denominados pela autora, os Drakenae, que são capazes de adquirir a forma humana também.
A história é sim é boa, e a autora descreve muito bem as cenas e os próprios dragões e criaturas ao longo da trama, além de escrever muitíssimo bem. Eu me sentia lendo até um livro em tom formal, mas, ao mesmo tempo, a leitura fluía rapidamente. Lembro que li o livro em mais ou menos dois dias, como sempre. :D Além disso, temos três pontos de vistas na narração da história; os capítulos se alternam, em maior parte, para Anne, enquanto que em outros poucos momentos, Draco é o narrador e em outros a narração segue em terceira pessoa.

Quanto aos personagens, eu costumo ser receptiva aos protagonistas dos livros, mas confesso que Anne às vezes me irritava com algumas de suas atitudes, rsrs. Agia como uma criança mimada, como ela mesma ressaltava, e era bem teimosa. Mais ainda assim gostei do estilo da personagem. E eu achei fofinho o personagem do Daniel, melhor amigo de Anne. Ele é super simpático, ajuda ela e é bem humorado, pelo o que percebi algumas vezes. Apesar de ele também ter me irritado um pouco em ter brigado com a Anne após a presença do Draco, ainda assim eu amei o personagem.

E o que falar sobre o Draco? Bem, ele é o Drakenae da história, subentendido como uma espécie de protetor de Anne, e é nesse ponto da trama em que o casal surge. Confesso que fiquei mais ansiosa para ler o livro por causa desse Drakenae, que mesmo com seu jeito meio grosso e indiferente de agir com a Anne, não deixa de ser especial. Eu amei ele! Pena que o irmão dele não ajudou em nada... Desmond era um sem graça e metido que só queria saber de si próprio e pronto. E o que ele impôs à Anne no final da história, caramba, o que foi aquilo? Eu só pensei nele como um "sem graça, grosso e orgulhoso, que ainda ficava mandão com o próprio Draco"... aff. É super interessante como os autores conseguem criar tantos personagens legais nos livro, por quem a gente rapidamente cria empatia, como também os personagens mais irritantes do mundo, de quem a gente só quer manter distância. :/

Finalizando, Lágrima de Fogo é uma ótima leitura, totalmente recomendada para quem gosta de histórias de aventura e um pouquinho de romance também. Mas o final do livro, nossa, só me deixou ainda mais ansiosa pelo próximo livro! Vale ressaltar que, de acordo com a autora, Lágrima de Fogo será uma série de oito livros, portanto, aja paciência para controlar a ansiedade, hehe :)

Tái 24/07/2013

Lágrima de Fogo - O primeiro volume da série Mundo das Sombras
A história gira em torno de uma profecia que envolve a Annabelle. E essa profecia é um dos pontos que te prende ao livro. Cada página lida você quer saber mais sobre ela.
A Annabelle ainda bebê foi dada aos cuidados do Draco(um príncipe Drakenae)para levá-la a um lugar seguro. Depois de dezenove anos eles acabam se encontrando novamente, e é aí que a vida da Anne(apelido da Annabelle)vira uma bagunça. Ainda de luto pela morte da mãe, ela se vê envolvida em uma história com criaturas que eram personagens de um livro que a mãe costumava ler para ela. Muitos não gostam da Anne por achá-la mimada, mas eu sinceramente não achei isso. A Anne lidou com toda aquela novidade de uma forma que poucos lidariam. Foi corajosa até demais. Acho que a parte de ser mimada é que ela tem um lado criança(o que eu acho legal - a Anne é uma chata legal).
Os personagens são maravilhosos. Logo de cara me apaixonei pelo Daniel(que é o homem/amigo que toda mulher quer ter), tem a Daenya que é a minha personagem favorita, e tem aqueles personagens como o Desmond e o Lashlin que alimentam minha curiosidade sobre eles.
O livro te deixa com muita curiosidade sobre muitas coisas, como o que aconteceu nesses dezenove anos, sobre a vida de alguns personagens e sobre a profecia.
Os personagens, as profecias e os lugares são descritos de forma cuidadosa e envolvente. O enredo é muito rico.
Acabei virando a noite porque não consegui largá-lo, e mais tarde reli porque fiquei com saudade da história e de alguns personagens que acabaram me marcando.
Ele é um "prato cheio" para quem gosta de fantasia, romance, aventura e mistério.